Volkswagen estuda ação contra Euler e seu Fusca “Punk Cat”

Volkswagen estuda ação contra Euler e seu Fusca "Punk Cat"

Pois é, a China é um mundo a ser bem analisado. De um lado, existem as cópias veladas de carros internacionais. De outro, iniciativas próprias e até mesmo tendências de estilo dentro de seu gigantesco mercado.


Ainda assim, existem os produtos “inspirados”, que são muitas vezes releituras até interessantes de certos modelos famosos. Uma delas é o conceito Punk Cat da Euler, divisão da Great Wall que faz carros elétricos bonitos.

Com a marca ORA, a Euler quer emplacar o seu gato punk na China e, possivelmente, fora dela. Totalmente inspirado no clássico alemão, o sedã de quatro portas visto no Salão de Xangai, chamou a atenção não só de nós, mas também da VW.

Volkswagen estuda ação contra Euler e seu Fusca "Punk Cat"

Diante da repercussão, o site americano Carscoops entrou em contato com a Volkswagen sobre uma possível violação de direitos por parte da Euler e eles responderam assim:

“Verificamos esta questão no que diz respeito a quaisquer violações de utilidade do modelo ou direitos de design da Volkswagen AG e nos reservamos o direito de tomar quaisquer medidas legais necessárias.”

Em outras palavras, a VW estaria se movendo na direção da Great Wall com uma demanda, mas a empresa não declarou abertamente que iria tomar de fato uma ação no ambiente jurídico chinês.

Volkswagen estuda ação contra Euler e seu Fusca "Punk Cat"

A princípio, pode estar rolando uma investigação para saber até onde a Volkswagen teria direito a obter uma compensação da Euler sobre o assunto, visto que não se trata exatamente de uma cópia, mas de um veículo que se baseia no estilo do Fusca.

Com quatro portas, ele estaria muito mais perto do Käfer Taxi de 1952 que do último Beetle, retirado de cena em 2019. A VW disse inicialmente que não faria outro carro emocional além da futura Kombi elétrica, a ID Buzz em versão de produção.

Ainda assim, o nome “e-Beetle” foi registrado. É tentador para nós, imaginar (que dirá para os engenheiros da VW) um novo Fusca com propulsão elétrica sobre a plataforma MEB Lite, focando então na mobilidade urbana em vez de um carro mais premium.

Volkswagen estuda ação contra Euler e seu Fusca "Punk Cat"

Bom, mas sem devaneios, voltemos à Euler. Na China, a demanda legal contra um fabricante local não gera frutos, especialmente se a montadora processada tiver participação de Pequim.

A Land Rover, contudo, foi uma exceção, mas aprendeu uma lição: nunca mostrar um conceito próximo demais do produto final para não ser copiado.

Lição? Não deveria ser assim, mas a Convenção de Berna (para direitos de propriedade) pode não ser suficiente em lugares como a China. Assim, vamos ver se para a Volkswagen vale a pena um esforço jurídico para (tentar) tirar esse gato punk (da ORA) das ruas.

[Fonte: Carscoops]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.