Carros Conceito Europa Salões do Automóvel Vans Volkswagen

Volkswagen Califórnia XXL Concept é proposta para motor home da Crafter

volkswagen-california-xxl-concept-1 Volkswagen Califórnia XXL Concept é proposta para motor home da Crafter

Alguns devem se lembrar da clássica Karmann-Ghia Safari, motor home de estilo camper vendido nos anos 80 no Brasil, quando era preparado sobre a plataforma da Volkswagen Kombi especialmente modificada para este fim. O segmento de “motor-casas” seguiu seu rumo no País, mas sem um produto VW.



No entanto, na Europa, os chamados caravanistas ainda geram um mercado muito importante para os fabricantes e a Volkswagen participa ativamente desse nicho com o modelo Califórnia, que é uma variante do modelo T6, a atual geração da Kombi. Em 2017, por exemplo, a montadora germânica vendeu em torno de 12 mil exemplares da van, que tem como destaque uma barraca retrátil no teto, que serve de dormitório para um casal. A previsão para 2018 é emplacar 16 mil exemplares.

volkswagen-california-xxl-concept-1 Volkswagen Califórnia XXL Concept é proposta para motor home da Crafter

Mas, neste fim de semana, acontece o Caravan Motor Touristik Show 2018 (CMT) em Stuttgart, que é um evento dedicado ao setor. Nessa mostra, a Volkswagen mostrará pela primeira vez ao público o conceito Califórnia XXL, anunciado anteriormente em junho do ano passado. Diferentemente da Califórnia atual, derivada da T6, o conceito utiliza a van Crafter – sucessora da LT (Sprinter) – como base para seu motor home futurista.

O objetivo principal da Volkswagen é observar a reação do público diante da novidade para decidir se o mesmo pode vir a ser produzido, assim como a Califórnia T6 tradicional. Deve-se lembrar que o interesse do consumidor europeu nesse tipo de veículo é tão grande que, há poucos anos, quando a Kombi ainda era feita no Brasil, o modelo era exportado para a Holanda, onde era convertido em camper (com barraca montada no teto).

volkswagen-california-xxl-concept-1 Volkswagen Califórnia XXL Concept é proposta para motor home da Crafter

E como é a Crafter Califórnia XXL? A Volkswagen primeiramente não revelou a mecânica, que provavelmente é baseada no motor 2.0 TDI de 163 cv, que se tornou padrão do comercial leve da VW, que ainda dispõe de transmissão manual de seis marchas. Com 6,24 m de comprimento total, o motor home alemão é bem alto e garante altura interna de 2,20 m.

Assim como no passado era o Karmann-Ghia Safari, o novo produto tem capacidade para quatro pessoas, sendo que dois podem dormir um uma cama logo acima do posto do motorista. Este, por sua vez, possui um teto panorâmico com vidros climatizados e persiana devidamente elétrica. Na parte traseira, ampliada por uma extensão além da carroceria, outra cama para casal fica posicionada, mas igualmente (em referência ao modelo brasileiro) pode ser convertida em sala.

volkswagen-california-xxl-concept-1 Volkswagen Califórnia XXL Concept é proposta para motor home da Crafter

Além disso, a Volkswagen Califórnia XXL vem ainda com um banheiro montado entre a cama traseira e os assentos ajustáveis da sala de jantar, cujas poltronas do motorista e passageiro, voltam-se para trás. Este banheiro é interessante porque, além do vaso fixo, apresenta uma pia retrátil sobre o mesmo. Para um banho, a porta de acesso se retrai em direção ao corredor, criando um espaço extra, que tem ainda um chuveiro retrátil.

Junto à porta lateral, a Volkswagen Califórnia XXL Concept possui um fogão com suportes para panelas retráteis e duas bocas, bem como uma pia e um refrigerador embutido logo abaixo. Com iluminação interna em LED e personalizável, o veículo tem ainda uma cafeteira embutida sobre a sala de jantar e grandes armários duplos embutidos no teto, além de uma escada móvel para acesso à cama superior. Sem dúvida, um veículo bem completo para quem quer sempre levar a casa nas viagens.

Volkswagen Califórnia XXL Concept – Galeria de fotos

COMPARTILHAR:
  • Roberto

    Custava fazer uma traseira alinhada? Ficou medonho…

    • Marcelo Cordeiro

      Um veículo como este é feito para ser funcional, portanto tudo tem uma razão de ser. Este tipo de cliente nem liga para o design final do modelo, contanto que ele tenha soluções inteligentes para uma melhor utilização. Pelo visto, a traseira precisa ser desta maneira porque o teto alongado serve de quarto para os ocupantes, servindo o prolongamento para uma melhor acomodação das pernas de um adulto.

      • ricmoriah

        alguns fabricantes brasileiros adicionam extensores móveis na traseira e também nas laterais para ampliar o espaço do quarto. a vw optou por faze-lo fixo nesse conceito. ah…e lembrando da kombi safari, a karmann-mobil continua em atividade na europa… http://www.karmann-mobil.de/

      • pedro

        Este tipo de público se importa sim com o desenho. Nos EUA, onde este mercado é o maior do mundo, com muitas revendas especializadas nisso, os modelos mais modernos e bonitos têm mais saídas. Claro a funcionalidade também tem o peso grande, mas aquele que alia as duas coisas, sai na frente.

    • Rodrigo

      “VEICULO PHOTOSHOP” SÓ PARA DAR PUBLICIDADE AO VEICULO.

      ISSO NUNCA CHAGARA AS RUAS, PRINCIPALMENTE COM DIMENSÕES DA CABINE SUPERANDO A LINHA DO PARA-CHOQUE, ALGO QUE SERIA ILEGAL EM VÁRIOS PAÍSES

    • Renato Bandeira

      pra vc ver o que é gosto… eu já gotei por isso, por ter algo marcante no design!

    • RRodrigo Souza

      a traseira assim foi para fazer uma pateleira melhor, mas se eu tivesse dinheiro e vendesse no brasil eu compraria fácil se fosse para eu comprar um motor home do zero.

  • Marcelo Cordeiro

    Nossa, que bacana! Quem me dera poder ter um desses e sair de férias pelo país. kkkkkk

    • Louis

      Aqui no Bananistão, eu teria medo de parar com isso em qualquer lugar. Mas deve ser muito bacana.

      • Marcelo Cordeiro

        De fato, mas existem até estacionamentos próprios, campings para pernoitar à bordo de um motohome desses.

    • th!nk.t4nk

      Esses motor homes dá pra alugar. Muita gente fica um mês inteiro viajando pela Europa com um desses. Tem milhares de locais pra parar, já com toda a infra-estrutura (conecta água, energia, etc). Vou te dizer que nao sai necessariamente mais barato que ficar em hotel, mas é uma experiência completamente diferente, bom pra quem curte natureza (andar pelas montanhas, parques, parar na beira dos lagos, etc).

  • Rodrigo

    NO PHOTOSHOP É MOLE, VIDE EIKE BATISTA.

  • Handlay P.B.

    Tem gosto para tudo, mas, mesmo com uma van dessas, deve ser ruim viajar num veículo como a VW Califórnia XXL cujo comportamento dinâmico pode não ser bom e ter pouca estabilidade além de um espaço reduzido para habitar.

    • V12 for life

      Vc já dirigiu uma van? A estabilidade desses veículos é fantástica, e só melhora quando carregada.

      • Handlay P.B.

        Leia novamente meu comentário, lá está escrito “deve ser” no sentido de que não há certeza do que estou afirmando posto que sou ignorante em tal assunto.

        • V12 for life

          Acho que você me entendeu errado, não estou te criticando, apenas tentei responder seu questionamento, pois já dirigi muito esses veículos.

          • Handlay P.B.

            Ata, errei.

          • Luis Burro

            Ah, é q sempre o q respondemos parece ter ambiguidade,ou ser uma crítica ou ser só uma resposta msmo.
            Tbm depende da interpretação de qm lê,se não tivesse explicado tbm ficaria achando q é uma crítica.Muitas vzs já recebi respostas meio ríspidas por ter interpretações diferentes do q me referia.kkk

            • V12 for life

              Também já aconteceu comigo, tudo o que escrevemos é aberto a interpretação, foi só um mal entendido e talvez eu tenha escolhido as palavras erradas.

