Europa História Mercado Volkswagen

Volkswagen comemora 80 anos como a maior montadora do mundo

kdf-wagen Volkswagen comemora 80 anos como a maior montadora do mundo

No dia 28 de maio de 1937, a Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens mbH iniciava a produção do KdF-Wagen na cidade-fábrica KdF-Stadt. Hoje, 80 anos depois, a Volkswagen ou simplesmente “VW” continua a fazer carros neste local, que hoje é conhecido como Wolfsburg, na Baixa Saxônia.

O KdF-Wagen virou Käfer, Beetle, Fusca e outras denominações, totalizando 76 no total. O projeto foi entregue à Ferdinand Porsche, que converteu o estranho sedã em forma de besouro em realidade e fez dele, mais tarde, não só um produto de sucesso mundial, mas a base para a criação de sua própria marca, que praticamente tem a VW em seu DNA e vice-versa.

Entre o popular Kdf-Wagen da Alemanha nazista e o mais recente up!, a Volkswagen produziu inúmeros modelos, muitos deles clássicos como Fusca, Golf, Kombi, Passat, Volkswagen Karmann-Ghia, Polo, Gol, entre outros. Desde a fábrica convertida em cidade até a mais recente planta chinesa, a VW soma mais 120 instalações industriais em quatro continentes. Hoje um grupo com 12 marcas, a empresa possui 620 mil empregados e 10 milhões de veículos vendidos por ano.

e-Golf-2017-2 Volkswagen comemora 80 anos como a maior montadora do mundo

Milhões

Os números da Volkswagen impressionam. Para uma empresa rejeitada por todos os fabricantes nas ruínas da Alemanha do pós-guerra e com apenas 1.000 carros sendo feitos mensalmente pelo Exército Britânico em 1946, a montadora de Wolfsburg alcançou 200 milhões de veículos produzidos em abril de 2017 e tem alguns de seus carros também na casa dos milhões. O Golf já tem mais de 33 milhões vendidos, enquanto o Fusca vendeu 21,5 milhões. O Passat já tem bem mais de 20 milhões emplacados. Por aqui, o Gol tem mais de 7 milhões.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend