*Destaque Governamental/Legal Volkswagen

Volkswagen é condenada em R$ 1 bilhão por dieselgate no Brasil

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A Volkswagen nos enviou um e-mail comunicando o seu posicionamento oficial. Confira no final desta matéria.



Devido ao “dieselgate”, a Volkswagen foi condenada nesta terça-feira (19) a pagar R$ 1 bilhão (ou mais precisamente R$ 1.092.648.000) aos 17.057 proprietários das picapes Amarok em nosso País. A decisão foi do juiz Alexandre Mesquita, da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. A empresa, porém, ainda pode recorrer da decisão.

Segundo o divulgado, a fabricante alemã deve pagar R4 54 mil por danos materiais e outros R$ 10 mil por danos morais a cada um dos proprietários dos veículos afetados. Os valores serão acrescidos ainda de juros de 1% a contar da citação, além de correção monetária pelo IPCA a contar do ajuizamento da ação.

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Além disso, a Volkswagen terá que desembolsar outros 1 milhão de reais por dano moral, como uma medida de “caráter pedagógico e punitivo”. Essa cifra milionária será revertida ao Fundo Nacional de Defesa do Consumidor.

De acordo com o juiz, “o princípio da boa-fé, encaixa-se flagrantemente na infração relativa à poluição”. Fora isso, “o valor dos veículos com esse software diminui além do normal, uma vez que, devido à velocidade das informações, todos que forem procurar um veículo Amarok para comprar irão oferecer um valor muito inferior ao normal, em decorrência dessa fraude amplamente difundida pela mídia”.

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No Brasil, os 17 mil exemplares da picape Volkswagen Amarok de modelos 2011 e 2012 foram equipados com um software capaz de fraudar os testes de emissões de poluentes feitos em um laboratório. Logo, durante a avaliação, o carro seria capaz de informar um nível de emissão de poluentes menor do que o realmente emitira na condução no dia a dia.

A Volkswagen realizou em abril deste ano um recall para os modelos afetados, produzidos entre 3 de dezembro de 2009 e 11 de novembro de 2011. O reparo foi realizado com a substituição do software da unidade de comando do motor 2.0 TDI a diesel, responsável por fraudar os testes de emissões de poluentes.

Posicionamento oficial da Volkswagen:

“A Volkswagen do Brasil vai recorrer desta decisão judicial, que considera incorreta.
Em junho de 2017, a Volkswagen já recorreu da decisão do Ibama referente ao tema, uma vez que medidas técnicas provaram que o software não altera os níveis de emissão da Amarok comercializada no mercado brasileiro. Portanto, os carros envolvidos atendem a legislação brasileira mesmo antes dos referidos softwares serem removidos destes carros.
A Volkswagen convocou os modelos Amarok para substituir o software da unidade de comando eletrônico do motor, com objetivo de recuperar a confiança de seus consumidores. O recall teve início no dia 3 de maio de 2017 e envolve um total de 17.057 veículos.”

  • ObservadorCWB

    Primeira vez que alguém “lucra” com um VW. kkk

    • Robinho

      KKKKKKKKKK

    • thi

      kkkk …a vw vai pagar 1 milhao ,e se pagar… daqui a uns 100 anos

    • Deadlock

      Tô com dó dos futuros clientes da marca..

    • Igor Pricandi

      Ainda não.

      • ObservadorCWB

        Touché….Primeira vez que alguém “poderá vir a lucrar” com um VW….

        • Igor Pricandi

          A Vw recorreu da multa de 50 milhões. Imagina se não vai recorrer até a última instância, que deve ser daqui a algumas décadas. Agora se a sentença obrigasse a montadora fazer o depósito do valor em juízo como tutela antecipada, a própria vw faria de tudo para acelerar o processo. Ficar com um bilhão preso nem pensar. Para mim é Brasil, e como tudo aqui só ganha o lado mais forte, o resto é jogo de cena.

  • Bruno Silva

    Primeira instância, tá na cara que não vai ficar assim.

    • Iran Borges

      Na segunda instância um desembargador “bonzinho e sem nenhum interesse” vai diminuir isso aí. Aposto.

      • Daniel

        No final das contas, vai ser revertido e os donos de Amaroks é que vão ter que pagar 64mil de danos morais para a VW.

    • No_Name

      Seria lindo se isso fosse mantido até o STF. As fábricas passariam a ter mais cautela antes de sair a fazer caca com a cara da gente.

  • JJ

    Ah cara, concordo com punição, mas sei lá, não que isso justifique, mas ela polui muito mais que as outras do mercado? 1 bilhão…hum.

    • th!nk.t4nk

      Ainda mais no Bananal, com esse tanto de caminhão e carro velho jogando fumaça preta. O juiz tem que condenar sim, mas ele quis aparecer nesse caso. A realidade do Brasil simplesmente não condiz com a decisão (caso contrário teriam de diariamente dar multas bilionárias a todas as montadoras que aprontam no Brasil).

    • “Perguntador”

      Pelo que eu entendi, ele condenou por 64 mil reais por pessoa lesada. A questão é que a montadora enganou 17 mil clientes, aí o valor subiu para essa condenação monstra. Se for pensar, o cliente pagou quanto na Amarok? A condenação foi bem menor que o valor gasto na compra do bem.

      • JJ

        mas querendo ou não ele usufruiu da Amarok todos esses anos, acha justo receber valor integral?acha que alguém comprou ela porque ela poluía menos que alguma outra?bem capaz..Foi o que o Think tank falou..não condiz com a decisão, é gente se aproveitando da mamada.

        • Pois é. E não consigo ver no mercado nada que indique que a Amarok perdeu valor de revenda pelo problema do Diesel Gate. Ela desvaloriza até menos que modelos compatíveis de outras marcas (vide Frontier, L200 ou mesmo a Ranger). Não vejo sentido em se determinar o pagamento de 64 mil reais aos proprietários que adquiriram a pick-up. A multa revertida ao Erário até vá lá, engole-se.

          • GPE

            Não acontece de desvalorizar aqui pq BRHUE nao consegue vizualizar essas coisas.

            No mundo todo isso é motivo p depreciar o carro, menos aqui

            • Pois é. Mas o julgamento é aqui, né. Você indenizar o comprador por um prejuízo que não ocorreu é meio estranho.

        • “Perguntador”

          Não disse que achava justo receber integral, mas se o juiz tivesse condenado a montadora a recomprar as camionetes como aconteceu em outros países (pagando o valor de zero e recedendo um carro usado) o prejuízo para a VW seria bem próximo a esse da condenação (não sei se seria menor ou maior).

          Com toda certeza os compradores não olharam o índice de poluição do carro antes de comprar, mas não é esse o problema. A VW anunciou um produto e vendeu outro, basicamente. As características do produto não eram aqueles que ela anunciava, isso é propaganda enganosa. Nesse tipo de situação acho certo a indenização ser calculada por unidade vendida. A montadora lucrou muito com essa fraude, pois vendeu 17 mil carros adulterados.

        • Daniel

          dai descobrem que um laranja do juiz comprou 10mil Amaroks em leilão de sucata… e vai receber os 64mil por unidade… hueheuheue

  • Gio

    Na minha opinião, faria muito mais sentido repassar estes 1 bilhão a hospitais que cuidam de problemas respiratórios.. A nao ser que, para receber a indenização, o proprietário tenha que aceitar que seu veículo seja “reparado” para poluir menos, e com isto tenha piora em desempenho e consumo..

    Mas estou curioso pra ver o efeito que esta indenização terá no mercado de Amaroks usadas..

    • João Cagnoni

      Aqui neste país não investe-se em hospitais.

    • Regis Adriani Corrêa Nunes

      Essa questão não são hospitais, isso não é investimento público, é patrimônio privado e o teu bem está sendo depreciado

  • Robinho

    ótimo, pois sabemos que todo este dinheiro será usando na Saúde, Infraestrutura, Educação, pais bom é assim, pune msm!

    • Davyson Costa

      boa! heheh

  • Mario

    Ou seja, os próximos 20mil up! Serão para pagar o prejú! Na verdade, muito mais que 20 mil up!.

    • Robinho

      e vc acha que a VW não ira repassar este prejuízo? lá vem mais prosperação…

      • th!nk.t4nk

        A empresa nunca toma prejuízo. Vai ser tudo repassado direitinho nos preços, como sempre. E as concorrentes vão aproveitar pra subir junto, como manda a regra do cartel.

        • Robinho

          exato!

  • Charlis

    Oportunidade de negocio: Vou comprar uma usada, receber a indenização e vendê-la, rs!

    Brincadeiras a parte, punição é mais que justo, mas não vejo sentido uma punição dessa forma….

    []s

    • thi

      logica nenhuma , se eu fosse ibama me envergonharia disso. a vw no maximo vai pagar 1 milhao

  • thi

    a vw vai pra justiça e sabe como é nhe..e outra nem logica tem nosso governo aplicar multas sendo nossa frota uma poluição só..vergonha esse país. tudo na base do vamos pegar carona.

  • Jesse James

    Ai vem o peCUarista reclamar, difamando a Amarok pois ela “polui” demais, so que ele esquece que a atividade agropecuaria que ele exerce eh a maior responsavel pelo DESMATAMENTO no Brasil, e a maior responsavel pelos danos ao meio ambiente, so para enumerar…. o setor agropecuario eh responsavel por 51% de danos ambientais ao planeta, contra 13% do setor inteiro de transportes, somando carros, avioes, onibus, barcos, motos etc….alias, todo esse DESMATAMENTO eh feito debaixo do nariz desse povin do Ibama, que esta “investigando” as Amaroks kkkkkkk, esse Brasil eh um circo!

    • Lugar onde juiz de primeira instância de qualquer corrutela tem poder de mexer monocraticamente com a vida de todo mundo é assim. Decisões de uma única pessoa podem colocar a vida do país inteiro de cabeça para baixo. Vide os bloqueios de “zap” da vida que tanto assistimos nos últimos anos.

      • No_Name

        Sérgio Moro que o diga kkk.

      • Voce esta falando dos Estados Unidos? Pq la a VW foi condenada a pagar 50 bilhoes de dolares em multa!

        • Não, lá nos EUA a justiça funciona de forma bem distinta daqui. Os juízes de primeira instância tem alcance bem limitado de suas sentenças.
          Quanto à punição impetrada lá nos USA, bom, caso bem distinto do que se vê no Brasil. Os carros com motor diesel vendidos lá pela VW perderam praticamente todo o seu valor de revenda, sendo claro o dano aos proprietários. Sem falar no volume de carros envolvidos na celeuma.
          Aqui é fácil checar que uma Amarok tem seu valor de revenda intacto, ficando na média do mercado e com valores de revenda melhores que vários outros modelos de outras marcas (Frontier, Ranger, L200). E não consigo enxergar que qualquer consumidor tenha optado pela camionete da VW por motivos de ela poluir menos que outras (nunca vi nada voltado para esse contexto no marketing do produto). Portanto, “dano moral”? E você indenizar um consumidor por um valor que ele não perdeu? Não sei, não me parece algo justo. Mas, sei lá. A VW que corra atrás de seus direitos.

          • ObservadorCWB

            Mas é “justo” deixar o consumidor ser enganado e a fabricante burlar o que quiser ? Será que no brasil por “não haver prejuízo” pode tudo ? Nem 8 nem 80.

            • Acho que o justo é indenizar por dano material quem sofreu dano material. Indenizar por dano moral quem sofreu dano moral. Sinceramente, não consigo enxergar nem uma coisa nem outra no caso de quem comprou Amarok no Brasil. Não vejo ninguém enganado pela VW aqui, uma vez que não consigo entender que alguém tenha optado aqui pela Amarok por ela ter números de emissões maiores que os apresentados nos testes. Ou mesmo que tenha sofrido prejuízo, uma vez que basta observar as tabelas de usados para ver que a desvalorização do produto não foi afetada pelo caso.
              Agora, se ela emite mais CO2 do que a lei permite, aí a punição com recursos voltados para o Estado me parece correta, sinceramente não sei se chegou a ser o caso. Até onde sei, não.

          • Poir isso mesmo lá a multa foi muito maior que aqui.

    • carroair30

      A VW nao esta sendo multada por poluir.PQ poluiçao é gerado por varios setores,mas ,esta sendo punida por MENTIR (esse é o termo correto)

  • Mr. Car

    Se eu tivesse comprado um destes e ele funcionasse direitinho…que danos materiais? E se tivesse comprado, jamais teria sido uma compra motivada por supostamente apresentar este ou aquele nível de emissão, portanto…que dano moral? A VW não me deveria nada.

  • thi

    a galera mais a vw deveria processar era esse juiz safa%$#do

  • Marcus Mendes

    Não vai pagar nada. O governo não consegue cobrar dos empreśarios o INSS que eles devem.

  • Pablo MR

    HAHA quero ver aquela porcaria do car blo g comentar isso, site mais vendido pra VW impossível.

  • FearWRX

    Eu estaria feliz da vida com esses 64 mil a mais na conta se fosse dono de uma.

    • Daniel

      Entrei com uma ação contra uma fabricante de pneus, ganhei o processo (sentença foi em dez/16), até agora não vi a cor do dinheiro (e isso pq foi no JEC, que é pra ser rapido)

  • Se o valor da multa é pago ao proprietário como fica se o veículo foi revendido? Vai para o proprietário atual, é dividido em partes ou fica com quem foi o primeiro dono?

    • Daniel

      Bom, teoricamente, a VW teria que pagar para o primeiro proprietário, pois ele que fez negócio com a VW. o proprietário atual teria que acionar o primeiro proprietário na justiça por vender um carro fora dos padrões. Dai o primeiro proprietário diz que ele não tinha como saber disso, já que é só um leigo comprador… e fica por isso mesmo… hehehe
      Dai aqui no NA teremos infindáveis discussões de quem é mais otário: quem compra 0km x quem compra semi-velho… hehe

      Mas, acredite, no final das contas, ninguém vai receber nada mesmo…

      • carroair30

        kkkkkk Na DUVIDA PRO REU e ai fica tudo certo.

  • Hernande Cruz

    Não vai pagar nunca, a Samarco e vale acabou com um rio e várias cidades e não aconteceu nada, imagine a vw só porque soltou uns punzinhos no céu do nosso país, vai pagar nada. Só sorrindo.

  • Henrique

    Enquanto isso os 400.000 mil motores que necessitavam de recall, estão ai….. a Volks conseguiu se safar no tapetão dessa, algo que e muito mais grave e Justiça fechou os olhos. Detalhe, muitos motores ainda continuam fundindo com 20, 30 mil, e a Justiça, ohh pra vc !
    Que lixo nosso judiciário !!!!!!!!!!!!

  • afonso200

    recorrer, e recorrer

  • afonso200

    no final os donos vao pagar pra VW porque compraram a Amarok, kkkkkk

  • Pete Alves

    Se até hoje o rompimento da Barragem da Samarco, que além de tudo destruiu uma vila e matou pessoas, pouco significou para a empresa, imagina o que vai dar para a VW nesses caso? ” Governo Federal – Brasil: Um país de trouxas

  • Robinho

    Ate hoje a Samarco não pagou nada e foi bem pior, imagine a VW…

  • Abdallah

    A vw deve d estar dando risada desta decisão, logo logo aumenta mais ainda o preços dos novos e cobre esse “prejuízo” rapidinho!

  • tiago

    Esse valor está fora da realidade.
    O Brasil sequer é exigente quanto as emissões de veículos novos, mesmo no modo fraude, aposto que esses TDI ficam dentro do aceitável no nosso país.
    Não tive acesso aos autos, mas, me parece, que o juiz está indo na onda do que ocorreu nos EUA, sem levar em conta as vicissitudes do mercado brasileiro.
    Uma simples analise no balanço financeiro da VW br mostra que esse valor é esquizofrênico. 100 milhões já seria uma pena duríssima quem dirá 1 bilhão.

  • Juarez Veras

    Deviam era devolver o dinheiro que pagamos nessa pickupinha fracote. Foi o pior negócio que já fiz foi comprar essa joça. Não aguenta o tranco. Tentem conseguir um guincho no acre numa estradinha de terra longe de rio branco. Naquele color brabo ela fica sem água, simplesmente a água do radiador desaparece e sem aviso, ou melhor avisa sim, quando já secou. Fui obrigado a colocar a nossa água, a de beber. Ficamos com sede para matar a da pickup. A correia dentada quebrou aos 18 mil é mole? E na concessionária o consultor diz que é normal. Normal uma ova. Resumindo é bonitinha e ordinária. É atleta de academia, não aguenta uma competição de verdade. Voltei para a mitsubishi de onde nunca deveria ter saído. Sou de são paulo e meu trabalho é na amazônia onde não há infraestrutura e temos que ter tudo confiável, qualquer coisa que quebra é perder tempo, e quando falo tempo é dias parado. Seja uma pickup, um simples gerador ou um simples gps. Da amarok tive duas alegrias, quando comprei e quando vendi.

    • Igor Pricandi

      Interessante ler a opinião de quem teve uma e não de quem é fanboy da marca vw. Eu sou fã mas não sou discípulo da marca. Já estou no meu terceiro passat, mas pelos preços talvez na próxima troca não fique na vw. O que você disse bate com relatos publicados pela quatro rodas num comparativo de pickups. Nele a Mitsubishi não foi a melhor, mas concordo contigo no quesito confiabilidade, tive um tr4 e fiz muitas viagens com ele uma de 8000 km com a patroa. Saimos de São Paulo e fomos até o Maranhão pelas praias. Foram 2 meses de viagem. E estradas boas mesmo só no trecho paulista. Não tivemos problemas e tão pouco pensamos que teríamos. Ter um carro não confiável ainda mais em lugares tão distantes não é legal. Isso explica porque a Amarok vende pouco mesmo a vw tendo uma rede tão grande. Mas Juarez a regra hoje é essa fazer coisas que parecem ser, não precisam ser. Os SUVs são isso, como diz minha mulher é tipo. No caso é tipo jipe, só que não. Agora quanto ao assunto da matéria, até pode ser justa a decisão, mas se a vw recorreu da multa do ibama de 50 milhões, irá recorrer dessa também. E como nossa justiça pra lá de lenta, mesmo que ela perca irá demorar anos. Se a decisão obrigasse por medida de tutela antecipada o depósito em juízo da quantia, a própria vw faria de tudo para acelerar o desfecho. Como não houve a exigência ela fará o máximo para postergar o acordão e usará de todos os meios legais ou não. Business is business.

    • carroair30

      Vamos falar francamente: A VW sempre foi uma grande ilusao!! e como Brasileiro se encanta com tudo ai ficou facil pra ela!

  • Mak Mak

    Se a VW do Brasil lutou,relutou,esperneou e fez de tudo para não colocar uma simples tira que custa centavos no banco traseiro do Fox que decepava dedos,imagina se vai pagar 1 bilhão de indenização para os donos de Amarok.

    • José Santos

      No caso do banco traseiro do Fox que decepava dedos, a VW do Brasil foi condenada em 2º instância à fazer um recall para instalar a tira em todos os Fox e Spacefox.

      • carroair30

        Uma coisa de engenharia tao simples acabou caindo nos tribunais! ainda tem fa essa montadora …VTNC

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Deveriam era condenar quem compra Amarok como Pickup !!

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