Hatches Segurança Volkswagen

Volkswagen Fox decepa o dedo de seus donos!

Volkswagen Fox decepa o dedo de seus donos!

Este fato já é bem antigo. Aqui no NA ficamos sabendo que o Fox decepa o dedo das pessoas a cerca de um ano atrás. Mas nunca pensamos em falar disso abertamente. Ultimamente, vários leitores nos mandaram emails, alertando sobre isso, e pedindo que publicássemos a informação no NA, visto que temos um público muito amplo, de milhares de pessoas todos os dias.


Para que nossa matéria tenha ainda mais peso, vamos usar algumas informações que foram publicadas na revista Época, e que inclusive estão disponíveis no site da mesma. Lá no final do texto você encontra o link para o endereço da tal revista.

A Época usou um exemplo vivo, que mostra que o problema é mesmo sério. O exemplo do químico Gustavo Funada, de 58 anos, que sempre teve carros da VW em sua garagem, mas em 2004, essa relação se desmoronou. Quando tentava ampliar o espaço do porta-malas de seu Fox, Funada teve parte do dedo médio da mão direita decepado. “Fui rebater o banco para guardar compras. Como não achei a alça, puxei uma argola com o dedo e empurrei o encosto, que desceu com violência. Foi uma dor intensa. Quando percebi, a ponta do meu dedo estava caída dentro do porta-malas”, diz.

As pessoas sempre fazem o que Funada fez, para rebater o banco traseiro do Fox. Você têm que puxar uma pequena alça flexível que fica presa a uma argola de metal. O problema reside no fato de você enfiar o dedo dentro dessa argola. Existe uma mola que puxa a argola pra dentro, e se seu dedo estiver ali, já era. Existem relatos de cerca de dez pessoas que tiveram o dedo ou decepado ou machucado seriamente.


A Volkswagen deveria fazer um recall, de acordo com afirmação de uma advogada entrevistada pela revista. Mas a montadora alemã afirma que não existe necessidade, pois os passos para rebater o banco estão descritos no manual. Ou seja, se você rebateu o banco de maneira errada, o problema é seu.

Engenheiros e especialistas dizem que na verdade esse problema é causado por um erro grave de projeto, pois o sistema induz a pessoa a botar o dedo ali, sem avisos de que isso seria perigoso.

E mais uma vez, como nós e nossos leitores sempre falamos: o consumidor brasileiro não vale tanto para as montadoras quanto um americano ou europeu. Por quê?? Porque no caso do Fox que é exportado para a Europa, no lugar da alça e da argola, há uma alavanca de metal paralela à base. Vai que a VW age assim pois na Europa a repercussão de um eventual problema como esse seria muito maior, e as pessoas exigiriam mudanças. Já no Brasil…

Aquele químico citado no início, Funada, já passou por quatro cirurgias para recuperar a sensibilidade, e tem dores até hoje. Mas a VW que se cuide. Das cerca de 10 pessoas, 7 já entraram na justiça contra a montadora. Algum dia essas pessoas vão ganhar seus processos e indenizações.

[Fonte: Época]

Volkswagen Fox decepa o dedo de seus donos!
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email