Condução autônoma Vans Veículos Comerciais Volkswagen

Volkswagen fecha acordo com Apple para condução autônoma da T6

Volkswagen fecha acordo com Apple para condução autônoma da T6

A Volkswagen fechou um acordo com a Apple para automação de sua van T6, com um olho no mercado americano. Na realidade, a ideia do modelo Transporter/Caravelle é atuar como um veículo de transporte para os funcionários da gigante de tecnologia do Vale do Silício. Como a VW só agora reiniciou as vendas da versão campista Califórnia nos EUA, a condução autônoma neste veículo comercial poderá ampliar muito as chances da marca de emplacar bem o produto no país.


Fruto do projeto Titan, a condução autônoma desenvolvida pela empresa fracassou em equipar um carro próprio da “Big Apple”, que acabou direcionando a tecnologia para fornecimento aos fabricantes de veículos, já tendo fechado acordos semelhantes com BMW e Daimler. Dentro da Apple, comenta-se que o projeto de automação do transporte de funcionários está atrasado e já deveria estar em execução. Atualmente, a empresa de Steve Jobs testa 55 exemplares do Lexus RX 450h (com volante da Logitech) em estradas da Califórnia.

A mesma tecnologia será aplicada às vans T6 Transporter autônomas no acordo com a Volkswagen, mas ainda não se sabe se este será estendido para outros modelos comuns da marca alemã. Por ora, a Apple não pediu autorização das autoridades locais para que seus carros andem sem um motorista a bordo, algo que já está sendo feito por outras empresas, como a Cruise Automation, da General Motors. No entanto, isso não significa que a empresa esteja atrasada em relação às demais.

Volkswagen fecha acordo com Apple para condução autônoma da T6


Mas, além da condução autônoma, as vans T6 Transporter serão eletrificadas para que a proposta seja completa. Isso significará não só que o comercial leve terá emissão zero de poluentes e direção automática, mas um design diferenciado, sendo que o projeto está sendo tocado nesse caso pela Italdesign. O estúdio de estilo italiano pertence ao grupo Volkswagen.

Não se tem informação sobre o conjunto propulsor da Transporter elétrica da Apple, mas poderia ser o mesmo empregado na e-Crafter, que conta com 134 cavalos de potência e 29,5 kgfm de torque. Também não se fala no número de veículos que serão construídos inicialmente, mas o lote inicial deve ser bem testado até 2020, quando então os carros autônomos deverão ganhar o mercado americano de forma legal.

As baterias de lítio também não foram mencionadas, mas a autonomia deverá ser maior do que na e-Crafter, que tem 193 km. Provavelmente o alcance deve ficar na casa dos 250 km, suficientes para trajetos curtos e frequentes, que será o tipo de atuação no transporte dos empregados da fabricante do iPhone. O projeto não deve interferir nos planos da família ID nos EUA, que terá a Buzz em versões de passeio e comercial.

[Fonte: The New York Times]

Volkswagen fecha acordo com Apple para condução autônoma da T6
Nota média 5 de 1 votos

  • Ady Bastos

    Tesla mandou lembranças… Há anos luz a frente!

    • th!nk.t4nk

      No mercado sim. No desenvolvimento, não. Bem antes da Tesla iniciar sua pesquisa com veículos autônomos, já haviam empresas bem avançadas no tema. O que a Tesla fez foi se precipitar ao disponibilizar a tecnologia no mercado, ainda de forma inacabada, pra obter o marketing. Literalmente a Tesla ainda estava abastecendo seu software com dados dos clientes, enquanto muita gente já estava colocando sua vida nas mãos da tecnologia. As outras estão sendo mais cautelosas, como deve ser. Nada a se destacar aí.

    • Unknown

      Mas não tem nenhuma Van, que eu saiba.

  • zekinha71

    Aqui nem cheiro desses carros aparecerem, e a desculpa é que ia custar caro, como que se aqui tivesse algum VW barato.

    • invalid_pilot

      Tem a Vito da MB e a Jumper da PSA – não espere por preço de Kombi

      • afonso200

        Jumpy

        • invalid_pilot

          Jumper é a grande kkkk sempre confundo

          • toninho

            Esse Jumpy pra mim é o melhor veiculo da categoria motor a diesel muito econômico e boa capacidade de carga com dimensões honestas. Uma pena termos parado de trabalhar na feira.

            • invalid_pilot

              Parece ser bem acertado mesmo e com grande vão livre pra carga, mais que a Vito até.

  • Cosi fan Tutti

    As marcas mais valiosas do mundo no momento são: Google, Apple e Microsoft. Dae a dimensão disso e como a VW pode ganhar se alinhando a elas.

  • toninho

    “As baterias de lítio também não foram mencionadas, mas a autonomia deverá ser maior do que na e-Crafter, que tem 193 km. Provavelmente o alcance deve ficar na casa dos 250 km”
    Não seriam 193kW?

  • toninho

    Imaginem o poder de um governo com o controle de todos os carros, sonho de controle/ditadura do grande irmão 1984.
    Eu quero carro para dirigir, mas fazer o que; é tendencia, embora nunca ninguém questione os resultados destas tendencias
    tipo boiada segue pro lado que a tendencia mandar mas e o resultado????. O mundo sera chato no futuro com frouxos na vida e machões na net com complexos e inseguros, vai faltar corda talvez, mas a vida segue.

    • Unknown

      Boa reflexão meu amigo! Por isso o estilo de vida dos norte americanos é admirada por muitos! Não que eles sejam o oposto disso, mas fogem às regras em muitas situações.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email