Conversíveis Europa História Mercado Volkswagen

Volkswagen comemora 40 anos do Golf Cabriolet

Volkswagen comemora 40 anos do Golf Cabriolet

A Volkswagen está comemorando 40 anos do Golf Cabriolet. O conversível da marca alemã terá um evento exclusivo no Bremen Classic Motorshow. O modelo foi lançado em 1979, vislumbrando principalmente o mercado americano, onde era vendido como Rabbit.


O Volkswagen Golf Cabrio foi construído pela Karmann, em Ösnabruck, Alemanha. O projeto Typ 155 foi muito bem-sucedido, tanto que ficou no mercado de 1980 a 1993, apenas na primeira geração. O motivo da longevidade é que também a segunda geração do hatch não teve uma opção conversível.

Volkswagen comemora 40 anos do Golf Cabriolet

O Golf Cabriolet ressurgiu na terceira geração e seguiu para a quarta geração, que no Brasil só teve versões do hatch com 2 ou 4 portas. Então, a VW deixou o conversível fora do lineup por 10 anos, até que a sexta geração também ofereceu a opção de teto móvel, mas a Volkswagen cancelou o modelo na sétima geração e não confirmou sua presença na oitava.


Então, por ora, o Golf Cabrio continua fora do portfólio da VW, mesmo sendo uma opção emblemática. Em compensação, a marca oferece o Beetle atual com essa opção e paralelamente aos anteriores, o fracassado Eos. Assim como o primeiro Golf, os demais foram todos construídos na Karmann, que era especialista em modificações do tipo.

Volkswagen comemora 40 anos do Golf Cabriolet

O mesmo ocorreu no Brasil com o Ford Escort conversível, feito na Karmann-Ghia, em São Bernardo do Campo. Sucesso na Europa e EUA, o VW Golf Cabrio teve 389 mil unidades produzidas apenas na primeira geração, que teve atualização visual para parecer com a segunda, sendo o conversível mais fabricado no mundo.

Em 1997, o Golf Cabrio alcança seu ápice com produção de 139.578 unidades em apenas um ano. No geral, contando todas as gerações e atualizações, o modelo teve 770.039 unidades produzidas de 1979 a 2016, quando o último saiu das linhas de montagem. Sem o Beetle Cabrio, que logo sairá de cena, a VW não oferecerá nenhum conversível na Alemanha.

 

 

Volkswagen comemora 40 anos do Golf Cabriolet
Nota média 3.3 de 4 votos

  • El Gato!

    Surpreendente. Achei que para comemorar o aniversário do Golf Cabrio (fora de linha faz tempo), a VW fosse… lançar mais um SUV.

    • Natán Barreto

      é de se admirar q o Golf cabrio não tenha virado algum novo tipo de SUV fakerevolucionário igual a todas as marcas estão fazendo com seus clássicos

  • th!nk.t4nk

    Tá aí um carrinho raro de ver. Tem muito mais Mercedes, BMW e Audi conversíveis nas ruas da Alemanha do que Golf cabrio. Provavelmente porque os custos fazem ele se aproximar demais dos premium, deixando de ser interessante.

    • leitor

      Realmente. É até bonito. Mas se o preço é alto os outros se tornam mais cogitados.

  • Ricardo

    Essa primeira geração é muito clássica dos filmes norte americanos dos naos 90.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email