Hatches Segurança Volkswagen

Volkswagen Fox decepa o dedo de seus donos!

__Silas_Clown_Nose Volkswagen Fox decepa o dedo de seus donos!

Este fato já é bem antigo. Aqui no NA ficamos sabendo que o Fox decepa o dedo das pessoas a cerca de um ano atrás. Mas nunca pensamos em falar disso abertamente. Ultimamente, vários leitores nos mandaram emails, alertando sobre isso, e pedindo que publicássemos a informação no NA, visto que temos um público muito amplo, de milhares de pessoas todos os dias.



Para que nossa matéria tenha ainda mais peso, vamos usar algumas informações que foram publicadas na revista Época, e que inclusive estão disponíveis no site da mesma. Lá no final do texto você encontra o link para o endereço da tal revista.

A Época usou um exemplo vivo, que mostra que o problema é mesmo sério. O exemplo do químico Gustavo Funada, de 58 anos, que sempre teve carros da VW em sua garagem, mas em 2004, essa relação se desmoronou. Quando tentava ampliar o espaço do porta-malas de seu Fox, Funada teve parte do dedo médio da mão direita decepado. “Fui rebater o banco para guardar compras. Como não achei a alça, puxei uma argola com o dedo e empurrei o encosto, que desceu com violência. Foi uma dor intensa. Quando percebi, a ponta do meu dedo estava caída dentro do porta-malas”, diz.

As pessoas sempre fazem o que Funada fez, para rebater o banco traseiro do Fox. Você têm que puxar uma pequena alça flexível que fica presa a uma argola de metal. O problema reside no fato de você enfiar o dedo dentro dessa argola. Existe uma mola que puxa a argola pra dentro, e se seu dedo estiver ali, já era. Existem relatos de cerca de dez pessoas que tiveram o dedo ou decepado ou machucado seriamente.

A Volkswagen deveria fazer um recall, de acordo com afirmação de uma advogada entrevistada pela revista. Mas a montadora alemã afirma que não existe necessidade, pois os passos para rebater o banco estão descritos no manual. Ou seja, se você rebateu o banco de maneira errada, o problema é seu.

Engenheiros e especialistas dizem que na verdade esse problema é causado por um erro grave de projeto, pois o sistema induz a pessoa a botar o dedo ali, sem avisos de que isso seria perigoso.

E mais uma vez, como nós e nossos leitores sempre falamos: o consumidor brasileiro não vale tanto para as montadoras quanto um americano ou europeu. Por quê?? Porque no caso do Fox que é exportado para a Europa, no lugar da alça e da argola, há uma alavanca de metal paralela à base. Vai que a VW age assim pois na Europa a repercussão de um eventual problema como esse seria muito maior, e as pessoas exigiriam mudanças. Já no Brasil…

Aquele químico citado no início, Funada, já passou por quatro cirurgias para recuperar a sensibilidade, e tem dores até hoje. Mas a VW que se cuide. Das cerca de 10 pessoas, 7 já entraram na justiça contra a montadora. Algum dia essas pessoas vão ganhar seus processos e indenizações.

[Fonte: Época]

  • Nicomedes

    vou cobrar direitos pela imagem do meu filho aí hehehhe
    brincadeiras à parte, acho que todos os mutilados deveriam entrar na justiça, afinal, é responsabilidade da VW essa guilhotina sobre rodas, dizer que por descuido é no mínimo achar que quem compra o carro, é idiota e quer ter seu dedo machucado ou arrancado violentamente de si!
    E ainda vou além, isso deveria ser jogado na mídia televisiva, pois só assim a VW toma uma atitude pra melhorar isso.

  • Fábio D.

    Eu me recordo desse caso, inclusive entrei em contato com o próprio Gustavo, quando este me disse que iria processar a VW do Brasil pelo acidente… Ele me apresentou pelo e-mail, fotos do caso (chocante) e o laudo da perícia, que atestava que o carro realmente causou a mutilação

    Se ele ganhar a ação, e acredito que juiz algum no Brasil vai lhe tirar esse direito, receberá uma grande quantia de indenização para que esta pelo menos amenize o aborrecimento e a dor que lhe foi causada com a falha de projeto da VW…

    Já tivemos um Fox aqui em casa, e realmente aquela trava não é nem um pouco segura, pois se não travar o banco, ele cai mesmo! Enfim, um erro que custou caro ao Gustavo, mas sairá mais caro ainda pra VW…

  • Luky

    O mais inadmissível de tudo, é a própria Volkswagem reconhecer em nota oficial que o modelo fabricado aqui, mas exportado para a Europa, possui um sistema diferenciado, que não oferece risco aos dedos daqueles consumidores.

    É a auto afirmação do descaso com o consumidor brasileiro!!!

  • Douglas

    Como foi citado na matéria do JORNAL DA BAND, esse é um erro claro de projeto. Tanto é assim que nos FOX exportados para a Europa, esse defeito foi corrigido.

    O incrível de tudo isso é a VWB, que sempre teve o apoio e solidariedade do consumidor, ao comprar seu produto, é o descaso com seus fiéis fãs !

    Afinal, será que depois de divulgada amplamente essa notícia, ainda valerá aquele bordão ” VW, VOCÊ CONHECE, VOCÊ CONFIA ” .

    Depois dessa…….

  • captor

    realmente, quando fiquei sabendo a respeito deste defeito no VW Fox, procurei pesquisar a fundo para me informar a respeito…

    isso é chocante, encontrei um laudo a respeito, com a foto do dedo decepado…

    é terrível…

  • Metralha

    Acredito que existam muito mais casos como esse, mas que não foram divulgados, haja vista o volume de vendas desse produto.
    Acho inadmissível uma postura como essa da Volks!
    É um total descaso com o consumidor brasileiro que sempre a prestigiou.
    O que os fiéis defensores da marca tem a dizer sobre isso?

  • Renato Mendes

    Tá vendo vai comprar volks e nisso que dá.

  • Renato Mendes

    Vejam como é a relação da empresa com seus clientes, não lembra aquele ditador?

  • fred

    Eu tenho um fox, com banco corrediço e toda hora eu rebato o banco para colocar minha bike.

    Eu tive duvidas em relação de como rebater o banco, então consultei o manual, e la vi que existe 2 alças, uma preta e uma vermelha.

    A vermelha voce rebate o encosto, e a preta vc rebate o banco para frente e depois prende o gancho no apoio da cabeça do banco do passageiro.

    Sinceramente não sei como conseguem decepar o dedo. É só usar as alças, muito simples. E sua mão fica longe das “ferragens”.

    Pra mim isso é como voce levantar o capo do motor, e não prender a aste direito pois a pessoa acha que é coisa comum, ai o capo cai na cabeça e a culpa é do carro que é mau feito? Acidentes podem acontecer, mas muitas vezes é por falta de informação e descuido.

    Não vou dizer que a solução da VW é o melhor, pode ser melhorado, mas o consumidor também precisa fazer sua parte, ler as instruções atentamente para evitar acidentes.

    Se fosse assim, teriamos milhares de dedos decepados? a VW vende cerca de 11.000 fox/mes…

  • Nicomedes

    [Comentario #68788 sera citado aqui]

    tem gente q tem esse carro e nem sabe que ele rebate o banco, daí desses aproximadamente 11000, mais da metade só sabe que o carro liga, anda, pára, dá ré, essas coisas, a verdade é essa, concordo que as passoas deverial ler o manual, se não tivesse estariam reclamando, mas vc há de concordar, que, se não houvesse culpa ou falha no projeto eles não teriam arrumado os Foxes mandados pra o exterior, há falha sim, por mais que eu não saiba fazer determinada coisa em um carro ou outra coisa, a mesma não pode por hipótese alguma me decepar, mas quem não lê as instruções fica a mercê desse tipo de coisa. É como um senhor que dei uma garrafa de Bohemia longneck pra ele e ele perguntou onde estava a chave pra abrir a garrafa, daí tentou abrir com a quina da cadeira, coisas da vida!

  • Robim

    Carros mundiais, como o VW Fox, permitem comparar modelos vendidos nas diversas partes do mundo. Foi o que fez a Associação Pro Teste. Entre 2006 e 2007, a entidade levou um Fox básico comprado no Brasil a um laboratório alemão de testes de colisão (crash test), feitos segundo a metodologia EuroNCAP.

    O resultado foi previsível: o Fox mais vendido no país não oferece o mesmo nível de segurança da versão européia mais vendida, por não ter Air Bag nem cintos de segurança mais modernos (veja os vídeos aqui).

    Em nota, a Volkswagen afirmou que, apesar de não haver lei – aqui ou na Europa – que obrigue fabricantes a equipar carros com Air Bag, 100% dos consumidores de lá preferem modelos com os dispositivos de segurança, enquanto no Brasil só 2,8% dos consumidores optam pelo mecanismo.

    A Associação Pro Teste se dispôs a pedir ao governo que reduza os impostos sobre equipamentos de segurança nos veículos – um kit com Air Bag para o Fox, por exemplo, aumentaria o preço final em 6 mil reais. Já existem 2 projetos de lei que, se aprovados, obrigariam os fabricantes a equipar os carros novos com Air Bags.

    Isso não explica, contudo, por que alguns detalhes de segurança e ergonomia – como o caso da argola que decepa dedos (foto acima), dos cintos de segurança mais “seguros” e do alarme que avisa quando o cinto não está afivelado – não poderiam ser melhorados por iniciativa do fabricante.

  • Luiz Fernando

    A VW Brasil, como sempre sendo displicente com seus consumidores, visto que o FOX exportado possue outro dispositivo.
    Como é de costume, a VW nunca fez um recall de seus veículos para o mercado nacional. Fez algum tempo para o Golf, porem este na época era exportado para o EUA e Canada.
    Isto prova que ela não tem respeito pelo povo brasileiro, e vive da imagem que construiu no passado. Hoje é referência no mercado brasileiro de carros caros, antigos e de má qualidade. Dizer que o motor e cambio são confiáveis, não significa nada hoje, pois as pessoas preferem mais conforto com qualidade e baixo custo.

  • Rene

    Não é só o descaso com o consumidor que impressiona, mas a falta de respeito com o ser-humano.

    Será que o presidente da VW teria um fox? Será que ele daria de presente a seus filhos sabendo dessa falha que decepa dedos?

  • Robin

    Ergonomia é tecnologia? Eu digo que é. Pois um objeto ou ferramenta, para que se torne parte do nosso cotidiano, tem que ser não só funcional, mas bonito e harmônico com o corpo humano.crash_test.jpg

    É por isso que causa horror a notícia (lida na “Época”) de que o carro Fox, da alemã Volkswagen, decepa dedos. A tragédia acontece quando se tenta rebater o banco traseiro – a argola que o destrava é puxada violentamente por uma mola. A revista já encontrou 8 vítimas.

    A matéria ressalta que o Fox europeu usa um sistema diferente, mais seguro.

    Ergonomia em lugares públicos, então, nem parece que existe. Os bancos das lotações utilizadas na cidade de São Paulo parecem comportar apenas o tronco do passageiro – ombros e braços invadem o banco do lado.

    E os assentos do metrô próximos à janela não comportam as pernas de uma pessoa mediana – dá a impressão de que é preciso encurtar o fêmur para caber lá.

    Ironia das ironias: o congresso de 2012 da Associação Internacional de Ergonomia (IEA) será em Recife (PE).

    Será que dá para melhorar tudo isso até lá?

  • Tointoin

    Isso ai serve de lição para para os amantes de qualquer marca que seja :!: :!: :!:

    Não estão nem ai para o que você acham ou muito menos se você DECEPOU UM DEDO na porcaria deles :!: :!: :!: :!:

    O que interessa é o teu dinheiro.
    Pago :?: :?: :?:
    Você que se f0d@ então :!: :!: :!:

  • Felipe

    Não é só pessoas que não sabem rebater o banco, tem muitas outras que não precisam fazer isso

    Acho contraditório algumas coisas que a VW faz com o Fox nacional e com o europeu, como o porta luvas por exemplo, pro Fox nacional não precisa pq tem espaço suficiente em outros lugares mas pro modelo europeu o porta luvas ta lá bonitinho

    Minha mãe tem um Fox e ela nunca precisou rebater o banco, vou dar uma olhada nisso antes que um dia alguém se machuque

  • Robin

    (Portal Vrum, Estado de Minas)

    “Donos de Fox denunciam acidentes com porta-malas”

    A vantagem de aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas do Volkswagen Fox, transformou-se em uma armadilha para os proprietários. O equipamento opcional, disponibilizado na parte interna do veículo, já provocou ao menos oito acidentes graves – nos quais as vítimas tiveram um ou mais dedos da mão mutilados. No total, há relatos de 22 pessoas machucadas no País que nos últimos três anos tiveram de unhas e peles arrancadas a esmagamentos e dedos decepados. O assunto foi tema de reportagem recente da revista Época.

    O número de acidentados foi levantado por uma das vítimas, o químico Gustavo Funada, hoje com 51 anos. No final de 2004, ele perdeu a parte superior do dedo médio da mão direita no porta-malas do seu Fox e foi atrás de outras pessoas que sofreram o mesmo tipo de acidente. “Fiz um banco de dados e, de lá para cá, já são 22 pessoas cadastradas”, conta Funada. “A empresa não tomou nenhuma providência efetiva. Por mês, são em média dois proprietários que entram em contato comigo por causa disso”.

    Os acidentes acontecem sempre da mesma forma. O usuário puxa uma pequena alça flexível que fica embaixo do banco traseiro, para afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro. O perigo é quando o motorista encaixa o dedo na argola dessa alça. Esse movimento faz com que uma mola seja destravada, pressionando o dedo do usuário e provocando uma reação parecida com o movimento de uma guilhotina. Foi dessa forma que Funada perdeu a ponta do dedo.

  • Roger

    Saiu hoje, no site do jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS): Volks terá de explicar problema
    no Fox que causou mutilações (http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Economia&newsID=a1759949.xml&er). Há comentários sobre a notícia lá (inclusive o meu). Entre esses comentários, a grande maioria condena as atitudes da VW, mas sempre lemos pérolas como esta:

    “A maioria dos consumidores não lê os manuais dos produtos. Logo, um ato inconsequente gera um acidente.Tenho um Fox e não existe perigo algum. Em vez de sair colocando a chave na ignição, vão ler os manuais, senhores!”

  • Toddy

    Lamentavel… Nem tanto pelo erro de projeto, que muitas vezes acontecem, mas sim pelo fato da VW nao efetuar um recall do carro… Isso realmente mostra desrespeito com o mercado nacional e vale o nariz de palhaco….

    Abs

  • Jornal Zero Hora

    VW terá de explicar problema com o Fox
    Oito pessoas tiveram dedos mutilados por assento traseiro

    A Volkswagen foi notificada nesta quinta-feira pelos dois principais órgãos de defesa do consumidor do país, o Procon e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a prestar esclarecimentos sobre o porta-malas do modelo Fox. Uma peça usada para movimentar o encosto do assento traseiro provocou mutilação de dedos de pelo menos oito pessoas, além de ferimentos em outras 22. A empresa tem até cinco dias para se pronunciar.

    Segundo a diretora do Procon paulista, Andrea Sanchez, se for constatado problema na peça, a Volkswagen será notificada a realizar um recall (convocação em massa para sanar o defeito). Se for falha de comunicação, outras providências deverão ser tomadas, como alerta mais eficaz sobre o perigo do uso indevido da peça. O componente tem formato de argola e as pessoas se feriram ao encaixar o dedo para puxá-la.

    A Volks alega que, além do manual do proprietário, há instruções coladas na parte traseira do encosto do banco em duas versões. Uma reproduz um passo-a-passo ilustrado sobre como proceder ao realizar o rebatimento do banco para aumentar ou diminuir o espaço do porta-malas. A outra alerta para que a operação seja feita só após a consulta ao manual devido ao risco de acidente.

    — Entendemos que o correto, nesse caso, seria um alerta muito claro para que a pessoa não coloque o dedo na argola — diz Andrea.