              • Luis Burro

                Acho q não,o q escreveu tá bem simples,acho q foi a forma como interpretamos msmo!

              • Handlay P.B.

                Sim, me equivoquei na interpretação quando fui ler seu comentário, lamento.

    • Louis

      Realmente, deve tomar pau do Jetta TSI numa arrancada. Cada uma que eu leio….

      • Handlay P.B.

        Para alguém que valoriza dinâmica e desempenho isso é ruim.

      • saulo

        Coloca na volta rapida do Rubinho….kkk

    • th!nk.t4nk

      Entao Hadley, isso aí é um Transporter na versão esticada. É um veículo até razoavel pra guiar. Mas nao é pra ter prazer dirigindo, é pra chegar num lugar com natureza e relaxar. Sao experiências diferentes. Como você nao é obrigado a comprar o motor home (aluga), pode fazer isso só quando der na telha.

  • Raul Pereira

    Acho um barato motorhome!
    Se é funcional por aqui, aí já são outros 500

    • El Gato Negro

      Se eu morasse em um país europeu, teria um brinquedo desses fácil!

      • Raul Pereira

        Não sei se há vantagem econômica em ter um, mas que moradia é mais barata em outros lugares (bons) do mundo, isso é.
        Sei que nos EUA mutias pessoas vivem em trailers por serem mais baratos do que casas (tem até parques de trailers, onde a renda é bem baixa), aqui uma VW dessa sai o preço de um apartamento pequeno.
        A parte gourmet desse mercado é que mutias famílias alugam para saírem de férias e viajam boas quilometragens dentro deles.

        • El Gato Negro

          No meu caso não seria por economia, mas sim por diversão mesmo. Mas claro, em um mundo onde minha condição financeira proporcionasse isso.

  • Luis Burro

    Q bonita esta Van!Mas só 12 mil, é de nicho.Este teto alto não a deixa instável,é será q é segura num capotamento?

    • th!nk.t4nk

      É um teto leve, de fibra. Frente ao peso total do carro, altera pouca coisa. E capotar isso nas ótimas estradas da Europa é difícil, tem que se esforçar muito. De qualquer forma é um veículo pra ir devagar, curtindo o passeio.

  • Luis Burro

    Mas meio estranho este motorhome,eu não vi banheiro em lugar nenhum!Tlvz seja bom pra algo mais leve e com pouca gente.Eu preferiria um de tamanho de busão msmo.

    • Ander33x

      Tá ali no meio. veja na foto panorâmica (nº10) ele ali, logo atrás da garota na foto em que está lavando algo na pia.

      • KOWALSKI

        Garota? Uma coroazona milf.

      • Luis Burro

        Ah,valeu, não tinha visto!

    • Louis

      Pra um casal, acho este tamanho perfeito.

      • Luis Burro

        É,mas só se o casal não se importar de fazer as necessidades no mato!

        • Louis

          Mas tem banheiro, até para tomar banho.

          • Malvino Jose Moreira Junior

            Tem um banheiro com chuveiro e pia retrátil!

            • th!nk.t4nk

              E nem precisaria ter. Tem milhares de locais de parada pra tomar banho, pegar energia e passar a noite com conforto e segurança na Europa.

        • RRodrigo Souza

          tem banheiro, e para esses tipos de banheiro ,usa-se um tipo de química que transforma tudo em liquido para você descartar em local apropriado depois .

    • RRodrigo Souza

      tem banheiro sim, e é melhor do que muitas adaptações que fazem um banheiro do lado de fora , dentro do carro melhor privacidade

  • Natán Barreto

    Não tem cambio automático que nem a T6 não? Imagina ficar passando marcha em tantas horas de viagem

  • Razzo

    Fantástico projeto. Essa cultura de motor home quase não existe no Brasil. Um dos raros veículos aqui feito foi a quase extinta Kombi Safari.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email