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Volkswagen Fox 2018 perde todas as versões e ganha séries Connect e Xtreme

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Para abrir espaço para a nova geração do Polo, a linha do Volkswagen Fox 2018 acaba de passar por uma reestruturação no mercado brasileiro. O hatch compacto perdeu todas as versões oferecidas anteriormente e agora é comercializado apenas nas séries especiais Connect e Xtreme, anunciadas nesta sexta-feira (22) pela marca alemã. Ambos os modelos são equipados com o motor 1.6 MSI 8V de 104 cv.



O Volkswagen Fox Connect segue a mesma linha do up! Connect. Entre os recursos, há faróis dianteiros com friso cromado, grade frontal com acabamento em preto brilhante, faróis de neblina, rodas de liga-leve com design “Sato” de 15 polegadas, adesivo lateral com a inscrição “Connect” e lanternas traseiras escurecidas.

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A lista de itens de série do carro é recheada. Há ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores (com tilt down) elétricos, faróis de neblina com luz de conversão estática, computador de bordo, piloto automático, volante multifuncional e sistema de entretenimento Composition Touch com tela de 6,5 polegadas, MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto e sensor de estacionamento traseiro.

Já o Volkswagen Fox Xtreme apela para um lado mais aventureiro. O carro oferece grade dianteira em colmeia com friso em “Chrome Effect” na parte inferior, faróis com máscara negra, para-choque dianteiro com desenho exclusivo, faróis auxiliares retangulares com tripla função (luz de conversão estática, luz de neblina e de longo alcance) e molduras das caixas de roda em preto fosco.

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Há também parte inferior das portas com acabamento em “Chrome Effect”, capa dos retrovisores e maçanetas na cor preta, rodas de liga-leve “Modena” de 16 polegadas diamantadas, logotipo “Xtreme” nas portas traseiras e tampa do porta-malas, lanternas escurecidas, região da placa traseira com adesivo na cor preta e aerofólio, parte inferior do para-choque traseiro e rack de teto em preto.

O interior oferece teto e colunas escurecidos, bancos com tecido escurecido e costuras vermelhas, entre outros. Nos itens de série, há volante multifuncional revestido em couro e câmera de ré com sensor de estacionamento. Como opcional, o carro oferece o sistema de entretenimento Composition Media, com comandos de voz.

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O Fox Connect e o Fox Xtreme podem ser adquiridos em cinco cores de carroceria: três sólidas (Branco Puro, Vermelho Tornado e Preto Ninja) e duas metálicas (Prata Sargas e Cinza Platinum). A garantia dos modelos é de três anos, sem limite de quilometragem.

Confira abaixo os preços da nova linha Volkswagen Fox:

Volkswagen Fox Connect 1.6 manual: R$ 54.590
Volkswagen Fox Connect 1.6 i-Motion: R$ 57.990
Volkswagen Fox Xtreme 1.6 manual: R$ 57.590

Galeria de fotos dos novos Volkswagen Fox Connect e Fox Xtreme

 

  • Deadlock

    E o Fox ainda vende bem…

    • thi

      Muito

    • carroair30

      E o PROXIMO A DAR ADEUS SERA O UP !! APOSTO QUAQUER DINHEIRO NISSO!

      • thi

        Isso vai depender da matriz

        • carroair30

          A Matriz ja vai reformular totalmente o UP em 2018 na europa ,aqui nao tera mais folego

          • Catucadao

            fox é um bom carro acho que poderia ficar mais uns 2 ou 3 anos vendendo…

          • DevXav

            É, realmente é esse o problema… não é o preço não..
            lol..

      • Deadlock

        O próximo será o Golf, após o lançamento do T-Cross.

      • Nelson Oliveira

        O up era realmente um projeto pra ser sucesso de vendas aqui no Brasil, principalmente a versão TSI. Lembro que, em agosto de 2015, fui ver um modelo numa concessionária aqui (moveup tsi cor branca) e consegui negociar por 42.500. Hoje, o mesmo modelo tá custando quase 60.000 e não tem dólar, inflação, etc que justifique o aumento que esse caro teve.

        • Tyrion Lannister

          Eu fui numa css vw com o pai da minha namorada e comentei que o up era bom, o vendedor disse que era bom, mas ele não curtia não, achava o carro feio e sem graça.

          • Nelson Oliveira

            Nessa época, realmente, era um ótimo custo-benefício,em especial essa versão TSI. Mas, no valor que tá hoje, há carros bem melhores. Se não fosse a ganância da wolks, era pra ser um sucesso. Entendo que carro no Brasil sempre foi e sempre será um dos mais caros do mundo, mas a Wolks perdeu a noçaõ

        • Verdades sobre o mercado

          Move up TSI por quase 60k, acho que você está confundindo (está 53.990,00) … há de se considerar também o preço que vocÊ informa de 2015 se era do Move up TSI básico ou completo, pois na época o Move up básico era bem mais simples que o Move up de hoje, além de como você informou foi preço negociado(portanto não dá para comparar com preço de tabela atual). Quanto aos aumentos, é o preço que se paga pelo preço dos automóveis terem ficados estagnados de 2008 a 2013 (foi possível com o aumento do mercado que reduziu o custo fixo por unidade) e de 2014 até hoje o mercado reduziu mais de 40% (o que aumentou muito o custo fixo por unidade), o que faz com que a indústria busque reposição de margem de contribuição, o que vai na contramão da recuperação de volume do mercado.

      • Davi Millan

        E eu aposto que o Fox vai dar adeus antes do Up!.

      • Renato Duarte

        Por agora eu digo que não,,, mas é bem provável que daqui alguns anos ele sai de linha sem sucessor no brasil.

    • Apesar de caro para nossos padrões de renda, ele até que ficou com preços atrativos frente aos concorrentes nessas configurações apresentadas, que são bem equipadas, convenhamos.
      Ocorreu algo muito parecido com o Polo em seus últimos anos de linha. Em 2012 comprei um sedã com pintura metálica completo (Comfortline I-motion) modelo 2013 pelo mesmo preço que tinha pago em um de entrada com pintura sólida em 2008. Provavelmente é o início do fim para o Fox.

      • afonso200

        verdade, até o HB20 é mais caro agora

      • André

        Acho o Spacefox 2018 com melhor relação custo/beneficio.

    • Márcio Motta

      tira o fox q sempre vendeu bem e coloca o polo que nao deu certo por aki? tomara que de certo essa estrategia.

      • Wellington Myph13

        Polo não deu certo na época, hoje é outro carro. Vamos aguardar, mas acho que deve ir bem. Não sei se vai tão bem quanto a VW espera/quer…

      • thi

        é isso q estou analisando..mas gosto disso,pq a vw tem q trazer coisa moderna,pq ela tem

    • Ric53

      Meu e o carro é bom

  • Omar Haddad Saab

    “Para abrir espaço para a nova geração do Polo, a linha do Volkswagen Polo 2018 acaba…” ou “Para abrir espaço para a nova geração do Polo, a linha do Volkswagen FOX 2018 acaba…”

  • Bruno Silva

    Fim de linha, são as versões derradeiras. Uma pena o Fox sair assim, porque por mais que o Polo seja muito superior, a proposta do Fox (ser mais alto) vai pra muitos deixar saudades. Quem sabe na próxima geração do Up! ele cubra essa lacuna.

    • Pedro Neto

      logo vai ter um altiho no lugar dele, T-Cross rsrs

      • Deadlock

        E bem melhor, espero.

        • Léo Faria

          Custando o dobro.

      • André Gonçalves

        O problema que o Tcross já vai ter proposta aventureira, então o preço será estratosférico

    • Carlos

      O novo Gol poderia ter essa proposta. O up subcompacto, o Gol na “pegada” do Kwid (mas maior) e o Polo mais premium e pouco mais esportivo.

    • Olha, pelo padrão comportamental da VW, capaz dele ainda sobreviver uns bons 3 a 5 anos em linha nessas configurações. O Polo mesmo na geração antiga foi assim, ficou restrito a um mínimo de configurações e sem qualquer alteração mais significativa, além de ser vendido a preços mais módicos do que o que se via ao longo de sua trajetória por cerca de 4 anos.

      • Leandro Balmant

        Se bem que na década passada muitos carros ficaram anos e anos sem mudanças significativas. Um exemplo é a linha Chevrolet.

    • WASHINGTON

      Seria mais jogo melhorar a segurança do Fox e colocá-lo no lugar do UP (preços)

    • Catucadao

      fox é um bom carro

      • CARnivoro

        tenho um em casa há 5 anos e concordo com vc!

    • CARnivoro

      sim e não só isso! Minha esposa tem um e sempre usa pra carregar coisas da nossa loja.. A versatilidade de poder “dobrar” totalmente os bancos pra nós é excelente!!

    • Leonardo M. G.

      Ou fazem um “Ecosport do Polo” e chamam de Fox…

  • Airplane

    Não acabou pois as séries Connect e Xtreme continuam.
    Na verdade é o começo do fim.
    Bye, bye Fox !

  • Paulino Lino

    Pelo menos assim vcs já sabem que a versão inicial do novo Polo partirá de 60k ok? De nada, obrigado!

    • Fernando Marques

      Saiu as versões do Fox 1.0 pelo que parece, ficando apenas as versões 1.6. O polo nasce mais barato por vir 1.0 e nas versões 1.6 serem menos equipados que o veterano fox, ficando focado em custo beneficio. Brigando até com Up de topo.
      O Fox ainda é uma boa compra.

    • Wellington Myph13

      Polo 1.0 ainda vem mais barato que o Fox, por ser 1.6 e só completo.
      Polo vai ter foco em segurança, com equipamentos básico de ar, direção, vidros elétricos dianteiros, travas e com diferencial de 4 airbags e controle de tração de série.
      Polo 1.6 ainda vai estar no mesmo preço do Fox, com menos itens de série, mas entregando motor melhor 1.6 16v e os itens de segurança extras que citei acima.

      Ele vem pra substituir a faixa de preços do Fox (e acima, chegando no Golf). Essas versões do Fox são de fim de linha…

      • Cesar.A.T.M.

        Não é um site muito confiável, mas quando se fala de VW serve pra consulta…..

        http://www.car.blog.br/2017/09/polo-200-tsi-at-x-argo-18-at-x-hb20-16.html

        “”””O Novo Polo 2018 será lançado oficialmente na próxima segunda feira, mas os testes com o modelo já estão sendo publicados pelas principais revistas especializadas”””””

        • Wellington Myph13

          Kkkkk. Eu entro lá só pra ver algumas notícias que eles conseguem antecipar e rir um pouco nos comentários. A coisa lá e punk, kkkk….
          Eles forçam a barra quando o assunto é VW…
          O que me surpreendeu ali foi o Argo 1.8 AT6 render o mesmo que o 1.0TSI em consumo de cidade. Quero ver no teste real de outras…

          • Edson Fernandes

            E qual seria o consumo? Pergunto de verdade para ter ideia se sempre o cambio AT rouba mto do motor.

            • Wellington Myph13

              Lá diz que na revista da quatro rodas Argo 1.8 AT6 e Polo 1.0T AT6 fizeram 12,1km/l na cidade, já na estrada o Argo fez 14,3 e o Polo 16.
              HB20 está no comparativo tb e fez 10,8 e 14,3. Tudo com gasolina.

              O Argo tem o detalhe do Start Stop que engana o consumo na cidade, e o AE já testou o 1.3 em trânsito pesado e o carro começou a ficar louco, chegando e desligar o motor e em 10 segundos religar porque a bateria já devia estar no limite. Começou a incomodar e ele desligou o sistema se não me engano.

              Consumo principalmente em cidade nunca bate direito. Quem faz uma avaliação de consumo legal é o best cars, que tem trânsito pesado, leve e estrada. Daí dá pra ter uma noção mais real…

              Meu sogro tinha um Fluence, e também não fazia mais que 5,4km/l na cidade e fazia na faixa de 10km/l indo pro Paraná… Sempre etanol.

              • Edson Fernandes

                A faixa de consumo no etanol é essa mesmo. Para se fazer mais de 6km/l de etanol no Fluence, somente com transito fluindo bem. Caso contrário é sempre entre 5 a 6km/l. Na estrada é sempre entre 10 a 11.

    • Leandro Balmant

      Acredito que a versão 1.0 deverá custar menos que R$ 50.000, assim como o Argo, para que as versões com motores de maior potência brigarem com 208, C3, Fiesta e Argo.

      • Paulino Lino

        Esperar esse preço é fugir da realidade meu amigo; por mais triste que seja

  • Mario Angelini

    Realmente é um carro com uma proposta muito boa, e ainda vende bem. É uma pena ele sair de linha.

  • Douglas

    Muito caro, se ao menos viesse com o motor 16 válvulas…

    • Luciano RC

      Pra não competir com o Polo que só terá o 1.6 16V.

  • Sasaki

    A Raposa vai entrar em extinção!!!

    • Deadlock

      E eu achava que era o Galo…

      • CARnivoro

        o Galo já entrou em extinção há tempos! kkkkkkkk

  • João Cagnoni

    O 1.6 MSI não é 16v?

    • Paulo Lustosa

      com o final I em vermelho é o 16V, totalmente cromado é o VHT

    • Leonardo azevedo

      Ficou somente o antigo 1.6 8v mesmo não é MSI esse não. A spacefox tbm perdeu versões e o motor MSI 16v

      • Luciano RC

        Perdeu o melhor motor.

      • PEDAORM

        Chamam ambos de MSI na VW, mas de fato só existe 1.

    • Wellington Myph13

      A Volkswagen chama de MSI tanto o 8v quanto o 16v.
      O 8v era estampado com as letras todas cromadas enquanto o 16v tinha a letra “I” em vermelho pra diferenciar…

      O que os sites erram mais é chamar o 1.0 aspirado de MSI, sendo que na verdade é MPI…

      • Pois é. Tem o MSI com i prateado e o MSI com o i vermelho. Pode escolher. kkkkkk

  • Tchu

    “…. ,vidros nas quatro portas,…” Ainda bem, se não seria a nova versão do Gol Furgão!

    • thi

      Hum ???

      • Pedrob

        Se não tiver vidro nas quatro portas, provavelmente só as tem nas duas portas dianteiras, ficando a traseira com aço no lugar do vidro, o que seria uma configuração geralmente chamada de “furgão”, com foco em transporte de mercadoria. Exemplos: Uno Furgão, Gol Furgão.

    • Robinho

      kkkkkkkkkk

  • carroair30

    Vamos cantar todos juntos: ………ADEUS EU VOU PARTIR……….

  • Leonardo azevedo

    A perua Spacefox tambem perdeu varias versões inclusive a Spacecross e agora so tem na Trendline com ou sem AT.

  • Ricardo

    Não precisava sair de linha, teoricamente Up, Gol, Fox e Polo tem públicos diferentes e deveriam ter preços bem diferentes, mas isso infelizmente não acontece!

  • thi

    Rapaz a vw vai ter q fazer um Belo trabalho , pq Ela esta tirando um campeao de Vendas. O incrivel he q o carro vende muito pelo seu pre,co, tem um publico q gosta muito …em fim , e temos um aqui na familia 2012 do meu irmao 1.6, carrinho show, gostoso de dirigir ..em fim

    P.s. essa versao x ficou linda

    • Bruno Correia

      Precisa caprichar muito não, o antigo polo era melhor em tudo do que o Fox (pegada, conforto, segurança), não vendeu bem em boa parte por cula da própria VW, então o que a VW precisa é não deixar o novo acabar tendo o mesmo preconceito que o antigo teve (que em boa parte foi culpa dela mesmo, ao privilegiar o Fox ao Polo, sabe-se lá o porque) no mercado e não pesar tanto a mão no preço como fez com o antigo.

      • thi

        Tomara Bruno . Todos ganham com isso.

  • Luciano RC

    Pode juntar para o Velório por que o Fox já morreu.

    • thi

      Kkkkkk… Foxzinho R.I.P

  • RODRIGO

    ASR ESP?

    • Luciano RC

      Esse dai não foi convidado para o Enterro.

      • RODRIGO

        kkkkkkkkkkk vdd

  • JCosta

    Essa jaca fazia sentido quando seu propósito (antes do lançamento) era substituir o Gol… e só.

  • Thiago Ramos

    Que cagada. Agora meu Highline 1.6 16v vira mico? Dai não dá!

    • Carlos

      O que pesa mesmo é o fato de sair de linha. Essas são só versões especiais de fim de linha, não deve chegar nem o modelo 2019

    • Wellington Myph13

      Porque mico? 1.6 16v vai continuar em linha e é muito melhor que o 1.6 8v. Certamente vai é valorizar.

      • Thiago Ramos

        Que o mercado te ouça. Como um motor bom assim fica em linha em uma carro por menos de 3 anos, não consigo entender.

        • Wellington Myph13

          Ele só não continua no Fox porque ele vai sair de linha mesmo. O motor em si não foi o problema e sim o carro. Ele vai continuar sendo usado no Polo.
          Quem gosta de Fox e quiser um usado, você vai poder usar “versão com motor 1.6 do Polo”…

    • thi

      Mico? Pq … Vc tem um carro q a hora q vc abrir a Boca vendi

      • Thiago Ramos

        Tomara.

        • thi

          tomara?? pow cara, pesquise ai ..chegue nessas lojas de carro q os caras vao querer te engolir pra comprar com seu fox

        • Retrato do Papai

          de fato o fox é um carro bom de vendas… tenho um rock in rio 2014 e quando fui comprá-lo o carro ainda estava no nome no proprietário anterior, apesar de o carro ser de loja… questionei isso ao vendedor e ele disse “cara esse carro chegou aqui não tem nem uma semana, ainda nem tivemos tempo de arrumar toda a documentação e passar para o nome da loja”… detalhe é que uns 2~3 dias antes eu já havia feito um test drive nele, se bobear foi no mesmo dia que o carro chegou haha

    • No_Name

      Quem mandou comprar um carro velho… Já deveria esperar por isso.

      • Thiago Ramos

        Desde quando um carro 2016 é velho? Eu heim!

        • No_Name

          O carro está na mesma e única geração desde 2003!!!

          • Thiago Ramos

            De 2003 mas é mais seguro, de acordo com o LatinCap, que um Onix que é de, sei lá, 2014. Tem (ou tinha agora, né?) mais equipamento de segurança que um HB20 (Controle de tração, estabilidade, hill holder e etc). Recebeu mais aperfeiçoamentos em mecanica do que o Argo que é de 2017 (motor MSi 16v com cambio de 6 marchas enquanto o Argo carrega um e-torque do inicio dos anos 2000 com leves aperfeiçoamentos e um cambio que deve existir desde o Tempra).
            Classic ficou ai anos no mercado, assim como o Celta, que sairam de linha depois de 17 anos de mercado (no caso do segundo, pq no caso do Corsa acho que foram 23, né?) e vendendo muito bem.
            14 anos de mercado não é velho se você adequar ele ao que o mercado pede e nisso o Fox nunca pecou, tanto que está entre os 20 mais vendidos. O Fox tem opcionais que HB20, Onix e Argo não oferecem (teto solar, cornering light) sendo muito adequado a venda atual. Sim, concordo que não é um projeto novo, mas qual o sentido de investir em um modelo que 3 anos depois vc o tirará de linha? Faria mais sentido adequa-lo mercadologicamente e vendê-lo por um preço que não entrasse na Seara do Polo. Agora teremos Polo 1.0 MPI, Fox 1.6 8v, Polo 1.6 16v e Polo TSI, qual o sentido nisso?

    • Louis

      E eu que comprei uma Kombi e a VW tirou ela de linha!!! Vou processá-la por isso.

      • Thiago Ramos

        Que dó! A Kombi é um carro tão bom quanto sua interpretação de texto.

    • Leonardo Teixeira

      Vc está no Brasil, mesmo saindo de linha, isso ai vai ter mercado para 15 anos

    • Artur Barbosa

      Não acredito que vire mico, mas se realmente sair de linha acho que sofrerá grande desvalorização. Não sou “especialista” como tantos aqui, mas geralmente é assim que o mercado se comporta.

    • Marcelo Alves

      Mico? Acho que não, hein… Minha irmã tem um desse, dos primeiros que saíram, 2014/2015, branco, com interior em duas cores (cinza claro) e controle de estabilidade… Falei pra ela que essa versão saiu de linha e ela me disse que nem tão cedo pensa em vender, pois o carro é bom. Ah, além de ser o único Fox que saiu com opção de controle de estabilidade, hill-holder e motor 1.6 16v, é também o único que tem discos de freio de 280mm, pois as outras versões usam discos de 256mm.

  • Andre Cupertino

    Crossfox saiu de linha tb?

  • Zé Mundico

    O aviso foi dado e escuta quem quiser ouvir.

  • TijucaBH

    Fox é um carro bem acertado e só nao vendeu mais porque nao tem uma versao com cambio automatico (apenas automatizado), faltou também o motor 1.6 16V aplicado na Saveiro Cross e também faltou uma lista de itens de série mais racional e sem muito opcional que encarece o carro e que todo mundo quer mas nao quer pagar por ele (exemplo teto solar).

    • Andre Cupertino

      O fox tinha o 1.6 16V nas versões Highline, Pepper e Crossfox.

      • TijucaBH

        Verdade, mas deveria ser na versao de entrada com esse motor. Só a VW pra fazer 2 motores com mesma “cilindrada” diferentes, um 8V e outro 16V. Renault também fez isso mas em carros diferentes…

    • Thiago Ramos

      Mas ele tem motor 1.6 16v, que acabou de sair de linha nas versoes Highline e Pepper. E o quanto mais opcional o carro tiver, melhor, paga quem quiser. o Meu por exemplo tem teto-solar, fazia questão.

      • Sim, mas é ruim.na hora de vender. Porque os opcionais não entram na tabela na hora da venda.

        O comprador vai querer com teto solar, pagando o valor base de tabela do Highline.

  • Eu vejo nisso um sinal claro do quanto a VW perdeu a mão no mercado brasileiro: tira o Polo de linha para abrir espaço para o Fox em 2014, e em 2017 lima diversas versões do Fox para abrir espaço para o… POLO! E é impressionante como nós, meros consumidores sem tanta informação assim sobre o mercado automotivo sabemos: o mercado do Polo será terrivelmente restrito. Não há nem fumaça no horizonte apontando para a possibilidade de os consumidores passarem a ter interesse no segmento de hatches compactos premium, que seguirão sendo carros de nicho.

    • Zé Mundico

      Sintoma de uma empresa que perdeu o protagonismo no mercado e que hoje funciona na base do “empurra”, sempre a reboque dos outros.
      Acredito que vai tirar o Fox de linha para abrir espaço para um suv compacto, talvez até o proximo ano.

      • Pois é. Como autora do sucesso magistral que foi o Crossfox na década passada, a marca tinha obrigação de estar participando deste segmento de “SUV’s compactos” desde seu início. Agora vai entrar nele com um atraso de no mínimo 5 anos, com diversos concorrentes absolutamente consolidados em um mercado que já está saturado. Não tem lógica. Se eu fizesse parte do conselho de administração deles, pediria o cargo de tudo que é CEO ou gerente com poder de decisão na filial brasileira.

        • thi

          Belas palavras ubaldir , mas nao he de hoje ..a vw liderou com o Santana na cat do sedans e deixou morrer , teve uma febre do crossfox e ainda nao entrou Nessa segmento, he uma lertagia s’o. A vw Brasil ta seem moral com a matriz , so pode.

          • Verdade é que depois da Autolatina, a VW nunca mais achou o rumo. Viveu alguns anos de bonança ainda pela inércia natural do nosso mercado.
            Exemplos de bobagens monumentais dos alemães temos diversos:
            1-Retirar o Voyage de linha no lançamento da segunda geração do Gol, deixando a concorrência nadar de braçada em um segmento promissor durante mais de uma década. Quando voltou com o Voyage, já tinha perdido milhares e milhares de vendas, a despeito do fato de seu sedã compacto ainda ter obtido boas vendas com o relançamento;
            2-Protelou o lançamento de uma nova geração do Golf por uma década, a despeito de seu hatch médio ser líder incontestável de mercado durante anos. Com isso perdeu a liderança de um segmento que foi fortíssimo na década passada. Quando finalmente lançou a geração VII, o fez em um mercado que já não liga para o segmento;
            3-Tinha no Santana um líder de um segmento que já era forte e que apontava para ainda ser mais promissor no início dos anos 2000. Demorou 20 anos para trazer um produto um mínimo competitivo (Jetta G6), fazendo-o quando o mercado já estava saturado e muito consolidado com concorrentes fortes.
            4-Demorou décadas para entrar no segmento de Pick-ups, fazendo-o quando a cocorrência já tinha tomado conta da praça.
            E por aí vai. Até me admira a montadora ainda ostentar o terceiro lugar nacional. A seguir o ritmo atual, em uma década estará brigando com a Ford, ou talvez até mais em baixo.

            • cepereira2006

              “E por aí vai.”
              E põe vai nisso kkkk. Tem tantas outras que até me deu preguiça de escrever.
              Creio que nesta década o que mais a prejudicou foram os aumentos em série do tipo “dane-se o mundo”. Houve uma ocasião em que a crise estava no auge, os preços em geral da economia estavam todos em queda, dólar em queda e ela seguiu aumentando os preços até que seus produtos ficassem totalmente fora de mercado. Outra que fez isso foi a Honda e está indo para o mesmo caminho. Essa além de aumentar os preços retirou equipamentos de Fit e City, na contramão da evolução do mundo. O que tem salvo esta tem sido o HR-V, que por sinal também já está caindo. Vão morrer abraçadas essas duas se não acordarem.

            • thi

              só discordo de disputar lá em baixo..a vw hoje esta praticamente empatada com a segunda..se ela lançar polo,virtus, e um suv mais compacto..ai da um salto de novo

              • Estava mais pensando em projeções frente à trajetória da marca nas últimas duas décadas. Mas sim, a posição atual dela ainda é razoável, desconsiderando-se o quão a posição dela era privilegiada até a década de 90.

            • Gomes

              Ubaldir, só para contribuir….rs. fracasso do Apollo, Logus e Pointer. Fiasco com os motores 1.0 16v que dava borra de óleo, insucesso dos 1.0 turbo, por conta de uma polia (poderiam ter sido um sucesso pioneiro). Ficaram 60 anos com o mesmo produto (Kombi) num segmento que dominavam e retiraram sem ter sucessor….

              • thi

                -discordo do 1.0 16v..era um motor muito a frente dos brasileiros q estavam acostumado com o vw a ar
                – apollo foi mais fracasso pelo fato de ser vinculado a ford
                -logus teve um sucesso sim,mas a vw deixou no limbo tb
                -a kombi sim, vacilo enorme,deixando uma lacuna

              • Apollo. Logus e Pointer podemos colocar na conta da malfadada “Autolatina”. Impressionante duas empresas desse porte se unirem e conseguirem ter um resultado tão negativo para ambas. A Ford mesmo, não fosse ter “achado” o Ecosport, tinha caminho bem pavimentado para abandonar o país no início dos anos 2000.

    • Verdades sobre o mercado

      O Polo vendeu relativamente bem (considerando que custava cerca de 10% menos que o Golf) até a chegada do 1o facelift do Fox no final de 2009. A partir daí o Fox passou a ser protagonista dentro das css VW e o Polo (sem novidades) foi ficando esquecido até mesmo pelo preço mais alto, enquanto o Fox apresentava um interior próximo ao do Polo, mas com espaço interno maior e preço mais competitivo. Portanto o Polo praticamente morreu em 2010, pois de 2011 a 2014 vendia muito pouco. Eu penso que a produção do Polo no Brasil foi um erro. A VW deveria ter lançado apenas o Fox já com um interior decente (e não aquele interior “a lá” Gol G4 do lançamento) e ele faria muito bem o papel de compacto “superior”,como realmente fez por muitos anos a partir do 1o. facelift. Já o Novo Polo tende a ter maior sucesso que seu antecessor, e engano seu, o mercado atual para este carro não é tão restrito assim, visto que atualmente quem pode comprar carro Zero no Brasil está em uma condição mais favorecida, basta ver o % de compactos vendidos com câmbio automático. O único senão é a versão 1.0 que deve enfrentar dificuldades de venda, assim como está acontecendo com o Argo(que tem vendido bem com os motores 1.3 e 1.8), pois quem tem 50k para comprar um carro novo não quer levar para casa um 1.0 aspirado. Se a VW for agressiva comercialmente (parece que vai ser) creio que pode vender 4.000 unidade por mês (apenas hatch), caso venha com preços “normais'(leia-se pouco competitivos), creio que venderá apenas 2.000 unidades por mês.

      • Ai você disse tudo: “a VW agressiva comercialmente”. Eu não consigo enxergar essa possibilidade. Até pelos preços do Fox, como esperar um Polo com preços competitivos?
        Bem, quanto ao mercado que me referi, estava falando dos ditos “compactos premium”, no qual o Polo da geração passada sempre se integrou. Para esse mercado, as vendas das versões top de linha de HB20, 208, C3 e New Fiesta são bem comedidas, sendo que na faixa de 70 mil reais onde esses modelos atuam, o consumidor tem preferido migrar para algo maior. Vamos ver. Eu não consigo enxergar o Polo mudando a realidade atual da VW. E um crossover compacto chegando lá pro final do ano que vem ou 2019… difícil enfrentar um mercado já consolidado com vários bons modelos disponíveis.
        As 2000 unidades por mês do Polo são o que a geração antiga vendia em seus melhores dias. Não vejo potencial real para que o Polo atual consiga ultrapassar essa marca. O design (eu acho bonito) quase idêntico ao do Gol vai atrapalhar, e muito. Já vimos algo parecido acontecer do o I30 de segunda geração em nosso mercado.

        • Verdades sobre o mercado

          Fui gerente de CSS VW por 8 anos e entendo bem seu pensamento sobre agressividade comercial da VW, mas ou utilizam esta estratégia no lançamento do Polo e Virtus ou vão continuar descendo a ladeira em participação de mercado e resultados financeiros. As vendas das versões mais caras de HB20, Onix, C3 e New Fiesta não são tão comedidas assim, visto que há alto % de venda destes veículos com câmbio automático, que estão presentes nas versões a partir de 60K

          • Realmente há uma tendência do mercado de se buscar produtos que atendam a uma gama mais ampla no mercado, indo desde a entrada até ao dito “premium”. O Polo parece querer se encaixar nessa nova tendência, já vista no Argo e que vem sendo cogitada pela Toyota com a chegada do Yaris prevista para breve. Vejamos se vai funcionar como as montadoras estão projetando.

  • Jimmy Rustler

    1.6 8v… Ai ai. Pelo preço podiam ter colocado o o MPI e ter feito uma versão bem legal de despedida.

  • No_Name

    Para a proposta do Fox teria sido mais acertado manter a versão Track em vez de lançar essa Connect.

  • edgar__rj

    Fox ainda vendendo tão bem como anos atrás, até me admiro devido ao seu preço ser bem além dos concorrentes, antes se comparava ao Sandero . Sandero perdeu um pouco de vendas para o Kwid, mas se mantém no Top 10… (tabela de vendas de hoje – fenabrave.org.br)
    ONIX 11.312
    HB20 5.677
    KWID 5.093
    KA 4.435
    GOL 4.206
    PRISMA 3.972
    COROLLA 3.938
    FOX 3.698
    ARGO 2.728
    SANDERO 2.715
    VOYAGE 2.613
    COMPASS 2.610
    UNO 2.596
    HR-V 2.466
    CRETA 2.461
    MOBI 2.270
    RENEGADE 2.133
    KICKS 1.965
    ETIOS HB 1.916
    ECOSPORT 1.799

    • Renato Alves

      O que me surpreende nessa lista é o Gol, o mais sem graça entre os hatchs. Esse Kwid de perto parece ser feito de papel e é menor que o Clio.

      • edgar__rj

        Já eu achei o KWID quase do tamanho do Sandero… Vi alguns aqui no RIO e até chamam bem a atenção… Mas de SUV não tem nada…

        • Artur Barbosa

          Cara, você só pode ter visto outro carro. O Kwid é pequeno (e bem estreito), tem um aqui no estacionamento onde trabalho. Chega a parecer carro de brinquedo perto de um crossover compacto.

          • edgar__rj

            Estou falando em relação ao Clio, tive dois… O Kwid, apesar de estreito, está mais para o Sandero que para o CLIO… Compare as medidas…Acho que vc viu um Mobi e tá achando que era um KWID…

            • Osni Duarte

              Bem, eu tive um Clio 2007 e um Sandero 2010. Vi alguns Kwid na rua. O Clio é maior em comprimento e largura, Kwid só é mais alto, e isso em grande parte devido à distância do assoalho até o solo. Sandero, então, é beeeeeemmm maior!

            • Artur Barbosa

              *Largura*
              Kwid – 1586
              Clio – 1640
              Sandero – 1733

              *Comprimento*
              Kwid – 3680
              Clio – 3811
              Sandero – 4060

            • Thiago Ramos

              Deve ter confundido mesmo. Kwid é mais pra Picanto do que pra Sandero disparado. O Seu proprio Clio era maior, mais largo e perdia em altura.

      • Gomes

        Tem vendas diretas nesses números, logo, muito Gol com o famoso acessório “escada no teto” e Sandero com “placa de BH”

  • No_Name

    Fui o primeiro há muitos meses atrás a informar que o Fox será extinto com o surgimento do Polo. Meses atrás a VW comunicou as fabricantes de autopeças que a produção do Fox se encerra em 2018, em agosto para ser mais preciso.

    • Pablo Henrique

      Isso era bem previsível

  • REDDINGTON

    O começo…do fim.

  • Jackson

    Tchau tchau amor… Tô indo embora… Tchau tchau amor… Chegou a hora… Efeito polo, o Fox já era… Esse é o início do fim… Redução de versões, a morte futura é certa!

  • Gran RS 78

    O Fox já está com o pé na cova. A VW tinha é que tirar de vez de linha esse modelo para dar lugar ao Polo.

  • Leonardo Teixeira

    Finalmente vai tirar isso do mercado, teve a segunda chance para melhor e nao veio

  • Rodrigo

    Já sabem quem vai morrer, né abiguinhos?
    Legal pra quem comprou o Fox 1.0 MPI…

    • Pablo Henrique

      Não entendo, quando o carro fica 20 anos em linha, reclamam. Se a montadora tira de linha, reclamam. O que vocês querem?

      • Rodrigo

        Calma Pablo. Cê tá bravx?

      • Victor Hugo

        O povo não acha ruim o carro ficar 20 anos em linha, acha ruim ficar 20 anos em linha sem ser atualizado, com novos motores, novos chassis, nova tecnologia, acompanhar a tendência estética. Carro que sai de linha é muito ruim para o consumidor. Você tá mais para cantor!

        • André Pira

          Vide; Civic e Corolla. A anos no mercado, mas, sempre evoluindo.

  • Haggard

    Fim de linha é isso aí… “Ah… vamos retirar todas as versões para abrir espaço para o novo carro!”.
    Aham, sei, senta lá VW…

  • Igor Pricandi

    Bom, se algum carro da vw deveria sair de linha é o gol. O UP embora não tenha emplacado é um bom carro. O fox é superior ao gol e seu desenvolvimento está mais que pago. Mas, a vw não pensa só no varejo. Retirar o gol significaria também matar a saveiro, e ela não fará isso. O fox também não sairá de linha tão rápido, retiraram apenas as versões cujos preços conflitariam com o novo polo. O determinará o fim do fox serão as vendas. Tanto do fox como do novo polo. Ela não tiraria de linha um carro que vende mais que o UP e como disse antes, o desenvolvimento está mais que pago. O novo polo terá que vender muito para amortizar o que foi investido na sua fabricação aqui. Não se esqueçam do preju de montar o golf e o jetta que ficaram muito aquém do esperado, não em função da sua qualidade, mas muito mais em função da migração do seu público alvo para os suvs.

    • Diego Amaral

      Para quem retirou de linha o Voyage no auge dos anos 90? Quem deixou morrer Santana e Golf? Sinceramente não me admiraria.

      • thi

        tb não. a vw é meia doida

  • Elfo Safadão.

    Nossa!
    Eles ainda estão desovando esse 1.6 8v?
    Sairia mais fácil se oferecesse ele no GOLF.

  • Tochio

    Poderia ter matado o Gol que já não vende tão bem e rebaixado o Fox para o lugar dele !!

    • Pablo Henrique

      O Gol vende mais que o Fox. Não faria sentido. Ele tem muito mais apelo mercadológico e força nas vendas corporativas.

  • Victor Hugo

    Super chateado. Adorava esse carro. Poderiam ter evoluído ele com a plataforma nova do Polo. E para piorar, ainda vai dar adeus com motor ultrapassado, sem o ESC que vinha na versão Highline. Triste! A VW perdeu o encanto para mim…

    • Edson Fernandes

      Que vinha não. Era um opcional.

  • Guedes

    É… R.IP. Fox. Quando falaram há um tempo atrás, eu não acreditei.
    Por mim, matava era o Gol e deixava o Fox.

  • afonso200

    termina com esse i-motion, por favor

    • Verdades sobre o mercado

      Não pede pra terminar o i-motion, pede pra substituir pelo TipTronic …

  • Jean Lehn

    Pra quem nao sabe vamos la Antes do Fox ser lançado no Brasil seu carro de entrada na Europa era o Lupo um carro pequenino porem bem acabado e bem bonitinho que antecipou o visual do Polo Mercedinho que chegou no Brasil em 2002 , o Fox foi o substituto dele na Europa e o mesmo foi escorracado de la por falta de qualidade sendo motivo de chacota na europa toda seu apelido la e ZE CARIOCA so pra te nocao do negocio , e entrou o Up no seu lugar na EUROPA, aqui o Fox e endeusado como um carro maravilhoso, agora vai entender, todo mundo torcendo pra esse carro duro velho defasado cheio de plasticos continuar no mercado e ja gongando o Polo um carro mundial, sem comentarios mesmo!

    • Diego Amaral

      A primeira geração do fox que foi vendido na Europa tinha interior ridículo,é injusto comparar as versões, internamente ele é outro carro.

  • Mr. Pug

    Essa velharia só não morreu de vez porque deve ter estoque do famigerado 1.6 8v pra desovar.
    A VW brasileira bem que poderia fazer uma homenagem a história “gloriosa” do Fox e dar ele de brinde, como aconteceu em vários países da Europa.

    • Jean Lehn

      HHAHAHH na Europa ele nao querem nem ver por perto o ZE CARIOCA kkkk

      • Mr. Pug

        Anos atrás eu vi em um fórum automotivo português uma discussão justamente sobre o Fox. Lá, portugueses que já haviam visitado o Brasil diziam que tinham se espantado com a quantidade de Fox(es) “a rodar” por aqui. Até elaboraram uma teoria da conspiração de que o Fox vendido na Europa tinha qualidade inferior ao vendido no Brasil, parece piada mas é sério. Mal sabem eles que o Fox que foi pra lá teve uma série de melhorias, até no acabamento, que na época era um lixo, inclusive o decepa-dedos que tinha no daqui foi retirado pois para a Volkswagen o europeu não pode ter o dedo decepado mas o brasileiro pode.

    • Verdades sobre o mercado

      Sério que você acredita que há estoque de motor 1.6 8v para desovar ?! A indústria automobilística (e a grande maioria das outras indústrias) trabalha com estoques mínimos de matéria-prima / insumos há pelo menos 15 anos ! E se houvesse estoque você esquece que este motor equipa Gol, Voyage e Saveiro, portanto sua afirmação é duplamente absurda !
      Quanto a ser velho, é verdade, mas é um velho de muita qualidade e vende muito bem se considerar que é velho, não tem um visual que agrade ao brasileiro (com o agravante da traseira feia do último face-lift) e não é barato, portanto não faz sentido tirar de linha enquanto um substituto (no caso o Polo) não tiver tomado totalmente seu lugar (no caso, seus clientes).

  • lucas

    O que não me desce é usarem esse motor 1.6 8v se possuem o 1.6 16v que é bom pra dirigir.

  • Ricardo Blume

    Absolutamente ninguém para atrapalhar a política de preços do Polo. Agora pode meter preço até encostar no Golf.

  • thi

    o problema de matar gol é o voyage e a saveiro (essa ainda maior)… mas carro por carro ,acho o fox melhor tb..

  • Danilo

    VW ta economizando ate na capa dos parafuso de roda!!!!

  • Lucas086

    Melhor comprar um Confortline, vem sensor dianteiro, volante forrado em couro… vão matar o carro e aproveitaram é pelaram ele. Mas ainda acho que a VW vai se lascar nessa, o certo era matar o Gol.

  • Thiago André

    Seria melhor ter deixado com motor 1.0 e preço de carro de entrada popular e até mesmo aposentar o Gol.
    E deixar somente Up como 1.0 premium compacto e logo depois Polo acima que é acima com 1.6

    • José Santos

      Perfeito o seu comentário. Concordo 100%.

  • Ha Peguei Virra

    Não da para entender o que a volks quer no brasil, carros muitos caros, design e o mesmo ha anos, não muda nada, consumo alto, motores 1,0 muito fracos, quedas nas vendas e eles nao fazem nada.

    • thi

      consumo alto,motores 1.0 fraco???? queda nas vendas ??? … acho q vc nunca viu sobre o 1.0 tsi e qt a vendas ate o dia 21 desse mes a vw esta praticamente empada com a fiat na 2º

      • José Santos

        O que adianta estar praticamente empatada na 2º posição??? A VW/Audi vendem carros “baratos” como Gol, Fox e up!, enquanto isto a Fiat/Jeep optaram em vender carros mais caros como Toro, Strada, Renegade e Compass. Para qualquer empresa de qualquer segmento o que importa é dinheiro em caixa. A Toyota também fatura mais do que a VW, pois o seu carro chefe é o Corolla, que custa 2 vezes mais do que um Fox. A Hilux, outra carro que vende bem, custa 3 vezes mais do que um Gol. Isto sem contar que a Toyota tem um custo operacional bem inferior ao da VW.

  • Junoba

    Lembrando que o Crossfox também sai de cena.

  • Speed Racer

    É um bom carro mas já cumpriu seu papel faz tempo. Comprar um agora é péssimo negócio.

  • Hodney Fortuna

    Um carro com quase 15 anos de estrada sendo vendido a preços fora de questão. Pessoalmente, apesar de ser um bom modelo, recheado de opcionais já era para ter sido encerrada produção. Mas, como em tempos de crise as montadoras preferem continuar com seus modelos mais antigos para atrair consumidores que torcem o nariz para modelos mais recentes.

  • Luccas Villela

    Nossa, que coisa louca… Sempre imaginei que continuaria o 1.0. Bem equipado ele é, o preço nem tá tão ridículo se tratando de Brasil. Devia sair logo de linha, uma pena, sempre gostei do Fox (pós facelift 1).

  • André Gonçalves

    O fox estava vendendo bem, mas a VW quer forçar o povo a migrar para o Up!, o que não vai acontecer. Estão matando o carro ao invés de investir nele.

  • Mario Nobile

    Será que não tá na hora da VW posicionar suas telas CMM mais acima? Facilita a visualização quando esta fica mais a altura dos olhos.

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