    O gerente-jurídico do Idec, Marcos Diegues, acha que apenas um episódio já justificaria um recall:

    — Pelo que li dos casos citados, o resultado é grave para um simples dispositivo de banco.

    Diegues informa que o Idec poderá enviar o caso ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça para possíveis providências. Em nota divulgada hoje, a Volks afirma ter concluído que os oito casos “ocorreram durante operações que não seguiam as indicações do manual do proprietário, e em situações diversas, sem um padrão entre elas”. Os oito clientes movem ações na Justiça. O primeiro caso de mutilação ocorreu em 2004 e o último em janeiro.

  • Fabinho

    O Fox na Idade Média ia fazer sucesso para decapitar Bruxas e Prisioneiros hohoho! Nem iam precisar usar guilhotina!

  • Abraham Cook

    NOVA MANCHETE DA PORCARIA VOLKSWAGEN FOX

    “FOX PRESIDENCIAL = COMPRE E FIQUE COM 4 DEDOS”

  • Volkswagen do Brasil – Assessoria de Imprensa

    Contraponto

    A assessoria de imprensa da montadora explica por e-mail que a empresa estudou todos os acidentes e concluiu que o sistema está de acordo com as normas de segurança. O recall foi descartado. Leia a íntegra da mensagem abaixo:

    “Diante de algumas notícias alarmistas publicadas nos últimos dias, sobre acidentes ocorridos durante o rebatimento do banco traseiro do veículo Fox, a Volkswagen do Brasil, que fabrica o modelo desde 2003, esclarece:

    1. A Volkswagen do Brasil tem conhecimento e lamenta a ocorrência de oito casos de acidentes durante o rebatimento do banco traseiro do Fox. Todos eles foram devidamente investigados por técnicos e engenheiros da montadora, no sentido de compreender se há melhorias que podem ser introduzidas no sistema. A conclusão da Volkswagen do Brasil é de que os casos ocorreram durante operações que não seguiam as indicações do Manual do Proprietário, e em situações diversas, sem um “padrão” entre elas.

    2. Além do Manual do Proprietário, há ainda instruções coladas na parte traseira do encosto do banco em duas versões. Uma delas reproduz mesmo “passo-a-passo” ilustrado contido no Manual; a outra alerta para que a operação seja feita apenas após a consulta ao Manual do Proprietário, porque o contrário representaria risco.

    3. Observadas as orientações contidas no “passo-a-passo”, a operação de rebatimento do banco traseiro do Fox é segura e rápida. Como se trata de um recurso relativamente novo, disponível em poucos modelos (da Volkswagen e de outras montadoras) no mercado brasileiro, as instruções do Manual do Proprietário para o rebatimento do banco traseiro do Fox são detalhadas em um texto de fácil compreensão, com figuras ilustrativas.

    4. Com relação à diferença entre o sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox e do Fox Europa, vale esclarecer que o modelo exportado tem um conjunto de bancos que difere daqueles vendidos no Brasil, para atender exigências de mercado. O banco traseiro do Fox Europa comporta apenas duas pessoas e é bi-partido, o que significa que seu rebatimento pode ser feito em cada um dos dois encostos separadamente – e isso exigiu um projeto diferente do banco traseiro do Fox nacional.

    5. Desde seu lançamento, em 2003, foram fabricadas no Brasil mais de 700 mil unidades de veículos da família Fox, que hoje é o quarto modelo mais vendido do país, atestando a confiança do consumidor nesse carro. Em 53 anos de operação no país, a Volkswagen do Brasil construiu uma reputação de qualidade, segurança e respeito ao consumidor que se revela também no sucesso do Fox.”

  • Fabinho

    Fox ano 1213 modelo 1214, o único com guilhotinha de série!!! Os povos antigos e os barbaros da Europa iam amar!!!

  • Derek

    Arranca dedos, tomba nas curvas, não sobe ladeira de ré, é caro, feio, mau acabado…

    como ainda tem gente comprando uma porcaria dessas?

  • raphael

    Povo brasileiro é burro demais!

    Não le o manual , perde o dedo.

    E ainda vão culpar a VW, que ridiculo isso!

    700 Mil carros vendidos .

  • Dark_Flood

    O Datena tava falando disso ontem

  • Rodrigo

    Esse é o tratamento dado ao consumidor brasileiro, ainda tem quem defenda uma atitude dessas, mas não para para pensar que o carro mais seguro (o que vai para a alemanha) sai da mesma linha de montagem e chega lá até mais barato.
    Brasileiro tem o que merece.

  • raphael

    Que mané erro de projeto rapaz!

    Vai se informar um pouco….

    Quem não le o manual , bem feito perdeu o dedo.

    São duas alças, é muito simples rebater ( minhas irmã tem um CrossFox ) , Só um limitrofe para perder o dedo…

  • Ricardo

    Tem que pôr a VW no “pau” mesmo.
    Montadora que nao respeita os clientes, tem que começar a tomar cuidado sim, quem paga o salario dos “grandes” dirigentes desta montadoras somos nós, portanto, uma resposta como esta da “assessoria de imprensa” é resposta que nem merece ser lida, sem argumentos e fatos claros … 700.000 carros vendidos ? quantos com este banco-guilhotinha???? talvez eles nem saibam responder isso ! ! !
    Considero a VW uma das montadoras que menos respeito tem pelos seus clientes.
    Valeu e espero que a VW receba uma CONTA bem “gorda” de preferencia através da JUSTIÇA.
    Valeu

  • Rafael Santana

    Cadê o pessoal que vive descendo o pau em carro chinê e só sabe falar: “Quero ver o Crash test!””Quero ver o Crash test!””Quero ver o Crash test!”

  • Tales Miranda

    Por mais que existam instruções no Manual e em outros locais do veículo, não se concebe que uma simples operação de rebatimento de banco possa ser tão danosa aos seus proprietários. Mesmo lendo o Manual e seguindo as instruções, sempre haverá o risco de alguém se equivocar em algum passo, e pagar este equívoco com uma ponta de seu próprio dedo, é um preço muitíssimo alto. A Volkswagen do Brasil deveria refazer todo o mecanismo para os novos Fox e através de um “recall”, substituir os já existentes. Empresa que respeita o consumidor age assim. Caso não o faça, as autoridades brasileiras deveriam obrigá-la, urgentemente.

  • Rodrigo

    Engenharia de segurança?? Ergonomia?? O que que é isso?
    Para que descomplicar se tudo pode ficar complicado? Para que simplificar?
    Afinal, ninguem empresta o carro para o irmão, pai, etc sem fazelos ler o manual.

    Nos mercados mesmo os produtos tendo data de vencimento os estabelecimentos são obrigados a retirar das “prateleiras” os produtos vencidos, isso é se “antever” aos fatos, simplificar as coisas (eu até chamaria que é respeito ao consumidor).
    Mas estamos no brasil, as leis foram feitas para os pobres, ricos e politicos estão acima disso, politicos usam “catões” a revelia, juizes dão dão ganho de causa a traficantes em troca de “favores”, aquela história de sempre.

  • bruno

    [Comentario #68822 sera citado aqui]

    [Comentario #68788 sera citado aqui]

    Essa é a postura de um povo que recebe produtos inferiores e aceita passivamente, mesmo que isto lhe custe a vida (ou um pedaço dela)

  • João Negrão

    Deveria mudar o nome para:

    VOLKSWAGEN FIX

  • Roger

    Uma operação tão simples quanto rebater o banco traseiro não pode, em hipótese alguma, basear-se em algo como “leia o manual, senão você pode perder o dedo”. Lamentável.

    Uma amiga da minha irmã veio até a minha casa, ontem, para o aniversário dela. Ela tem um Fox e eu a avisei sobre os “perigos” do porta-malas do carro. Ela me agradeceu, mas disse que nunca havia rebatido o banco traseiro, mas quem sabe… eu não tenha salvo um dedo (risos).

  • Fox Brasileiro

    Acho um absurdo a mãe vw me mandar sair de casa com essa armadilha, eu fico triste de ver as pessoas q precisam de mim ficarem igual ao presidente, com menos de 5 dedos, mas o irmão europeu, pode sair com coisa melhor :cry: :cry:

  • Osmar J.

