*Destaque Clássicos Cupês Elétricos Mercado Volkswagen

Volkswagen Fusca pode se tornar um modelo 100% elétrico nos próximos anos

vw-beetle-classic-2015-1 Volkswagen Fusca pode se tornar um modelo 100% elétrico nos próximos anos

Nada mais lógico e natural. O recente pronunciamento de Herbert Diess, em entrevista para o site britânico Autocar, reforça aqui que já se suspeitava, o Fusca pode vir num futuro não muito distante como um modelo 100% elétrico. Segundo o presidente da Volkswagen, disse: “A próxima decisão sobre carros elétricos será o tipo de conceitos emocionais que precisamos”.



Para Diess, o termo “emocional” se refere aos clássicos do passado, que marcaram a história da Volkswagen e de gerações de fãs. No centro de todos eles, é claro, está o Käfer, ou melhor, o Beetle. Se você já havia percebido o movimento da marca nessa direção, saiba que ele será muito mais amplo do que se imagina, visto que o CEO se referiu não só ao Fusca, mas também ao Buggy e outros carros abertos, sendo a publicação inglesa citando até o militar Kübelwagen.

Se voltarmos ao álbum de recordações da VW, logicamente este terá uma longa lista de opções de elétricos. E isso não será necessariamente um problema, dado que a partir da plataforma modular MEB, feita apenas para elétricos, o limite será a imaginação e o saudosismo dos designers. Diess afirmou: “Se quisermos fazer um Beetle, eletricamente seria muito melhor do que o modelo de hoje, muito mais próximo da história, porque poderia ter tração traseira”.

Há muito tempo que a Volkswagen tenta resgatar parte de seus clássicos em releituras atuais, mas a tarefa nunca foi fácil por conta dos custos e da engenharia, onde a tração dianteira impera sobre os automóveis atuais. “Temos uma boa chance no lado elétrico. Você pode fazer derivativos de forma eficiente. Temos uma plataforma muito flexível. Podemos fazer coisas agradáveis: tração traseira, tração dianteira, tração nas quatro rodas”, conta Herbert Diess.

vw-id-buzz-concept-20-1 Volkswagen Fusca pode se tornar um modelo 100% elétrico nos próximos anos

Realmente as possibilidades para a Volkswagen sobre a plataforma modular MEB são enormes. A referência à tração traseira parece empolgar a VW, já que traz de volta uma das características principais do Fusca, que assim surgiu nos anos 30 e com ela continuou até 2003, quando o último exemplar do clássico saiu de Puebla.

Em 1997, ainda com a geração antiga (e famosa) sendo feita no México e o recente “Fusca Itamar” voltou ao limbo, a Volkswagen relançou o Beetle sob plataforma do Golf, mas com tração dianteira. O estilo “new age” não empolgou muita gente. Alguns anos depois, surgiu a geração atual, que está se despedindo.

Aqui, este chegou como Fusca, nome que fez até parte da imprensa vislumbrar uma motorização menor para um carro mais popular. Não, o foco lá (fora) e cá sempre foi ser exclusivo. Quem sabe o próximo Käfer, agora elétrico, retorne à sua proposta original. Ou seja, atender as massas. Embora como elétrico, que clássicos da VW você gostaria de ver novamente em linha?

[Fonte: Autocar]

  • th!nk.t4nk

    Faria sentido. As pessoas que conheço que têm o Fusca atual são um bem “hipsters” (do tipo que só fazem compras em mercados de orgânicos), então seriam candidatos perfeitos pra um Fusca elétrico. Prevejo boas vendas, se tiver autonomia razoável.

    • Eduardo Araújo

      Concordo contigo, acredito que o Fusca seria uma ótima opção para este segmento. quase como um embaixador da marca.

    • TT 230

      As pessoas que tem Fusca realmente não são convencionais, digamos. Rsrs

      Minha família é muito grande e todos tem seus carros. Moramos quase todos na mesma cidade e muito próximos. Como eles viajam muito de avião os carros ficam na garagem, resolvi não ter mais carro e ficar com os deles. Então eu sou o leva e trás dos aeroportos. Quase toda semana tenho uma opção diferente. O Fusca é uma delas e gosto muito. Ele é de um tio jovem e que tem idade próxima a minha. Não é hipster, mas digamos que gosta de se alimentar em bons restaurantes. Rsrs

      O melhor é só colocar a gasolina. Rsrs
      Mas também tudo fica a no máximo 8km de distância.

      • th!nk.t4nk

        Falo brincando, mas Fuscas em geral sao muito legais. O atual nao tem o melhor aproveitamento de espaço do mundo, mas é um excelente carro também. Acho ótima ideia a VW voltar a valorizá-lo, nao gostaria que o carro simplesmente sumisse do mercado novamente.

    • Louis

      A Kombi também faz bastante sucesso entre esse público, tem uns descolados que saem por aí morando em uma Kombi hehehe
      Esses dias por curiosidade fui pesquisar umas Kombi Motor Home, vi umas adaptadas pela Karmann Ghia dos anos 80, achei muuuuuito bacana, tem até banheiro! Confesso que dá uma vontade de fazer uma loucura e comprar uma dessas. Se este país fosse mais seguro acho que eu até animaria, mas hoje só dá para parar em campings fechados.

      • Hoffmann

        Tem um casal que percorre o Brasil em uma Kombi 2004, eles tem um canal no YouTube que se chama Vivendo mundo afora. E eles param muito em postos de gasolina onde os caminhoneiros param também, nunca enfrentaram problemas relacionados a segurança desde quando saíram de Santa Catarina. Já percorreram o litoral todo, interior do Nordeste e atualmente estão no Amazonas.

    • Guily

      Verdade.. ah poderia me dizer, em “Não, o foco lá (fora) e cá sempre foi ser exclusivo.”, estão se referindo a qual Fusca que teve foco em ser exclusivo? Os feitos a partir da base do Golf? O texto ficou confuso.. obrigado

  • TT 230

    Bom, eu ando no Fusca algumas vezes na semana e gosto bastante do carro. Então sou contra subirem com o carro.

    Acelerar o Fusca é algo que dá um ânimo no dia a dia. Ele te chama.

    Nunca me abaixei pra dar uma olhada. Quando dou aquela arrancada com segurança quando tou parado no sinal, as pedrinhas sobem e batem na lataria do carro. Provavelmente na aérea de dentro do para lama. Parece não ter uma manta por ali. Não sei. Alguém sabe? Só sei que a pancada é grande e dentro do carro assusta.

    • Marcelo Cordeiro

      EXATO, releitura de clássicos como Fusca e 500 são ótimos de ser ver rodando pelas ruas. Espero que a febre dos SUV’s e veículos de larga escala não extermine os carros de nicho. Ninguém precisa de mais SUV’s nas ruas, né?

      • TT 230

        Pois é. Sou totalmente a favor. Os carros hoje são sem graça. Ter uma releitura ou um carro coupe não deveria ser algo tão raro e caro.

        E não necessariamente precisaria ser algo com motor potente. Um Fusca 1.4 TSI poderia ser uma opção.

        Não sei nessa geração, mas nos eua a anterior do Civic coupe tinha o mesmo motor e preço da versão sedan. Um Civic Sport coupe aqui poderia custar uns 100 mil. Seria uma opção interessante. Tem muita gente que quer apenas um design diferenciado.

        • Fabricio

          resumiu exatamente o que penso.. sou publico alvo desses carros. Tenho um 500 que me atende super bem.. e me interessei muito no fusca para termos 2 carros. mas como o valor do 2.0 é maior, e o consumo também, pra ficar só com 2 carros, optei por ter o 2o maior.. e acabei indo de fusion awd… mas ainda tenho o fusca como um “alvo”… se existisse o 1.4 tsi, eu já teria comprado. (a praticidade de um carro pequeno é impagável… muitas vezes chego a trocar o fusion pelo 500, quando a saída envolve transito pesado, ou estacionamentos… )

          • TT 230

            Verdade. Sem contar que é até divertido dirigir um 500. Não estou maluco: o ronco do 500 1.4 fire parecia demais com o do V6 da Freelander 2. Rsrs

            Minha ex comprou um 500 com minha indicação e ela simplesmente tava com pena de trocar. O dela tinha o teto e o Bose.
            Como a Fiat não renovou nada, ela pulou pra SUV.

            Mas o Fusion é muito legal. Me impressiona o conforto. Com rodas 18 ele parece flutuar em paralelepipedo. Já o Fusca, a pancada é seca. Hehe Você tá certo. Ir a locais difíceis de estacionar, é melhor ir de 500.

            • Fabricio

              Pois é.. o nosso também tem todos os kits.. (com teto e som bose, que inclusive foi o melhor som que veio nele até agora, tanto o beats quanto o alpine não são tão bons quanto o bose nele)… O fusion é um conforto mesmo.. mas é muito baixo e extremamente grande pra trânsito… Minha vontade de pegar o fusca como 3o carro tá grande.. mas a opinião de uma colega que tem um me assusta um pouco.. já andei, mas no dia a dia ele não é tão prático quanto aparenta né.. e sua esportividade cobra um preço… vai ficar pra mais alguns anos. Abraço e bom final de semana.

    • Hoffmann

      Pois quem quiser um Fusca no Brasil vai ter que se contentar com um usado ou importar de forma independente. A VW já suspendeu a importação do modelo, ele já nem aparece no site da marca tem um tempo.

      • TT 230

        Daqui pra frente, só MQB e derivadas.

        Então vamos esperar que algo surja mais pra frente. Vai acabar sendo um elétrico de imagem.

        Cara, você acabou com meu fim de semana. Rsrs

        • Hoffmann

          E eu duvido que esse elétrico de imagem venha tão cedo para o Brasil. hahahaha
          O Fusca era um dos poucos VWs atuais que me atraíam e que eu teria, eu não fiquei contente com o fim dele.

  • Marcelo Cordeiro

    Se a eletrificação servir como tábua de salvação do Fusca, que venha com força total!!!!! Acho esta reedição do modelo primorosa e só não tenho um por ser muito caro. Mas é muito bom vê-lo andando pelas ruas.

  • Leonardo M. G.

    Brasília elétrica, por favor! LOL. Pelo menos resolveria o problema do motor dentro do habitáculo hehehe.

  • Fabão Rocky

    O antigo Fusca faz parte da história de mta gente e sinceramente esse novo Fusca n alavancou nas vendas por vários motivos.
    1- O antigo Fusca era um carro popular e naquela época n existia uma variedade de outros modelos de carro p/ se comprar.
    2- O novo Fusca veio custando mto caro e poucas pessoas aqui no Brasil tinham poder aquisitivo p/ comprar um naquela época. E as pessoas q podiam comprar davam preferência a um carro mais espaçoso de categoria superior.
    3- O novo Fusca veio como um carro de imagem, uma espécie de Audi A1 da VW e carros dessa categoria vendem mto pouco.
    4- Algumas pessoas tiveram preconceito e acharam ele c/ cara de “carro da Barbie”.
    Se a VW lançasse um novo Fusca (diferente do atual) c/ a mesma proposta do antigo Fusca p/ concorrer c/ o Uno iria vender mto!! Mais interessante seria fazê-lo c/ motor traseiro tbm p/ ficar uma releitura mais fiel do clássico.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend