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Volkswagen comemora 20 milhões de motores e terá novidades do up!

Volkswagen comemora 20 milhões de motores e terá novidades do up!

A Volkswagen comemorou 20 milhões de motores produzidos no Brasil e o NA estava presente no evento, que foi anexo ao lançamento do Virtus GTS, que você confere aqui as impressões ao dirigir.


O motor número 20.000.000 foi um EA211 1.4 TSI Flex que equipa os novos Polo GTS e Virtus GTS. O propulsor vem de uma longa lista de motores que a Volkswagen fabricou no país desde os anos 50.

Antigamente feitos na Anchieta, os motores usados pela VW no Brasil, somaram 8 milhões de unidades na fábrica do ABC, enquanto São Carlos, no interior de São Paulo, já fez 12 milhões desde 1996.

Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, diz: “Uma fábrica de São Carlos tem um papel importante dentro da estratégia da Nova Volkswagen, pois é uma unidade que além de atender ao mercado interno, com motores versáteis, de alta qualidade e eficiência, tem um exportador de perfis, tanto em motores como em componentes”.

Volkswagen comemora 20 milhões de motores e terá novidades do up!

Considerada e eleita a mais eficiente em produção de motores dentro do grupo Volkswagen, no ano passado, a fábrica de motores de São Carlos tem capacidade instalada de 4.700 unidades diárias, sendo 3.000 para a família EA211 e 1.700 para o mais antigo EA111, ainda presente na forma do 1.6 MSI 8V.

Atualmente, a produção da planta é de 2.997 motores diários, sendo que a fábrica é dividida em duas unidades, uma para produzir o mais moderno EA211, que consiste nos 1.0 MPI, 1.0 TSI, 1.4 TSI e 1.6 MSI 16V, enquanto a outra faz o EA111 1.6 MSI 8V.

Essa fábrica também exporta para o México, onde os motores equipam os modelos Jetta e Tiguan que são enviados ao mercado brasileiro, assim como os produtos destinados ao mercado americano.

up! e o futuro dos compactos

Volkswagen comemora 20 milhões de motores e terá novidades do up!

Na ocasião, Pablo Di Si falou sobre alguns assuntos como o Salão do Automóvel 2020 (confira aqui) e o up!. O presidente da Volkswagen revelou que em “48 horas” haverá novidades sobre o subcompacto alemão, que é fabricado em Taubaté-SP.

Di Si mencionou que o up! terá mudança na homologação, o que pode estar relacionado com a Resolução 518 do Contran, que obriga os carros nacionais feitos a partir de 29 de janeiro de 2020, a portarem cinto de segurança central em três pontos, apoio de cabeça centralizado e Isofix para cadeiras infantis.

Isso significa que o compacto pode ser reclassificado para quatro ocupantes, o que eliminaria os custos de engenharia com a ancoragem do sistema Isofix na carroceria. Gol, Voyage, Fox e Saveiro, são os outros VW que ainda não mudaram. Anteriormente, ao site G1, Di Si disse: “alguns serão mudados, outros não”, indicando que nem todos acima passarão pela alteração.

Ainda pairam dúvidas sobre o tempo de vida restante para todos esses modelos, com exceção da Saveiro, que terá continuidade. Gol e Voyage darão lugar a um crossover compacto abaixo dos T-Cross e Nivus. Este pode ter até um estilo próximo do Fox, que também será eliminado em algum momento, assim como o up!.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • TchauQueridos

    “Considerada e eleita a mais eficiente em produção de motores dentro do grupo Volkswagen, no ano passado, a fábrica de motores de São Carlos tem capacidade instalada de 4.700 unidades diárias”.
    Impressionante!

  • CanalhaRS

    “Gol e Voyage darão lugar a um crossover compacto abaixo dos T-Cross e Nivus. ”
    Já estão dando como certa essa especulação…vão quebrar a cara.

    • Tosca16

      Gol tem que ser mantido, ao menos o nome. Faz um Polo mais barato, menor, menos equipado… és o novo Gol.

      • Rick Wakeman

        O Polo de entrada deveria ter sido chamado de Gol.

        • Polo e Gol são carros muito distintos, podem parecer visualmente, mas a engenharia porca da VW Brasil não chega nem perto do que foi feito no Polo. Por isso a diferença de preço entre eles.

          • Rick Wakeman

            Mas a questão é que se a VW melhorar o Gol, ele devera chegar muito próximo do Polo, pois tende a aumentar de preço. Aí fica sem sentido ter um Gol renovado pelo preço perto do Polo de entrada. E tb não tem como pelar o Polo de entrada pra acabar com o Gol, pois esse modelo já é meio pelado. Resumindo: nao sei o que a VW pode fazer pra mudar o Gol. Se ele permanecer inalterado como opção pra PJ, como é atualmente, pode perder mercado até pra PJ, diante do avano dos concorrentes.

            • Para melhorar o Gol seria necessário mudança da plataforma, do motor, e estrutura do carro. Este é o polo, outro carro totalmente diferente.
              Para essas mudanças, o gol custaria o mesmo valor de mercado do Polo, e não justificaria ter os 2 carros no mercado.
              O Gol é tão porco, que custa menos que o Up! que é outro carro muito bom de estrutura.
              Up! 1.0 MPI – R$ 49.590,00
              Gol 1.0 R$ 47.020,00

              Up! Extreme 170 TSI R$ 56.890,00 (Modelo Manual)
              Gol 1.6 R$ 53.550,00 (Modelo Manual)

              Gol 1.6 Automático R$ 58.120,00 (Modelo com cambio automático)
              Se o up extreme tivesse um modelo automático seria mais caro também.

              No geral gosto do golzinho também, pelos velhos tempos, mas já passou da hora dessa carroça (que acabou se tornando com o passar dos anos) sair de linha do mercado.

              • Rick Wakeman

                Pois é..se ela melhorar o Gol, aí esbarra no Polo. O Gol está sendo vendido em oferta por 43600. O polo tb está em oferta (acho que o Up tb, mas não tem o preço). Ou seja, os preços reais de cada modelo não são esses aí, mas servem como base de analise, como vc fez. O Gol é o unico carro nacional que só tem versões com direção hidraulica apenas. Já deu né…a VW teria que atualizá-lo. O outro caminho seria atualizá-lo, e tirar o Polo de entrada de linha. Mas aí vão ficar muito parecidos. Manter o noem forte Gol ou mudar pra Polo? Não sei…

                • Flavio Lens

                  O que eu imagino que possa acontecer é a nova geração do Gol (ou seja lá o que vier) chega pra matar o Fox, o Up!, o Gol atual e as versões MPI e MSI do Polo, ficando esse último só com as versões 1.0 TSI – inclusive rola um boato que estariam testando uma versão manual – na faixa entre 70 e 90 mil, além do absurdamente caro GTS, e o “novo Gol” continuaria como o carro “de entrada” da marca ocupando a faixa de preços entre 45 e 65 mil, não fugindo tanto da proposta atual dele e continuando com a tendência atual da VW de manter poucas versões de seus modelos

      • Luis Fernando Pozas

        Caramba, vai pelar mais ainda? Quem sabe vende só o plástico interno e as rodas…

        • Tosca16

          Pelado por pelado a VW tem muito na gama, mas digo estruturalmente; Polo é mais moderno e seguro, um Polo “simplificado” já seria melhor que o atual Gol.

          • Luis Fernando Pozas

            Sim, vc tem razão, é muito mais seguro… Mas pelar ele mais ainda, significa entregar um kwid…kk… Daí eu compraria o outro por 15k a menos

    • Rick Wakeman

      Pois é…Gol e Voyage não tem nada a ver com esse crossover. Eles podem sair de linha, se for o caso, e não dar lugar!

  • Tosca16

    Num mercado que não se entende a proposta dos compactos, que dirá subcompactos, homologar pra 4 ocupantes, especialmente custando o que custa, é matar o UP.

    • Rick Wakeman

      Up já está morto comercialmente.

    • Leo

      Ele já tá morto, vi umas duas unidades até hoje nas ruas com aquela lanterna traseira preta. A maioria dos que vejo são dos modelos antigos…

      • Gustavo Adriano

        Aqui em Itajaí – SC, existem bastante unidades nas ruas, mesmo do modelo com facelift, acredito que seja coisa que varia de mercado mesmo.

        • Davi Millan

          Aqui em Floripa a mesma coisa, vejo bastante Up! Inclusive esse Connect.

    • Marcos Villela

      Ou vão reposicioná-lo para ser tipo o Fiat 500.

      • Tosca16

        Falta muito, muito mesmo, em requinte pra ser algo do gênero.

        ah, não que o 500 fosse o suprassumo aqui, com mecânica defasada.

        • Eduardo 1981

          Mas matava a pau o acabamento o 500. Em nosso mercado, era de encher os olhos em acabamento e desing interno.

          • Tosca16

            Esse era o requinte que falei que falta ao Up.

    • G E O

      Disse tudo.

  • Eduardo Sad

    Minha geração cresceu com a imagem de brilho, robustez, e relativa economia dos motores AP. Ter um VW com esses motores era sinônimo de ter um carro rápido, com durabilidade garantida para 3 ou 4 proprietários. Ainda que a evolução tecnológica aliada a novas pesquisas traga sim um risco à durabilidade, aos meus olhos a Volkswagen perdeu sim a confiabilidade mecanica de outrora.

    • Caulazaro

      Ouvia isso desde criança, nos anos 80. Era principalmente o povo mais velho que acreditava nisso, donos de Fuscas e Kombis. E alguns continuaram repassando essa estória.
      Acho que era só um mito, porque os carros viviam visitando oficinas mecânicas naquela época. Os carros davam muitos problemas.
      Hoje em dia, se você não der azar de pegar um carro defeituoso de fábrica, você roda uns 200 mil quilômetros sem dor de cabeça, só fazendo manutenção preventiva. De qualquer marca.

      • Exato!!! O carro só precisa de ter o dono certo!

        • zekinha71

          Os TSis não estão aguentando a nossa “melhor gasolina do mundo” e o etanol.
          Quem já conhece compra zero, usa 2 anos e depois se livra, o segundo dono que fica com a surpresa dos bicos e bombas.

          • Baetatrip

            Já tive TSI….. 0km (2010) aguentei ate 2015 e larguei…
            So dava pau tras de pau!
            TSI nao me da confiança!

            • Jack 😎

              Os mais antigos eram muito piores.
              Agora eles já conseguiram adequar às condições do Brasil (gasolina, clima quente, umidade, etc).

              • Baetatrip

                Sim….Pior ano era 08 ate 11…….
                No ano que me dei azar!
                12 adiante melhorou….
                Mas mesmo assim…. Nao aceito Tiguan 2.0 TSI na minha mao…..!
                nao dá p/ confiar…Tudo que passei durante 5 anos….!

          • Sim, aqui no HueHueBrbR precisa de um cuidado e atenção maior. Usar militec-1 é sempre bom. Meu primo teve um Audi A1 1.4 Turbo (esse mesmo motor da noticia), vendeu semana passada com mais de 160K rodados. Moto não baixava óleo, não dava problema algum, mas ele cuidado com precisava.

            • Jack 😎

              Militec é um aditivo de óleo?
              Nos óleos modernos é desnecessário. Provavelmente num óleo top tem muito mais produtos redutores de atrito do que nesse aditivo, que remonta aos exércitos americanos dos anos 80.

      • Robinho

        foi ouvindo esta historia que comprei um Voyage 2015, de longe o pior carro que tive, tenho do de quem o comprou, mas infelizmente tive que fazer esta maldade.

        • Caulazaro

          Vixe! Não é mole não.
          Os políticos não estão nem aí pro povo, aí as montadores deitam e rolam. O controle de qualidade é muito baixo de VW, Ford, Fiat e GM em nosso glorioso país.
          Eu particularmente nunca tive problema, graças a Deus!
          Pelo menos ainda não kkkkk
          Porque são tantos carros problemáticos que eles vendem, que um dia pode cair em nossas mãos, como aconteceu com você :(

          • Robinho

            sim, vc tem razão, talvez com exceção das Japonesas, o resto é resto.

          • Malvino Jose Moreira Junior

            Coloca ai pug tbm, com muitos problemas de acabamentos e algumas falhas na construção. Por isso agora eles estão com a campanha uma nova Peugeot , melhorou bastante.

      • Jack 😎

        Fusca mal passava de 100.000 km, principalmente se usado sem dó.
        O fato é que só tinha Fusca.
        E o Fusca era bom porque aguentava andar no barro, tinha boa tração.
        Mas era lento, bebia muita gasolina, esquentava dentro (principalmente no banco traseiro), e fazia muito barulho internamente.
        Então existe um mito em torno do Fusca, mas grande parte porque era um dos únicos carros à venda, e em tese era “barato” (embora naquele tempo fosse acessível para poucos), e um conserto podia ser feito na beira da estrada com alicate e arame, visto que a mecânica datava dos anos 50.

        • Caulazaro

          Se olhar as fotos antigas de cidades no Brasil, só dá fusca!
          E o cheiro de gasolina dentro do carro? Já saía dele com perfume para as Maria Gasolina kkkkk

        • Mike Milankovic

          Nenhum Fusca era beberrão,meu padrinho teve um fusca 1300 e falava que era econômico,que bebia mais era o 1500.

          • Jack 😎

            O 1300 era econômico sim.
            Mas especialmente o 1600 com dupla carburação bebia tanto quanto um Opala

            • Mike Milankovic

              Consumo razoável,fusca nunca foi tido como beberrão.

      • Davi Millan

        A não ser que você seja dono de um Up! TSI que não conseguiu nem fazer a primeira revisão de tantos problemas que o carro teve, dai tu processa VW e por ai vai…

    • Jack 😎

      A VW mudou de filosofia.
      Antes era uma espécie de Toyota.
      Agora eles estão focando mais na tecnologia, inovação.
      Não são mais carros para passar de pai pra filho, e sim trocar a cada 2 anos.
      Não é necessariamente ruim, apenas outra perspectiva.

  • Marcos Villela

    Segundo o site iCarros: “Confirmado pelo presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, o pequenino up! está sendo reomologado para carregar apenas quatro passageiros.”

    • vicegag

      Mais que justo, 3 no banco traseiro, só se forem anões magros.

  • Rick Wakeman

    O Up teria que ter seu interior renovado, com um painel que aceite multimedia de 7 polegada, saídas de ar ajustáveis (como qualquer carro tem) e acabamento nas portas (como qualquer carro no Brasil tem). O exterior é feio demais, mas se mudar vai ter que ter um novo projeto, aí complica.

    • Lukoh

      Tb falta regulagem completa do volante

  • Willie Cicci

    Desses muitos vão pra repor os tec-tec que batem pino

  • Alemão

    Rapaz… o pessoal da VW nem para fazer um banner de verdade para essa comemoração? Que bannerzinho safado mal ajambrado… como permitem o estagiário fazer isso no paint? Um decentezinho não é mais do que 10 minutos de trabalho no photoshop. Custava destinar uma migalha do que economizam ao não colocar vidros elétricos na traseira do UP! TSI?

    • Robinho

      pera….o UP TSI custando aquela fortuna não vidros elétricos traseiro? serio isso?

      • Alemão

        Nem como opcional. Pior é na Europa, onde os vidros traseiros não descem… são basculantes

      • Jack 😎

        Já já alguém vai dar aquela justificativa tosca de que “não cabe”.
        Tá serto.
        Um instalador de qualquer esquina consegue adaptar vidro elétrico na traseira do up!, mas os “injeinheiros alemães” são incapazes de atualizar o projeto.
        Não cabe meus ovo.
        É redução de custo ( = maximização de lucros) simplesmente.

  • Chap

    Gol, Voyage e Fox já estão chegando nas css com os itens exigidos pela lei. Estão sendo vendidos como ano modelo 2021.

  • Rick Wakeman

    Novidades no Up! Está no plural! Não deve ser somente homologação pra 4 pessoas né…até por que isso nem deveria ser noticiado como novidade, seria apenas uma correção na homologação.

  • RO

    e-UP vindo ai? Só a nova homologação é pouco pra tanto barulho.

  • Lukoh

    Por acaso não seria o Up! elétrico ????

    • Mike Milankovic

      Com esse presidente pode esquecer o e-up por aqui.

  • Fernando Avila

    O gol ja foi mudado a parte do isofix e do cinto de segurança, mas o q percebi colocaram a estrutura do Voyage na traseira do gol ,perdendo um pouco do porta malas

    • Andre Cupertino

      Como assim a estrutura do Voyage na traseira do Gol?

  • Eduardo 1981

    UP! 4 lugares, Saveiro CD 4 lugares…

  • Jack 😎

    O Up! é um carro legal.
    Mas a ganância insaciável das montadoras fez eles venderem a ideia falsa de que é um “compacto premium” (só por causa da potência e das bengas no Youtube) e jogar o preço lá no alto.
    Na verdade é justamente o contrário, um carro simples, que deveria ter preço adequado.
    Mas a voracidade lucrativa não tem limites… É sempre mais, mais mais… Resultado: mataram o carro.

    • DevXav

      Sem falar no tanto que foram depenando ele em termos de acabamento e acessórios..
      Nem controle de velocidade de cruzeiro tem mais (o Cross tinha).

    • RO

      Up é caro de produzir. Quase todas as peças tem “made in Germany”.

      • Jack 😎

        Hehehe
        Até um Gol tem muitas peças made in Germany

  • Mauro Moraes

    Por isso que digo que a VW vende mal no Brasil diante de sua capacidade de produção, Modelos representantes de montadoras nanicas por aqui dão um banho na alemã. Com a palavra a Jeep e Hyundai.

    • Verdades sobre o mercado

      Hoje só as fábricas da JEEP, Toyota, GM Gravataí e SCS (SJC está mal) e Hyundai estão com boa ocupação. A pior situação deve ser a da Fiat em Betim que tem capacidade para produzir 800.000 unidades anuais e deve estar produzindo não mais que 250.000.

      • Luis Fernando Pozas

        Pior situação que a Honda que tem uma fábrica pronta para inaugurar faz alguns anos?

        • Verdades sobre o mercado

          No próximo dia 27 fará um ano que a nova fábrica da Honda começou a produzir automóveis e a capacidade produtiva é de 120.000 veículos/ano, bem menor que a ociosidade de Betim.

          • Luis Fernando Pozas

            Pior que você tem razão… Eu não estava atualizado!

          • Sino Weibo

            Mas a Fiat não tem novidades, Betim vai produzir o que?

            • Dan RF

              Nova Strada?

  • Davi Millan

    Posso estar pensando muito longe. Mas será que vem um e-Up!? sei lá…

  • André Luis Versiani

    Quem aí viu o ótimo jornalista automotivo Bob Sharp no meio da galera da foto? É muito motor hein, show de bola!

  • Bruno Schat

    Up mais caro que gol. Não precisa ser burro para entender por que não vende tanto.

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