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Volkswagen do Brasil: Novo Polo, Novo Fox estilo “SUV” e liderança até 2020

novo-vw-polo-2018-33-1024x682 Volkswagen do Brasil: Novo Polo, Novo Fox estilo "SUV" e liderança até 2020

Hoje a Volkswagen está em um amargo terceiro lugar nas vendas no Brasil, com apenas 12% de participação. Em entrevista a Autodata, o presidente da empresa, David Powels, afirmou com todas as letras: “Ser o terceiro no Brasil não é o lugar da Volkswagen”.



Novos modelos

Ele também cravou que em 2018 a Volkswagen volta ao segundo lugar e que no máximo até 2020 ela será líder novamente. O aumento de vendas em 2018 acontecerá graças ao Polo e também ao seu irmão Virtus:

“Começamos a ofensiva quando traçamos nossos planos para a operação. Com os novos produtos que serão lançados no ano que vem, o novo Polo e o Virtus, já daremos um grande passo. A matriz quer que sejamos rentáveis. Liderança de mercado é uma consequência. Mas estar em terceiro ou quarto lugares não é realmente o ideal para a Volkswagen”.

Toda a linha da Volkswagen será renovada em três anos, incluindo um novo modelo no segmento dos SUVs, que faz tanto sucesso no Brasil no momento. Powels inclusive reconheceu que clientes de hatches médios e sedãs estão migrando em massa para os SUVs.

Fox mais alto, estilo SUV

O Volkswagen Fox será reformulado, ficando mais alto e ganhando traços de utilitário esportivo. Sim, prepare-se pois uma espécie de Honda WR-V poderá vir a ser lançado pela marca, aproveitando a estratégia feita pela Honda para modificar levemente um modelo e o relançar como “SUV”.

Outra estratégia da empresa para lucrar mais é tornar seu leque de produtos mais simples. David Powels destaca que há dois anos existiam mais de 340 combinações possíveis na gama da VW, número que hoje baixou para menos de 100, e até dezembro de 2018 serão 93 opções. Isso reduz os custos de produção e também de revenda.

Sobre as vendas que no ano passado foram de 228.000 carros e nesse ano até junho apenas 100.000, o presidente comentou: “Esse ano devemos crescer em mercado no Brasil e na América Latina. Esperamos chegar 430 mil veículos vendidos na região e 300 mil no País. E mesmo assim não fecharemos o ano no azul. É impossível lucrar no mercado de hoje. Todo mundo perderá dinheiro este ano.” O prejuízo da Volkswagen do Brasil vem desde 2015 assim.

  • Maycon Farias

    Lugar da VW não é no terceiro lugar? Será que eles acham ter uma linha completa, barata e melhor que todos concorrentes?. Também não estou dizendo que a primeira e a segunda merecem estar onde estão. Só acho que se o mercado tivesse qualidade, e preço ideal nenhumas delas precisaria estar preocupadas com a atual posição pois estariam vendendo bem em qualquer circunstancia.

    • Ricardo

      E GM merece ser primeiro?

      • Ariel Monteiro

        Você come merda seu analfabeto tu não viu ” não estou dizendo que a primeira e a segunda merecem estar onde estão”

        • Banido por ofensa ao outro leitor.

          • Raul Pereira

            Muito desnecessária ainda por cima

            • Pedro Neto

              vai voltar com fake e continuar enchendo o saco

          • PEDAORM

            Boa! Essa foi ridícula. Até quem deu upvote nesse cara também merecia.

        • Ricardo

          Q braba!

      • thi

        gm é piada

      • Jackson A

        Olha, eu acho que ela merece bem mais que a VW, pelo menos ela tem a melhor negociação para carros de entrada e facilidade de credito, um visual bonito e a possibilidade de um cambio AT por um preço mais acessível, os preços da VW estão totalmente irreais e os carros vem cada vez menos equipados, fora os valores dos opcionais, precisa nem comentar.

        • Wellington Myph13

          Onix Joy 1.0 8v – 40k
          Gol Trendline 1.0 12v – 40k
          Ka 1.0 12v – 40k

          Onix 1.0 LT + Mylink – 47,5k
          Gol Trendline 1.0 12v + CMM + Computador de Bordo I-System e Cluster Digital – 44,5k (Nova configuração no site)
          Fox Trendline 2018 1.0 12v + CMM – 50k (já tem alarme, computador de bordo e vidro elétrico nas 4 portas)
          Sandero Vibe 1.0 12v – 44k

          Onix LT 1.4 – 51k
          Gol Trendline 1.6 + CMM + Computador de Bordo I-System e Cluster Digital – 49,5k (Nova configuração no site)
          Fox Trendline 1.6 + CMM – 54k
          Sandero Expression 1.6 SCe – 52k

          Onix LTZ 1.4 – 56,6k
          Fox Comfortline 1.6 – 57k (2018 já vem com sensores dianteiros e traseiros, vidro elétrico nas 4, CMM, computador de bordo, rodas de liga leve 15 e alarme volumétrico)

          Corolla 1.8 GLi Upper – 92k
          Cruze 1.4T LT – 92k
          Jetta Comfortline 1.4T – 94k (Ou Trendline AT6 por 86k)

          Prisma Joy 1.0 – 46k
          Voyage Trendline 1.0 – 48k
          Voyage Comfortline 1.0 12v – 51k

          Voyage Comfortline 1.6 – 54k
          Prisma 1.4 LT – 56k
          Voyage Highline 1.6 – 57k (Já tem CMM, alarme, computador de bordo, vidro elétrico nas 4)
          Prisma 1.4 LTZ – 61k
          Voyage Highline + Pack completo com CMM maior e navegador integrado e rodas liga 16″ – 63k

          Saveiro Robust CS 1.6 – 47k
          Strada Working 1.4 – 48,5k

          Saveiro Highline CD 1.6 – 67k
          Strada Hard Working 1.4 – 66,5k

          Saveiro Cross CD 1.6 16v – 74k
          Strada Adventure 1.8 – 75,7k

          up Move 1.0 MPI – 48k
          Uno Drive 1.0 + Kit Comfort + Kit Tech – 49k (pra ficar igual ao up!, mas com ESP a mais)

          up Move 1.0 TSI – 53,5k
          Uno Sporting 1.3 + Kit Comfort + Kit Tech – 56k (pra ficar igual ao up!, mas com ESP a mais também…)

          Concordo que falta um AT6 pra competir com o Onix e HB20 automático, mas é isso que o Polo/Virtus deve trazer, Fox e Gol/Voyage devem manter o i-Motion…

          • TSI

            Wellington você é fera na análise de mercado. GM, Fiat e VW estão bem niveladas, porém em promoções, possibilidade de negociação e facilidade de crédito ninguém bate a VW (IPVA grátis, taxa 0, programa sempre novo, descontos), enfim, a falta de câmbio automático será suprida pelo Polo/Virtus, obviamente projetos muito mais modernos e seguros que Onix LTZ e HB20 Premium. Obs: Jetta Comfortline 1.4 TSI (AT6, couro, CMM etc.) está sendo vendido no país todo por 82 mil (imbatível), vide ofertas da semana no site.

            • leandro

              Meu Deus certo que tu é vendedor da Vw, quem vende vw acha q tem o melhor produto do mundo, tenho um up carro caro demais com pessimo custo beneficio, um comentario tem os preços de tabela do Up mas nesses preços o move nem central multimidia tem ate o s.a.v.e do porta malas retiraram no no meu 16 tem retirarm ate o forro do capo. Essa montadora é miserável e merece despencar nas vendas.

              • Wellington Myph13

                up! é caro mesmo, ele já esteve melhor quando se comprava uma Move up! completa por 35k, mas ao mesmo tempo, aproveite que vc tem o up! e faça uma comparação direta, vai na Fiat e ande no Uno Drive 1.0, avalie tudo nele, e me diga, que se no mesmo preço entre Uno e up!, qual você levaria…
                Achei absurdo terem tirado o S.A.V.E do porta-malas dele na versão Move também, pra falar a verdade, devia ser um diferencial dele desde a versão de entrada…
                Todas as montadoras são miseráveis, ou você defende a GM por manter o Onix velho com material mega espartano e simples a preço de 40k? Etios por não ter pintura no cofre? Etc etc etc…

                • leandro

                  Não vou defender nenhuma montadora e sei que o up é muito melhor que os citados porem tu tem que ver que pra cada caso é um caso tipo espaço telas de multimidia ser completo ja que o up nao existe completo e fora preço muito superior pra ti ter uma ideia da pra comprar newfiesta bem completo pelo preço do up.

              • TSI

                Se está insatisfeito com o Up e o fabricante é um direito seu, pode mudar tranquilo para outro produto, na categoria tem o maravilhoso Mobi e no degrau de cima o Onix 0 estrelas Latin NCAP, fique à vontade.

                • leandro

                  Olha amigo por preço ele nao compete nessa categoria porque da pra compra newfiesta, hb20, etios ate argo, mas é um bom produto o up so não vale o que tao pedindo.braço.

            • Daniel

              Vc acha mesmo que a VW é melhor em negociação? Olha meu relato logo acima sobre a compra do Cruze x Golf.

              • TSI

                Nesse caso você tomou a decisão correta. Como disse, os melhores financiamentos e descontos são para a linha Jetta.

              • Offshore LLC

                Quanto a tx 0, neste mes o Golf possui.
                Qto a 20mil de acessorios, vc estar coberto de razao eh pouco, na hora da venda, esse valor equivalente a uma boa moto vai para o ralo.
                Quem compra 1 Vw basico perde menos.
                Quem deixa maior soma de $ na Vw, perde +.
                Esse, infelizmente eh o principio Vw…aquele cliente que mais prestigia, que mais paga pelos pacotes, é exatamente aquele que mais perde $.
                O cliente prestigia a Vw e ela te responde com um Top Top.
                Os pacotes deveriam vir inclusos em versoes basicas, meio basicas, medias, completas e super completas (ou ateh menos versoes), na nota fiscal da versao do modelo, para registro no documento, de maneira que a Fipe possa avaliar justamente e exatamente por aquilo que possui com itens de serie e nao pacotes de acessorios, mesmo que seja de fabrica.

                • Daniel

                  Não precisa ir muito longe, só olhar o exemplo da GM:
                  Cruze LT: mais basico com tudo que se precisa pra categoria, sem firulas (ESP, 6airbags, motor turbo, ar digital)
                  Cruze LTZ1: intermediaria – adiciona algumas “firulas” (DRL, bancos em couro, multimidia maior, chave presencial, teto solar, etc)
                  Cruze LTZ2: completa (assistente de faixa, alerta colisão, alerta ponto cego, banco do motorista com regulagem eletrica, baliza automatica, farol alto adaptativo…)

                  Podiam fazer o mesmo com o Golf
                  Confortline : com o basico da categoria
                  Confortline + : com os itens do pacote exclusive
                  Highline : atual Highline com pacote exclusive
                  Highline +: atual Highline com pacote Premium.

                  Mas, claro, enxugar os preços dos opcionais trazendo pra proximo dos concorrentes

          • Ricardo Rangel Lirio

            Wellington, nessa última semana trabalhei com um Gol 1.6 MSI 2017 enquanto o meu carro estava na manutenção.
            O único fator positivo que observei quando o comparava com o Ônix (não possuo o Ônix) foi o bom motor 1.6, que tem fôlego/respostas rápidas já em baixas rotações. De resto, o produto Gol está hoje muito aquém do GM.
            Cito por exemplo o câmbio (que sempre foi um fator elogiado da VW), com engates imprecisos quando acionava a primeira marcha (em inúmeras vezes entrou a ré, mesmo sem precionar a alavanca para baixo), a “impossibilidade” do engate da segunda marcha em reduções (tinha que engatar a primeira, esgoelando o motor para depois acioná-la, pois de terceira ou quarta ela não entrava) expondo-me a situações de risco de colisões em saídas de semáforos, balizas etc (seria característica do produto ou daquela unidade?).
            No que tange ao seu interior, a sensação de carro extremamente espartano se dava ao olhar para sua forração interna, com carpetes que expunham partes da sua lataria e aparentava inferioridade. A vedação das portas é muito ruim, não impedia a entrada de vento em velocidades a partir de 100km/h aumentando muito o ruído interior. Isso leva a crer que a poeira, entrando por elas, será companheira do interior do veículo. As portas balançavam e produziam barulhos ao passar por ondulações nas rodovias. O seu belo e bom volante (sem regulagem de altura) simplesmente tampa o velocímetro impossibilitando que visse velocidades acima de 80km/h sem abaixar minha cabeça. Até o seu comportamento dinâmico (que também era referência) não me agradou.
            Quando comparamos o produto Gol com HB20 e KA, até o seu bom motor fica ofuscado. Assim sendo, hoje ele merece sim estar no segundo pelotão de vendas, pois de longe não acompanhou a evolução do mercado em qualidade, apenas em preço. Quem testar os concorrentes não compra o VW. E se esses fatores se estenderem aos demais produtos da linha e permanecerem nos próximos, a VW só sairá do terceiro posto para uma colocação pior.

            • Wellington Myph13

              Cara, vc vai me desculpar, mas vc pegou um carro Podre, só pode…
              Você pode perguntar pra QUALQUER um na rua, sobre o cambio dos carros VW e vc não vai achar NADA disso que vc citou ai… Meu cunhado comprou um 2017 1.0 e não tem esse problema, cliente meu comprou um comfortline 1.6, ama tudo nele…
              Meu Gol power 2013 que comprei usado com 30mil km, não batia NADA, tudo um silencio dentro do carro (e rodo pra trabalho em cidade, não ando em vias lisas não, só remendo em cima de remendo, lombadas e depressões e tudo que é tipo de solo lunar)… O 1.0 do meu cunhado ele usa muito em estrada e já esta quase em 20mil km (pegou no fim do ano passado) e um silêncio…
              Meu up! nunca fez barulho algum, e cambio também sem nada disso que vc citou…
              Impossibilitar redução pra segunda, tendo que engatar primeira?! Sério, o cambio tava estourado, algum BO aconteceu ali e vc não sabia, isso não é referência de que todos os VW são assim…
              Vá em uma VW e faça um test drive em um Gol Comfortline 1.6 com regulagem do volante e veja se vc acha qualquer sinal de igualdade com esse que vc citou…

              Onix Joy é tão pobre quanto o Gol Trendline, e o Onix novo é tão bem acertado quanto o Gol Comfortline que tem painel totalmente renovado e bem encaixado… A Porta do Gol/Voyage poderiam evoluir, isso não vou discordar, elas destoam totalmente da renovada que a VW deu no painel. Bancos e tudo mais são de mesmo padrão, só sendo melhor os bancos do Onix LTZ.

              Os carros estão em preços compatíveis, e se evoluir nos detalhes, como você esta sugerindo e eu citei no meu outro comentário sobre isso (nesse eu só copiei e colei os valores), ai sim a VW pode começar a ver o mercado reagir.
              Meu comentário foi mais focado em abanar os haters de VW que falam de preço e preço e preço, mas olha ai a tabela de preços com os carros mais vendidos e comparáveis com os VW, tudo na mesma faixa…
              Obviamente cada um evoluiu de uma forma, e o Gol/Fox/Saveiro ficaram velhos, melhoraram com o interior renovado, mas ainda precisam de um extra pra brigar.

              • Filipe

                O do meu antigo gol era péssimo!

              • Ricardo Rangel Lirio

                Meu caro, entendi seu ponto de vista e o respeito, pois vive uma realidade atrelada aos produtos dessa empresa. Eu já tive VWs, me permiti experimentar outros produtos e posso lhe dizer que faz muitos anos que seus concorrentes são superiores a ela. Não um mais vários.
                Questionei se o produto era assim (na parte da segunda não entrar nem por reza em reduções) ou aquele carro era assim, não sei. Mas ao menos no aspecto dos engates acidentais de marcha a ré no lugar da primeira, eles se repetem com outras pessoas proprietárias com quem conversei. Isso é inadmissível.
                Os concorrentes não ostentam a espartanidade que o modelo que usei. É muito incoerente ter de adquirir um modelo top de linha para ter a visão dos instrumentos do painel (até isso é opcional num VW de hoje?). A VW deverá fazer um profunda reengenharia se realmente desejar ter mais marketshare do que hoje possui.
                Lhe aconselho a encarar automóveis apenas como produtos. Olhar para o lado pode trazer boas surpresas. Isso aprendi com o tempo

                • Wellington Myph13

                  Eu já tive carro de varias marcas, e meu vicio por carros me faz testar tudo que é tipo de carro chega no mercado, até os gerentes e funcionários da CSS já me conhecem e já até cheguei a buscar carro (sozinho) de teste drive de uma matriz pra outra loja da mesma css.
                  A questão do cambio eu ainda acho muito difícil ser uma coisa natural e nunca ouvi relatos desse tipo de coisa em lugar algum. E como disse, meu vicio me faz ir atrás de tudo que é fonte que eu posso…
                  Eu só tive 2 VW, e os dois me marcaram por sua dirigibilidade e acertos, mas eu troco de carro o tempo todo, comecei com Classic, Corsa 1.4, Symbol, Celta, Bravo Dualogic, Honda Fit, Gol I-Motion, up!, March e agora o Sandero com Easy’R… Eu não tenho apego a VW, eu só defendo certas coisas que os experts da internet falam sem parar sem ter ao menos uma experiencia própria… Os carros estão dentro do mercado, Gol compara com Onix Joy tranquilamente, e na versão intermediária com painel renovado e cluster digital, compara com o novo Onix, HB20 nem tem o digital, nem de opcional ou versão top, nem direção elétrica ele tem ainda… Fox pode ser um carro de 13 anos de mercado só sendo reestilizado, mas internamente recebeu padronagem acima da média, só peca mesmo em ser um carro mais caro e não oferecer Isofix e mais Airbags junto com o ESP na Top…
                  Onix Joy entrega painel digital laranja simples e o Onix novo aquele digital maior. Ford Ka só oferta computador de bordo na versão Top e não oferta nenhum painel melhor em nenhuma versão, HB20 não tem nem o Digital até hoje, mesmo sabendo que seu concorrente direto é o Onix que só usa cluster digital…
                  Os Gol/Voyage tem painel melhor já a partir da Intermediária, não necessário partir pra Top como vc citou.

                  Os VW não são a ultima bolacha do pacote, mas estão longe de serem extremamente caros ou de baixo nível perto da concorrência… Se ela evoluir em certos detalhes, já chega no que os novos de mercado oferecem, e assim o mercado vai mudando…

                  • TSI

                    Por sua grande experiência seus comentários merecem total credibilidade. Com certeza a linha Polo (já elogiada na imprensa lá fora) vai trazer a evolução que você citou, e quem ganha com isso sempre é o consumidor, com mais competição e oferta de bons produtos. Como você bem sabe, fora os projetos mais antigos Gol/Voyage e Fox, no resto a VW vence todos os comparativos da mídia automotiva (Up TSI, Golf 1.4 TSI, Jetta 2.0 TSI, Passat etc).

                    • Maycon Farias

                      Concordo que o polo será O grande VW. O único que arrebatou meu desejo. Merece até palmas.

                • TSI

                  Concordo apenas que o Gol esteja defasado diante do Onix LTZ 1.4, mas o Fox com certeza não.

              • TSI

                Cara tive Gol 1.0 2000 e o câmbio era muito bom, dirigi o Fox 2014 uma vez eita carrinho macio e o câmbio era uma manteiga de tão bom. Esse Gol MSI 2017 que o Ricardo pegou com certeza está com defeito.

          • wagner

            Entendi perfeitamente sua colocação.
            O problema é que o mercado, assim como eu também, vemos o Gol e o Voyage como um produto abaixo de Ka, Onix e HB20. O Fox sim tem essa pretensão, mas já está muito cansado no mercado sem um nova geração.
            Tenho certeza que o Polo automático não custará menos que R$65.000,00, ou seja, vai vender pouco.

        • Ricardo

          Dizem que os carros da VW são caros, mas quando se compara com as outras marcas é tudo mesmo nível, não entendo isso!

          • Italo Santana

            creio que seja muito simples… a VW tem melhor mecânica, visual “sóbrio” (para mim sofrível) e gasta em marketing especializado por isso é mais caro. Hyundai tem mecânica ok, marketing e estética. Fiat mecânica antiga, custo baixo e preço baixo.

  • Diego Lip

    Mudar é difícil, mas se acomodar é perecer. Foi o que houve com a Volkswagen. Mas não adianta querer mudar e colocar o preço lá em cima. Estou curioso pra ver os preços do Polo.

    • Renato Duarte

      Se o novo polo custar mais caro que o New Fiesta, pode esquecer,,, o polo vai se vergonha de mercado de novo. O Fiesta é 1.6 com 125cv e custa 48 mil.

      • Wellington Myph13

        Fiesta 1.6 é tabelado em 53660,00… ele custa 48k em promoção ano modelo 2017…
        O 2018 não vai ter todo esse desconto…

      • Airplane

        O câmbio do Fiesta, o “powershit”, é um lixo e já foi retirado na nova versão do Ecosport, por isso o preço baixo para a desova (promoção) !

        • Ricardo Rangel Lirio

          Esse preço é com o câmbio manual. O automatizado, que será descontinuado assim como ocorreu no mercado norte-americano, é opcional.

    • Ricardo Rangel Lirio

      Pode esperar por preços a partir de 70 mil fácil.

      • Diego Lip

        A Volkswagen já falou que os preços começarão para o Polo a partir de R$ 50 mil.

        • Gustavo73

          Falou?

          • Diego Lip

            No site Carplace tem uma matéria falando do novo Polo.

            • Gustavo73

              Eu sei, mas não lembro de nenhuma declaração oficial da VW. Só que o carro teria preços “competitivos”. Algo bem genérico. Ainda tenho dúvidas sobre esse Polo 1.0 aspirado. Mas na melhor das hipóteses 50k. E sinceramente eu dúvido. Tem muito tempo que mesmo quando a VW acerta no produto erra no preço. A última vez que eu lembro seria no lançamento do Golf VII.

              • Wellington Myph13

                O configurador da VW continua zoneado, mas o Gol já deu uma pista.
                Ele agora só tem Trendline 1.0 e 1.6 e Track 1.0…
                Na Trendline agora, se vc adicionar a CMM, ele adiciona comandos no volante e o Cluster Digital com computador de bordo, ficando o 1.0 com esse opcional por 44551,00 e 1.6 por 49581,00… Preços bem competitivos dentro do que temos ai até 50k.
                Fox ficando apenas com a Track de 53k (que ganhou CMM, Alarme, Rodas de Liga, sensores dianteiros e traseiros, tudo de série) e a CrossFox de 69k já com ESP e tudo mais.
                Deixa um espaço ai pro Polo entrar acima de 55k, e de preferência com 1.0 TSI e nada de MPI de 90cv… Diria mais que MPI de 90cv seria mais uma atualização de modo geral pro MPI, do que o Polo vir com ele…

                • marcos rissato

                  Quem sabe vc esteja acertando algo, de preferência o preço do TSi.

        • Ricardo Rangel Lirio

          Questionei se viria nesse patamar na concessionária (50mil) local e o vendedor disse que deveria vir no acima, de 60 a 70 mil, partindo de versão 1.0 de +/-90cv

          Veremos.

          • marcos rissato

            60K o 1.0 MPI é um “natimorto”

            • Ricardo Rangel Lirio

              Depois de ler que a VW “deve” encerrar a produção local do Golf no Brasil, creio ainda mais nesse patamar de preços. Vão substituir os Golfs pelos Polos/Virtus.

  • Duh

    Esticar ainda mais o Fox sendo que já tem o Cross, Volks só demonstra que vai continuar que seu portfólio bagunçado, tira logo o Foxnossauro e toda sua turma de linha, deixa o Polo no lugar com o Gol de entrada e coloca logo o suv compacto novo.

    • Andre Cupertino

      O Fox civil vai acabar com a chegada do Polo. Só restarão Track e Cross. Com eles a Volks vai fazer essa transformação. Não tem pq tirar de linha um veículo q vende tão bem quanto o Fox. Na Volks quem tira os veículos de linha é sempre o mercado. E o mercado ama e quer o fox.

      • Edinaldo_Tapica

        Ri com o civil kkkkkk. Então o Cross é o militar? (eu entendi, tou so brincando pra não chorar dessa piada que é esse carro…)

  • Paulo Camelo

    O problema da VW no Brasil na minha opinião é de ser umas das primeiras a trazer novas tecnologias aos seus veículos! Porém o preço sempre Salgado, sendo que outras marcas apesar de trazer alguns anos depois as mesmas tecnologias o preço é bem mais interessante. A respeito do Polo não será diferente …

    • Raul Pereira

      O único pra mim que tem tecnologia aceitável é o Golf, mas é tudo opcional, se você não quiser comprar a parte, leva praticamente o carro com volante e kit dignidade da categoria, nada a mais.

      • Gustavo73

        Nada a mais? Qual hatch da categoria tem de série um pacote completo de segurança? Só para falarmos do básico.

        • Raul Pereira

          Ah, mas tem uns itens ali que não precisariam estar nos opcionais, poderiam vir ‘junto com o carro’. Claro, que não dá pra colocar os itens de segurança top de linha da Europa sem custo adicional aqui, mas uma coisa ou outra mais essencial já poderia vir com o carro. Mesmo na GTI top de linha, você ainda tem que pagar a mais pelo assistente de luz para farol alto.

          • Gustavo73

            Acho que de série só falta o volante multifuncional e o piloto automático. São 7 airbags esp/ tc, frenagem pós colisão, CMM com Android Auto e Carplay, frente ao alemão não tem o Autohold. Fora claro o 1.0 Tsi no cofre. Por exemplo pelo mesmo valor você leva o Focus SE com 1.6 Sigma, 2 ab esp/tc e nem CMM tem.

            • Raul Pereira

              Bom ponto, mas para ser justo, se pesquisar bem nas css, sempre tem um modelo jogado com alguns opcionais a mais que um possível comprador pediu, mas desistiu da compra e dá pra pegar com uns descontinhos porque precisam desovar logo, então você consegue um preço que compensa bastante dependendo do pacote de opcionais. Mas aí é depender da sorte

              • Gustavo73

                Na CSS, principalmente nos grandes centros e com as vendas em baixa realmente pode se encontrar alguns bons negócios. Mas está bem complicado no geral.

  • Lucas086

    Faz que nem a Gm e Hyundai, um modelo atacando em vários sub segmentos, com várias versões e séries e tal, as vendas refletem que algo está certo com essa estratégia.

  • Atl77

    Acredito para a liderança chegar ao grupo precisam contratar um designer pois todos os carros são iguais, porem se for para o lado financeiro a estrategia da VW é boa, pois com uma só plataforma conseguem desenvolver todos os modelos da marca, kkkkkkkkk

    Não fiquem bravo adoradores da marca é somente uma piada com vários fatos

    • Raul Pereira

      O design alemão de modo geral é bem parecido e ‘reto’, vejo essas características na Audi e VW, são carros bem parecidos dentro das marcas. Problema é que a VW tem feito os carros praticamente iguais um do outro. O Polo agora que muda algumas coisas, mas nos modelos nacionais identidade de marca virou desculpa para eles usarem o mesmo design em todos os carros.

      • PEDAORM

        Mercedes faz todos os carros idênticos e ninguém reclama.

        • Raul Pereira

          Pensei em colocar a Mercedes na lista, mas não estou a par dos designs atuais deles, mas fora o fato de trocarem os formatos de lanternas a cada ‘geração’, sim, acho os carros deles muito iguais, também.

          • Luconces

            Mercedes é tudo igual…

  • Rodrigo

    Ué, mas o Fox mais alto estilo SUV não é o Crossfox? Não entendi…

    • pedro rt

      eles vao acabar com as versoes track e crossfox na proxima reestilizacao do fox e vao fzer um mini suv tipo o wr-v entendeu? sem aquele pneu traseiro

  • Adriano Cardoso

    Com essa política de preços periga cair pra quinto lugar do mercado.

  • Anderson Moraes

    Carros populares custando 65k e a empresa ainda não dá lucro??? Como assim?? Explica essa estória aí pra mim…

    • Renato Duarte

      Saveiro chega nos 75 mil. Falar uma frase dessas foi um abuso…

      • Jackson A

        Imagina o preço que os novos carros dela vão ter que chegar pra dar lucro então, kkk.

        • Raul Pereira

          É capaz dela fazer igual a Honda muito ridiculamente fez com o Fit e laçar o Polo com hodômetro de Fusca e só a top de linha ter aquele digital todo bonito. Lembro do lançamento do Fit com aquele hodômetro âmbar… foi bizarro.

          • Gustavo73

            Painel digital em um compacto de série?

            • Raul Pereira

              Está falando do Polo ou Fit?
              O Fit, mesmo na versão Top tem um painel
              normal de carro popular,mas a Honda quis baratear ainda mais e deixou
              um de Kadett (http://3.bp.blogspot.com/-xSN0B1Idp9U/U53F0Z0K15I/AAAAAAABYM4/QlPohy4XZIk/s1600/Novo-Honda-FIT-LX-CVT-2015+(9).jpg), só a top de linha (no lançamento, 65k) que tinha aquele
              todo bonitinho anunciado que mudava de cor na condução econômica.

              Quanto ao Polo, acho que não custa nada, afinal, um visor de 7 polegadas hoje em dia é bem barato de produzir, não sei porque as montadoras ainda insistem nos analógicos. Também tem o Onix, que é popularzão e tem um digital.

              • Gustavo73

                A tela é de 12,5″. A mesma do Audi TT e A4 ou do Passat. No caso do Fit o problema era o preço e como você disse só vir na versão top sem ser aquele laranja.

                • Raul Pereira

                  Pode ser até frescura, mas acostumei muito com painel digital, gosto muito do mostrador maior e tudo. Além de que o design interior do Polo ficou lindo.
                  Mesmo assim, não tem como eles trazerem ele pra cá sem o painel digital, ia descaracterizar totalmente o carro, possivelmente pra manufatura ia sair mais caro e dar mais dor de cabeça que manter a tela. No caso do Fit ainda conseguiram dar um gato, já que era analógico por analógico. Mas isso vai refletir muito no preço, conhecendo a VW BR

                  • Gustavo73

                    O painel digital não é de série no Polo em nenhuma versão, não é nem no Audi A4 na Europa. Esqueça os Polos que você viu no lançamento. São carros completos com todos os opcionais(R-line que Beats Audio ou GTi) custam 22/25 mil euros preço de Golf Highline por lá. O Polo lá parte de 12 mil euros. Com preço médios na faixa dos 15/18 mil euros. O painel digital custa uns 700 euros como opção no Golf. Em uma conversão direta daria 2500 reais.

                    https://youtu.be/iYAV8Uft0Do

      • Wellington Myph13

        Mas os preços que os carros chegam na ponta final não dá pra “reclamar” porque todos os concorrentes chegam tb…
        Up TSI custa 53k, mas uno 1.3 também custa isso igual ao up…
        Saveiro Cross CD custa 75k, mas a Strada 1.8 CD também custa isso e nem ESP ou freio a disco nas 4 rodas ela tem.
        Voyage chega a 60k, mas Grand Siena sublime também, gol chega a 60k, mas Onix também…
        Os preços estão dentro da realidade do mercado, só que um detalhe aqui é outro ali é que faz o cliente escolher a outra marca… Se a VW fizer o dever de casa e ofertar os itens mais pedidos pelo consumidor, incluir na versão sem opcional e jogar ofertas na casa dos concorrentes, vai vender bem… É esperar pra ver…

        • Ricardo Rangel Lirio

          Como lhe respondi acima no argumento de paridade de preços, os “produtos” hoje são muito inferiores num contexto geral. Não dá para sustentar essa sua análise se o consumidor simplesmente testar os carros.

      • Anderson Moraes

        Hã???

    • Deadlock

      Vou ajudar a VW, não comprando nenhum de seus produtos, para que seu prejuízo não aumente…

  • Lula Malucão

    Podiam deixar o Fox como um experiencia de renovação de visual, pois a mesma cara já está cansada.

    • Matthew

      Daqui a pouco vai superar o Opala em longevidade e número de alterações sobre um mesmo projeto-base, sendo que na época do GM o mercado era totalmente fechado à importação.

      • pedro rt

        o fox fez esse ano 13 anos q foi lançado, o 4p e de 2004, portanto ainda tem chao pra chegar nos 21 anos do opala…

        • Edinaldo_Tapica

          O Fiesta Amazon era concorrente direto do Fox e foi substituído por Ka… Mais que 3 facelifts pra mim, é safadeza, estupro de design. Eu não compraria um Fox de jeito nenhum

    • André Gonçalves

      O fox precisava de uma plataforma nova, é um carro muito espaçoso, mas essa plataforma já deu o que tinha que dar.

    • Lula Malucão

      Podia fazer igual o polo antigo, farol redondos, totalmente diferente dos outros da marca visualmente, vendeu bastante, Podia inovar com um SUVzinhinho diferente, senão vai sair mais um Gol alto.

  • Ailton Junior

    kkkk. Boa piada. Enquanto a VW Br se achar a ultima bolacha do pacote nunca vai crescer e só vai cair mais. O novo Polo e o Virtus não vão cheirar e nem feder.

  • Hater x Haters

    Não consigo acreditar nisso. Só tem uma chance disso acontecer: o Polo e Virtus terem preço de Onix e HB20. E não falo somente de preço de compra, mas tb de manutenção e revisões. Alguma chance disso acontecer? Só se a VW for muito ousada, coisa que não vimos com o Up não é mesmo?
    Acredito mais a Toyota ser líder em 2020 que a VW. Calma, explico: com as ótimas vendas do Corolla e Hilux, e os novos Yaris e Vios, além da nova geração do Etios (se tiver um design mais agradável como a Toyota prometeu, vai rachar de vender) que pode chegar em 2019 a 2020, a Toyota pode surpreender.
    Além disso a GM tb não quer perder a bocada e não vai ficar parada.

    • Jackson A

      Jamais, sem chance, o preço vai vim quase nos 60k, fora os opcionais, ai que a VW brilha.

      • Hater x Haters

        Então qual a mágica que a VW vai fazer para ser líder? O novo Gol só vai chegar em 2020 pra mais.

        • Jackson A

          Não vai, isso é apenas papo furado, eles sabem disso mas não podem assumir.
          Se basear os valores pelo lançamentos passados… o preço sempre vem alto demais.

        • tiago

          Se o presidente está confiante, talvez eles sacrifiquem as margens de lucro em nome do market share. É totalmente viável, mas os acionistas/investidores não gostam dessa estratégia, veremos…

          • cepereira2006

            É viável, mas não vai rolar. O presidente está só jogando para a torcida. Na hora do jogo você já sabe como é. Preços altos seguidos de aumentos frequentes. Aconteceu com o Tiguan, Golf, Up e tantos outros, até as vendas morrerem ou regredirem sem volta. Esse Polo não vai ser diferente.

            • Gustavo73

              É que não foi exatamente isso que o presidente falou.
              “Com a renovação completa do portfólio de produtos da Volkswagen na região, programada para acontecer nos próximos três anos entre o fim de 2017 até 2020, Powels avalia que a marca voltará gradualmente à sua posição de maior dominância no mercado brasileiro, ocupando uma das duas colocações do alto do ranking nacional de emplacamentos. “Com os lançamentos que vamos fazer já a partir de novembro, quando chega o novo Polo, logo depois com o Virtus e (os importados) Tiguan de sete lugares e novo Jetta, temos condições de voltar ao segundo lugar em 2018”, diz. ” Na verdade em momento algum da matéria se fala no ano de 2020.

        • Luconces

          A VW vai usar a mesma mágica da Fiat que disse que o Argo vai ser líder.

      • Osni Duarte

        “Vai vim”… Uixxx….

    • Renato Duarte

      Eu nem acredito que isso irá acontecer.

    • Verdades sobre o mercado

      Finalmente consegui concordar com você. A própria Honda já projetou Toyota em 1o. lugar em 2020, com Hyundai e GM completando o pódio (não sei como a Hyundai pode conseguir o pódio com sua capacidade instalada atual).

      • thi

        Amigo a vw vem forte ,pode apostar . Acho q ela leva viu…se com gol fox e voyage antigo jacesta praticamente em segundo

        • Verdades sobre o mercado

          Eu gosto bastante dos carros da VW(fui gerente de CSS VW por 8 anos) mas ela esta bastante atrasada e quem chega depois tem mais dificuldade. Além disso a concorrência também vai lançar novidades. Tem tambem o problema do preço. Pra terminar tem a questão do desgaste da marca no mercado. Pra liderar vai ter que surpreender o mercado em vários aspectos.

    • Rogério R.

      Realmente se a Toyota caprichar na futura geração do Etios ele vai vender bem. Agora além da Toyota e GM a Renault tbém tá se mexendo com a chegada do Kwid, Sandero/Logan reestilizados, Duster geração 2, novos motores. É a batalha pela liderança será uma das melhores de todos os tempos, será épica. Na minha opinião a arma mais devastadora dessa batalha será o pequeno Kwid, esse dará trabalho para a concorrência!

      • Raul Pereira

        Acho que o Yaris também vai ter um papel importante. O para-choque novo deu uma visão melhor para o Etios

    • Wellington Myph13

      A Toyota é bem pé no chão, e o Etios deixou de ser um popular de 39900 igual foi ofertado um tempo e passou pra 46k na versão mais pelada do mundo. Dirigibilidade, desempenho e economia dele é excelente, isso não se discute, mas é de gosto duvidoso como todo mundo sabe. Se ela realmente renovar bem ele, painel diferente, adotar uns itens extras ai na versão de entrada, e MANTER o preço, pode até ser que arrebente de vender mesmo, mas não vejo tudo isso acontecendo e o preço ficando o mesmo… Chuto que o Etios vai ser o Argo da Toyota, partindo de 50k com as renovações… Salgado pra um carro que poderia ter volume bom de vendas.
      Espero estar errado, afinal se a Toyota tiver um desses por 46k, a concorrência tem que correr atrás…
      A VW só vira líder em 2020 se ficar BEM agressiva nas mudanças dos carros… (os preços, eu postei as comparações e estão dentro do mercado, mas com carros mais datados e que na ponta final, o cliente escolhe o mais novo)
      A VW já eliminou um monte de opcional (pra quem vive reclamando de opcionais, não acompanha noticias nos blogs que comenta, porque na Motor1 e aqui no NA já foi comentado isso), vai incorporar 80% dos opcionais por versões, e deixar só os opcionais diferenciados que nem todo mundo tem preferencia de levar…
      Você citou preços de manutenção e revisões iguais aos de Onix e Hb20, mas isso já é assim com Gol/Fox/up!, revisões a cada 10mil km ou 1 ano e preços na mesma média da concorrência (também é outra coisa que está em várias noticias nos blogs comparando revisões até 30mil e os preços são iguais), com o Polo usando 1.0 TSi e 1.6 16V MSI os preços de revisões e manutenção serão os mesmos…
      Só citando coisas que todo mundo pega no pé da VW, mas é só pq tem muito amor envolvido, porque já é tudo bem tabelado por igual com a concorrência desde o meio do ano passado…
      A Vw só precisa melhorar nos detalhes dos carros, como evoluir o painel da porta da família Gol (que destoa da renovação que a VW fez no painel), lançar o Polo sem preço de ouro, trazer logo o SUV que, mesmo atrasado, com certeza terá venda na casa de 2000 unidades e consequentemente vai trazendo mais clientes pra dentro da marca… ofertar itens extras de segurança como ESP e mais airbags em versões mais top… e ir vendo a evolução aos poucos… O mercado hoje está muito conservado, o crescimento é pouco, e se vende 1 gol a mais, é porque vendeu 1 Onix ou hb20 a menos (e assim como quando o Kwid começar a liberar os lotes, vai ter 2000-3000 mil unidades a menos dividido entre Onix/Hb20/Ka/Gol/Sandero), então não é tão impossível isso acontecer…

    • predadordemarea .

      Se for esperar a liderança da VW pelos preços do Polo e Virtus baixos………………..
      Pode esquecer.
      Veja o Golf 1.4 TSi.
      O carro não vende nada e eles não diminuem o preço.
      Eles estão colocando várias virtudes no Polo sabe porque?
      Para cobrar por isso.

      • cepereira2006

        Essa de matarem o Golf eu não entendo. A maior incompetência gerencial que já vi, merecia um case, um livro…A demanda reprimida que tem esse carro… Quantos daqui comprariam um Golf 1.4 se tivesse um preço razoável? ô alemoada, não enxergam? Não precisariam nem gastar para projetar coisa alguma, pois está pronto!!!!! Basta colocar um preço que caiba no planeta terra.

        • Stroka

          Não defendendo a VW, mas empresa nenhuma faz filantropia.
          Eles possuem uma capacidade de x carros, pra eles produzirem 600 golfs pra priorizar um Fox altinho e chamar de SUV ta mais jogo.
          Deixa morrer os hatches médios, o que a galera quer é “crossover” pra chamar de SUV

          • cepereira2006

            Não é filantropia, ninguém quer nada de graça. Bastaria colocar no preço correto. Não teriam prejuízo nenhum. Se entregassem o carro completo por 110 paus já seria caro e nivelaria com o Cruze. Só que hoje para nivelar em equipamentos precisa colocar uns 2 pacotes de opcionais no mínimo, elevando o preço para as nuvens. O carro já está desenvolvido, em linha de produção, não precisa investir nada, basta adequar o preço.à realidade do mercado. Prejuízo é tirar esse carro de produção tão precocemente, pois o quanto gastaram para produzi-lo aqui?

  • Esse diretor da VW fumou um ou é um Das Iludido! Se ele mesmo assume que o segmento de hatches e sedans está sendo abandonado em detrimento de Suvs, eles vão lançar o que? Um Suv? Não kkkk um hatch e um sedan!!! Mas vai custar o preço dos Suvs kkkk então é uma fala totalmente sem nexo.

    • pedro rt

      pelo q eu to vendo a tendencia e transformar todos os hatches mais antigos e os de meia idade em novos suv’s/crossovers

    • Gustavo73

      A VW lançará 3 suv.

      • Quando? 2019? Pq não vejo nem cheiro do desenvolvimento destes tais Suvs, e outra, se eles querem posicionar o Polo acima do Fox e no lugar do Golf, que está pra ter a produção suspensa no Brasil, quanto vai custar esse Suvinho (não venha me falar que esse que citaram do Fox vai ser um Suv).

        • Gustavo73

          Não vê o desenvolvimento se não quiser. O que não falta são matérias falando do T-Cross e T-Roc(esse apresentado junto com o Polo na África do Sul. O terceiro é a Tiguan All Space. Voltar a trazer o Golf do México não é colocar o Polo no lugar. E sim fazer como as outras que trazem o Focus ou o Cruze hatch de fora do país, não é você que diz que importado seria melhor? E quanto vai custar um suvinho? Olhe o HR-V e Renegade já que será um projeto mundial como esses.
          https://youtu.be/EQDvYqGCT5M

          https://youtu.be/gt4XZcAajIc

          • Colocar no lugar é em preços e posicionamento, e também na planta, igual vc tinha dito, pra aproveitar a plataforma. Nunca disse que importado é melhor, disse que a concorrência de importados, principalmente marcas newcomers que querem espaço no mercado, é saudável pq incentiva a concorrencia e briga pelo consumidor, e nós ganhamos.
            Se tu espelhar na Jeep, a Vw teria de ter um Suv abaixo de 100 mil e outro entre 100 e 150, ja que o novo Tiguan passará disso. No caso o Suv do Fox seria pra enfrenta o Kwid?

            • Gustavo73

              Kiwd é subcompacto e nem é um SUV, com 3 cm a mais na altura do solo frente ao Up ou Mobi. Não acredito muito nessa de um Fox no estilo do WR-V. Apesar que esse tem vendido bem. Então poderia ser. Mas acho uma grande especulação. O T-Cross custaria entre 80 e 100mil. Esse T-Roc dizem usar a mesma plataforma do Golf, logo ficaria na faixa até os 150 com a Tiguan acima. O Polo não terá preços de Golf, já que esse hoje custa de 80 há 160 mil reais. Ainda tem a tal picape feita na Argentina sobre a mesma plataforma MQB e a nova geração do Jetta. Sem as cotas do México como alguns acreditam os médios viram do México por um custo menor. Já que a escala de produção seria bem maior.

              • Mesmo que a VW conseguisse realmente lançar isso tudo que vc citou em curto espaço de tempo, os preços fora da casinha, e o design sem sal deles não deixa serem líderes tão cedo. Não estou dizendo que venderão mal, mas duvido muito da liderança mesmo a longo prazo.

                • Gustavo73

                  Eu também dúvido. Principalmente porque a VWB tem que mudar a maneira de encarar o mercado e se relacionar com os consumidores. Sem isso não adianta lançar 20 produtos novos.
                  Agora Polo, Virtus e ao menos um SUV serão lançados nos próximos meses. No máximo até o início de 2018. Isso já está confirmado. O outro suv também é realidade. A dúvida é essa picape, mas na Argentina já é dada como certa. O quanto irá vender vai depender do que disse no primeiro parágrafo. A VW não está mais nos anos 90 ou no início dos anos 2000. Os consumidores olham para ela com um certo desdém, é não é pelo desenho. Se ela não souber como mudar isso nada adianta.

  • Claudio Grigoletto Bicineri

    Dizer que não tem lucro no Brasil? – Tudo bem, os impostos são altos, mas a margem aqui comparado a outros países é bem maior. Quanto a líder, na frente com um carro que não passa com boas notas no Latin Ncap só pode ser coisa de Brasil mesmo. Tiraram o Ágile pelo mesmo motivo e ai entra outro tão ruim no lugar.

    • Marco

      kkk concordo, mas comparar o “k-h-Agile” com o Onix, (deixando de lado a insegurança), é uma comparação meio sem nexo. A dupla Onix/Prisma reergueu a General Monsters no Brasil, que ficou conhecida mundialmente por produzir os carros mais feios já vendidos no Brasil. Agile, Monstrana, coCôbált e Spin são o supra-sumo da incompetência em design automotivo. Só o feyEtios prá competir com esse “Quarteto da Amargura”. Sem falar que o Agile foi o campeão de reclamações no site “Reclame Aqui”. Sem dúvida, um dos piores carros já vendidos aqui. E teve gente que comprou e gostava…

      • Claudio Grigoletto Bicineri

        O detalhe que eu disse é que no Ncap o Onix deveria ter vindo como um carro seguro e foi tido como um mico sem segurança lateral como um carro com falha estrutural. Isso por parte da Gm cansada de desenvolver carros é uma grande sacanagem. Agora mérito de ser a número 1, bem se ela esta lá é porque grande parte dos consumidores colocaram lá, não tem nem o que falar! Rs…Se mereçe……

  • Airplane

    E o Gol deverá continuar como opção de entrada pois continua vendendo bem entre os compactos só ficando atrás do Ônix, HB20 e Ka, que são projetos mais novos que ele.

  • Rogério R.

    Líder de vendas! Isso se o Kwid deixar…

    • Claudio Grigoletto Bicineri

      Na tocada que vai, Ford e VW só tendem a cair, sempre falei ” odia que Renault resolver colocar um carrinho de entrada com uma boa cara, Ford cairia e nem precisou disso”, agora então…

  • Eduardo Forneck

    “A matriz quer que sejamos rentáveis. Liderança de mercado é uma consequência.”
    Não, não é uma consequência, você entendeu errado a relação causa-consequência, ser rentável significa ter lucro, e lucro é garantido com preços altos, e preços altos não levam a liderança.
    A liderança é obtida com eficiência, um produto com por um preço competitivo, com preço competitivo você vende mais, e vendendo mais o custo de produção por unidade cai, permitindo aumentar os licros e assim ter rentabilidade.
    É a liderança de mercado que vai levar a ser rentável.
    Você está entendendo tudo errado.

    • TSI

      Exato. Preço competitivo é diferente de preço alto.

    • kikofar

      Comentário lúcido. Merece uma curtida!

    • Luiz Ramos Jr.

      Mas Eduardo, isso que voce tá dizendo é o que a Volks fez ao longo de todos esses anos, mas o mercado se transformou e agora ela (a empresa) está tendo de se mexer pois estava acomodada com o gol sendo lider de vendas por uns 30 anos. Realmente eles precisam se reestruturar e se adequar a nova demanda do mercado.

  • Claudio Grigoletto Bicineri

    Os jovens brasileiros não tem muito aquela visão de carro bom é VW GM, eles querem o que se engraçam e que se dane o mundo, as coisas estão mudando. Sempre falei ” carro popular não precisa ser feio ” parece que agora as montadoras estão se tocando. Carro com cara de cofrinho, lata de biscoito, não vira mais, ou tem design bonito ou vai encalhar”. Vide Logan G1 e Ètios. Logan ja mudou, Étios esta esperando a fada madrinha.

  • Ricardo Blume

    Vamos ver se a VW realmente acordou após ver seu querido Gol cair nas vendas e o mercado das SUVs da concorrência dominar.

  • TSI

    No Brasil vende-se em maior volume os compactos de acesso (Onix, Mobi etc.) pelo baixo poder aquisitivo do consumidor, e Suvs compactos (HR-V, Creta etc.) pelo efeito curiosidade e migração dos hatches e sedans médios.

    Polo será a aposta da VW em agregar valor aos hatches, contudo sem um Suv compacto para concorrer (T-Cross previsto para 2018), a tendência é a Cia cair para 4ª ou 5ª posição, atrás de Hyundai e Toyota, em market share.

    O posicionamento do Polo no mercado com preços competitivos é fundamental, pois o consumidor brasileiro prefere modelos mais baratos que sofisticados, ou Suvs compactos a sedans e hatches médios.

    Única exceção para o Corolla que mantém sua clientela de perfil conservador, normalmente na faixa de 40-50 anos.

  • cepereira2006

    “A matriz quer que sejamos rentáveis.”

    Então vai ficar tudo como está. Show room com tralhas velhas e o que há de mais novo é tão caro que fica sem vender, só pegando pó, enfeite de salão. Fora a mega rentável política de opcionais. Pacote exclusive, WTF

  • Raul Pereira

    Francamente, acho lindo o novo Polo e tals, além do Golf ter muita qualidade, mas VW tem que abaixar a cabeça e aprender a ser mais humilde.
    Pra começar, ela sempre gostou de ter monopólio e controlar mercado, como uma das primeiras multi nacionais aqui, sempre dificultou a vinda da concorrência (principalmente quando vieram as japoneses pra cá). E ela é pioneira na arte de escalar preços para modelos piores, fazendo inclusive escola para a Honda. Exemplo atual: o Up! era pra ser mais barato que o Gol e competir com o finado Celta, aí laçaram o up! a preço de Gol e subiram o preço do Gol, fazendo dinheiro em duas escaladas de preço numa tocada só. O Fox hoje tem o preço do que deveria ser o Polo e o Polo vai vir a preço de Golf. Prática reprovável e que hoje é adotada por mais montadoras por aqui, então ela deveria realmente rever seus conceitos, vende a geração nova do Gol com as mesmas portas do Gol 2010 e acha que é pioneira em alguma coisa.

    • Gustavo73

      Up competindo com o Celta? Um carro lançado em 2000?

      • Raul Pereira

        Pelo menos lembro dessa ser a propaganda da época, que seria um carro na faixa de preço do Celta. Em projeto, claro que é muito superior.

        • Gustavo73

          Foi lançado com preços próximos ao do Gol G4. Mas sinceramente o Gol (G5)na época era um projeto mais simples e deveria ser mais barato que o Up. Até porque na época até o motor do Up era superior ao do Gol. Agora a VW chutou o balde, tanto que tem mais versões com o TSi que com o MPi aspirado.

          • Raul Pereira

            No lançamento o up! era um bom negócio mesmo.
            Hoje todo mundo chutou o balde, esquema é esperar a rota 2030 pra ver o que melhora… ou não.

            • Gustavo73

              Não tenho a menor esperança com essa Rota 2030.

  • Wellington Myph13

    Quanto mimimi de preço, caramba gente… Tudo isso é vontade de ter um VW?

    Onix Joy 1.0 8v – 40k
    Gol Trendline 1.0 12v – 40k
    Ka 1.0 12v – 40k

    Onix 1.0 LT + Mylink – 47,5k
    Gol Trendline 1.0 12v + CMM + Computador de Bordo I-System e Cluster Digital – 44,5k (Nova configuração no site)
    Fox Trendline 2018 1.0 12v + CMM – 50k (já tem alarme, computador de bordo e vidro elétrico nas 4 portas)
    Sandero Vibe 1.0 12v – 44k

    Onix LT 1.4 – 51k
    Gol Trendline 1.6 + CMM + Computador de Bordo I-System e Cluster Digital – 49,5k (Nova configuração no site)
    Fox Trendline 1.6 + CMM – 54k
    Sandero Expression 1.6 SCe – 52k

    Onix LTZ 1.4 – 56,6k
    Fox Comfortline 1.6 – 57k (2018 já vem com sensores dianteiros e traseiros, vidro elétrico nas 4, CMM, computador de bordo, rodas de liga leve 15 e alarme volumétrico)

    Corolla 1.8 GLi Upper – 92k
    Cruze 1.4T LT – 92k
    Jetta Comfortline 1.4T – 94k (Ou Trendline AT6 por 86k)

    Prisma Joy 1.0 – 46k
    Voyage Trendline 1.0 – 48k
    Voyage Comfortline 1.0 12v – 51k

    Prisma 1.4 LT – 56k
    Voyage Highline 1.6 – 57k (Já tem CMM, alarme, computador de bordo, vidro elétrico nas 4)
    Prisma 1.4 LTZ – 61k
    Voyage Highline + Pack completo com CMM maior e navegador integrado e rodas liga 16″ – 63k

    Saveiro Robust CS 1.6 – 47k
    Strada Working 1.4 – 48,5k

    Saveiro Highline CD 1.6 – 67k
    Strada Hard Working CD 1.4 – 66,5k

    Saveiro Cross CD 1.6 16v – 74k
    Strada Adventure CD 1.8 – 75,7k

    up Move 1.0 MPI – 48k
    Uno Drive 1.0 + Kit Comfort + Kit Tech – 49k (pra ficar igual ao up!, mas com ESP a mais)

    up Move 1.0 TSI + Connect – 55k
    Uno Sporting 1.3 + Kit Comfort + Kit Tech Live On – 57k (pra ficar igual ao up!, mas com ESP a mais também…)

    Beleza, eles tem SpaceCross a absurdos 85k, Saveiro Pepper com 1.6 8v a 72k (que nem faz sentido com a Cross quase no mesmo preço…), mas boa parte da linha esta na faixa de preço dos demais…
    É só questão de melhorar os itens de série, bater em marketing nisso e jogar oferta no preço dos concorrentes e as vendas vão gradualmente subir…
    A VW precisa urgente de um SUV, que mesmo sendo atrasado, deve render umas 2000 vendas, e muitas e muitas visitas as CSSs, o que no final das contas vai render mais vendas.

    O Gol no configurador agora só aparece Trendline 1.0 e 1.6 e Track 1.0… e com preços beeem competitivos e se acrescentar a CMM, já ganha o novo cluster com leitura digital com computador de bordo I-System e comandos no volante…
    Fox de acordo com a VW fica só o Track e CrossFox, o que deve abrir um buraco bom de preço pro Polo…

    É esperar, mas essa do configurador do Gol já deu uma “pista” interessante…

    • Estão dizendo em alguns sites que a VW está pra encerrar a produção do Golf aqui,devido as baixas vendas, e importar do Mexico.

      • Wellington Myph13

        Acho bem difícil isso acontecer. A fabrica foi toda remodelada pra fazer a plataforma MQB que não é barata, e abandonar assim não faria sentido. Talvez pelo fato dela ser modular, e o Polo/Virtus/SUV que usarão a MQB A0 o investimento ainda seja o “mesmo”, mas não sei se acredito muito nisso.
        Se o Rota 2030 facilitar de verdade pra eles, sem limites e sem impostos e talz, e se toda evolução na fábrica pra fazer a MQB puder ser usada na MQB A0, pode até ser verdade mesmo…

        • Gustavo73

          Na verdade eu acho até fácil. Vindo do México seria até mais barato para ela pela escala. Os produtos MQB-A0 ocupariam a linha de produção do Golf. Veja que dos hatchs médios só o Golf é feito no Brasil. Talvez a nova geração do Jetta ocupasse o lugar do Golf.

          • Wellington Myph13

            É, não duvido mesmo. Conforme eu fui lembrando o fato da MQB A0 provavelmente ser feita no mesmo “maquinário” da MQB do Golf, já fui notando que ainda mais com as vendas dos Hatches médios em baixa, importar do México provavelmente seria viável, focando aqui no Polo e Virtus, que se tiverem preços bons, podem render umas boas vendas, mas a VW é difícil de acompanhar nas ideias…

            • Gustavo73

              Teria ainda os dois SUV, o T-Cross e o T-Roc.

        • É exatamente isso, vão passar a trazer ele do México, pq as vendas estão baixísssimas, e colocar Polo/Virtus no lugar (inclusive em preço). Bom isso estão especulando.

    • Luiz Ramos Jr.

      O preço é tabelado ?

      Onix Joy 1.0 8v – 40k
      Gol Trendline 1.0 12v – 40k
      Ka 1.0 12v – 40k

      • Wellington Myph13

        Meu foco foi nas demais versões. Os modelos de entrada são tudo na média de 40k
        Gol acha por 38 ou 39k, Onix 39k, Ka por 40 ou 41k… tudo nessa faixa…

  • JCosta

    VW reinou no Brasil quando havia exclusividade das 4 grandes. Infelizmente seus produtos não são competitivos. A empresa se apegou demais ao Gol. Tudo na VW tem cara de gol. Há maneiras de se fazer estilo de marca sem ser tudo a mesma coisa.

  • André Gonçalves

    Medo do preço do fox suv.

  • Alexandre Furtado

    Alguém diz a esse presidente que brasileiro está menos trouxe,ainda é ,pagar caro nessas carroças

    • Alessandro Araujo

      Deixa eu apertar a tecla SAP…

  • thi

    Achei brilhante a ideia do fox suv, ja passou da hora , Vai ser tiro certo da vw , a linha fox foi um sucesso … O crosfox ganhou ate musica rsrs o nome he forte assim comp o gol

  • No_Name

    Obviamente as palavras sobre o Fox não são do diretor da VWB e sim especulações de quem fez a notícia, porque o Fox termina em 2018, os autopartistas já receberam comunicado EoP (End of Producton) desse carro.

  • G.Alonso

    Fox deverá receber mais uma atualização visual, e como já dito, ficando somente com as versões Track e Cross, ganhando câmbio automático no motor 1.6 16V e um pouco a mais na altura de rodagem. O interior precisa de atualização também, o atual é legal, mas, já está passado.

  • 1945_DE

    Fox SUV, mas sem porta malas. Ai vale a pena ir de Ecosport.

  • Pedro Neto

    Mais uma reestilização no Fox? Não creio! É mais provável que o novo SUV compacto da VW se chamará Fox

  • Júnior Nascimento

    VW não vende bem porque perdeu a noção dos preços. Você se baseia pelo Golf: nunca vi um carro subir tanto em tão pouco tempo. Se o 1.0 TSI ficasse em 70k, certamente continuaria vendendo bem.

  • José Ricardo Braga

    Se o brasileiro fosse menos tradicionalista e apostasse de verdade em marcas que estão entregando qualidade e durabilidade a preços dignos, nosso mercado estaria como todos os outros mercados maduros mundiais: com todas as marcas disputando ferrenhamente participação de mercado. O problema é o preconceito contra os chineses, a má-fama espalhada sobre as francesas, entre vários outros vícios do mercado nacional. A VW não tem os melhores produtos, nem os preços mais competitivos ou produtos completos por preço digno. Assim como GM e FIAT. O lugar que a VW está ocupando é culpa unicamente da estratégia de marketing e vendas da empresa. Cobrar mais por menos, somente pela tradição. Poupe-me de bla-bla-bla.

  • Celso

    Acho que o certo seria a próxima geração do Fox virar um SUV de verdade. Nessa geração dá pra fazer uma SUVização melhor do que a Honda fez com o Fit (WRV). Acho que o carro que melhor se presta a uma SUVização é a Chevrolet Spin. Todos ficam meia-boca.

  • Guilherme Batista

    Pra mim os piores problemas da VW são os carros muito iguais na aparência, qualidade baixíssima de acabamento nos carros de entrada, manter algumas aberrações como os spacefox e principalmente os milhões de OPCIONAIS.
    É horrível ficar tendo que configurar uma porrada de coisas opcionais nos carros, que aumentam bastante o preço da compra e não valem nada na revenda

  • FocusMan

    “A matriz quer que sejamos rentáveis. Liderança de mercado é uma consequência”

    Essa frase explica um monte de coisas que eu ando falando por aqui.

    Só a gente que liga para essa guerra de mercado.

    A FIAT hoje em segundo lugar lucra mais do que a GM estando em primeiro, porque mudou a estratégia para vender bastante carros que estão na faixa mais lucrativa.

  • Jeremias Flores

    VW errou em ainda não ter dois SUV’s no mercado, um compacto e um médio.

    e errou em manter o Gol G6 muito tempo no mercado, enquanto chegou Onix e Ka muito maiores e com motores mais modernos (que a VW já tinha e não usava no gol) e pra mim ainda erraram no UP por não ter central multimidia.

    • Gustavo73

      Onix com motor moderno?

    • Jeremias Flores

      opa, Ka e HB20 com motores mais modernos.

  • Vinícius

    Para mim são os seguintes os problemas da Volks:
    1 preço elevado do carro “pelado” mediante a concorrência. Tenho um Fox, que só comprei porque estava com desconto razoável e tinha algumas firulas;
    2 alto preço de seus acessórios. Em comparação com a Fiat, na época em que comprei meu fox um vidro elétrico do fabricante era muito mais caro que na fiat, coloquei um paralelo…
    3 Indefinição na linha de entrada: Qual é o carro de entrada da Vw? Gol, Fox ou up????
    4 Design neutro.
    Creio que meu perfil se aproxima mais de um consumidor comum, diferenciando por fazer pesquisas sobre veículos antes de comprar, mas não entendo muito de mecânica e de características técnicas. Já tenho o meu Fox por um bom tempo, é um bom carro, atende minhas necessidades, é robusto, não consome excessivamente, mas falta um pouco mais de conforto.

  • Lendo os comentários desse post, eu chego a seguinte conclusão: um monte de gente desinformada falando que não pensa em VW na hora de comprar um carro, com o argumento de que ela está defasada nos seus carros (pensamento de 10 anos atrás, quando isso de fato era realidade). Na verdade esses são os mesmos que só falam que HB20 é “top” e Toyota é “inquebrável”.
    O argumento mais coerente é do @diegolip:disqus , do qual eu concordo: a VW mudou muito, e na minha opinião está bem acima dos seus concorrentes em tecnologia (motores turbo em toda a linha, etc). O problema está nos seus preços, que estão surreais. Como disseram, quantos aqui não gostariam de ter um Golf 1.4 Tsi? Mas os preços praticados são absurdos. Mesma coisa para o Tiguan, Fusca, entre outros.

  • Isaac Ferreira Santo

    E eu esperando que o GOLF voltasse a ter freio de mão elétrico. Se vão simplificar os carros a coisa só tende a piorar em termos de qualidade. Só carro europeu que tem vez para a VW

  • wagner

    O Polo poderá ser até um bom produto, contudo, não acredito em vendas suficientes para levar a liderança. Sinceramente, com a versão 1.0 aspirada do Polo iniciando em R$50.000,00, quantos serão vendidos no mês?

  • kikofar

    Na minha visão, a VW adquiriu um status de ‘carro pé de boi’. É como meus pais e sogros enxergam a empresa. Imagino que muitas outras pessoas pensam assim. E não é fácil mudar essa opinião junto àqueles que tem ‘cabeça feita’.
    Outro ponto igualmente importante é o pós-venda da marca. Na média, mediano (no meu caso específico, ruim!). Há muitas reclamações e isso, ao longo do tempo, torna a marca ‘queimada’. Quando saí do VW pra um japonês, vi como era brutal a diferença na qualidade dos serviços pós-venda, ainda que meu carro nem estivesse mais na garantia. Jamais foi-me ‘sugerido’ serviço extra, só pra ficar num exemplo.
    Enxergo ainda um fato interessante: moro próximo a um comércio com famosos bares e às quintas e sextas o movimento é intenso com a procura de vagas para estacionamento próximo ao meu bloco. A maioria dos motoristas são jovens. E poucos dirigem VW. Julgo que, por diversas questões, a VW não tem mais a preferência de outrora da geração X. A Y, que está aí entrando no mercado de trabalho tem gostos diferentes e a preferência automobilística é uma delas.
    Além disso, a questão do custo mostrou-se outro fator determinante da queda nas vendas da VW. Seus carros sempre foram mais caros que os concorrentes. Aliás, ‘sempre’ é uma palavra um pouco pesada, mas ao menos quando acompanhava de perto o mercado há até alguns anos atrás, entre modelos equivalentes e concorrentes, os da VW eram mais caros.

  • Apenas mais um Gol requintado. Agora ainda vão maquiar esse fox jurássico de 2002 pela décima vez. Vw é piada!

  • Chevrolet Fiat e VW são 3 piadas de mal gosto.

  • ANDERSON

    Para voltar a liderança vai precisar mudar algumas coisas. Gol está ultrapassado frente a Onix, HB 20 e KA. Externamente e internamente. Gol possui posição de dirigir afundada. Onix, HB20 e Argo possuem cambio automatico de 6 marchas e quanto o gol insiste no automatizado. Pacotes de opcionais não dá mais. Precisa ser versão igual a GM, Honda, Toyota, Ford etc.
    Particularmente não gosto do ajuste de cambio automatico da VW. Já tive Golf 1.4 achei pessimo o ajuste do cambio, vendi com 9 mil km, comprei um Jetta TSI 2.0 é bem melhor que o Golf mas também carece de um melhor ajuste do cambio. HB20 é referencia em ajuste de cambio automático e motor.

  • Sigi Vilares

    Realmente a VW não deveria estar em terceiro lugar… ela deveria estar um quinto, sexto, sétimo…

  • Filipe

    Essa ideia de transformar o Fox num mini SUV, é interessante, mas a que preço!???

  • Fernando

    A VW precisa mesmo dar uma reformulada em seus carros, e principalmente, reduzir os valores.
    é uma pena o up ser tao caro, se fosse R$ 6 mil a menos em cada versao o carrinho venderia bem mais.

    Fazia mto tempo q nao via o site da fiat, resolvi acessar ontem e vi ofertas bem interessantes, como um Mobi por 36 mil com direçao hidraulica, vidros eletricos e mais algumas coisinhas que nao me lembro. Hoje, comprar um zerokm com esses acessorios por R$ 36 mil nao me vem nenhum carro em mente.

    Nao que eu goste do mobi, eu nao teria, mas se vc olhar o valor cobrado, pensa: Se a Fiat consegue vender por R$ 36 mil, porque a GM, VW etc nao conseguem?

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