Mercado Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen comemora marco de 20 milhões de carros produzidos no Brasil

A Volkswagen atingiu na manhã desta quinta-feira, 10, em São Bernardo do Campo, o marco de 20 milhões de unidades produzidas no território brasileiro, após quase seis décadas de atividades. O recorde foi representado por uma unidade da Saveiro Cross, na cor vermelha. A comemoração contou com a presença do membro do board do Grupo Volkswagen, responsável por Vendas e Marketing, Christian Klingler, além do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Os veículos produzidos no Brasil também têm presença maciça no exterior. As exportações da Volkswagen do Brasil tiveram início em 1970. Desde então, cerca de 3 milhões de unidades já foram exportadas, fazendo da marca a atual líder nas exportações do setor no Brasil, sendo que seu principal mercado é a América Latina.

Do 1º ao 20.000.000º veículo

A história da Volkswagen no Brasil começou em 23 de março de 1953, em um armazém na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. De lá, saíram os primeiros Fuscas, montados com peças importadas da Alemanha e apenas 12 empregados. De 1953 a 1957, foram montados nesse galpão 2.820 veículos (2.268 Volkswagen Sedan 1.200cc e 552 Kombi).

Porém a produção com peças nacionais foi iniciada em 2 de setembro de 1957, quando saiu da linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) o primeiro modelo da marca fabricado inteiramente em território nacional: a Kombi, com 50% de suas peças e componentes produzidos no País.

O primeiro Fusca (Sedan) montado no Brasil foi lançado em 3 de janeiro de 1959. Nesse mesmo ano, foram vendidas 8.406 unidades do modelo que, rapidamente, se tornaria um estrondoso sucesso de mercado, em uma época dominada pelos automóveis importados de grande porte. Até 1986, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do lendário Fusca.

A inauguração oficial da fábrica aconteceria somente em 18 de novembro de 1959, quando circulou – a bordo de um Fusca conversível – o então Presidente da República, Juscelino Kubistcheck. Ele estava acompanhado pelo Governador de São Paulo, Carvalho Pinto, e os presidentes da Volkswagen da Alemanha, Heinrich Nordhoff, e do Brasil, Friedrich Schultz-Wenk. A imagem dos quatro dentro do Fusca conversível se tornou uma das fotos mais marcantes na história da montadora.

A marca atingiu o primeiro milhão de veículos produzidos em julho de 1970 e em março de 1972, o Fusca alcançava o número histórico de um milhão de unidades vendidas no País.

Um novo Volkswagen a cada 25 segundos

Com uma produção diária de 3.500 unidades, a Volkswagen conta com três fábricas de automóveis e comerciais leves e uma exclusivamente para produção de motores. A cada 25 segundos sai um novo Volkswagen das linhas de produção. Em 2011, a marca também comemorou a melhor produção de todos os tempos, totalizando 828.444 unidades dos modelos para o mercado nacional e exportação.





  • R0CKERZ

    nada melhor que um GOL para ilustrar nossa frota. Parabéns a todos!!!! kkk

    • PauloPGomes

      É uma Saveiro. ^^

      • R0CKERZ

        q seja..

      • MecanicoDigital

        Que na verdade não passa de um Gol cortado…. (polêmica à vista …)

      • Alexrabelo

        Saveiro = gol + caçamba…
        20 milhos de carros e alguns trilhões de lucro, valeu vw.

    • evtdesign

      FAIL do ano nos comentários do NA.
      Não sabe o que é um Gol e o que é uma Saveiro e ainda quer tirar onda… tsc

      • Rods

        Não concordo… Em se tratando de Gol/Saveiro… Dá na mesma…. Fail do ano e comprar um VWB…. Eu disse """B"""…

        • evtdesign

          Dá na mesma olhar pra uma mulher e pra um traveco? Parece a mesma coisa, mas não é…

          • Leandro1978

            Teve aquele famoso jogador que diz ter se "enganado"…rs…

    • pedro_bh

      Carros? a materia ta errada….
      CARROÇAS….rssss

      • Stark

        No mínimo você deve andar de R8 ou Camaro pra dizer isso…

  • Gregori_Costa

    Apesar de tudo temos de parabenizar, é uma marca histórica.

    • RafaSprenger

      Concordo, ainda mais os sócios ladrões que deve ter roubado 10 milhões neste número aí.
      Eu gostava muito da VW dos anos 90, hoje em dia não passa de uma marca que não tenho mais interesse, infelizmente…

  • Nine Eleven

    Segurem o servidor porque vai rolar até briga nos comentários dessa notícia.

    • MecanicoDigital

      kkkkkkkkkkkk com certeza, kkkkkkkkk

    • evtdesign

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk a disputa entre os 'cult', anti-vw e arruaçeiros de plantão vai ser boa!

  • Long_life_tobigcars

    Muito bom, parabéns!

    Só precisa seguir a politica da matriz na Alemanha em fabricar produtos com melhor qualidade, salvo os genuínos VW que são os Jetta, Passat e Beetle que são importados para cá.

    • Tripa-Seca

      Desculpa, mas a VW nasceu como fabricante de carros populares, e isso ela leva até no nome..
      Up, Gol, Fox são sim a cara dela… não esses que você citou…

      • JonathanAbud

        Aqui ela apenas faz jus ao nome…

        • Tripa-Seca

          Queria que fizesse nos preços também…

          • JonathanAbud

            Não convém a eles, infelizmente…

            • evtdesign

              Convém a qual empresa no mundo praticar menos do que o mercado está disposto a pagar nos seus produtos?
              Parem de chorar, quem derruba preço é o consumidor e não a empresa, empresa ta aí pra lucrar mesmo.
              Quem tem que ter vergonha na cara é quem compra neste preço e quem elege político safado que não abaixa imposto.

              • luishmg

                O governo nem é culpado por diminuir a concorrencia. E facilitar com os impostos baixinhos. Assim fica facil para as "grandes". Mas uma parte da culpa é do povo mesmo.

                • evtdesign

                  E quem coloca os homens do Governo no poder? O POVO.
                  =P

      • Sias

        Até podem não ser a cara dela, mas são bons carros. Qual montadora, das tradicionais, já abriu as portas fazendo carros de luxo?

      • Long_life_tobigcars

        Aqui só se usa a marca. O DNA dos modelos tupiniquins é ruim! Considero um genuíno VW os que são fabricados na Alemanha.

  • JonathanAbud

    Se oferecessem carros como Polo e Golf alinhados ao mercado europeu, este número teria sido alcançado bem antes. A tempos pedimos o novo Golf…

    • Sias

      A VW se perdeu com o passar dos anos…

      • MecanicoDigital

        Nem me fale … é triste ver como o show room está pobre de produtos ….

        • JonathanAbud
          • DougSampaNA

            fantastico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! excelente retrato dos produtos vw!!!

          • cleissispav

            verdade absoluta!

          • Rods

            ahahahahhaah! Muitooooooo boa!!!!!!!!!!!!! Épico! Nota 10!

          • zeuslinux

            E esse cliente está de boca aberta ainda por cima…. hahahaha

            20 milhões de carroças produzidas !

    • Nick_Ceara

      Só se for os leitores dos blogs automotivos, porque o povão em si idolatra esse nosso Golf de 2 gerações atrás e com motores defasados.

      • JonathanAbud

        Mas se você pensar caro amigo, se os novos Polo e Golf viessem pra cá, além de ser carros de manolo, teriam outros tipos de compradores, como nós, como os que gostam de novidade, etc… O que já aumentaria o número de vendas.

        • BlueGopher

          Veja, no mercado você encontra de tudo, de chinesinhos a esportivos de milhões de dólares.
          A VW (e a Fiat, GM, Ford, etc) escolheram um determinado nicho de mercado para atuar, e neste nicho (carros pelados, obsoletos, caros, etc, depende do grau de crítica de cada um) têm um sucesso enorme, é só ver as vendas.
          Estão errados?
          Claro que não.
          Alguém, talvez os mais inteligentes, tem que fazer os carros que o povo realmente compra, e não os carros com que todos sonham mas que na verdade estão distantes do bolso da maioria.
          Os que podem comprar coisa melhor estão muito bem servidos por outras marcas.

