India Mercado Montadoras/Fábricas Tata Tecnologia Volkswagen

Volkswagen e Tata Motors devem compartilhar plataformas, segundo indianos

tata-amp Volkswagen e Tata Motors devem compartilhar plataformas, segundo indianos

De acordo com o site indiano Economic Times, Volkswagen e Tata Motors estão em conversas de alto nível para chegar a um acordo sobre compartilhamento de tecnologias. Embora nada tenha sido divulgado ainda, a publicação local diz que as duas empresas buscam o desenvolvimento de carros de baixo custo para mercados emergentes.

Ainda não se sabe se será uma joint-venture ou um acordo técnico entre as duas partes. Segundo a fonte, a ideia é que a Volkswagen utilize a plataforma modular AMP (foto) da Tata Motors para uso em mercados emergentes. No entanto, a discussão também avalia a plataforma modular MQB-A0 para uso da Tata Motors.

A Volkswagen estaria em dificuldades para avançar no mercado indiano, já que a chegada do up! ao país foi cancelada por inviabilidade do projeto, algo parecido com a produção da plataforma MQB no país, cujo processo acabou se tornando caro. Assim, a base AMP da Tata Motors serviria bem ao propósito da VW, que poderia lançar modelos de baixo custo específicos para região e até para exportação.

Do outro lado, a Tata Motors busca uma parceria para reduzir custos e alcançar novas tecnologias há alguns anos, tendo conversado anteriormente com PSA e Chery, mas sem sucesso. Sabe-se que haverá duas plataformas modulares apenas no lineup da marca indiana, que atualmente conta com seis bases. A VW pode fornecer a experiência na produção e desenvolvimento desse tipo de arquitetura. Algo sobre tal acordo, segundo os indianos, deve ser anunciado em Genebra.

[Fonte: Economic Times]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend