Ecologia EUA Europa Finanças Mercado Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen: custo com Dieselgate chega a US$ 30 bilhões

volkswagen-touareg-v6-tdi Volkswagen: custo com Dieselgate chega a US$ 30 bilhões

Após dois anos, a conta do Dieselgate já superou todas as expectativas. O mega escândalo da Volkswagen que envolveu as emissões de NOx acima do permitido por meio do uso de um software ilegal, que adulterava os resultados durante os testes, agora chega a um patamar de custo que para a maioria dos fabricantes de veículos, resultaria em falência.



Após um recall de 475 mil carros nos EUA, fora os outros 85 mil do segmento de luxo, dentre um total de 11 milhões em todo o mundo, a conta para a Volkswagen pagar, incluindo multas bilionárias, chega a US$ 30 bilhões. Só as indenizações e recompra no mercado americano custarão US$ 3 bilhões. A montadora já havia separado US$ 15,3 bilhões para cobrir todos os custos. Mas, envolvendo os custos globais, a soma alcança US$ 30 bilhões.

Só no Brasil, por exemplo, a VW recebeu uma multa do Ibama por fraude nas emissões de poluentes na picape Amarok. Mas, recentemente, a 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, condenou a montadora à pagar uma indenização de nada menos que R$ 1,09 bilhão aos pouco mais de 17 mil proprietários da picape diesel. Cada um tem de receber R$ 54 mil por danos materiais e R$ 10 mil por danos morais. A montadora vai entrar com recurso e alega que o software estava inativo dos veículos vendidos.

Nos EUA, as reparações em veículos recolhidos na recompra estão demorando. A montadora disse que os clientes terão de esperar pela correção e que o alvo é a hardware. Por lá, a justiça liberou parte dos carros novos presos nas concessionárias ou recolhidos para os pátios espalhados pelo país.

Estes veículos estão sendo vendidos, mas o comprador é alertado que terá de passar por um recall, a fim de eliminar o software malicioso. Nos demais usados, uma parte será recuperada, enquanto a outra não terá outro destino se não o desmanche. Nos bastidores, vários altos executivos da VW foram presos.

De acordo com a Volkswagen, “corre tudo bem na Europa”. No velho continente, a marca está chamando 8,5 milhões de carros TDI para correção. Mas, ao contrário dos EUA, não cabe aos clientes indenização por conta das regras da União Europeia. Estimativas falam em 5.000 mortes por ano no bloco em decorrência da emissão excessiva de poluentes provenientes de carros diesel, mas outras fontes falam em 10.000 por ano. Essa exposição aos elementos poluentes dos carros diesel já teria provocado, somente em 2015, a morte de 38 mil pessoas em todo o mundo.

[Fonte: Automotive Business/Reuters/PHYS]

  • Bruno Silva

    Bola fora demais da VW. Não sei o que passa na cabeça desses executivos, ainda mais um esquema mundial (podendo ser descoberto por qualquer um deles). Que a VW pague o que é devido e aprenda.

    • Deadlock

      A fraude estava dando certo para ela, o problema foi querer enganar também os ianques, nos demais países vendiam tranquilamente, aqui jamais seriam descobertos.

    • Renato Duarte

      mas quem vai de verdade pagar essa conta, você sabe quem né?? rsrsrs

  • carroair30

    è Dona VW MALANDRAGEM SAI CARO !!!!!!! e NAO PODE HAVER DÓ SE FOR A FALENCIA QUE VA!!! E TEM MAIS,ESSA AÇAO NOSCIVA AO SER HUMANO NAO È DE HOJE !!!!

    • th!nk.t4nk

      Falência? A VW tem lucro bruto de mais de 100 bilhoes € anuais. Pra eles isso aí é trocado de pinga cara :)

  • Mauro Moraes

    Essas notícias negativas eu não vejo no blog da VW.

    • Alvaro

      Lá na época que estourou o escândalo, tinha até uma “reportagem” explicando passo-a-passo que tudo era muito alerda a toa, fraldar emissões é uma “marolinha”, que outras empresas estavam fazendo também e bla bla. Ou seja, segundo o dono do blog, se for um VW vale até estacionar na vaga de idoso. hahaha

  • Jesse James

    E Pelo visto so a VW esta pagando os pecados que varias outras montadoras cometeram.

    “Escândalo do “dieselgate” tem 16 novas marcas envolvidas

    O ministro de Transportes alemão citou entre as marcas implicadas a Alfa Romeo, Chevrolet, Dacia, Fiat, Hyundai, Jaguar, Jeep, Land Rover, Nissan e Suzuki”

    • tiago

      Falso, a VW foi a única que, admitidamente, tinha um software que detectava o teste e alterava os parâmetros das emissões.
      Nas outras, até o momento, se verifica uma emissão acima do aceitável em testes reais, mas não existe um software que detecte o teste e altere as emissões.

      • Jesse James

        o Engenheiro do software da Bosch disse que nao era so a Volkswagen, o Ministros dos Transportes da Alemanha citou as outras marcas que enfrentam o mesmo problema, mas o “tiago” do forum Noticias Automotivas eh quem sabe kkkkkk, ta certo.

        • tiago

          Dizer é fácil, cadê as provas?
          Quanto a VW a prova são as confissões do Chefão Michael Horn:
          Michael Horn said the firm was dishonest with US regulators, adding: “We have totally screwed up.”
          Fonte: BBC.com
          Está aí a minha fonte, cite a sua, vamos enriquecer a discussão.

      • Djalma

        Conversa mole, a Renault está sendo investigada na França e na comunidade Européia pela venda de 2 milhões de carros adulterados.

        • tiago

          fontes, cite-as lerei com prazer e direi no que o caso difere do da VW.
          Não adianta, não tem santo, mas a VW foi a pior no caso Diesel, até que se prove o contrário.

          • Djalma

            Pesquisa que você acha!

    • carroair30

      Ainda tem quem a defenda,por isso esse pais nao vai pra frente,somos lesados dolosamente e tem gente que fica com dó do seus algoz,Povo besta afffff

      • Jesse James

        Nao eh defender, eh nao ser hipocrita. Quem entra numa CCS e pergunta o nivel de emissoes do veiculo que esta olhando para comprar ? o nivel exigido na europa eh muito diferente do nivel exigido no brasil por exemplo, que tem uma das frotas mais velhas e poluidoras do mundo rodando, mas o problema mesmo eh o software letal que altera 0,0 alguma coisa %. Ta preocupado com o meio ambiente comece a andar de bicicleta, compre carro eletrico e pare de comer carne vermelha pois caso voce nao saiba a pecuaria de corte eh a MAIOR responsavel pela degradaçao do Planeta Terra.

        • carroair30

          A VW DEVE conhecer a lei e aplicar as emissoes permitidas em cada pais que vende seus trambolhos,se nao o fez e foi descoberto,tem que pagar pelo seu erro doloso,a VW foi tao “sem noçao” que foi fazer essa falcatrua justo em um pais rigoroso com leis como os EUA .Estou preocupado SIM com o meio ambiente e estou preocupado SIM em nao ser ENGANADO.Em relaçao a vc se acha que a VW é uma coitadinha injustiçada,contribua financeiramente com ela para poder pargar essa divida astronomica,vc poderafazer essa contribuiçao de duas maneiras: aprimeira em especie diretamente na conta a outra e comprando esses trambolhos que vende por ai.

          • Jesse James

            Vivemos no Brasil, enganados ja somos todos os dias, principalmente tendo que trabalhar quase 6 meses no ano so para pagar impostos…so estou dizendo que pegaram 1 marca pra tacar pedras, sendo que tem outras envolvidas em casos semelhantes, nao especificadamente nos Estados Unidos, alias os Estados Unidos esta tao preocupado com poluiçao e meio ambiente que o Donald Trump esta acabando com todos acordos ecologicos existentes a cerca disso, as fabricas estao a todo vapor por la kkk

        • Renato Duarte

          RAM 3500 polui 3x mais que uma Amarok,, mas tá tudo bem a RAM polui tanto no dia a dia quanto nos testes sem esconder nada de ninguém,, assim ta tudo certo. kkkk

    • CarlooW

      Ninguém paga o pecado de terceiros.
      Volkswagen está pagando o pecado que ela mesma cometeu.
      O fato é que fez um belo de um marronzinho, jogou pra cima e fez questão de deixar cair na própria cabeça.
      Pode ter certeza de que se as outras 16 concretizarem fraudes vão pagar exatamente aquilo que se deve. Nem mais, nem menos.
      Cara, sem coitadismo, por favor!
      É ridículo alguém ver argumentos para defender falcatruas.

      • Jesse James

        Nao eh defender, eh nao ser hipocrita. Quem entra numa CCS e pergunta o nivel de emissoes do veiculo que esta olhando para comprar ? o nivel exigido na europa eh muito diferente do nivel exigido no brasil por exemplo, que tem uma das frotas mais velhas e poluidoras do mundo rodando, mas o problema mesmo eh o software letal que altera 0,0 alguma coisa %. Ta preocupado com o meio ambiente comece a andar de bicicleta, compre carro eletrico e pare de comer carne vermelha pois caso voce nao saiba a pecuaria de corte eh a MAIOR responsavel pela degradaçao do Planeta Terra. (2)

        • carroair30

          Deixa de ser sem noçao,as emissoes sao estabelecidas por lei,ninguemmprecisa perguntar sobre isso,ou vc quando vai em algum pais pergunta se pode cometer algum roubo ou furto?

          • Jesse James

            Vou exemplificar aqui a hipocrisia, igual professora de ginasio faz vamos ver se da pra entender onde eh o ponto que quero chegar.

            numeros aleatorios so para entenderem.

            Nivel permitido de emissoes em cada pais:

            Europa: 6
            Estados Unidos: 4
            obs: (parece que para empresas estrangeiras eh um, para empresas americanas eh outra, a hipocrisia ja começa ai).
            Brasil: 9

            Perceberam que os veiculos da VW que alegavam produzir 3-4 estava produzindo 6-7 na realidade, para os Estados Unidos eles estavam acima da lei, para a europa dependendo o pais estava acima ou no limite, para o Brasil ainda looonge do limite estipulado por aqui, mesmo porque vale ressaltar que nossa frota circulante eh muuito mais muito velha e poluidora, ai vem o IBAMA , PROCON , JUIZ de primeira instancia querendo multar a VW do Brasil, multar Amarok, multar todo mundo enquanto os veiculos da VW circulantes por aqui estao muito a baixo do limite permitido, e poluindo muito menos que qualquer veiculo velho de 5-10 anos pra tras.

        • CarlooW

          Amigo, toda grande caminhada começa sempre com um primeiro passo.
          Se regras, leis, diretrizes foram criadas é com propósito à ordem, ao equilíbrio, à harmonia.
          Mesmo que os limites de emissões de gases impostos pelas diferentes legislações mundiais sejam desafiadoras o dever básico da gigante Volkswagen não seria acatá-las, uma vez que aceitou comercializar seus produtos nos diferentes mercados?
          Porque julgar que seria hipocrisia dos colegas do fórum que ratificam o cumprimento das leis, em forma de punição, quando foi evidenciado uma grave transgressão?
          Do dicionário Michaelis, hipócrita significa “que ou aquele que demonstra uma coisa, quando sente ou pensa outra, que dissimula sua verdadeira personalidade e afeta, quase sempre por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza, qualidades ou sentimentos que não possui; fingido, falso, simulado”.
          Segundo esta definição, hipócrita não seria a Volkswagen que se fez passar de idônea, honesta, mas utilizou de artifícios eletrônicos e programação engenhosa com o intuito de enganar e falsificar informações?
          Hipocrisia também não seria utilizar destes cheating para trapacear se angariar vantagens sobre a concorrência sob a justificativa de uma motorização mais moderna e adequada, que na realidade poderia ser até inferior que o produto concorrente?
          Já imaginou quantos dos mais de 11 milhões de clientes deixaram de levar um produto devidamente adequado e respeitoso da concorrência para levar um Volkswagen ou Audi por julgar que cumpriam rigorosamente as legislações federais?
          Então, antes de opinar, acusar, ou julgar o que o que é certo ou errado se faz sensato respeitar a leis punitivas de outros países.
          Se você discorda dos desdobramentos concretizados até o momento, mas não tem quaisquer condições de concretizar mudanças naquilo que julga incoerência seu dever mínimo é a obediência, enquanto não angaria competência para fazê-lo.

    • thi

      Eu Sou fan da vw , mas ate agora so Ela tem o chipe. Agora 30 bilhoes?? Como ainda nao vendeu marcas?

  • thi

    30 bilhoes ? Como nao faliu ? Como nao vendeu marcas…sera q Ela tinha 50 bilhoes guardado??

  • Andrew B.

    Será que dá tempo de comprar Amarok usada e ganhar uns trocos?

  • Djalma

    Ou seja, é 3 vezes mais do que vale o grupo FCA, que estaria sendo vendido para a Hyundai por 9 bilhões de dolares. Tá explicada a dor de cotovelo dos haters.

  • Nicolas97

    VW vale 73 Bi, a conta já chegou a 30 Bi, se subir mais pode dar PT.

    • thi

      Acho q o limite he isso, 30 bilhoes!

  • jjmarcio2

    Como fã da Volkswagen(Nâo sou fã boy) penso que ela tem que pagar com todos as indenizações sim e multas, mas me admira muito ela ainda não ter vendido nenhuma marca do grupo, vamos ver ate quando e como ela vai ficar depois de pagar tudo, o problema não é que nos EUA tenha empresa ou marca que polua mais que a Volkswagen, mas sim a manipulação dos testes, como diz o ditado o barato sai caro, vamos ver como vai ser a Volkswagen daqui a três anos, quando lançar os carros elétricos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend