_Destaque Europa Mercado Montadoras/Fábricas Vídeos Volkswagen

Volkswagen comemora 150 milhões de veículos produzidos

vw-150-milhoes-1 Volkswagen comemora 150 milhões de veículos produzidos

A Volkswagen está comemorando 150 milhões de carros produzidos e o exemplar número 150.000.000 foi um Golf GTE que saiu da linha de montagem em Wolfsburg, Alemanha. Para a empresa, a contagem começa no dia 27 de dezembro de 1945 com o primeiro exemplar do Fusca no pós-guerra.



O modelo chamado Käfer iniciou a trajetória do clássico alemão que teve nada menos que 21,5 milhões de unidades produzidas até 2003, quando deixou a linha de montagem em Puebla. Mas, em 2007, o Golf superou o ícone da VW com 25 milhões e atualmente tem mais de 34 milhões de unidades fabricadas em várias plantas do mundo, incluindo São José dos Pinhais-PR.

Mas não são somente a dupla que a Volkswagen destaca como seus carros mais vendidos. O Passat, nascido em 1973, já superou a marca de 20 milhões produzidos. Além dele, o Jetta já conta com 19,5 milhões e o Polo responde por outros 17 milhões. No Brasil, o modelo que mais se aproxima dos campeões de fabricação é o Gol com 8 milhões de exemplares feitos no país e fora dele. Só a planta de Wolfsburg já fabricou mais de 44 milhões de unidades.

Volkswagen-ID-Concept-1-1 Volkswagen comemora 150 milhões de veículos produzidos

Futuro

Para 2017, a empresa promete 10 lançamentos e até 2020 terá ao todo 19 utilitários esportivos. Com mais de 100 plantas de produção no mundo, a Volkswagen dividiu sus operações globais por regiões e foca também na produção futura de carros elétricos da família I.D., que já tem cinco conceitos conhecidos, cujas versões comerciais começam a chegar aos mercados consolidados a partir de 2020. A meta é ter um milhão de carros elétricos sendo vendidos ao ano em 2025, incluídos estes na meta do grupo, que é de 3 milhões em 2025.

A mudança de rumo foi acelerada com o Dieselgate, que até o momento gerou um recall de 11 milhões de carros em todo o mundo, sendo pouco menos de meio milhão nos EUA e em torno de 8 milhões na Europa. O escândalo teve implicações não só nessas regiões, como aqui também no Brasil, onde uma multa de R$ 50 milhões – envolvendo a picape Amarok – foi aplicada por conta da emissão de NOx. A conta toda já alcança US$ 26,4 bilhões.

Parte da frota europeia foi atualizada e parte da americana será destruída. Um executivo foi preso nos EUA e descobriu-se recentemente que uma instalação dentro da fábrica de Wolfsburg secretamente fazia o download do software fraudulento que manipula as emissões de NOx. O local teria acesso tão restrito que nem o pessoal do alto escalão tinha acesso liberado. Com isso, o purgo continua dentro da Volkswagen.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend