*Destaque Clássicos Cupês Europa Mercado Volkswagen

Volkswagen diz que não haverá um sucessor para o Fusca

novo-fusca-fotos-avaliacao-na-71

Muita gente esperava por um sucessor do Fusca atual, chamado no mercado internacional de Beetle. O clássico mundial da Volkswagen era dado como certo com a nova arquitetura MEB, que permite a construção de vários estilos sobre uma plataforma modular elétrica.


Porém, Frank Welsch, diretor de pesquisa e desenvolvimento de produto da VW, jogou um balde de água fria em quem tinha esperanças de ver o besouro em uma nova roupagem e com proposta atualizada. Segundo a revista inglesa Autocar, o executivo afirmou em Genebra que o Beetle não terá um sucessor.

Segundo Welsh, a atual geração será vendida até se encerrar, o que deve acontecer muito em breve, pois há algum tempo se falou no fim da produção do modelo em Puebla, México. Para o executivo, “duas ou três gerações são suficientes agora”, referindo-se ao clássico germânico. A justificativa do diretor alemão é a seguinte: “[o carro foi] feito com história em mente, mas você não pode fazê-lo cinco vezes e ter um new new beetle”.

volkswagen-fusca-itamar


O tema do Beetle parece delicado para a Volkswagen, tanto que Welsh ainda deu mais explicações para o fato da empresa não dar continuidade para seu modelo mais famoso. A alternativa da montadora para seu “carro de patrimônio” é substituí-lo por outro e nesse caso a VW torna evidente a presença do conceito ID Buzz, que vai gerar em 2022 a sucessora da Kombi. Para a marca, ela será o carro de patrimônio histórico em produção.

Welsh disse: “As pessoas perguntaram quando a produção do carro começa, então decidimos fazer assim. É melhor ter isso do que ter cinco gerações de um novo Beetle”. Ele explica que a plataforma modular MEB permitiu que nesse momento a Kombi pudesse retornar em sua forma original. “Com o MEB, você pode fazer um microbus e ser um veículo autêntico com a forma original e o volante montado como o original. Você não pode fazer isso com um motor na frente. Você vê que o conceito é realista”.

new-beetle

Frank Welsh explicou que os conceitos anteriores da Kombi utilizavam plataformas PQ e MQB, mas as duas possuem motores dianteiros, o que inviabilizava o desenvolvimento de um modelo realmente purista, que agora finalmente pode ser feito, pois a MEB tem tração traseira e uma plataforma que se adapta melhor ao propósito do futuro modelo, que inclusive terá uma versão realmente comercial. Tanto é que esta será vendida pela divisão de veículos comerciais da Volkswagen.

Mas, apesar da explicação de Welsh, a mesma atenção com o plano original não foi visto no caso do Beetle. Antes que a geração original do Fusca tivesse saído de linha, o que aconteceu em Puebla no ano de 2003, a Volkswagen desenvolveu nos anos 90 o chamado New Beetle, que foi vendido no Brasil.

Ele tinha tração dianteira e uma proposta que não agradou muita gente. Para tentar se aproximar do clássico, a atual geração até usou um artifício técnico para que o ronco do motor fosse ouvido na traseira. Atualmente, já fora do Brasil, o Fusca é vendido como cupê e conversível em alguns mercados, sendo que ainda milhares de unidades poderão ser destruídas no processo do Dieselgate nos EUA.

[Fonte: Autocar]

COMPARTILHAR:
  • Luciano RC

    Já tiraram de linha aqui e nem tem porque ter nova geração.

  • José Castro Neto

    Querer relançar algo icônico em sucessivas gerações vai estragar a identidade. Achava essa última geração ainda bem atual, é atemporal, remete ao início sem deixar de lado as últimas tecnologias disponíveis. Podiam dar maus uma sobre vida nesse, uns 2 anos quem sabe.

    • Luis Burro

      E qm disse q precisa mudar? É pra ser retrô.

  • th!nk.t4nk

    Que pena. Mas não tem jeito, esse segmento tá em baixa. Bom pra quem comprou e decidir segurar, vai acabar até valorizando.

    • José Castro Neto

      Ele poderia ser um carro de imagem por mais 2 anos se estendesse sua sobrevida. Nunca foi carro de volume nas duas gerações modernas.

      • th!nk.t4nk

        Vou te falar que o new Beetle Cabriolet (conversível) tem um charme do caramba. Até hoje me chama a atenção.

    • Tiago Mascarenhas

      vai virar item de coleção.

    • Ricardo Blume

      Em um primeiro momento acredito que não haverá valorização. Daqui algum tempo, pode ser.

    • Luis Burro

      Antigamente montar carros era uma paixão,hj é negócio,puro e simplesmente.😭😭😭😭

  • Hernan Carlos Granda

    Os dois carros da VW que acho bonitos sao Beetle e Scirocco, os dois fora….

    • Louis

      Eu só vi um Scirocco aí na sua terra, em Bs.As., lindo por sinal.

    • thi

      O sirico volta . O fusca tem q ser eternizado mesmo .

  • Alexandre

    Pensamento ridículo desse Welsh. Poderia ser um carro eterno, assim como os demais, Passat, Golf, etc. Ou em caso mais parecido, o Mini. Não existe isso de recriar, mas apenas atualizar. Eu amo esse carro e teria um facilmente. Embora acredite que isso seja apenas conversa fiada e que daqui a dez anos ele surja novamente. O que importa onde está o motor?

    • Catucadao

      concordo esse carro é a historia da volkswagen, não deveria tirar de linha.

      • thi

        Golf e passat tb

        • Luis Burro

          Mas não como ele.Volkswagen traduzindo é carro do povo e,este era o Fusca.

    • PEDAORM

      Tava concordando em tudo, só não com a última indagação. Onda está o motor importa e muito, 911 está aí para provar isso. Mesmo não estando no lugar ideal para dinâmica (e mesmo que cada vez mais esteja sendo alocado para o meio) o comportamento similar as gerações antigas é mantido pela tradição, como deveria ser. Mas tudo bem, dá para engolir o Fusca com motor dianteiro…

  • Dii Nascimento

    2022 Lança um SUV com nome de Beetle

    • Fanjos

      Se até o Eclipse virou SUV, não duvido mais de nada =/

      • Robert Dniro

        Com certeza, o 500X pode-se dizer que é o SUV do 500, por que não um SUV do Beetle.

        • Ricardo Blume

          Estava tentando mentalizar um Beetle SUV e me assustei. Parei com isso.

          • Luis Burro

            Oras, é só lança lo com motor traseiro,tem vídeos dele competindo de igual até com jipe.

  • Catucadao

    uma pena porque é um belo carro não deveria parar, e de fato esse ultimo fusca tem um design muito moderno vi poucos nas ruas mais ele parece muito mais a frente do seu tempo do que é… e também lembra um Porsche

  • Tanto o New Beatle (antiga geração), quanto o “Fusca” atual, são carros bem acertados para sua proposta. Acho uma decisão errada tirarem o mesmo de produção.

  • Mauro Banqueiro

    Existem várias formas de decretar falência, uma delas é matando um carro com tanta história

    • thi

      Vai ser Eterno

    • Unknown

      VW é a maior montadora de automóveis do planeta! Está longe de decretar falência, meu amigo…

  • REDDINGTON

    A justificativa do diretor alemão é a seguinte: “BLÁ BLÁ BLÁ” A realidade- as vendas não justificam a criação de um novo fusca do zero, esse nicho de mercado está encolhendo no mundo todo e essa carro não faz mais o sucesso de antes. Anda MUITO essa atual, mas…

  • Wellington Myph13

    Podem me xingar, mas o estilo do Fusca não chama mais atenção, nem mesmo se transformar em elétrico…. Mas se olhar bem o desenho dele, da pra fazer um SUV de desenho aceitável e diferente, que assim poderia fazer sucesso. Hoje como Hatch, seu desenho não agrada mais a muitos.

    • Danilo Fróes

      Já existe o 500x, não, pera…

      rs

    • Guedes

      Heresia hein. Então Porsche também não te agrada? Fusca lembra muito um Porsche..

      • Wellington Myph13

        Só nos faróis redondos né?
        O conjunto da obra é bem diferente.
        O Fusca tem a curvatura mais alta, traseira diferente e outros pontos, que pra mim, se tentarem mudar pra SUV, ficaria bom. Até como disse o colega ali, seria algo como o 500X da VW…

        • Guedes

          Pra um carro lembrar outro não precisa ser uma cópia chinesa. Se você acha que só os farois refondos sao o que eles tem em comum, beleza. Polo brasileiro da geração anterior tinha farois redondos também, por isso deve lembrar um Porsche. Tá certo.

          • Wellington Myph13

            Nunca pensei no Fusca lembrando do Porsche, mesmo sabendo que tem mais semelhanças além do farol redondo. Agora, em momento algum eu disse que QUALQUER carro com faróis redondos me lembram os do Porsche… Se pra você é assim quando vê algo, já é coisa sua.

          • Catucadao

            acho que fusca poderia ainda ser vendido em menor escala, como se fosse uma unidade somente para quem realmente quer… um carro feito sobre encomenda… algo parecido com o que a Mercedes faz restaurando os carros antigos ou mais novos… e tem uma unidade somente pra isso

  • Yuri Lima

    Perfeito!
    Acho válida a argumentação: “[o carro foi] feito com história em mente, mas você não pode fazê-lo cinco vezes e ter um new new beetle”.

    Aos fãs, esperem pelo menos uma década e meia para vir uma geração modernizada. Assim o carisma se mantém.

    • Mateus Pinheiro de Carvalho

      concordo, foi isso que eu comentei la em cima

    • Guedes

      Entendo, mas vejo esse argumento como dos mais fracos. Toda geração de carro é chamada de “new”. Porque com o fusca seria diferente? só pq mudou de categoria?

      • Luis Fernando Pozas

        Civic. New Civic. New New Civic. Civic 10. Qual será o próximo?

    • Lucas MTB

      Bem pensado, a releitura de um clássico não pode fazer parte de um portfólio que é renovado de 5 em 5 anos por exemplo.

  • Fabricio

    Até mudarem de idéia novamente…

  • Mateus Pinheiro de Carvalho

    galera, calma, é só pq nao é momento pra ele, eles fazem esse alarde, “VAMO TIRAR O CARRO DE LINHA”, daqui uns anos ele volta de novo, beetle, fusca, é um carro que NUNCA vai ser esquecido, assim como a Kombi, que todo mundo achou que ela ia, e ela voltou atraves no conceito ID Buzz, além de ser pensar os design’s da VW tanto em wolfsburg como daqui são brasileiros, entao eles sabem a importancia que os dois modelos tem e sua força!

  • leitor

    A proposta não agradou muita gente? Sei que agradou muito mais aqui no Brasil. Pena que nos maiores mercados não desperte o mesmo interesse.

    • Gil de Piento

      Não verdade foram os preços cobrados que não agradaram muita gente.

  • wagner

    Em que pesem as tentativas, acredito que a VW nunca conseguiu um desenho que fosse fiel ao fusca. Vejo o Beetle e a atual Fusca como carros que prestam homenagem as linhas do fusca, mas sem o compromisso com o desenho original.
    Caso tivessem sido mais felizes no desenho e com um preço mais acessível seria um sucesso que perpetuaria por muito tempo.
    Em termos de relançamento a Mini e a Fiat foram mais felizes ao reeditar os carros em forma retrô.

  • Alvarenga

    Uma pena. Esta última geração era um excelente veiculo, apesar de ser VW.

  • Danilo Fróes

    Isso me lembra a Edição Limitada de 50 anos da Kombi..

  • Giuseppe

    Vou comprar um pra nunca mais vender.

    Um ótimo carro, com preço razoável e de uma personalidade que não cabe mais no mercado de hoje.

    • Ricardo Blume

      Também sou fã do modelo mas não tem mais jeito. Aqui na minha cidade um Fusca 2016 ficou na loja por mais de um ano. O modelo não se encontra mais lá e até o que eu sei não houve comprador. Pelo jeito, fora do Brasil não está diferente para a VW tomar certa decisão.

  • Ricardo Blume

    A VW realmente não teve sorte com o relançamento de alguns modelos. Sem entrar nos motivos, mas algumas montadoras acertam, outras não. É o caso do Mini e do 500, ao contrário do Fusca e do Siroco.

  • pedro

    É lindo esse caro, é uma péssima notícia. E esse fucão preto aí é demais. Escolheram a melhor foto.

  • Luis Burro

    Ridículo,pra q então recuperar pra descontinuar novamente?Podiam deixá-lo como de nicho.O modelo tem muita história além do nome.

  • Luiz Romeu

    carro de vitrine encomendado pelo marketing da vw pra parecer que eles sabem fazer design e não aquela cara insipida de gol, na pratica é um carro inviável, caro demais para o que oferece, bobo de quem pagou

  • Ubiratã Muniz Silva

    falaram o mesmo da geração anterior.

    espera cinco anos que eles colocam outro retrô, dessa vez elétrico.

  • Isaac Ferreira Santo

    Poderiam ter feito com ele o que a FIAT fez como o FIAT 500. Sempre o mesmo

  • Isaac Ferreira Santo

    Resumo. O que não vende é eliminado. Isso é normal, regra básica de toda atividade que tem fins lucrativos.

  • CanalhaRS

    “Com o MEB, você pode fazer um microbus e ser um veículo autêntico com a forma original e o volante montado como o original. Você não pode fazer isso com um motor na frente. Você vê que o conceito é realista.”

    Como diz a matéria, a explicação do cara não convenceu já que toda essa preocupação em ressuscitar a kombi em seu conceito original não foi seguida com o Fusca. Parece que a VW decidiu dar um descanso para o besouro e botar em campo seu “pão de forma” para jogar um pouco. Acho que ele ainda volta.

  • Xandy Paiva

    Vai entender né, os caras detonam um Veloster aqui nos fóruns e acham bonito o Fusca, fala sério….já foi tarde.
    Tem história, mas outros tb tiveram eram bons e ficaram ultrapassados, segue o jogo….

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email