          • JonathanAbud

            Mas Polo e Golf não fazem parte desse seguimento de carros pelados (não deveriam). Quem tem dinheiro pra comprar esses carros tem opções melhores e estão migrando aos poucos para outros carros. Se a VW tivesse carros a altura dos concorrentes apenas aumentaria sua clientela e recuperaria seu status de outros tempos…

            • BlueGopher

              Talvez não valha a pena investir muito para vender só um pouco a mais, a concorrência neste segmento é poderosa.
              Como exemplo, a Fiat sempre investiu muito para entrar nos carros de segmentos superiores e nunca teve sucesso: Tempra (apesar dos fans, nunca vendeu o esperado), Brava, Marea, Stilo, Bravo, Linea, etc.
              A meu ver, jogaram muito, mas muito mesmo dinheiro no ralo, não tiveram o bom senso de esperar um momento e um carro adequado ao mercado.
              É este tipo de ação que traz problemas financeiros a uma montadora.
              Talvez a VW esteja com o pé no chão.
              No passado ela também perdeu muito dinheiro em fracassos de mercado (1600 Zé do Caixão, TLs, Variantão, Karmann Guia TC, SP1 e SP2 e outros).
              Aprendeu.

              • evtdesign

                BlueGopher, excelente sua análise. Principalmente com a análise sobre os médios da Fiat, concordo plenamente.
                O problema é que o pessoal aqui pensa muito com o 'coração' de apaixonado por carro e esquece que uma empresa está no mercado pra faturar, e cada uma tem sua estratégia. A da Volks é essa e só vai mudar quando parar de render.

                E outra coisa, atualização constante de tecnologia no Brasil é assunto complicado, pois a industri de autopeças enfia a faca sem dó em qualquer novidade. Tem muita gente que prefere um modelo mais defasado, mas com a certeza de possuir peça pra reposição em valor mais em conta e fácil de achar.

                Tenho um citroen e gosto muito, mas muito do meu carro. Só que na hora de ir atrás de peça, não é tão simples e nem barato. Depois de 4 anos tá cansando já.. qualquer manutenção fora do óleo, filtro e gasolina é pelo menos 3x no cartão e muita paciência.

                • BlueGopher

                  Tem razão, e a maioria de nossas oficinas também não estão preparadas para lidar com a tecnologia automotiva atual (que, aliás, nada tem de especial, só falta preparo dos mecânicos, estudo), e muitas vezes trabalham na base da tentativa e erro.
                  Chegam a danificar peças caras nestas tentativas e o dono do carro paga a conta sem saber que o problema é do mecânico, e não do carro.
                  Entendo seu problema com o Citroën, no passado tive uma Alfa que adorava, e desisti por causa das despesas.
                  Só seria viável como um hobby, e não como um carro para uso normal.
                  Uma pena!

              • Leandro1978

                A Fiat vai até abandonar o segmento de hatchs médios, pois o sucessor do Bravo será um mini-suv.

              • Tripa-Seca

                Só uma correção: Tempra foi líder de sua categoria, e é sim o maior sucesso da Fiat no andar "de cima"…
                Idem ao Tipo…O único importado a ser o carro mais vendido desde…. Sei lá…

                • Carlos_brown

                  Imagina se a FIAT não tivesse queimado o filme do Tipo quão diferente seria nosso mercado hoje, afinal ele era um médio e teria elevado o nível de nossos carros.

          • Carlos_brown

            Magnifico comentário, bem lúcido e em acordo com a maior realidade que às vezes é negada por nós: as montadoras fazem carros para o público e não para critica.

            • BlueGopher

              Este é o grande segredo do negócio, descobrir o que o consumidor realmente quer (e muitas vezes nem sabe que quer…).
              E muitas montadoras falham neste sentido, pois colocam em produção o que já tem disponível nas prateleiras, ou então o modelo que é o queridinho da diretoria (este foi o caso do Maverick).

  • JulioCMO

    O trabalho de um funcionário da VW deve ser bastante interessante, já que ele não precisa se atualizar pra fazer nada, há mais de 10 anos mexendo com as mesmas plataformas, motores, nível de acabamento… eu só tenho pena do designer, já que ele precisa adaptar as engenhosas linhas alemãs com os carros de 2001 aqui do Brasil, deve doer na alma do artista fazer esse tipo de coisa. Mas garanto que i$$o se compensa no final do mês…

    Eu me espanto mais é com uma coisa mesmo: como a VW deu conta de descontinuar a produção do Santana ? É a cara do Brasil !

    • Leandro1978

      Pois é, até hoje não me conformo com o fim-de-linha do Santana… E o do Fusca então? Se tivessem continuado não precisariam nem fazer o up! Tem até projeção do que seria o Fusquinha com facelift (Fusca Highlander): http://irmaododecio.blogspot.com.br/2011/02/fusca… …rs…

      • josenum

        Pra que projecao jovem? já tem ele ao vivo, o bettle ahuahau

    • wrlopes

      20 milhões de unidades, brasileiro é esperto mesmo….

    • exmarujo

      Sempre poupa em cursos de actualização :D

    • Guerra

      Todos os trabalhos estão atualmente focados em adaptar Air-Bag e ABS na Kombi… rsrsrsrs

      O assombroso é pensarmos em um carro a cada 25 segundos. É muita coisa!!!! Isso só na VW. Imagine se somarmos todas as outras fábricas instaladas aqui… é carro que não acaba mais!!!!

    • evtdesign

      Tá cada vez mais difícil conviver nos comentários do NA.
      Tirar onda com os funcionários que nada tem a ver com a estratégia adotada pelos executivos da empresa pode.. isso sem nem conhecer do que está falando.
      Responder que É SIM muito interessante ser funcionário da Volkswagen, um dos melhores empregadores do país. E que NÂO, não é mesmice, e que quem vive nos corredores da VWB sabe como funciona. Ai não pode, aí é deletado?
      Palmas pra moderação, valoriza o expert de internet ao invés de quem realmente VIVE a industria automobilistica nacional.
      (Esses comentários prejorativos são o que? inveja do que compensa no final do mê$$? Eu trabalho pra ganhar dinheiro, e vocês? Por Amor?)

      E REPITO: DESIGNER NÃO É ARTISTA!!!

      • Snoop

        Eu apaguei seu comentário (e o do usuário acima, que já havia revidado) e lhe notifiquei por e-mail que foi para não gerar briga e depois eu ter que he advertir ou banir. Você tem todo espaço para se manifestar, desde que não ofenda os outros, como havia feito.

        • evtdesign

          Snoop, não chegou notificação nehuma por email. Até conferi novamente.
          E não me lembro de ter ofendido ninguém, esse novo comentário que postei até está com uma certa falta de educação, mas o outro não.
          Abraços

          • Snoop

            Como eu disse, a maneira que você escreveu (atacando a credibilidade e formação profissional do comentarista) podia ofender o outro usuário e começar uma briga que seria prejudicial a todos. Não valorizamos os experts de internet, valorizamos as pessoas que sabem expor as opiniões e debater sem utilizar de ofensas ou golpes baixos. Apaguei parra resguardar ambos de vocês, mas já que é tão importante pra você expor sua opinião custe o que custar, não farei mais isso.

            • evtdesign

              Tudo bem, mas ele não está fazendo o mesmo ao chamar os funcionários de desatualizados e os designers de mercenários?
              O dele ofendeu primeiro e continua aí…

  • CanalhaRS

    Eu sou fã da VW, mas confesso que na última década ela tem me decepcionado. Ela vive num mundo pararelo ao da VW alemã. Vive para explorar o consumidor com carros pelados, caros e sem tecnologia….eu preferiria 5 milhões de carros de verdade do que 20 milhões de faz-de-conta.

    • Ultimamente está triste ver a linha de veículos da VW e o preço que é cobrado por eles, mas querendo ou não, a VW é uma empresa com o objetivo de lucrar, ela só está fazendo aquilo que deve, se a VW produz carroças é porque o povo quer. O povo critica por causa dos últimos anos e parece se esquecer que a VW fez muita coisa boa como SP2, Gol GTi, Fusca…

      • evtdesign

        Além do mais as outras marcas não são boazinhas como o povo prega também não, tem marca aí que só tem preço baixo pra conseguir manter x volume, se aumentar um pouquinho, bye bye. Ninguém compra.

    • Jason V.

      Exatamente!! A VW já foi inovadora, já teve seus dias de glória. Hoje em dia ela apenas sobrevive de um nome que forjou no passado.

      Agora, falando em estratégia comercial, várias marcas fazem o mesmo com carros pelados e inseguros em nosso país. esse mérito não é da VW, é do consumidor que compra carros desta estirpe. Analisando friamente, vemos que o objetivo da VW, da GMB, da Fiat, da Ford não é muito diferente não.

  • Adriano_Silva

    Quem tem mesmo o que comemorar é o povo brasileiro rsrsrsrsrrs.

  • allannf

    Parabéns. Tenho orgulho de contribuir com este numero.

