Volkswagen confirma fim da produção do up! no Brasil

Conforme nós havíamos apontado com o desaparecimento do up! do site da marca alemã, agora recebemos a confirmação da Volkswagen, anunciando o fim da produção do subcompacto no Brasil. Segue a nota abaixo:

A Volkswagen confirma o fim de produção do up! na fábrica de Taubaté (SP). Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País.


O up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.

Volkswagen confirma fim da produção do up! no Brasil

Como se pode ver, o Volkswagen up! deixou o mercado nacional após vender 563 exemplares em março e mais de 1,8 mil em 2021. O subcompacto da marca alemã já vinha sendo cogitado para encerrar sua carreira por aqui, mas não sozinho.

Gol, Voyage e Fox também estão na mira, após muitos anos de estrada. Mas, de volta ao up!, sua saída será lamentada por muitos proprietários, que observam no modelo um produto vantajoso.

Volkswagen confirma fim da produção do up! no Brasil

Equipado com motor 1.0 TSI de até 105 cavalos e 16,8 kgfm, o up! só faltou ter aqui a versão GTI, vista no mercado europeu, onde é vendido em versão 100% elétrica e possui algumas diferenças para o modelo brasileiro.

Pequeno e com motor muito além do esperado, o up! conquistou muita gente pelo seu desempenho, ainda mais que nas versões comuns, se comportava como um sleeper car, enganando quem imaginava que não poderia andar tanto.

Volkswagen confirma fim da produção do up! no Brasil

Agora, sua linha de montagem deve logo mais fazer o Polo Track, que terá motor 1.0 MPI de até 84 cavalos e servir como nova opção de entrada da VW, assumindo a posição do Gol, conforme o mercado cogita. Foi uma passagem agradável up!, até mais!

Volkswagen up! – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.