China SUVs Volkswagen

Volkswagen cancela SUV de porte grande na China

Volkswagen cancela SUV de porte grande na China

A Volkswagen teria cancelado um SUV de grande porte na China, segundo fontes locais. O modelo era conhecido internamente pelo codinome VW416, sendo a versão de produção do conceito SMV, que foi apresentado pela marca alemã durante o Salão de Xangai de 2019.


Desenvolvido pela FAW-Volkswagen, o SUV seria construído sobre a plataforma modular MQB-B e seria um concorrente doméstico do Volkswagen Touran (longo) da Shanghai-Volkswagen. Apesar deste último ser uma minivan, a visão da outra sócia da Volkswagen é que apenas um utilitário esportivo seria adequado nesse caso.

Volkswagen cancela SUV de porte grande na China

Maior que o Atlas, o VW SMV tinha 5,10 m de comprimento e 3,00 m de entre eixos, podendo levar até oito pessoas. O conceito apresentado revelava um perfil bem fluido e com frente curta, focando mais no espaço para os ocupantes. Outra característica eram as portas traseiras bem largas e colunas D bem espaçadas.

Bem destacado, o SMW tinha iluminação em LED nas maçanetas, badge lateral e até nas barras longitudinais no teto, sendo que estes dois últimos dificilmente seriam implementados no modelo de produção, que teria uma ala de montagem exclusiva na China.

O SMV deveria chegar ao mercado com motores 2.0 TSI de 190 ou 237 cavalos, tendo ainda transmissão de dupla embreagem DSG e sistema de tração integral 4Motion. Ainda não se sabe o motivo pelo qual a VW cancelou o projeto, mas a pandemia de coronavírus não parece a causa, visto que o mercado chinês está voltando a funcionar.

Volkswagen cancela SUV de porte grande na China

Na China, a Volkswagen possui duas sócias que concorrem entre si: SAIC e FAW. A primeira começou sua parceria com a VW em 1984, produzindo inicialmente o Santana (igual ao nosso), enquanto a FAW iniciou a produção do Jetta em 1990, embora fizesse o Audi 100 desde 1988.

Na década de 2010, a VW expandiu sua produção local nas duas empresas, que começaram a lançar modelos feitos na região para concorrer uma com a outra. Assim, sempre que surge um Volkswagen global na China, haverá um equivalente local, seja de FAW ou da Shanghai.

[Fonte: Auto Home]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Raimundo A.

    Apesar de conceito, muito mais bonito que o Atlas. Esse é o produto certo, mas veio atrasado demais. Se fosse na época que um SUV maior seria posto nos EUA, teria grandes chances de virar realidade. Agora, pensado no mercado asiático e direta ou indiretamente iria concorrer com uma van sofisticada, é complicado apesar de SUV ter mais aceitação que van/minivan.
    E aqui no Brasil, sugiro a VW não trazer o Atlas. Não trouxe o Arteon para o lugar do Passat CC. O Touareg caiu fora porque o povo não paga por produto premium de marca que não é premium e o Atlas não viria barato vendo o cobrado pelo Tiguan Allspace topo de linha. Trazer para vender um punhado, virar mico como foi o Touareg perante o Q7, é melhor não trazer e ver se baixa os valores cobrados aqui.

    • Thiago

      Atualmente até acho que a VW está manerando um pouco nos preços.
      Comprei um passat por 161 mil, era o sedan grande (médio nos EUA) mais barato a venda no mercado, ocupando o lugar do fusion.
      Accord, camry e azera passam de 200 mil.
      O fusion, já fora de linha, era vendido mais caro que o passat.
      Já a tiguan, se for comparar com a CR-V não acho que está cara.
      A RAV-4, que tinha preço menor, depois dos sucessivos aumentos está no mesmo valor, mas é híbrida.

  • alfista

    Frente de nivus

    • th!nk.t4nk

      Na verdade essa frente é do T-Roc, que já tem bons anos de mercado.

  • Bruno Silva

    Muito melhor que o Atlas. Já que esse aí não vai sair do papel, poderiam inspirar uma nova geração do Atlas usando esse conceito como base.

  • rodrigosr

    A boa noticia é que seria mais bonito que o Atlas.
    A melhor notícia é que teremos um SUV a menos no mercado!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email