*Destaque Brasil Mercado SUVs Volkswagen

Volkswagen confirma T-Cross em São José dos Pinhais e outras novidades

Volkswagen-T-Cross Volkswagen confirma T-Cross em São José dos Pinhais e outras novidades

Pablo Di Si, presidente da Volkswagen para o Brasil e América do Sul, revelou muitas novidades para a marca alemã na região até 2020, em entrevista para o site Automotive Business. O plano da montadora é lançar 20 novos produtos até o final da década e isso não inclui apenas carros novos, mas também versões.



O programa contará com 13 deles feitos no Brasil, dois na Argentina e cinco importados de outras regiões, no caso México e Alemanha, embora os EUA possam estar presentes nesse grupo também. Isso porque o foco da VW agora é acelerar rumo aos utilitários esportivos, segmento que a marca ignorou durante muito tempo. Agora a ordem é correr atrás do tempo perdido e isso significará o lançamento de cinco produtos.

Volkswagen-T-Cross Volkswagen confirma T-Cross em São José dos Pinhais e outras novidades

Di Si confirmou que a produção do T-Cross, novo SUV compacto baseado no Polo, será executada em São José dos Pinhais-PR, como já era esperada. O modelo terá um papel fundamental para captar e fidelizar novos clientes para o segmento dentro da marca, mas essa missão não será exclusiva do produto por muito tempo. O executivo argentino indicou o lançamento de um crossover menor que o T-Cross, que cumpriria exatamente a missão que teria sido dada ao natimorto Taigun.

Pablo Di Si deu pistas de como ele será, visto que confirmou uma nova plataforma global em Taubaté-SP, onde atualmente a empresa procura aumentar a produção dos modelos Gol, Voyage e up!. Como se sabe, a Volkswagen estuda um SUV pequenino para servir de porta de entrada real para o segmento de utilitários da marca e, pelo que foi mencionado, o alvo deverá ser o Renault Kwid, pois o executivo indicou que a VW não está em segmentos de entrada “como o do Kwid”. A nova base será feita no local “em breve”.

Volkswagen-T-Cross Volkswagen confirma T-Cross em São José dos Pinhais e outras novidades

Nesse ponto, Di Si gera uma questão interessante. Qual seria essa plataforma? Como se sabe, o T-Cross será feito na MQB A0, enquanto os demais ficarão na MQB. No caso de um modelo menor, este poderia ser uma variante do up!, que assim como o Taigun, utilizaria a já conhecida PQ12.

O sucessor do Gol só será conhecido no fim de 2020, como faltam pouco dois anos para isso acontecer, o “breve” pode não ser assim tão próximo. O período até lá é suficiente para a criação de um crossover compacto de entrada com a proposta do Renault Kwid, sendo este feito sobre uma variante de baixo custo da MQB A0, a chamada MQB A00, que deve ser a plataforma a ser usada na Índia. Nesse caso, o modelo pode até ser adiantado e assim conviveria por algum tempo com o trio atual.

Volkswagen-T-Cross Volkswagen confirma T-Cross em São José dos Pinhais e outras novidades

Mas as novidades não param por aí. Di Si também confirmou que o SUV hermano (um dos dois lançamentos programados de origem argentina) será um intermediário entre T-Cross e Tiguan. O modelo recentemente ganhou mais um ingrediente no mistério que ronda seu projeto. Conhecido como Tharu inicialmente, surgiu então o nome Tarek.

Volkswagen-T-Cross Volkswagen confirma T-Cross em São José dos Pinhais e outras novidades

Daí, a VW indicou que o T-Roc não seria vendido nem aqui e nem nos EUA, onde a marca indicou um novo produto. Então, rumores deram conta de que o Skoda Karoq será atualizado para a VW, ocupando esse espaço, mas o projeto também envolveria a China. Recentemente, surgiu o T-Roc L (foto acima) naquele país, uma versão longa do crossover europeu. Por ora, existem várias possibilidades para este produto.

Volkswagen-T-Cross Volkswagen confirma T-Cross em São José dos Pinhais e outras novidades

O Tiguan virá do México em versão longa (Allspace), diferente do europeu, que foi mostrado aos jornalistas no lançamento do Virtus. E então, só resta um SUV na lista. Hoje ele é o Touareg, mas a VW está cada vez mais inclinada a substitui-lo por aqui pelo Atlas, que é feito nos EUA e tem preço e custo muito menores que o luxuoso SUV alemão, que logo terá sua terceira geração na Europa. Ou seja, com sete lugares, um V6 3.6 a gasolina e muito mais espaço, o modelo de Chattanooga parece mais viável, ainda mais se custar menos, entre R$ 200 mil e R$ 300 mil.

[Fonte: Automotive Business]

 

COMPARTILHAR:
  • ObservadorCWB

    Segue o barco VW. Diminui o tamanho, aumenta o preço, dá uma bela depenada no carro e vai continuar sendo sucesso.

    • vicegag

      T-Roc não vem, vem o irmão menor o T Cross, daí a Volkswagen estuda um SUV pequenino, ué a VWB acha que aqui está aumentando a população de anões, ou está seguindo a táctica da indústria alimentícia, que a cada mês reduz a quantidade de produto nas embalagens, quilo de peixe com 800g, caixa de bombons de 1/2 quilo com 230g, tablete de chocolate de 200g com 93g, fora que antes anunciavam o preço dos produtos a granel por quilo, daí o Pão de Açúcar resolveu anunciar por centena de grama, daí todos mercados copiaram.

      • ObservadorCWB

        VERDADE. Veja como a Mercedes Benz foi visionária em 1999. Lançou aqui o classe A. Um carro pequeno, gourmetizado e caro…….e quase DEZ ANOS DEPOIS esta parece ser a tendência nos países não desenvolvidos.

  • Bruno Costa

    Acredito que o T ROC não venha nem pra cá e nem pros EUA por conta do tamanho. Ele só é pouco maior do que tem se especulado para o T CROSS então não tem tamanho pra enfrentar um Compass ou um Equinox, mas seria mais caro que o T CROSS que faz o papel de compacto. Provavelmente o Tarek venha consideravelmente maior que o T ROC, pra agir como um verdadeiro médio em porte.

    • cepereira2006

      Esse nome Tarek me soa depreciativo, tareco, eles vão ter que mudar esse nome no Brasil. Outro que não soa bem é o T-Roc, que o mané leria troc ou troque. Também deveria ser melhor estudado e substituído por outro em nosso mercado.

      • Isaac Ferreira Santo

        T-ROC é SUV do GOLF e não vira para o Brasil. Quem virá será o T-CROSS, SU do Polo

      • Leonardo M. G.

        É só chamar de Fox… Já que em breve esse nome ficará vago…

  • Schack Bauer

    No quesito preço será Tafu.

    • kkkkkkkk

    • PEDAORM

      Como disseram em outro site, o preço para o consumidor será o T-FOD

  • V12 for life

    É especulado que o SUV do Polo terá o 1.4 TSI como opção de topo, a julgar pelo valor a que chegam hatch e sedã completos, ou essa versão chega a valores próximos aos de topo da categoria de cima, ou não existirá.

    • Luis Fernando Pozas

      Não sei pq o Polo e o Virtus não vieram tb com o 1.4tsi nas versões de topo…. Enfim, li outro dia num comentário, e tenho que concordar, que pra vw parece que esse motor é banhado a ouro… Eles só empurram o 1.6 e 1.0tsi, o outro nem cogitam

  • Alberto Rigattoni

    Esse ATLAS americano concorreria com quais SUV’s aqui? SW4, Trailblazer?

    • Luciano RC

      Acho que Grand Cherokee.

  • Ubiratã Muniz Silva

    não sou muito fã desses “mini-SUVs”, mas até que esse T-Cross ficou legalzinho ein?

    Pena que o conversível é só conceito.

  • sigma7777777

    Pesquisem no Google: TSI problemas. Já adianto que vão se assustar com os relatos.

    • Turbo46

      Rapaz, se pesquisar no Google, problemas novo Civic, problemas jeep Renegade, problemas motor Chevrolet Onix, se pesquisarmos todos os carro no Google não compramos nenhum, é outra não que de problema, o que mata na Volkswagen é pois venda dela pra resolver esses problemas, muitas CSS fazem corpo mole pra tentar sanar o problema dos clientes, até parece que elas estamos fazendo um favor, pelo preço dos carro deveriam aguentar todo tipo de uso, mas não é isso que vemos.

      • Gomes

        Vamos procurar “problemas no google”

    • thi

      tsi problemas??kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..filhao a qts tempo temoso jetta tsi e audi tsfi ? é cada uma kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Turbo46

        Justamente, se pesquisar por problemas no motor de Onix tem caso em que o motor explodiu duas vezes o bloco, até BMW tu acha problemas no motor do reclamante aqui!

      • sigma7777777

        Pesquisou?

        • Ernesto

          Faz o seguinte: siga a sugestão do Turbo46 e pesquise por problemas novo Civic, problemas jeep Renegade, problemas motor Chevrolet Onix, etc.

    • Eduardo Alvim

      Isso é inveja? Meu upzinho 2017 está com 54k km e o motor está tinindo.

      • Oberon de Megrez

        Wow minha nossa…. 54k??? Tenho um Nissan Maxima 95 com mais de 230k e não fuma, não baixa uma gota de óleo e nem agua. Com essa quilometragem do seu, qualquer carro bem cuidado tem obrigação de estar com o motor tinindo rs

        • Eduardo Alvim

          Rodou 230k em um ano também, amiguinho? Diz aí.

          • Oberon de Megrez

            Claro que não amiguinho… até porque se eu fosse fazer 54k em um ano teria que rodar 4500km por mês… Tem até Uber que não roda tudo isso. Mas tudo bem… se você manter a sua média em 4 anos seu UP vai estar com 230k daí você me diz se trocou alguma vez a bomba d’agua, de óleo… porque no meu ainda são originais de fabrica.

            • Eduardo Alvim

              Combinado. Me liga na época que eu te falo. Abraço.

              • Oberon de Megrez

                É amiguinho, se você não trocar ele antes disso ocorrer… quem sabe. Abraço.

                • Eduardo Alvim

                  Se eu for trocar, te aviso. Abraço.

  • tjbuenf

    Quantas zeros ainda vão colocar nessa MQB para baixar mais ainda a qualidade dos carros feitos nela? Por favor, neh…

    • PEDAORM

      A qualidade dos carros A0 é muito superior aos dos concorrentes diretos. A exemplo do Polo manda um abraço em segurança.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Não vejo nada de SUV nesses suvs compactos, estão todos parecendo um hatchzão bombado, o TCross, Captur, Taigun, Tracker e korando pelo menos.

    • No_Name

      Todos são crossovers. SUV é um carro derivado de um utilitário e normalmente montado sobre chassis em viga. SW4 é SUV, Trailblazer etc.

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        sim, por isso falei, pois são chamados de SUV compactos hj, mas pra mim nao tem nada de SUV, nem compacto, pra mim ou é crossover (e olhe lá) ou hatch bombado

  • No_Name

    Provavelmente o “T-Track” será um crossover low cost feito na MQB A00.

    T-Cross um crossover low cost do T-Roc.

    E por fim o Tarek um crossover low cost do Tiguan.

    Brilhantes os planos da VW para os “banânios”…

    Pra que simplificar, né? (T-Track, T-Roc e Tiguan). Melhor complicar e oferecer produtos “diferenciados” para o 3° mundo.

    • Jeremias Flores

      to todo perdido nesses T’s

      • No_Name

        T-Track
        T-Cross
        T-Roc
        T-Roc L da China
        Tarek
        Tiguan
        Tiguan Allspace
        Atlas
        Touareg

        Pela ordem de categoria e refinamento.

  • CanalhaRS

    Quero ver quando essa onda de SUV passar (e vai passar)…

    • Verdades sobre o mercado

      Mas deve demorar ainda…

    • Louis

      Está virando tudo “mais do mesmo”, todo mundo andando de altinho, e o diferencial em pouco tempo será os carros baixos, largos e potentes. Hoje já me chama muito mais a atenção , por exemplo, um Subaru Impreza WRX do que qualquer SUV de R$ 200k….

    • th!nk.t4nk

      Eu queria ter essa confiança de que a moda vai passar. Duvido muito. O Brasil cada vez mais está se espelhando no mercado e cultura americana. A tendência é termos o domínio total de SUVs no BR (mesmo que sejam umas carrocinhas).

      • Ernesto

        Mas pelo que mostram as publicações, até mesmo na Europa isso está mudando, não está?

  • TT 230

    Quem vê o Kwid sabe que ele nada tem de SUV. Ele é o “SUV” dos compactos e não o compacto dos SUVs. É um slogan que leva em consideração vantagem em altura do solo em relação aos concorrentes. E tem uma frente robusta, característica de SUV. SUV/Crossover. Tudo isso para os consumidores se autoenganarem. Apenas isso.

    Dito isso, a VW não vai lançar um carro pra disputar com o Kwid, nem em estilo, nem em porte e muito menos em preço.

    O Taigun (ou seja qual for seu nome) será um carro de cerca de 3.9 metros, terá câmbio AT de verdade, e deverá custar entre 55 e 75 mil. Ficando o T-Cross entre 80 e 105 mil, assim como HR-V e cia.

    Ele será, na verdade, um substituto do CrossFox. Alto e compacto, mas agora com aspecto de SUV.

    Abaixo dele, entre 40 e 55 mil teremos o Novo Gol, que irá substituir os atuais Gol e Up.

    Novo Gol 2021, Taigun, Polo, Virtus, T-Cross, terão muitas peças, motores e câmbios compartilhados, gerando muita escala e mais lucro para a VW.

  • Isaac Ferreira Santo

    Faltou dizer quando a produção do T-ROC vai começar.

  • Razzo

    O T-CROSS tecnicamente tem tudo para dar uma surra na concorrência interna, só depende do preço (onde a VW costuma vacilar)…

    • Luis Fernando Pozas

      Eu acho que ela vacila em detalhes… P ex, o Polo ou Virtus… São carros bons, bem equipados, seguros…. Mas daí vem com acabamento de gol…. Plástico pra todo lado… Detalhe que acaba tirando o brilho de um produto que deveria ser unanimidade… Espero que não cometa deslizes no T-Roc

      • Razzo

        É uma troca mais que vantajosa: plástico por mecânica moderna.

        • Luis Fernando Pozas

          Creio que é exatamente isso que eles querem que vc pense… Que para ter um é preciso tirar o outro… O que certamente eles não fazem é mexer na margem deles…
          Eu quero um produto que tem mecânica boa, seguro, e bem acabado. Pq é proibido querer isso?

          • Ernesto

            O maior problema é o preço a se pagar por isso, infelizmente.

  • thi

    Atlas: acho que a vw venderia mais q o toaureg aqui
    o t-track seria o novo up!,seria uma boa tb

  • Pete Alves

    Esse da primeira foto não é o TCross é o TRoc. Nenhum desses que ilustram a reportagem O é O TCross tem desenho bem mais simples. http://revistaautoesporte.globo.com/amp/Noticias/noticia/2017/12/flagra-novo-volkswagen-t-cross-e-fotografado-em-testes.html

  • Roger Ferraz

    Logo estarão cobrando 100 mil reais por um VW Gol. O salário de quem acompanha isso ?? dólar e inflação em queda, e todo mês tem aumento do preço dos carros, onde querem chegar ??? querem que o brasileiro venda a mãe pra comprar um carro ?? só pode ser….

  • A.T.

    Eu vou de GTI e o Pablo di Si 😂

  • Oberon de Megrez

    Ficou legal… pena que os carros de passeio “normais” vão acabar em breve… Vai ter SUV popular (dizem por aí que a Renault já tem), SUV compacto, SUV médio, SUV grande, SUV sete lugares, SUV esportivo, SUV Coupe, SUV conversível (já ecxzisteé) e por ultimo e não menos importante o SUV off-road (que será o menos vendido).

  • Cláudio Modesto

    Cadê o SUV do up!?

  • Alvaro Mendes

    A VWB parece realmente sem rumo, apegada ao passado e sem muita visão do futuro. Se por exemplo tivesse insistido mais no Tiguan desde o início com produção local ao invés do Golf provavelmente estaria lutando por liderança no segmento. Só resta agora lançar mais um modelo com a mesma cara cansada de sua linha em um mercado já saturado de opções…Boa sorte.

  • Evandro

    o azulzinho ali é quase uma Duster…..

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email