México Montadoras/Fábricas SUVs Volkswagen

Volkswagen confirma produção do Tharu no México e nome pode ser Tarek

Volkswagen confirma produção do Tharu no México e nome pode ser Tarek

Herbert Diess, presidente da Volkswagen, confirmou que a planta de Puebla, México, fará um novo crossover “compacto”. O executivo alemão não confirmou que modelo é, mas disse que ele será feito inicialmente na China e será vendido nos EUA. Para bom entendedor, seu nome é Tharu, mas ele também pode ser chamado de Tarek. A revelação apenas mostra que a estratégia da VW, descoberta através de rumores, era verdadeira.


Segundo Diess, o nome do produto está indefinido no momento e pode ser outro no mercado americano. Nesse caso, há uma boa chance de ser Tarek, designação revelada pela Volkswagen na Argentina. Com este utilitário esportivo, que deve começar a ser produzido na planta latina em 2020, assim como na hermana e na Rússia, a marca germânica fecha uma gama de SUVs para atuar bem nos EUA e ajudar a apagar de vez o Dieselgate. O Tarek/Tharu ficará abaixo do Tiguan e será a opção de acesso por lá.

Volkswagen confirma produção do Tharu no México e nome pode ser Tarek

Na lista, a Volkswagen “América” contará com Tarek, Tiguan, Atlas Coupe, Atlas e talvez o Touareg, embora a marca tenha dito que ele não voltaria aos EUA. De qualquer forma, quarteto ou quinteto, o grupo reforçará o time da VW em um mercado onde quem manda no momento são os SUVs e crossovers. Por ora, o que se pode esperar do modelo nos states é o uso do motor 1.4 TSI de 150 cavalos e/ou 2.0 TSI com 184 cavalos.


Volkswagen confirma produção do Tharu no México e nome pode ser Tarek

Medindo 4,44 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, o Tharu é um SUV de porte médio em nossa classificação brasileira, ocupando exatamente o lugar da antiga geração do Tiguan e equivalente ao modelo europeu atualmente em produção. Desse modo, por ser mais barato em termos de projeto, ele mira exatamente o Jeep Compass, que é apenas alguns centímetros menor (4,41 m x 2,64 m). O utilitário esportivo feito em Goiana-PE é o atual líder do segmento no Brasil.

Volkswagen confirma produção do Tharu no México e nome pode ser Tarek

Por isso aqui, o Volkswagen Tarek deve ser servido com motor EA211 1.4 TSI Flex de 150 cavalos e câmbio Tiptronic ou DSG para rivalizar com as versões flex do Compass. O problema é que ele não deve bater nas opções movidas a diesel do SUV da Jeep. Dificilmente a VW vai introduzir seu motor 2.0 TDI com 170 ou 180 cavalos a bordo do argentino (lá talvez) para brigar com o Multijet II 2.0 de 170 cavalos do pernambucano. Isso significaria introduzir o sistema de tração 4Motion para fazer frente ao líder, mas quebraria a regra dos SUVs da marca por aqui, que só usam gasolina.

[Fonte: Al Volante]

Volkswagen confirma produção do Tharu no México e nome pode ser Tarek
Este texto lhe foi útil??

  • Não sei se caberia. Mas já que ficaria mais caro mesmo, melhor seria o V6 da Amarok. Mas isso deve ser bem improvável, infelizmente. Assim como a VW ao invés de lançar a picape MQB com porte de Toro e opção diesel… virá com o porte da Oroch, modelo que facilmente foi esmagada pela picape Fiat.

    • Verdades sobre o mercado

      Nem o novo Tiguan usa o V6, imagine um modelo mais barato … quanto ao porte da picape MQB vocÊ tem alguma informação privilegiada, pois esta informação não está aberta ao grande público. Bom o caso da Toro x Oroch é covardia, pois a Oroch é uma picape honesta, mas bem tosca frente à Toro, certamente a VW MQB terá refinamento compatível com a Toro (independente do tamanho).

    • th!nk.t4nk

      É pouco carro pra muito motor. Lembre-se de que isso aí é um carrinho mais simples que o Tiguan. É feito pra ser econômico e barato, nao faz sentido colocar motorzão num modelo desses. O 1.4 ou 1.5 já tá perfeito pra sua proposta.

    • Renato Duarte

      Se não me engano o motor V6 coube bem apertado na Amarok,, já que ela foi idealizada com motor 4c e 2.0 ,, acredito eu que não cabe no cofre da Tarek por esta ser menor até que a Tiguan antiga. Quanto a Picape MQB,, algumas notícias publicadas algum tempo atras indicam que ela terá porte da Toro,, portanto maior que a Oroch.

  • Wellington Myph13

    Que bagunça de nomes. Tharu soa melhor que Tarek… Vamos ver o que vem…

    • Dick Buck

      Sim. Não sei o porquê, mas quando ouço Tarek, me vem à cabeça ser algum carro da Skoda, não dá VW.

    • Eduardo Brito

      Ja eu prefiro Tarek

      • oscar.fr

        dois

    • Gabriel M. Vieira

      Molho “Tarek” de comida japonesa… hahahaha

      • Edinaldo_Tapica

        Biscoito Tareco…

    • kirig

      Já já teremos o Tautau, Toutou, e coisa afins

  • Mauro Banqueiro

    Nomes orientais…

    • Djalma

      Indígenas ou esquimós do Alasca, assim como Kodiak?

  • Zé Mundico

    Vi esse carro recentemente na Itália e por lá ele atende pelo nome de Seat Ateca. O carro é bonito e super bem definido, pelo menos nas linhas. Vamos ver como vem o recheio e o precinho camarada que a VW costuma cobrar.

    • Feliphe Santos

      Baseado no preço do Tiguan, deve chegar a uns 110 mil

    • marc west

      O Ateca é menor em comprimento (4,36 X 4,44) e entre-eixos (2,63 X 2,68). Esse Tarek/Tharu, em tamanho, está entre os Skoda Kodiaq (maior) e Karoq (mesmo tamanho do Ateca).

  • Debraido

    O que eu entendi da materia foi que a Jeep pode empurrar esse motor 2.0, nada eficiente, até 2020, quando chega seu primeiro concorrente direto.
    Uma pena. A VW deveria ter cancelado o GOLF nacional, voltado a importar do México e ter introduzido esse carro, com expectativa de grande volume de produção e venda, na planta do Parana.

    • Verdades sobre o mercado

      Não esqueça que as montadoras instaladas aqui tem que cuidar da balança comercial com a Argentina, ou seja, algo tem que ser feito na VW Argentina para a VW poder exportar em bons volumes os veículos produzidos aqui. Veja o caso da Fiat que está com uma ociosidade gigantesca em Betim e está produzindo o Cronos na Argentina pelo mesmo motivo.

      • Debraido

        Poderiam mandar a dupla Gol e Voyage para lá. kkkk

  • Louis

    Sugestões dos próximos nomes dos SUVs VW : Tikuin, Tiruik, Tareum, Tikurón, Ticumia, Tikarcava…

    • ObservadorCWB

      TREKO, TAREKO, KAKARECO …… Saudades do tempo dos ventos …. Santana, Pampa, Passat…..

    • Esquilo Tranquilo

      Tiguan, Taigun, Tugain, Tnaigu, Tguian, Talharim, Tapistola

    • Edinaldo_Tapica

      Takagota, Talaskdo, Tifok, Tapiok, Tuapika

  • Bruno Alessandri

    Esse design está muito defasado, ainda mais pra um carro que será lançado em 2020. Jeep Compass agradece. Até lá a Jeep já colocar um powertrain mais moderno e se mantém na liderança tranquilamente.

  • carlos arriel

    Finalmente a VW acertou no tamanho. Este SUV tem potencial para bater de frente com o Compass. Claro! Vai depender do acabamento e da capacidade off-road.

  • thi

    pq não acho foto do interior

    • Cesar Oliveira

      Não divulgaram nenhuma ainda. Na apresentação na China o carro estava com os vidros escurecidos e não podia ser aberto.

    • Zé Mundico

      Vai no iutúbe e tecla Seat Ateca….é bem por aí.

      • Unknown

        Verdade. Ou pelo menos algo bem próximo.

  • ObservadorCWB

    Sei não….. o mercado americano é sui generis. A tão bem falada no mundo inteiro Hillux, não é expressiva por lá….. a própria VW não conseguiu emplacar a Amarok….. agora vem esse TARÉKO (kkk)

    • thi

      Oi? A Amarok nem foi pro EUA, e no.momento a Amarok é a terceira mais vendida e vice líder na argntina

      • ObservadorCWB

        Nossa….que destaque mundial ser vice líder na Argentina. Sabe por que nem foi para os EUA. Conhece de perto uma F150 ?

        • thi

          Calma fera , só estou falando , sim F150 he outro nível de pick up . . S10,hilux,Amarok são pick up pequenas perto dela . Abraço

    • artxin

      A Amarok na América só tem uma unidade de um soldado, provavelmente não foi lançada por não ser robusta o bastante.

      • ObservadorCWB

        Bingo…aqui o pessoal acha grande coisa, quando não é nada em se tratando de veículo para trabalho.

    • REDDINGTON

      A Hilux não é expressiva mesmo nos Estados Unidos, por que NUNCA foi oferecida lá….A Hilux deles é a Tacoma…

      • ObservadorCWB

        Nem a Amarok foi oferecida lá. É disso que estou falando, ambas ficam ABAIXO do mínimo do consumidor exigente. A Tacoma possui até o novo motor 3,6l D4s. Muito equipamento eletrônico a mais. São consideradas “primas”..e não irmãs..kkkk

      • Unknown

        Nossa,esta Tacoma é feia demais! Não lembra em nada o estilo da Toyota. Eles quiseram fazer uma pickup com visual americanizado, mas erraram feio na mão.

        • REDDINGTON

          Não vou ser piloto de teclado. Nunca dirigi, só entrei em uma, não sei dizer se é pior ou melhor que a Hilux, MAS é feia DEMAIS viu…FEIA com força

      • ObservadorCWB

        São picapes diferentes. E mesmo 2017 tendo sido o melhor ano de vendas da Tacoma…ainda fica longe dos pares com propensão ao trabalho de verdade.

  • Leonel

    Desculpe a ignorância, mas este carro é para ficar abaixo da Tiguan? Algo entre R$110 mil e R$140 mil? Seria isso?
    Porque por fotos e medidas, parece ter o mesmo espaço que a Tiguan, ao menos, de 5 lugares.

    • Zé Mundico

      Vai brigar com Renegade, Kicks , Creta e Ecosport.

      • Leonel

        Nunca…o T-Roc é quem vai brigar com os que tu citou. Este aí é acima do que tu está citando.

        • jairooo

          T – Cross

          • Leonel

            Perfeito @disqus_gsmM49Zdrn:disqus !

        • Zé Mundico

          Então vai brigar com Compass e similares.

  • Luis Burro

    Em alguns ângulos ele fica bem atraente,mas creio q pelas linhas mais retilíneas será enjoativo mais rápido,a traseira me lembra a BMW.

    • Unknown

      Pelo contrário, as linhas retilíneas garantem um aspecto mais conservador e, portanto, menos enjoativo!

      • Luis Burro

        O formato da carroceria,mas o desenho em si sim.Os Volks tão muito parecidos ainda,este aí é quase um Mini Atlas!

    • thi

      Fica mesmo é essa cor ficou top

  • Leandro Cazzeri Sasso

    Amo a Volkswagen mas de uns tempos pra cá não dá pra negar que o visual dos carros é um “mais do mesmo…”

    • thi

      Na Europa tem arteon ,t- roc que seguem uma outra linha é o id(neo) já está definido ,eu gosto dessa linha o “problema ” e q a VW tem muito carro aí fica repetitivo

  • Rafael Straus

    Pode até ser um excelente carro, mas é muito “morto”, em termos de design, perto do Compass.

    Não motiva a compra emocional.

    A VW vai ter que rebolar em preços e equipamentos.

  • Natán Barreto

    Alguém sabe qual o mix de vendas do Compass? Quantos diesel e quantos gasolina? Pq não é possível q ninguém iria bater de frente caso o diesel estivesse vendendo a ponto de valer a pena

  • Wagner Lopes

    Muda pra monstruuuu, feiuuuu, etc……kkkkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email