    Agora só porque está descrito o procedimento no manual a VW pode se abster de culpa nisso? Quem vai imaginar que existe um risco tão sério numa mísera operação de rebater bancos? E daqui a alguns anos, quando os manuais de alguns veículos desses se perderem, como farão os novos donos para “advinhar”? DESCASO…

  • Bruno

    É interessante perceber como algumas pessoas defendem essa ou aquela marca de carro, parece até time de futebol ou coisa parecida. A meu ver uma grande besteira. O que eu quero é poder comprar um bom produto, seja ele VW, Ford, Chevrolet, HP, Acer, Sony, etc. Não importa a marca ou tipo de produto, quero que o produto comprado seja bom e que a fabricante me respeite caso precise dela. No caso citado ao admitir que os Fox enviados para a europa são diferentes a VW diz claramente que se ela é exigida por consumidores conscientes ou por uma legislação mais eficiente ela oferece bons produtos, se não, ela não oferece, isso fica claro. Agora aos que dizem que as pessoas sofreram o acidente por não ler o manual antes de mexer no banco: Quem, em sua consciência normal, acharia que teria que ler um manual antes de rebater um banco, sob pena de perder um dedo. Acho que ninguém.

  • Alfredo Anderson

    Que absurdo!!!!!

    É verdade isso??? O negócio é uma guilhotina???

    Não consigo acreditar!

  • Bruno

    Meus amigos, infelizmente por existir pessoas com estes tipos de comentários e que as empresas não respeitam na maioria das vezes as normas de montagem e segurança. Porque outros paises recebem o mesmo FOX com o sistema melhorado e sem risco para o dono, porque a montadora sabe que no brasil existe pessoas como alguns acima que se acham muito esperto e que não ligam para que o próximo, estes na verdade e que empobrecem nosso país, porque são na maioria leigos e desinformados. Mas, acredito que a montadora vai pagar algumas indenizações gordas e aprender a respeitar o cliente.

  • FOX

    Não sou a favor de grosseirias, mas, bem que este Raphael mereceu, rsrsrsrsrrsrsrsrs…

  • captor

    [Comentario #68819 sera citado aqui]

    o pior é que o manual explica exatamente da maneira que esmaga/prende/decepa o dedo :laugh:

  • Ivan Correa

    [Comentario #68788 sera citado aqui]

    O relato do nosso amigo acima demostra a total ignorância do povo brasileiro nas questões envolvendo a segurança dos produtos oferecidos no nosso mercado.
    Pior do que isso, somente a postura da VW do Brasil em procurar ignorar este grave defeito de projeto (apesar desta montadora saber do risco envolvido e como tal proceder a adição de um anteparo no modelo exportado para a Europa).
    Infelizmente, nós brasileiros, somente teremos os nossos direitos respeitados quando casos como esse forem julgados com total criticidade pelos órgãos competentes e que os fabricantes sofram pesadas multas quando as normas de segurança e meio-ambiente não forem atendidas.

  • Marcos

    Defender a Volks num caso desses só mostra como o consumidor brasileiro é cego pra marcas. A Volks é tão “queridinha” que pode chamar o brasileiro de burro ao mandá-lo ler o manual para a simples operação de rebater o banco. Tiveram anos e anos pra mudar o sistema, e não mudaram. Vá ser trouxa assim pra continuar defendendo a Volks após tanta picaretagem. Respeito a Volks alemã, mas a filial brasileira é de lascar!

  • fab

    Que pais é esse? :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

  • Raimundo

    Brasileiro, dificilmente, ler manual de alguma coisa. Nao sabe o q eh ergonomia nos automoveis e, muito menos, para q servem os itens de segurança ativa e passiva. So o simples fato de nao ligar para segurança, permite q situacoes deste tipo aconteça. Se o consumidor nao for exigente, a mao-de-vaca das fabricas fica cada vez mais evidente, economizando em itens q da ate vergonha de tal procedimento.

  • Pardal

    [Comentario #68804 sera citado aqui]

    Concordo, pois infelizmente nosso povo vale pouco para a VW, já o europeu não, esse povo “sangue azul” merecem mais atenção. Eles merecem alteração no modelo… alteração essa que é ignorada, para o modelo brasileiro. LAMENTÁVEL.

  • Junior

    O que a gente pode fazer a princípio é divulgar o maximo isso.. e boicotar vw e fox…

  • carlos

    pois é… a maneira correta consta no manual… mas ai, pensa em alguém indo viajar arrumando as malas pede pro filho de 5 anos que não lê ainda ir rebater o banco… já era. parabens volks pelo descaso com o consumidor.

  • SPP

    Povo que não lê manual né…. Coitados. Agora aprendam com o erro gravíssimo e imperdoável da VW e leiam. Povo q n lê um livro por ano dá nisso: ignorância e fábricas desrespeitosas. Nem um manual!? Que que é isso!? E quando forem vender ou comprar usados, entreguem ou peçam o manual, seja o carro 98 ou 2008. Ou ao menos avisem os perigos! Honestidade é oq falta nessa Bodega de País.

  • Christian Mendonça

    Meu pai trabalhou a vida inteira na dona Volks…
    Só uns 37 anos e à uns 5 anos atras só carro da Volks em casa. Ele, eu meinha mãe e meu irmão…

    Só que quando se vê que essa po@3a! dessa empresa
    que só perde mercado e não faz mer4$4532a! nenhuma pra melhorar, lança essa porcaria de carro feito em cima da plataforma do Polo e apresenta como ”novo” conceito de armarinho de banheiro com rodas de tão feio e alto e que ainda por cima lEVA MENOS BAGAGEM QUE O ANCIÂO MILLE FIRE!!!!

    Eu mesmo Parei na época do GOL TSI.
    Hoje só mesmo a FIAT que também não é Bos@@$%$a
    nenhuma mas pelo menos não faz uma mercia destas.

    E por isso mesmo é líder hoje…

  • Fábio

    [Comentario #68810 sera citado aqui]

    huahuhauhauhauhauhauha ri principalmente da parte “reputação de qualidade, segurança e respeito ao consumidor”.

    Será que é um post da VW mesmo??? :blink:

  • Rogério

    Alborghetti diz:
    “O que é MERDA fica no Brasil, e o que presta vai pra fora!!!”
    http://www.youtube.com/watch?v=RrZcA3kr4Ug

  • Rafael Pereira

    Realmente é feio a VW ter um projeto que abre margens para acidentes assim. O ideal mesmo seria a substituição dessas peças e um recall. Agora, que os usuários tem culpa, eles tem sim.

    Para pra ler manual de carro pra você ver os riscos em diversas situações. Faça uma curva com a posição dos braços errada e, caso o airbag abra, você pode ter seu braço deslocado. É um exemplo.

    E, como sempre, tem aquela coisa do brasileiro. Alguém falou do filho de 5 anos que vai rebater o banco. Tá doido, cara? Criança não pode mexer em carro não! daqui a pouco vou mandar meu primo de 8 anos abrir o capo do Palio pra ver se algo dá errado. Carro sempre foi e sempre será uma arma. Requer cuidados e atenção.

  • Metralha

    [Comentario #68819 sera citado aqui]

    Muito bem!!!!!
    Aprove bastante essas atitudes da dona Volks!
    Logo, logo vai lançar o novo Gol que decepa pés e aí eu quero ver.

    Isso é uma vergonha!
    Em hipótese alguma um produto dito seguro poderia causar mutilações pelo modo errado de manuseio.

    Burros são as pessoas que defendem e tentam justificar um absurdo desses!

  • Luis.R.J.

    Será que o presidente lula teve um fox,hein?Mais agora falando serio, fique com medo do fox.Não é possivel que a montadora vai tomar alguma atitude.E opior que é vwerdade que o povo brasileiro nunca ler o manual quando compra um carro ou uma tv ou geladeira, mais mesmo assim acho que a vw deveria mudar esse sistema de rebater o banco.Se não as vendas do fox a tendencia é cair. :rolleyes:

  • Rodrigo

    A VW convocou os proprietários de Fox pra colocar uma peça que evite o problema.

    É um problema sério mesmo, qualquer peça do carro que provoque algum dano deveria ser reparada. Isso inclui portas e bancos, que também podem machucar gravemente se não forem bem manuseadas.

  • Franklin

    Vai passar uma reportagem sobre o assunto no Jornal nacional de hoje.

  • Roger

    Acabou de passar agora no Jornal Nacional, a reportagem sobre o Fox.

    Thomas Schmall, presidende da VW brasileira, foi enfático ao atribuir a culpa do esmagamento dos dedos aos proprietários. É revoltante!

    Nazista!

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    [Comentario #68778 sera citado aqui]

    [Comentario #68793 sera citado aqui]

    [Comentario #68797 sera citado aqui]

    deixa a volkscarroça cortar o dedo de um europeu para ver o que acontece… o dedo de UM único europeu…

    [Comentario #68810 sera citado aqui]

    se essa carroça só pode levar 4 europeus, não faz sentido que se espremam 5 brasileiros dentro…

    [Comentario #68824 sera citado aqui]

    estão no hospital levando ponto depois de deceparem a ponta do dedo…

    [Comentario #68839 sera citado aqui]

    entra pra yakuza… eles têm um ritual que envolve corte de dedos… :laugh:

    [Comentario #68842 sera citado aqui]

    meu tio é um desses que nunca nem olha o manual de carro nenhum…

    [Comentario #68857 sera citado aqui]

    eu não respeito a volkswagen alemã, pq é essa mesma empresa que faz essa m£rd@ com o povo brasileiro através de sua filial… não poderia ser diferente com uma empresa fundada por hitler, que acreditava que algumas pessoas eram superiores a outras…

  • Guilherme

    A VW VOLTOU ATRAS E VAI FAZER O RECALL !!! ATÉ QUE ENFIM NÉ..PRECISOU DE TODOS ESSES ACONTECIMENTOS PARA RESOVEREM ALGUMA COISA . SE NAO TIVESSE SAIDO NA MIDIA IA FICAR DO JEITO QUE ESTAVA:

    REPORTAGEM :

    A Volkswagen do Brasil anunciou na tarde desta sexta-feira (8) a instalação gratuita de uma peça adicional que evita eventuais erros na operação de rebatimento do banco traseiro do Fox aos usuários que tenham dúvida no manuseio do sistema, a partir da próxima semana. A medida foi tomada após o registro de uma série de acidentes acontecidos com oito usuários do veículo, que tiveram dedos mutilados por uma argola usada no rebatimento do banco traseiro.

    Segundo a fabricante, é segura a operação do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox – que se constitui em afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro para aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas – desde que sejam seguidas as instruções contidas no Manual do Proprietário. Com isso, a empresa ressalta que não se trata de “recall”.

    No dia 31 de janeiro, a revista Época publicou uma reportagem sobre os acidentes registrados com usuários do veículo (leia aqui), com um quadro ilustrativo que explica como os consumidores tiveram os dedos mutilados.

    Com relação à diferença entre os modelos do Fox vendidos no Brasil e na Europa, a Volkswagen esclarece que o banco do Fox europeu é bi-partido e exigiu uma solução técnica diferente. O Fox brasileiro que tem o banco bi-partido tem o mesmo sistema do europeu.

    FONTE : GLOBO.

  • Cebola

    [Comentario #68788 sera citado aqui]

    deve-se tomar cuidado para não generalizar o problema, usando exemplos futeís e sim cobrar para que nós sejamos mais respeitados, pq no caso do capo é um risco evidente mas no caso do banco do carro é um risco oculto :S:

  • Christian

    Eu sei como as pessoas decepam os dedos!
    Oras, comprando uma porcaria chamada Fox…
    O carro é pessimo como todo bom VW…
    alto e esquisito, beberrão, acabamento pauperrimo, vedação para entrar bastante pó, etc…
    mas ele nao decepa só dedos, mas cenouras, aipim, banana, etc…o carro é multi uso…
    quem gosta de culinaria compre o fox e se morra junto, coloque a cabeça embaixo e solte o banco…parabens a VW que faz excelentes carros para o brasilero! Parabens continuem piorando mais porque os carros estao excelentes!

  • Rogério

    QUE VERGONHA PARA A VOLKSWAGEN!
    E O PIOR DA QUESTÃO É QUE A VW NÃO ASSUMIU A FALHA NO PROJETO.
    “A CULPA É DO CONSUMIDOR”.
    SÓ NO BRASIL!!!

    BOICOTEM A VW!
    AÍ EU QUERO VER SE O DESRESPEITO CONTINUA!

  • mano

    Agora o bicho vai pegar: saiu reportagem no Jornal Nacional hoje à noite de que a VW vai ter que se explicar judicialmente sobre o defeito do Fox.

  • Rodrigo

    Daqui à pouco os que perdem o dedo deixando o capô cair na mão vão se manifestar. Até pq os carros nacionais ainda utilizam vareta, e os de lá utilizam amortecedores.

  • Tulio

    [Comentario #68804 sera citado aqui]

    …e teve gente que questionou o 2º recall do Logan. Nenhuma empresa deseja fazer o recall, mas quando é necessário proteger o cliente, é a solução a ser adotada. Neste ponto, apesar dos inconvenientes, a Renault respeita muito mais o consumidor do que a VW demonstrou neste episódio.

  • Junior

    Se fosse 1 caso na Europa, EUA ou Japão… eu queria ver… So 1 caso a volks tava lascada.. Nem ia dar tempo pra pegar mais ‘vítimas’. Aqui ja foram 8 pelo menos.. tem que chegar no limite pra ser feito alguma coisa..

  • Juca Chaves

    volks anuncia substituição de peças…

  • fabian

    FOX!!!!!!!!!!!!!!!
    CANHÃO POR FORA!!!!!!!!!!!
    QUILHOTINA POR DENTRO!!!!!!!!!!!!!!

    VOLKSWAGEN!!!!!!!!!
    JÁ CONHEÇO, E NÃO CONFIO MESMO!!!!!!!!!!!!!!

    UMA VERGONHEIRA SEM LIMITES!

    ERROS DE FABRICAÇÃO TODO PRODUTO PODE TER. MAS INCLUIR NO PROJETO UMA GUILHOTINA SÓ A VOLKS CONSEGUE!E O PIOR É ESSA NEGLIGENCIA COM O POVO BRASILEIRO!!!!!!

    DEVE SER A HOMENAGEM QUE A MONTADORA FEZ AO PRESIDENTE LULA!!!!!!!! SEU ANTIGO FUNCIONÁRIO!!!!

    VERGOLHA SEM LIMITES MESMO!!!!!!!

  • fabian

    FLINTSTONE FOX!!!!!!!!!!
    ESSE VAI AGITAR A IDADE DA PEDRA!!!!!!!!!!

    COM GUILHOTINA DE SÉRIE! :OO:

  • Gabriel

    Cada comentário besta…

    As pessoas que perderam o dedo no Fox poderiam te-lo perdido batendo a porta da cozinha ou fechando o capô do carro. Puro vacilo! Meu Fox tem essa alça, muito simples e seguro usar ela.

    Que eu saiba, o modelo europeu tem outro tipo de mecanismo pois é um banco bi-partido. Os modelos brazucas com banco bi-partido tbm tem esse mecanismo.

    Todavia, li que a VW vai disponibilizar um mecanismo novo e gratuito, para os burros não correrem o rismo de perder o dedo.

  • Roger

    [Comentario #68917 sera citado aqui]

    Mais besta é o seu comentário!

    PS: Desculpe-me Eber, não me pronunciarei mais nesta reportagem, sou bastante esquentado e sinto que devo sair da discussão agora.

  • JohnnnyHGT

    Imagina a pessoa que ta vendendo o Fox daqui uns 12 anos e perdeu o manual de instruções do carro, o comprador que decepar o dedo no acidente vai processar o dono anterior ou a Volks?!? :S:
    Oque custa pra Volks colocar um adesivo de 25 centavos no gancho do banco com um alerta “Não enfie o dedo, risco de mutilação”? :evil2:
    Na VW são Todos NAZISTAS!!! Melhor vender o barato e que se F0d# o comprador brasileiro. :rolleyes:
    Aposto que é o Lulla que mandou a Volks decepar o dedo do pessoal. :lips:

  • fabian

    [Comentario #68917 sera citado aqui]

    MAS VARIAS PESSOAS PERDERAM O DEDO NESSA MERDA CHAMADA FOX!!!!!!!! E NAUM EM PORTAS DE COZINHA….
    E SE FOR NO CAPO DE UM CARRO SO SE FOR NO FOX TAMBEM!!1 PORQUE ELE E PROFISSIONAL NESSE ASSUNTO…..

    BURRO E QUEM DEFENDE UMA MERDA DESSA, QUE JA VIROU NOTICIA EM VARIOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA!!!
    COMO DIRIA O BORIS!
    ISSO É UMA VERGONHAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!

  • Bruno

    [Comentario #68790 sera citado aqui]

    mais na europa o fox eh somente para 4 pessoas

    o q naum justifica nd

    agora qm q nunca fez cfc na vida
    fala serio neh

    os karas falam ateh enjoar

    q vc leia o manual atentamente antes de utilizar qualquer carro

    entao issu eh muita falta de atençao

  • Bruno

    naum eh so comprar o carro e dirigir

    primeiru tm q saber como ele funciona

    e uma coisa na materia o dono falou q naum vendia o carro por medo de outras pessoas se maxucassem

    da liçença neh

    ele naum passa pra frente prq gosta do carro
    e sab q foi burrice dele

  • thiagocatar

    Normal para os padroes VW, faz tempo que a vw era sinonimo de carro forte e que nao dava problema, hj a gama vw é composta de carros remendados feito para brasileiros (carro remendado plastificado e caro) e o pior vende que nem agua. Enquanto na europa o Fox é feito pra 1o mundo, Enquanto brasileiro pagar 400 em 100x no financiamento pra carro novo vai continuar essa sacanagem, as montadoras ganhando rios de dinheiro e a industria automotiva batendo recordes de vendas vendendo um produto de baixa qualidade…..acorda BRASIL

  • Gustavo Miranda

    [Comentario #68788 sera citado aqui]

    Existe uma ferramenta no desenvolvimento/concepção de um produto qualquer chamada “Poka yoke”, que em resumo, quer dizer evitar acidentes quaisquer com partes do produto durante seu uso, montagem ou desmontagem, através da isolação elétrica, proteção de partes cortantes e etc…

    Por exemplo, alguns liquidificadores e processadores tem um sistema de trava que não liga o motor caso tudo não estiver montadinho de maneira correta, etc, etc, etc…

    Todo produto tem que ser “idiot proof” como se diz nas indústrias, o que não é um xingamento, apenas os produtos devem ser à prova de “desinformados”. O produto não tem que funcionar direito se for mal utilizado, mas também nunca pode provocar danos tão sérios como esse caso do Fox ao menor equívoco.

    Algumas coisas são óbvias que são perigosas, como a resistência de um secador de cabelos, a temperatura de uma lâmpada, agora, quem sonharia que uma simples alavanca vai decepar o dedo subitamente? Independente da marca do carro, isso foi mal projetado de deve ser feito um recall com certeza, cedo ou tarde. Isso vai dar o que falar ao longo dos próximos anos. Podem apostar.

  • Marcos

    Gustavo Miranda, teu comentário (83) foi o melhor até agora, e ilustra perfeitamente o caso. Foi erro de projeto sim, e pior, fecharam os olhos depois mesmo vendo gente ser mutilada todo ano. É um nível de descaso impressionante. O pior é ver que algumas pessoas, sem argumentos, dizem que é preciso “saber como um carro funciona” antes de usá-lo. Oras, se for preciso ler o manual até pra rebater o banco, sob pena de perder dedos, então isso já não é um carro e sim uma máquina de torturas medieval.

  • helmyjoan

    Sou a favor da liberdade de expressão, mas dizer que a culpa pela decepação dos dedos é do usuário é o cumulo! Aposto que depois desse alarme todo na imprensa, vão surgir muitos outros casos de pessoas que se machucaram no FOX. Pior que a VW se orgulhava toda ao dizer que o carrinho foi totalmente projetado no Brasil!! Fui olhar um FOX hoje na concecionária, pois estou atualmente pagando um consócio para comprar o modelo.
    o QUE NÃO SE PODE ADMITIR, É QUE ENTRE MILHARES DO FORMAS MAIS SEGURAS DE SE REBATER O BANCO DO FOX, A VW OPTOU A UTILIZAÇÃO DA FORMA MAIS BARATA E MENOS SEGURA, COMPROMETENDO SEGURANÇA EM FUNÇÃO DA ECONOMIA. Tambem notei que o acabamento interno é realmente muito pior do que eu imaginava, consegue ser tão porco quanto o do Gol. AMANHÃ IREI NA MINHA AGENCIA DO CONSOCIO E MODIFICAREI MINHA OPÇÃO DE COMPRA PARA UM FIAT IDEA FIRE. VW nunca mais!!!

  • camundongson

    Em breve a VW vai lançar o novo Gol, e, se considerarmos que ele será posicionado numa categoria inferior a do Fox Guilhotina, quem ainda tiver a coragem de comprar um, pelo menos, faça um seguro de vida.

  • camundongson

    Esses caras que defendem o VW Fox são, na verdade, transexuais que vêem na guilhotina do banco traseiro do carro uma possibilidade mais econômica e prática de concretizarem o seu sonho de mudança de sexo.

  • Leacs

    hj saiu um video explicativo no globo .com,e reportagem no jornal da globo de hj.

  • Vini Xanxere

    [Comentario #68918 sera citado aqui]

    concordo com vc roger, se tivesse liberdade de expressao nesse site eu iria encher de palavrao esse cara aí.

    eu nunca gostei de ver um fox, alto, esquisitao, feio, tem a mesma potencia do gol 1.0, mas anda menos e bebe mais…. e pensar q a proposta inicial do fox era substituir o gol e até vender mais q ele….
    bah e pensar q eu tava empolgado com o novo gol, mas depois dessas perdi a minha confiança coom a volks, ainda mais q o presidente da volks se expicou a nós de uma forma grosseira, nos tratando de ignorantes e burros!!!!
    tomara q nao venda mais nada dessa raposa feiosa e assassina!!!!!
    PS: minha PRAGA tomara q funcione!!!!!

  • Daniel

    O mais deprimente é que nem por isso deixa de vender!
    O carro é horroroso, tem mais plastico que uma caixa de lego, e ainda por cima as partes que tem ferro o tornam um potencial presidente…
    Talvez por isso que venda, por ter possibilidades de crescimento na vida politica…

  • Thomas

    [Comentario #68945 sera citado aqui]

    Eis o comentário de um verdadeiro brasileiro: estupido, grosseiro, arrogante, patético criado com educação digna de pitbull de combate. :evil2:

  • runner

    BOM, EU TENHO 1 FOX HÁ 3 ANOS.

    NUNCA PODERIA IMAGINAR QUE O MECANISMO DE REBATE DO BANCO PODERIA PROVOCAR ISSO. ACHO QUE A FÁBRICA ERROU, FEZ UM SISTEMA FRÁGIL, PORÉM OS DONOS QUE TIVERAM O PROBLEMA USARAM DE FORMA ERRADA.
    DE QUALQUER FORMA, A FÁBRICA TERÁ DE INDENIZÁ-LOS.

    COM RELAÇÃO AO CARRO, SE NÃO FOSSE BOM NÃO SERIA O 3º MAIS VENDIDO DO PAIS.

    O FATO É UMA PENA.

  • Junior

    se todos populares tivessem uma manutençao igual duvido que essas pragas da VW fossem as mais vendidas :!:

  • José Carlos

    [Comentario #68968 sera citado aqui]

    Na verdade um comentário engraçado e serviu para “desaniviar” o poluído ambiente !!!

  • José Carlos

    [Comentario #68969 sera citado aqui]

    O FATO NÃO É UMA PENA !!!!

    O FATO FOI CONSTATAÇÃO GRITANTE DA FALTA DE RESPEITO DA VW AO CONSUMIDOR BRASILEIRO !!! ISSO SIM É DIGNO DE REVOLTA, E EM CASOS COMO OS SIMILARES AO SEU, PENA, MAS MUITA PENA MESMO !!!!

    ESSA SOLIDARIEDADE COM A VW TEM UM NOME : IGNORÂNCIA !!

    Já foi colocado acima, em que em hipótese alguma, o simples rebatimento do banco traseiro de um veículo, mesmo feito sem ler o manual, possa ter o potencial de aleijar o usuário.
    A colocação subliminar da VW, de que houve descuido no manuseio do banco traseiro, NÃO ISENTA A MESMA DE ASSUMIR PUBLICAMENTE ERRO EM SEU PROJETO.
    APENAS NÃO O FAZ – RETRATAÇÃO – PORQUE O MERCADO EUROPEU DEIXARIA IMEDIATAMENTE DE ADQUIRIR E IMPORTAR TAL PRODUTO !!!

  • Marcos

    [Comentario #68971 sera citado aqui]

    Num comparativo do site “Vrum”, o Gol ficou em segundo lugar no custo de manutenção. Curiosamente o Palio acabou mostrando manutenção mais barata. Na revista Carro fizeram comparativo semelhante, e deram empate entre Gol e Palio. Quanto ao Fox, ele tem a manutenção mais cara do segmento pelo que me consta, ainda que sua nota em reparabilidade tenha sido excelente (é um conceito que muita gente interpretou errado, pois envolve mão-de-obra). Em outras palavras, quem ainda acredita que a vantagem em comprar um Volks esteja na manutenção barata, está com a cabeça nos anos 80. Este tempo já passou. Hoje em dia é mais barato manter um Stilo do que um Golf, por exemplo.

  • Roger

    Muitos consumidores não utilizam ou simplesmente ignoram a existencia da possibilidade de rebatimento de banco de carros de passeio (como o Fox).

  • Roger

    Por isso os baixos índices de acidentes. Mas algum outro modelo já arrancou os dedos de 8 pessoas (e feiru dezenas de outras)?

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    [Comentario #68907 sera citado aqui]

    esse sistema de suspensão do capô por amortecedores é à prova de burro, mas tem que ser mto burro para deixar o capô cair na mão…

    [Comentario #68926 sera citado aqui]

    não passa pra frente que é para guardar a prova de que o carro tem defeito

  • runner

    [Comentario #68973 sera citado aqui]

    MEU CAMARADA, AO CONTRÁRIO DE VC POSTEI UMA OPINIÃO DE DONO.
    QUEM SOFREU ACIDENTE NÃO UTILIZOU DA FORMA CORRETA.
    ACHO QUE QUALQUER UM QUE COLOCAR O DEDO EM UMA FECHADURA, SOFRERÁ CONSEQUENCIAS GRAVES. PRA VC QUE NEM PROCUROU SABER, EXISTE UMA ALÇA, BEM LONGE DE ONDE OCORRERAM OS ACIDENTES, PARA DESTRAVAR O BANCO.
    DEIXA DE SER HIPÓCRITA, COM CERTEZA O SEU MODELO DE CARRO NÃO É O MAIS SEGURO, DEVE APRESENTAR FALHAS QUE VC NEM CONHECE, ASSIM COMO A GRANDE MAIORIA DOS NACIONAIS.

    O GRANDE NÚMERO DE POSTS NESTE TÓPICO, TRATA-SE DE UM BANDO DE PALHAÇOS (NA MAIORIA) QUE AINDA QUEREM TIRAR SARRO DE QUE FIAT É MUITO SUPERIOR A VOLKS, MESMO TRATANDO-SE DE UM ASSUNTO COMO ESTE.

    PRA FINALIZAR, QUANDO DISSE PENA, FOI PELOS DONOS QUE SOFRERAM ACIDENTES.
    ALIÁS, CARRO PODE TIRAR MAIS QUE 1 DEDO, PODE TIRAR VIDAS, EM QUALQUER CARRO.

  • Angel

    A revista quatro-rodas também relatou aguns anos atras que o Fox é o unico 1.0 que nao sobe uma ladeira ingreme de ré.

    • sergio

      Não é só o Fox. O Gol 1.0 também.

  • Rodrigo

    FOX,

    A 1ª alça faz Tchum !

    A 2ª alça faz tcham !

    e…aiaiaiaiaiaiiiiiiii !!!!

    que vergonha VW , será que o freio de mão é guilhotina também, agora vou ficar de olho nos perigos ocultos da VW

  • Angel

    [Comentario #68788 sera citado aqui]

    Quando vc for vender seu Fox e por acaso nao tiver mais o manual nao esquece de falar isso pro comprador, pois se ele nao souber usar a guilhotina, quer dizer o porta-malas do carro vai acabar perdendo o dedo também.

  • Ronaldo

    [Comentario #68788 sera citado aqui]

    se o dedo fosse de alguém da sua familia vc jamais se lembraria de um manual de instruções, mas como somos brasileiros desunidos adoramos ver políticos roubando e aumentando impostos, vamos continuar a fingir que está tudo bem…

  • Ronaldo

    [Comentario #68969 sera citado aqui]

    Pena não ter sido o dedo da sua m**!!!!!
    chega de hipocrisia neste País, há falha e ela tem que ser corrigida e os dedos decepados devidamente indenizados, a VW sabia da péssima qualidade deste ítem e preferiu economizar, pois se não soubesse o que vai para a europa sairia igualzinho aos decepadores daqui.

    Viva os cartões corporativos, Beira mar, Politicos brasileiros, mensalões, ROUBAR POOOODE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Roger

    [Comentario #69076 sera citado aqui]

    Você pode ter uma opinião diferente, é direito seu. Mas para alguém que se julga como o dono da verdade, como você, digo apenas que conheço pessoas (como um colega de faculdade meu, que é espanhol) que acharam absurda a situação do Fox, e ainda mais a atitude do presidente da VW. Parece que é no Brasil que as marcas se criam (em especial a VW) à vontade, cobrando preços exorbitantes por porcarias, pois sabem que há muitas pessoas com seu pensamento que comprarão os embustes que ela oferece, essa “inteligênica burra” dos que se julgam os tais, e são prejudicados como todos, sem se darem conta.

  • DI ZAZZO

    VW,

    VOCÊ CONHECE…

    VOCÊ CONFIA??

  • BRASILEIRO

    AMIGOS, ENQUANTO NÃO LUTARMOS PELO MESMO IDEAL: EXIGIR DAS EMPRESAS RESPEITO AS NORMAS DE SEGURANÇA E RESPEITO COMO SER HUMANO. JAMAIS TEREMOS VEICULOS DE BOA QUALIDADE E PREÇO. AGUENTAR O DESCASO DESTE PRESIDENTE DA VW E AINDA CULPAR OS PROPRIETÁRIOS, E DEMAIS. É UM PREÇO MUITO ALTO, ALEM DO VALOR DO VEÍCULO SER MAIOR QUE MUITOS PAISES QUE EXIGEM QUALIDADE, SEGURANÇA E PREÇO.
    VAMOS SER FIÉIS AO NOSSO DEUS, E NÃO A ESTAS EMPRESINHAS DE VEICULOS QUE SO QUEREM ACUMULAR NUMEROS E AINDA TEM PESSOAS QUE ACHAM QUE QUANTIDADE SIGNIFICA QUALIDADE. POBRES SÃO ESTES.

  • Maia

    Totalmente rídiculo, a VW sempre tratou a America Latrina como lixo mesmo. Não tem a menor boa vontade de fazer um carro com um mínimo de segurança. Já sabe do problema a anos e prefere deixar as pessoas continuarem a perder sues dedos.

    Veja video de demonstração do Fox cortando o dedo (no caso, uma cenoura) de algum desavisado que passou no Jornal Nacional. VW nunca mais!

    http://www.youtube.com/watch?v=Or2WjAwrGhE

    http://www.youtube.com/watch?v=gIeoKSm2TiU

  • Airton

    Meu próximo carro não será da Fiat, nem da GM, nem da Ford e muito menos da VW!!!

    O jeito é investir num importador… Mais caro, mas fico mais tranquilo e feliz!

  • Airton

    [Comentario #69230 sera citado aqui]

    Opa, corrigindo: “importado”

  • Marcos

    [Comentario #69113 sera citado aqui]

    Simplesmente perfeito :lips:

  • Alfredo Anderson

    [Comentario #68968 sera citado aqui]

    Hahaahah Thomas, você deve ser o presidente nazista da montadora que vende o VW FIX, não é mesmo?

    Sua repugnância ao falar dos brasileiros mostra exatamente a origem do seu “sangue azul”.

  • Jean

    Será que o Lula perdeu o dedo no projeto do FOX!!!!

    O que mais me impressiona é como alguem pode comprar um carro tão feio..

    Abraço.

  • Raphael

    Meu Deus,quanta hipocrisia!!!!

    E PQ A VW NÃO MANDA O FOX EXPORTADO P/EUROPA COM O MESMO SISTEMA?!?!?!?!?!AFINAL,BASTA LER O MANUAL!!!!!!!!!!!

    VW BRASIL,RAITUMANUKU!!!!!!!!!!!!!!!!

  • visitante

    [Comentario #68778 sera citado aqui]

    Douglas,

    Porque voce acha que a Volks so cai e cai e cai e cai… Ela nunca respeitou consumidores. Seus carros ja apresentaram varias falhas de projeto e de montagem e ela nunca assumiu. Voce acha que ela faz menos recall porque faz carros melhores.. Nao.Nao faz recall porque nao assume as falhas. Assim vai caindo, caindo, caindo. E quem faz recall quando preciso vai subindo subindo subindo.

  • Kaka

    Fico pennsando… Se eu fosse proprietário de um FOX e tivesse perdido a ponta do meu dedo indicador direito, quanto valeria esta perda para mim?
    Imagine eu, neste exato momento ou no dia-a-dia do trabalho, como eu faria para clicar no botão esquerdo do mouse? com o cotoquinho de dedo que me sobrou. Qual seria a indenização justa para isso? bastaria fazer um recall? CLARO QUE NÃO. Pensem… Quantos proprietários necessitaram rebater o banco? Quanto de nós lemos os manuais dos produtos que compramos? O fato é que o caso é tão grave que mesmo depois de toda esta discursão ainda haverá gente se acidentando, pois ainda há carros rodando com este problema e pior, sem nenhum aviso sequer no banco trazeiro.

  • Antonio

    Eu fiquei estarrecido ao assistir a reportagem no Jornal Nacional e o presidente da VW do Brasil argumentar que os acidentes ocorreram por causa de mal-uso por parte dos usuários do Fox. Em outras palavras, ele simplesmente chamou os acidentados e donos de Fox em geral de “Otários”.

    Atitude mais desrespeitosa do que essa impossível!

    Chega a ser um oximoro que o slogan da Volkswagen do Brasil seja “Você conhece, você confia”. Com uma arrogância exemplificada pelo presidente da mesma, Sr. Thomas Schmall. Isso está mais para “Se você conhece logo você desconfia”. O interior de um carro, em hipótese alguma deve oferecer o risco de aleijamento para seus donos.

    A meu ver o Fox é o perfeito exemplo de arrogância industrial – Um carro mal-feito com os piores componentes sem o menor cuidado com o individuo que irá acabar comprando ou dirigindo-o. Um verdadeiro exemplo de arrogância industrial que só se importa com o lucro gerado pela venda e que se dane a satisfação do comprador. Mal sabem eles, porém, que isso tem um retorno amargo depois; vide a GM com sua perda de 38,7 Bilhões de dólares em 2007 assim como outras fábricas que colocaram lucro acima de qualidade e hoje estão mortas, não é mesmo Sra. British Leyland?

    Se tiver uma coisa que a Volkswagen do Brasil conseguiu fazer direito com o Fox, foi o nome. Afinal, a raposa de fato é um animal traiçoeiro.

  • André

    Não fazer o que o manual diz é, sim, coisa de OTÁRIOS!
    A imbecilidade dos decepados poderia ser comparada a do cidadão que põe a camisinha no dedo e fode uma moça HIV positivo e espera não ser contaminado pelo virús.
    Fato é que o dispositivo, SE UTILIZADO COMO RECOMENDA O MANUAL, é seguro. Muito seguro. Afinal, de quase 700.000 Fox nas ruas, apenas 14 IDIOTAS perderam os dedos. Crime contra o consumidor seria algo como o Ford Pinto. Fez a vida de Ralph Nader. Leia e aprenda!

  • Antonio

    [Comentario #70050 sera citado aqui]

    O verdadeiro otário é você tentando defender o descaso da Volkswagen.

  • Antonio

    [Comentario #70051 sera citado aqui]

    SPAM DESGRAÇADO! Ralph Nader foi contra o Chevrolet Corvair não o Ford Pinto.

  • JohnnnyHGT

    PS: TUA MÃE VAI PERDER O DEDO UM DIA DESSES E NÃO RECLAMA PORQUE COMO VOCÊ MESMO DISSE ELA É IDIOTA! :lips:

  • junim

    :>:esses cara que faz o carro ai num ta nem ai ainda bem que eu nao tenho dinheiro pra comprar um carro desses.rsrsrsrsr

    mas ai o da europa que é o bom né o nosso fds

  • mimi petista

    DONO DE FOX DEVIA ANDAR DE CHARRETE E COMER CAPIM

  • mac

    o mais absurdo é a publicidade da empresa, ao final com ofensa subliminar, há um xingamento, basta um pouco de atenção. ou, seja, os caras não tão nem aí…disseram que não tirarão do ar a propaganda. chamem as autoridades…

  • Juvenal

    [Comentario #68819 sera citado aqui]

    DAR DESCULPA QUE O MANUAL EXPLICA É COISA DE ADVOGADO. O CARRO TEM Q SER SEGURO. E TEM QUE SER INTUITIVO. SE JÁ FORAM CONFIRMADOS 9 CASOS DE PESSOAS QUE PERDERAM OS DEDOS E OUTRAS QUE JA SE FERIRAM, É SINAL QUE NÃO É SUFICIENTE O MANUAL. EXISTE UMA POSSIBILIDADE REAL E COMPROVADA DE MUTILAÇÃO.

    UMA MONTADORA INTELIGENTE TEM QUE PLANEJAR A SEGURANÇA E INTEGRIDADE DE QUALQUER PESSOA QUE UTILIZAR O VEÍCULO. E UMA MONTADORA SÉRIA TEM QUE ASSUMIR QUANDO ERRA (PQ TODAS ERRAM UM DIA) E CORRIGIR O PROBLEMA, EM VEZ DE FICAR COM MEDINHO DE SUJAR A IMAGEM.

    IMAGINA COMO SERIA SE SUA AVÓ DE 70 ANOS OU O SEU FILHO PEQUENO, TODA VEZ QUE PRECISAREM REBATER O BANCO, PRECISAREM LER O MANUAL DO SEU VW “FIX”. OU ENTÃO VC FALARIA: “NÃO VOVÓ… DEIXA QUE EU ABAIXO O BANCO, SENÃO A SENHORA PODE FICAR SEM UM DOS SEUS DEDOS.”

    HEHEHE

  • Ricardo

    Ah, o Bob Sharp (leia sua coluna no site Bestcars http://www.bestcars.com.br) defendeu com unhas e dentes a VW e Fox. Eu acho que defendeu primeiro porque trabalhou lá e deve ter muitos “amigos” por lá. E, claro, deve ter levado uma grana nessa. Agora, esse negócio de cortar está no próprio nome dele. Vejam só: Bob “Sharp”. “Sharp”, em inglês, quer dizer “afiado”, “cortante”, “penetrante”. É isso, ele sentiu certa “familiaridade com o cortador de dedos que somente o Fox Guillotine oferece! :D

  • jonatas

    já estou no meu 2º carro da vw, e quando eu tiver que trocalo, comprarei outro por satisfação.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend