Hatches Populares Volkswagen

Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil

Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil

Preços do Fox BlueMotion 2014: R$ 32.590 versão duas portas e R$ 34.090 versão quatro portas.


A Volkswagen está apresentando neste momento o Fox BlueMotion 2014 para a imprensa. O modelo tem um novo motor 1.0 de três cilindros da família EA211, que é o motor mais moderno feito pela marca em nosso país, entregando uma redução de consumo energético de até 17%.

Este motor EA211 é feito em São Carlos/SP, e seu desenvolvimento contou com mais de 2,4 milhões de quilômetros de testes de rodagem, mais de 100.000 quilômetros rodados em temperaturas abaixo de 15 graus negativos, mais de 17.000 horas em dinamômetro e 1.000 testes do novo sistema de partida a frio.

Para assegurar seu desempenho, foi realizado intenso trabalho na redução de atrito dos componentes do motor e na aplicação de recursos tecnológicos inéditos nessa faixa de cilindrada no mercado brasileiro. Com 999 cm³ de deslocamento e instalado em posição transversal no Fox BlueMotion, o motor EA211 1.0l é Total Flex.


Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil

Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

O EA211 1.0l possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, sendo 24 quilos mais leve que um motor similar mas com quatro cilindros. A construção com três cilindros significa não apenas menor número de componentes – como biela, pistão e mancais –, como também menor perda de calor, o que aumenta sua eficiência térmica quando comparado a um motor de quatro cilindros.

Os cilindros têm maior diâmetro (são 74,5 mm, com 76,4 mm de curso), o que permite melhor enchimento da câmara de combustão. Além disso este motor tem vela de ignição colocada em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, o que garante melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência na queima da mistura ar-combustível e consequente maior eficiência térmica.

Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil

As bielas foram melhoradas e ficaram 20% mais leves. Elas têm menor seção transversal e são guiadas no virabrequim. A otimização da construção do motor está presente também na árvore de manivelas (virabrequim), que tem menor quantidade de contrapesos e o diâmetro de seus mancais principais reduzido. A massa total (peso) do componente foi reduzida, proporcionando menores inércia e atrito e aumentando a eficiência do conjunto.

Cabeçote

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora a resposta do motor em baixos regimes de rotação. A taxa de compressão é de 11,5:1. As válvulas são acionadas por balancins roletados (RSH, sigla para o termo alemão Rollenschlepphebel), recurso que minimiza o atrito entre os componentes e aprimora sua eficiência.

O cabeçote do EA211 1.0l possui coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica.

O líquido de arrefecimento leva menos tempo para ser aquecido durante a fase fria do motor, porque recebe o calor dos gases de escape. Por outro lado, em alto regime de utilização, ocorre um controle da temperatura dos gases de escape na entrada do conversor catalítico (catalisador), permitindo que se opere mais tempo com a mistura ar-combustível estequiométrica (ideal).

Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil

O conversor catalítico (catalisador), instalado logo na saída do coletor de escape, atinge rapidamente sua temperatura adequada de operação. A chamada fase fria do motor dura menos e são reduzidas as emissões nesse estágio de funcionamento.

A construção da tampa do cabeçote é feita em um processo que integra os eixos de comando (admissão e escape) e os cames de acionamento das válvulas permanentemente sem a necessidade de solda. Esse design permite a redução do diâmetro dos mancais dos eixos e, consequentemente, de atrito.

As polias de acionamento dos eixos de comando de válvulas têm desenho trioval, o que permite estabilização da força na correia dentada e de sua flutuação angular. Esse recurso, além de minimizar atrito e vibração, aumenta a durabilidade do sistema.

Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil

O coletor de admissão é feito de material polimérico de alta resistência e baixa rugosidade, garantindo fluxo de ar com baixa restrição. Como em todos os modelos Volkswagen, o conjunto de corpo de borboleta e acelerador é eletrônico.

O motor EA211 1.0l utiliza sistema de ignição com uma bobina por cilindro, o que elimina os cabos de velas e as perdas elétricas, colaborando para maior eficácia na combustão.

Duplo circuito de arrefecimento

O motor EA211 1.0 do Volkswagen Fox BlueMotion 2014 tem duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.

A temperatura de arrefecimento do cabeçote, por sua vez, é menor, o que minimiza a possibilidade de detonação, melhorando o desempenho do veículo e diminuindo o consumo de combustível.

Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil

Partida a frio

Outra inovação deste motor EA211 é que ele recebe sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. Evolução do sistema introduzido no Brasil no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor que equipa o Fox 1.0l BlueMotion utiliza galeria de injeção feita de material polimérico, que aprimora a eficiência do conjunto.

O sistema de partida a frio do Fox BlueMotion é gerenciado pela Unidade Eletrônica de Controle (ECU) do motor. O combustível é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras e opera com temperatura ambiente abaixo de 17,5°C.

A partida do motor é assistida, o que significa que não é necessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve toque na chave para a ECU comandar todo o processo de partida. Como pré-requisito, a partida só é possível se o motorista acionar completamente o pedal de embreagem. O instrumento combinado alerta o motorista para efetuar esse procedimento.

Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil

Conceito BlueMotion

Assim como acontece neste Volkswagen Fox BlueMotion 2014, os modelos BlueMotion da Volkswagen usam de recursos variados para preservar os recursos energéticos. Blue, que significa “azul” em inglês, é a cor corporativa da marca e remete aos elementos naturais a serem preservados, como água e ar. Motion, que por sua vez quer dizer “movimento”, incorpora o aspecto dinâmico, da mobilidade voltada para o futuro.

O Fox 1.0l BlueMotion junta-se aos modelos Polo 1.6l BlueMotion, Gol G4 Ecomotion e o Novo Gol e o Novo Voyage equipados com o pacote BlueMotion Technology. No caso específico do Fox BlueMotion 2014, o modelo, disponível em versões de duas ou quatro portas, tem além deste motor mais econômico a direção com assistência eletro-hidráulica, que reduz o consumo em 3% se comparada com a direção apenas hidráulica.

A transmissão MQ200 teve para o Fox BlueMotion as relações alongadas em até 10% em comparação à utilizada no Fox 1.0l. A medida foi possibilitada graças à maior disposição de torque em baixos regimes de giro. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações mais baixas às mesmas velocidades, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões. Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0l BlueMotion tem redução de consumo energético de aproximadamente 16%. Quando está com etanol, são 17%.

Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil

Baixa resistência ao rolamento

A aerodinâmica do Fox BlueMotion 2014 foi pensada para minimizar o arrasto aerodinâmico. A grade frontal superior tem formato diferenciado, a grade inferior teve seu perfil nas laterais também alterado, permitindo maior fluidez do ar.

Os pneus usados no modelo são de baixa resistência ao rolamento na medida 175/70 R14, com aumento na aplicação de sílica em sua composição. Em relação aos pneus adotados no Fox 1.0l, que têm as medidas 195/55 R15, os pneus “verdes” colaboram também para uma menor área frontal e menor arrasto aerodinâmico.

A pressão de enchimento dos pneus do Fox 1.0l BlueMotion é maior, passando de 29/28 PSI para 36/34 PSI (dianteiro/traseiro). Com isso foi possível obter uma redução na resistência ao rolamento da ordem de 35%. Para lidar com a maior pressão dos pneus, a suspensão recebeu calibração específica, de forma a preserver as condições de conforto e dirigibilidade do Fox.

O modelo também recebeu melhorias no conforto acústico, com a utilização de maiores silenciadores no sistema de escape e de mantas de isolamento na carroceria. Ao todo, o Fox BlueMotion é 29 kg mais leve do que a versão 1.0l.

Desempenho

Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0l BlueMotion acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge velocidade máxima de 166 km/h. Com etanol, são 13,2 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 167 km/h de velocidade máxima.

Nova arquitetura eletrônica

Assim como as demais versões do VW Fox, a BlueMotion traz a nova arquitetura eletrônica, que possibilitou a instalação de recursos e equipamentos inéditos, já citados em outros lançamentos da marca neste ano.

Cores e equipamentos

O modelo está disponível em cinco opções de cores de carroceria: duas sólidas (Preto Ninja e Branco Cristal) e três metálicas (Azul Boreal, Prata Sargas e Cinza Quartzo). O Fox 1.0l BlueMotion traz de série itens como direção eletro-hidráulica, computador de bordo, freios ABS e airbags frontais.

Fox BlueMotion 1.0 – Itens de Série

Interior

• Alças de segurança no teto
• Banco com encosto traseiro rebatível
• Banco do motorista com regulagem de altura
• Chave canivete sem controle remoto
• Console central com porta-copos
• Conta-giros
• Desembaçador traseiro
• Direção eletro-hidráulica
• Gaveta sob o banco do motorista
• Parassol com espelho de cortesia dos lados direito e esquerdo
• Indicador digital de consumo instantâneo de combustível
• Computador de bordo
• Indicador de troca de marchas
• Tomada de 12 volts

Exterior

• Grade do radiador na cor do veículo com design exclusivo
• Lavador e limpador do vidro traseiro com temporizador
• Limpador do para-brisa com temporizador
• Pneus “verdes” com baixa resistência ao rolamento 175/70 R14
• Rodas em aço 14”
• Palhetas do limpador de para-brisa tipo “Aerowischer”

Opcionais

Trend

• Luzes indicadoras de direção nos retrovisores
• Faróis duplos escurecidos
• Antena no teto
• Fiação para 4 alto-falantes e 2 tweeters
• Frisos laterais, retrovisores e maçanetas na cor do veículo
• Parassóis iluminados com espelho LD/LE

I-Trend BlueMotion

• Conteúdo do pacote Trend
• Volante multifuncional com controle do rádio
• I-System
• CD-Player c/ MP3 + Bluetooth + entradas SD-Card e USB c/ interface para iPod
• 4 alto falantes e 2 tweeters

Kit V

• Ar-condicionado
• Vidros elétricos
• Travamento central com controle remoto
• Retrovisores externos com ajuste elétrico
• Chave canivete com controle remoto
• Abertura externa do porta malas
• Porta-luvas com iluminação
• Iluminação no porta-malas
• Rede porta-objetos no porta-malas
• Luzes de leitura dianteira e traseira
• Iluminação interna com interruptores nas portas
• Alarme keyless

Quatro portas

Pacote funcional II
• Banco traseiro corrediço e coluna de direção ajustável em altura e distância

Faróis e lanterna de neblina

Sensor de estacionamento traseiro

4 Alto-falantes + 2 Tweeters

Ficha Técnica

Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil

Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil

Fox BlueMotion 2014 ganha motor 1.0 de três cilindros no Brasil
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email