  • cleissispav

    20 milhoes de veiculos de pessima qualidade vendidos com altissimo lucro, e sem o menor respeito ao consumidor brasileiro, acho que não deveriam comemorar mas terem vergonha!!!

    • Sias

      Péssima qualidade já é forçar demais….

    • Lauolling

      Não exagere. Muitos bons automóveis foram fabricados ao longo de tantos anos. O que é de se comemorar é que foram produzidos AQUI 20 milhões de carros. Para a economia e principalmente para o povo brasileiro é uma marca a se comemorar sim e de se orgulhar.

      • DougSampaNA

        desculpe, não me orgullho de quem nos acharca com lucros aviltantes!

        • cleissispav

          estou com voce, nao ha o que comemorar!

        • Lauolling

          Acho que você não entendeu minha colocação. Eu não disse que devemos brindar a existência de carros caros e defasados, alguns com 60 anos sem alterações significativas(leia-se Kombi). Eu quis dizer que é muito bom que uma empresa invista na indústria nacional. Isso gera empregos, renda, mais empregos, enfim, faz a economia brasileira fluir; isso deve-se comemorar muito sim! Não consigo acreditar que você não vê isso com bons olhos, muitos caracterizariam isso com hipocrisia. Tenho certeza que você entendeu agora, certo?

          • cleissispav

            que investimento se ela manda to grosso de lucro para a matriz? as migalhas que ela poe aqui é apenas a obrigação dela, e vou alem, acho que ja passou da hora de ela deixar mais dinheiro aqui no brasil!!!
            alem do que, pagar salarios é mais do que a obrigação dela, pois seus empregados prestaram um serviço a ela, e ela não faz nunhum favor a sociedade quando os paga, é apenas a obrigação dela!
            eu me orgulharia de uma empresa criada por brasileiros que gerasse lucro aqui e o deixasse aqui, e nao uma empresa que pega seus lucros exorbitantes obitdos de carros de baixa qualidade e os manda para o exterior!

            o que me irrta nela, é o fato de ela pode oferecer um produto muito melhor pelo preço que ela pede em seus carros, esse é o meu problema com ela!!!

            nao quero ser mal, nem ofender ninguem, mas é que não consigo ver nada de bom nessa noticia!!!
            e sim, fizeram a faixa de modo correto sao veiculos, pq carro é elogio!!!
            ps: eu tenho um vw e nao acho um bom carro, opiniao de cliente!

          • DougSampaNA

            Mas ela só investiu porque a Fiat e a GM tambem estavam se mexendo, mesmo entre as 4 grandes existe aquela situação de 4 pessoas dentro de um elevador parado (brasil) se quiser espaço tem que se mexer na base da cotovelada.
            Investiramporque senão iam perder mercado, não consigo ver este carater social que vc exerga, me desculpe se sou mais frio na minha analise. Se a Volks quisesse ser O padrão , A referencia em carros, ela teria investido na massificação de tecnologia, seus motores teriam CVVT a muito tempo, mas aqui só existe 1 lógica…lucro máximo a qq custo. NÃO SOU CONTRA O LUCRO, sou contra a extorsão!
            Era hora da Dilma diminuir o IPI e exigir que as industrias diminuam suas tabelas na mesma proporção por força de decreto!

        • Leandro1978

          Desculpe, mas qual não faz o mesmo? Aliás, se tem alguém que é o maior culpado disso, é o próprio consumidor, já que aceita pagar mais por menos. Inclusive parece achar bom pagar a mais, pois há vários exemplos de modelos que custam menos que seus equivalente, porém vendem menos.

        • allannf

          E qual é a montadora que trabalha diferente no BRASIL

          Quando encontra me avisa par favor.

          Só não venha com os descartáveis da CHINA

  • CyborgPilot

    Não sei se fico orgulhoso ou envergonhado. É esquisito!

    • cleissispav

      francamente tenho vergonha!!! a vw pode nos dar carros muito melhores pelos preços que ela pratica hoje!

      • Leandro1978

        Realmente, mas é aquilo, se vende bem do jeito que está, por que vão investir e diminuir os lucros?

  • Renato_Dantas

    Do montante de 20 milhões de "carros" produzidos no Brasil eu tenho certeza que já foram menos piores com fama de inquebráveis, tinhamos o Santana que era a menina dos olhos de taxista, há algum tempo a VW só tem produzido verdadeiras carroças.

  • ZEKINHA71

    Metade não dá pra chamar de carro. Só de caro.

    • mottervictor

      metade ? 1/10 e olhe lá

      • cleissispav

        ja falei em um comentario anterior que os carros são ruins mas…… falo isso pq sou proprietario de um vw, e o que me irrita é que pelo preço pedido ela pode vender algo com muito mais qualidade, para mim é evidente que ela ve os brasileiros como trouxas!

        • DougSampaNA

          sem contar o valor do seguro que te era como despesa…esse acessório obrigatório que afabrica não faz nada pra abaixar inovando em sistemas anti arrombamento e alarmes de 1a, num país com altos índices de furto e roubo, os mais roubados mostram que são péssimos neste quesito.
          EU NÃO COMPRO VOLKS porque o seguro é absurdo de caro!

          • Sias

            Já tive VW (Polo) por 3 anos e o seguro estava longe de ser caro.

          • evtdesign

            Você sabe como o Novo Gol foi projetado? Já viu as notas e custos de reparo da CESVI para a família GV?? Bem menor que os demais populares…
            O seguro é um roubo, por que as SEGURADORAS extorquem os clientes, só por isso.
            E alarme e anti arrombamento não adianta nada, uma vez que aqui no Brasil ladrão mais ASSALTA do que FURTA.

            • Tripa-Seca

              Pois é, esses dias discuti aqui com um colega que acabou de comprar um carro (Sandero se não me engano) que o seguro do Gol estava pouco mais caro que os demais, e mais barato que o queridinho da galera do NA: March. Tinha chegado a mesma conclusão 1 ano antes. Quem ainda está nesse de que "seguro VW é um roubo" ou comprou ou pesquisou G4 ou Golf (O Gol antigo tem seguro 3 vezes mais caro que o G5), ou simplesmente não pesquisou nada (Talvez por não ter idade para comprar comprar carro) e só quer falar mal…

  • mottervictor

    Parei de ler no "carros " , desde quando dinossauros com rodas são carros ??

    • Tripa-Seca

      Desde quando VW fabrica veículos desde ontem? SP2, Passat,Sedan, Variant, Voyage, Parati, Saveiro, Amarok, Brasília, Gol,Golf, Polo… são exemplos de carros muito bons para seus tempos…O tempo deles pode ter passado, o que não significa que eles não entraram nessa conta de 20 milhões…
      Aliás, ontem fiz uma comparação interessante: Estacionei entre um Kadett e um Pointer, um dos bons produtos da VW que não tiveram boas vendas. Mecanicamente, acho o Chevrolet superior, assim como no design externo. Por dentro o VW parecia muito mais moderno…Deveria ter tido melhores vendagens…

      • Sias

        Tive um Logus e o desenho dele para a época realmente era mais moderno. Diga-se de passagem nã tenho do que reclamar daquele carro…7 anos só fazendo preventiva, nunca me deixou empenhado.

    • cleissispav

      nao sei se para voce e a mesma coisa, mas eu estou começando ver a vw seguir os passos da gm a um tempo atras, e deixar toda a sua linha defasada porque carros mais ultrapassados dao mais lucro!!!!

      francamente nao vejo o que comemorar!!!

      • mottervictor

        Exatamente , carros obsoletos (segurança e mecanica , não me venham falar que por que é VW não quebra , coisa nenhuma lá na empresa temos um gol G4 e um G5 , ninguem quer eles de tanto problema que dão , o tál motor EA111)
        e extremamente caros , com má qualidade de materiais e um preço absurdo em coisas minimas , como ventilador , desembaçador quem dirá ar condicionado

  • subzero99

    Só CORRIGINDO o título: 20 milhões de CARROÇAS.

  • DougSampaNA

    Não vejo o menor motivo desta comemoração, deppois que certo presidente da Volks disse nos anos 90 que não era preciso evoluir os produtos porque não havia necessidade (concorrencia), o Collor liberou a importação, aí, e somente aí, este desgr……tiveram que se mexer, vieram carburadores eletronicos, injeção eletronica e etc.

    SEM CONCORRENCIA NÃO EXISTE MELHORIA, SÓ ACOMODAÇÃO! Melhorar pra que se o bolo está dividio entre os mesmos mafiosos? Leia-se Governo e Montadoras.

    • Tripa-Seca

      Na verdade, a injeção veio 3 anos antes do Collor..Em um VW!

      • Leandro1978

        Que coisa não? Além disso, o primeiro carro a ter ABS foi o Santana…

  • PauloEFS

    Parabéns (sinceros) pela marca histórica. Uma pena é ver o portfólio das fábricas "brasileiras" da VW, uma pena realmente.

  • abussade

    20 milhões de brasileiros satisfeitos.

    Interpretem como quiser…

    • cleissispav

      o seu comentario foi brilhante! queira ter pensado nele antes!!!! rsrsr

      • Rods

        Verdade! Aí vai da imaginação de cada um! hahahahha

  • mademg

    Também já contribuí com 01, creio que o primeiro e último, pois acho que uma Amarok não está nos meus planos, além de que a confiança na marca já se foi com esse 01.

  • MArcelo1985

    A VW nunca vai ter minha ajuda

  • evtdesign

    Ê OK7 do caralho!!! Conheço muita gente dessa foto, de trabalhor honesto a sem vergonha tá tudo aí!

  • Rods

    Todo mundo já falou oq penso…. Faz carros ruins pq quer…. Triste.

  • Junior_MG

    20 MILHOES …beleza…ja deu…. AGORA TÁ NA HORA DE FAZER CARRO PRO POVO MESMO… se querem vender golzim ainda, que venda por 20.000 que vai tá muito bem pago, afinal com tanto carro vendido assim já conseguiram pagar o custo de desenvolvimento de pelo menos mais uns 30 modelos novos!

  • hugogyn94

    Comemorar pra que ?,putz e loko ver mais de 20.000.000 carros produzidos ou seja seus 20 milhoes carroças frageis reciclados produzidos no brasil ah ta sei.

  • DiMais

    e produzindo o mesmo carro desde então!! ahahaha… era pra ser uma Kombi o número 20 milhões, mas seguraram a produção pra não ficar tão feio pro lado dela… ahaha

  • Sias

    A VW tem carro defasados e caros…tem, mas pelos comentários parece ser a única a fazer isto. Esquecem da Ford (Fiesta e Ka), GM (Celta, Prisma, Classic), Fiat (Uno, Mille), Renault ou Dacia (Logan, Clio, Sandero)…esta chinesada meia boca que tá chegando…. Todas são iguais.

    Mas o que me espanta mesmo é ver guri que mal conheceu Gol bolinha dizendo que a VW fez 20 milhões de carroças. Percebe-se que não conhecem muita coisa.

  • Filipe1020

    20 milhões de m*****!

  • rafasevero707

    eu adorei a img do dino,afinal num pais q a marca fabrica kombi de 60 anos
    polo de 13 anos, golf de 15,gol de 33 anos tá bom comemorar[ironic mode:on]qd vão atualizar essas m……. VWB qd ironic mode:off:'(

  • André Luiz

    A Parati deveria estar em destaque nesta foto. :p

    • Rods

      Com super calotas…

      • mottervictor

        volante , espelho retrovisor interno , vidros , conjunto de reparo(step, chave de roda , macaco) , maçanetas internas nas portas …e por ai vai

  • Dcyno

    20 milhões de carroças.

  • Nasckar

    Nossa! 20 Milhões de carroças = 20 milhões de carroceiros espalhados pelo Brasil ! kkkkkkkkkkkk

  • Jason V.

    Hora de lançar a supercalota comemorativa 20 milhões de carros, em uma série limitada . . .

    Enfim. de todo modo, é um feito. Fusca, Variant, Brasilia, Gol GTi, são boas lembranças da VW. . .

    E ainda tem a jurássica Kombi, a obsoleta Parati, e os ancestrais Golf e Polo, marcando presença.

    Parabéns :)

  • PKuster

    Incrível como a Volkswagen perdeu credibilidade no Brasil, e por sua própria culpa. Repito: a atual linha de produtos da Volkswagen fabricados no Brasil é uma VERGONHA , pela grandeza da marca. Quando será mesmo que a Volkswagen acordará no Brasil ?
    As outras do grupo das "4 grandes e protegidas" parecem já terem percebido que o Brasil não aceita mais carros velhos e defasados (aos poucos isto está acontecendo), mas a Volkswagen insiste em manter uma linha velha, defasada, insegura e com motorizações do século passado. Acorda Volkswgaen: novo Golf VII e o verdadeiro novo Polo fabricados no Brasil, já !



Send this to friend