Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen discute com sindicato para evitar 3,6 mil cortes na Anchieta

vw-anchieta-3

A Volkswagen propôs ao sindicato dos metalúrgicos do ABC uma série de medidas para evitar a demissão de 3,6 mil funcionários da fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP. A planta emprega atualmente 10,5 mil pessoas.

A montadora alemã diz que 2,5 mil trabalham na linha de produção e 1,1 mil na administração, onde a Volkswagen está realizando uma reestruturação. Entre as medidas, a empresa propõe PDV, PPE, layoff, mudanças na remuneração, alteração de função, banco de horas e modificação nos reajustes de data-base.

Outra proposta do pacote da Volkswagen é não dar reajuste salarial nos períodos de 2017, 2018 e 2019. As negociações entre VW e sindicato continuam, pois já existe um acordo coletivo para o período entre 2015 e 2019, mas este só valeria se a produção ficasse acima de 250 mil unidades/ano na Anchieta, o que não deve acontecer em 2016.

O sindicato vai apresentar a proposta aos empregados da Volkswagen em assembleias em cada setor. A entidade espera alcançar uma forma de garantir a manutenção dos empregos na planta da Anchieta, que tem atualmente 8,4 mil no PPE e 610 em layoff.

[Fonte: Automotive Business]





  • cleiso

    chega de carroças a preço de premium.

    • Mario

      O fundo do poço ainda não chegou!

      • Fanjos

        Não existe fundo no nosso poço, tem um buraco negro no fundo dele

  • ALVIN_1982

    Baixem os preços, melhorem os produtos e ofereçam AC, Direção Elétrica, ISOFIX, ESP e CMM em toda a linha de série, pra ver se não evita as demissões e de cara aumenta as vendas consideravelmente… agora, vendendo carros caros sem o mínimo de conforto e segurança, é daí pra pior.

    • Alvin, não é por nada não, você acredita mesmo que basta equipar os carros e abaixar o preço que vai evitar demissões? A capacidade ociosa da fábrica já é grande e quer saber? Já faz muito tempo que a VW não precisa de todo o pessoal disponível que está lá para fazer os carros. Mesmo quando o Gol vendia 30 mil. E não adianta o Gol baixar para 30 mil com esses itens que você falou. Ele não vai voltar a vender 30 mil por mês. Não tem espaço no mercado para isso com a crise.

      • Mario

        Concordo. As 4 grandes ficaram ociosas pois perderam vendas para as concorrentes novas. E isso não tem mais volta. Vai ter que diminuir o tamanho, pois o mercado brasileiro não suporta 6 ou 7 grandes.

        • O pessoal não se lembra, mas já existia essa conversa de cortar vagas mesmo no melhor momento do nosso mercado. Claro que quero carros mais equipados, mas daí o pessoal achar que colocar um ESP ou Isofix vai reverter um quadro ocioso que em algumas empresas é mais da metade da linha…

        • carroair30

          Se isso acontece no EUA eles vao falar pra VW a famosa frase que Brasileiro adora: PEDE PRA SAIR……..agora,aqui nao,vao por a VW no colo fazer um carinho e falar o que vc quer pra ficar???

          • Fernando

            Nos EUA a VW demite quem ela quiser demitir desde que pague os direitos trabalhistas conforme a lei vigente. Só aqui mesmo que o sindicato decide quem e quando a empresa pode demitir alguém. O povo pode achar isso uma “garantia” de emprego, mas na verdade essa política aumenta o famigerado “custo brasil” e acaba com a nossa competitividade (não estou falando apenas do setor automotivo).

            • Mas via de regra isso só acontece se a empresa recebeu um benefício do governo como incentivo fiscal , por exemplo. Até onde sei qualquer empresa grande pode fechar uma unidade toda se quiser. Um exemplo são empresas de calçados no RS. Vi muitas empresas com filiais de mais de 1000 funcionários simplesmente fecharem devido a questão econômica. E não existe sindicato que possa fazer algo. Creio que quando uma empresa aceita um incentivo ela se compromete a não demitir funcionários.

              • Fernando

                Você esta absolutamente certo no que disse, no entanto, o caso das montadoras é mais extremo nesse sentido. Caso a montadora tome alguma atitude que, mesmo sendo legal esteja em desacordo com os interesses do sindicado, o mesmo coloca toda sua massa de manobra em greve e paralisa a empresa. Nada contra o diálogo, a negociação e o direito a greve, mas a lei geral das greves costuma auxiliar poucos e prejudicar muitos.

            • carroair30

              E tem mais eu nao sei pq aqui no Brasil a industria automobilistica é tratada ate como algo SAGRADO em paies desenvolvidos quem fabrica CARROS e quem fabrica COTONETES sao tratados a luz da lei igualmente

      • AugustoSeide

        Não acredito, um comentário sensato aqui no NA!!! Já estava perdendo as esperanças, obrigado alessandro

    • Doccar

      Nada a ver o q vc ta dizendo, a VW ta modernizando suas plataformas de produção, vide MQB, com isso, é dispensável diversos trabalhadores.
      É um método de produção mais eficiente e menos oneroso para a VW.

      • Artur

        Mas mesmo assim está descendo ladeira abaixo em vendas há muito tempo. Não só ela, mas também as outras “3 grandes” (se é que ainda é possível nomeá-las assim).

    • carroair30

      Vivemos em um modelo economico de livre comercio e de concorrencia,quem nao se sustentar que saia desse mercado mesmo sendo a PSEUDO GIGANTE VW nesse mercado nao pode haver romantismo a VW so esta “pagando o preço” de varios erros susessivos enquanto outras montadoras estao crescendo ou numa media de vendas satisfatorias

      • Ivo Santos

        As contas engordaram para se produzir excelentes motores, câmbio 6 marchas, piloto automatico, multimídias, sensores chuva, computador bordo, etc. A Volks teve que se virar para ter tudo isso em todos os carros. O estranho é o BRASILEIRO SER DO CONTRA, pois comprava GOLZINHO PÉ DURO à beça com motor fraquinho e seco, AGORA TRES CILINDROS, sem airbags e ABS. Agora, atualizada, COM MELHOR ÍNDICE DE REPARABI-LIDADE, e maior número de Concessionárias, estas infiéis e traidoras dos alemães, pois fazem propaganda e vendas para outras marcas. DAI, A VW SE PERDER NO ESPAÇO E TEMPO.

  • Tosoobservando

    Infelizmente estes sindicatos sao culpados da atual situação e dos carros no Brasil serem ruins e caros, afinal so fazem pressao ao governo para terem beneficios, nunca melhorar para o consumidor, entao….

    • Franco da Silva

      Verdade. O custo final (salário, impostos, benefícios) de um empregado da industria automotiva é sempre mais alto que de muitas outras.

      • Pacheco

        E muito mais alto. Receber 5 mil de salario e uma PLR de 15 mil não é pra qualquer função viu. Conheço muito funcionário com formação superior que não vai ver isso nem em cargo mais elevado.

        • Louis

          Engraçado que exigem participação nos lucros, mas se der prejuízo não aceitam congelamento de salários, etc.

          • Pacheco

            Exatamente… mas isso acontece pq a CUT tira uma parcela mensal dos trabalhadores. É um sindicato que arrecada Bilhões de reais por ano.

            Quem foi o criador desse sindicato? Quem é o maior criminoso do Brasil? Por quem esse sindicato luta?

            • Louis

              O maior criminoso do Brasil? O nove-dedos, claro !

              • Pacheco

                Exatamente… todos os dias eu acordo ansioso pra saber que a Pajero Preta da PF vai estar no ABC a sua procura para leva-lo pra Cadeia.

                E lembre-se… ele vai para o presidio normal, por que não tem foro privilegiado e muito menos ensino superior.

    • Louis

      Sindicalista é pior que político.

      • Pacheco

        Principalmente por que sindicalista no Brasil é Politico.

        O sindicato dos Metalúrgicos qual é? Advinha.

        • Artur

          Pior que é verdade, cara. Até aqui na minha pequena cidade, um dos sindicatos de uma categoria de industriários está na mão de um ex-vereador (foi vereador por diversos mandatos seguidos), que também já foi candidato a prefeito (graças a Deus perdeu) e até a deputado estadual (também perdeu).
          Agora o filho dele é vereador e presidente da Câmara Municipal.
          Enfim, a roubalheira e sacanagem é hereditária na política…

          • Pacheco

            Sindicalista Politico é igual Policial Bandido… o cara usa a profissão para ganhar aprontando para cima dos outros.

            O cara é Politico e usa isso para movimentar seus interesses para retirar as vantagens no sindicato.

  • Felipe

    E agora, sindicato?

    • Pacheco

      Agora eles vão olhar os interesses dele e não do trabalhador e muito menos da empresa/economia.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Benefícios para funcionários são importantes, porém sindicatos sugam a alma das Empresas, não arredam o pé em nada, eu sou da opinião, ou aceitam o queremos ou vão para rua…simples assim, estou cansado de ver trabalhador reclamar, mas eles mesmo só vêem seus direitos, já os deveres com empresa, na maioria das vezes são feitos pelas cochas. O Problema no Brasil chama-se: falta de educação! Um país sem educação e sem valores, não prospera…

    • Marco Antônio

      O pior é que tem gente achando que esse mesmo sistema que destrói a vida das pessoas irá fornecer educação “civilizatória” para as mulas, ops, juventude.! O ciclo de falta de cultura vem de casa e se perpetua na doutrinação das escolas. O mais engraçado é que os sindicatos devem achar que as montadoras são entidades filantrópicas.

  • carroair30

    ta ficando bom

  • Marco Antônio

    Que burocracia desgraçada meu Deus. Toda vez que quiser alterar os planos tem que negociar com sindicatos? Por isso que esse país não vai pra frente.!

  • paulo sergio berezovski

    Esses sindicatos são um câncer

  • Ricardo Blume

    Tudo muito estranho. Os estoques estão lotados, as promoções não aparecem, os preços em alta, aumento das exportações, novas montadoras sendo inauguradas…Tem muita coisa por detrás disto tudo que nunca saberemos.

  • Me impressiona que a empresa quer desligar 1100 funcionários da administração. Pressupõe se que a administração da empresa vai continuar se esses funcionários forem desligados , o que indica que se forem mantidos não são essenciais para a administração da empresa. Isso mais parece um prefeitura ou estatal que possui funcionários desnecessários do que uma empresa privada.

  • CanalhaRS

    Os caras se acomodaram por décadas e deixaram a concorrência tomar o mercado. Agora quem paga é o trouxa do trabalhador.

  • Redpeak77

    Não tiro todo o mérito dos sindicatos, que deveriam estar ali para defender o trabalhador.
    Porém falta bom senso em tudo ali… na cobrança das suas taxas do trabalhador para pagar regalias aos dirigentes, na exigência de tudo o que não se pode nas horas erradas, na politicagem suja, etc.
    Isso leva a um pensamento errado de que não deveria haver sindicato… mas se bem que às vezes lemos cada absurdo vindo desses caras que a vontade é de ver esses podres extirpados da sociedade.

  • Snoop Dogg

    50% DO PREÇO DOS CARROS SAO IMPOSTOS, NA MINHA VISAO, O GOVERNO EH MAIS CULPADO QUE QUALQUER OUTRA PARTE.

  • Zoá Cara Detrouxas

    Compra quem quer, cada um faz o que bem entender com seu dinheiro. Pra mim, que venha cada vez mais o mercado de usados!!!!!!!!!!!!



Send this to friend