Volkswagen Gol – confira detalhes dos seus defeitos

volkswagen gol rallye 2015 avaliacao NA 1 1

Assim como os outros modelos mais vendidos no mercado brasileiro, o Volkswagen Gol também pode dar algumas “dores de cabeça” aos seus proprietários.

A atual geração do hatch compacto, que está prestes a completar seus 10 anos de mercado e em sua segunda reestilização, é alvo de algumas reclamações por parte dos clientes da fabricante alemã, através da internet.

Entretanto, curiosamente, de alguns anos para cá o Gol já não apresenta tantos problemas crônicos assim. Pelo menos é o que mostram os relatos feitos pelos proprietários do carro em sites como Reclame Aqui, além de fóruns e clubes dedicados ao veículo.

Numa breve pesquisa você pode reparar que são poucos os defeitos sérios apresentados pelo VW Gol de atual geração, sendo que a maioria deles está relacionada a problemas com concessionárias e alguns outros defeitos provenientes de uma suposta má produção.

Veja também: Gol G5: detalhes, anos, versões, motores, consumo

Ainda assim, existem alguns defeitos que podem ser salientados. Selecionamos os principais deles. Confira:

Barulhos estranhos no motor

Boa parte dos relatos de proprietários do Volkswagen Gol em sites como o Reclame Aqui mostram que diversas unidades do hatch compacto supostamente apresentariam alguns barulhos estranhos no motor, sobretudo em exemplares equipados com o propulsor 1.6 litro flex.

Em um dos relatos, um exemplar que passou por todas as revisões feitas em concessionárias autorizadas teria começado a apresentar um barulho estranho antes mesmo dos 10 mil quilômetros rodados.

O proprietário encaminhou o veículo a uma autorizada e lá foi constatada a necessidade da substituição da correia dentada – normalmente este item é trocado entre 40 mil e 50 mil quilômetros. O mesmo relato mostra outro problema, neste caso proveniente da caixa de câmbio.

Tal defeito teria aparecido durante condução numa rodovia e o condutor precisou acionar o serviço de guincho para levar o carro. Ainda assim, a concessionária não conseguiu constatar qualquer problema vindo do câmbio e, após muita insistência por parte do proprietário, resolveu o defeito com a troca de uma série de componentes do conjunto.

Um outro relato mostra que o Volkswagen Gol da última leva de unidades estaria apresentando ruídos ao passar em lombadas e depressões, em frenagens e nas trocas de marchas (sobretudo da segunda para a terceira e vice-versa).

Este defeito teria sido constatado com apenas 3 mil km rodados. A concessionária tentou resolver o problema com a troca de componentes como rolamento e batentes e reajustes no conjunto de suspensão por conta de uma folga. No entanto, até o momento da publicação desta matéria, o problema não foi solucionado pela Volkswagen, segundo o que diz o proprietário.

Volkswagen Gol Track 2017 1 1

Infiltrações de água na cabine

Um dos problemas que estaria afetando alguns dos compactos e outros automóveis comercializados no Brasil seria a infiltração de água na cabine. E com o Volkswagen Gol a situação não é diferente.

Em um dos relatos, um Volkswagen Gol 1.0 adquirido em dezembro de 2014 teria começado a apresentar infiltrações no teto e no porta-malas. O proprietário encaminhou o veículo até uma concessionária, mas a empresa negou resolver o problema em garantia.

Já em outro exemplar com motor 1.6 litro de ano 2016, o proprietário diz que aconteceu uma infiltração de água no interior logo após a aquisição. Na primeira revisão de 10 mil km, o proprietário informou o problema e, após alguns dias, a concessionária constatou uma falha na vedação do sistema de ar-condicionado do carro.

A concessionária realizou a substituição da peça e o problema foi solucionado de acordo com a resposta do cliente da marca.

volkswagen gol rallye 2015 avaliacao NA 29 1

Problemas em aceleração

De acordo com relatos feitos por proprietários em fóruns privados do carro, o Volkswagen Gol de quinta geração supostamente poderia apresentar problemas em aceleração. Nestas situações, a aceleração é feita de forma irregular, deixando o motor muito acelerado ou até mesmo sem conseguir ultrapassar a faixa de 2.500 rotações.

Os proprietários dizem que esse problema normalmente é solucionado com uma limpeza do motor ou até mesmo com substituição das peças, incluindo reajustes no sincronismo do corpo da borboleta e da unidade de comando do motor. Pode ser também que tal defeito seja proveniente da falta de manutenção por parte de alguns proprietários.

Leia também sobre o Gol quadrado e o Gol G4.

Volkswagen Gol Track 2017 3 1

Ruídos de acabamento

Outro defeito que estaria sendo encontrado no Volkswagen Gol, de acordo com relatos dos seus proprietários, assim como em diversos outros carros oferecidos em nosso mercado, são os ruídos de acabamento interno.

Em um dos relatos, uma unidade do hatch compacto teria apresentado barulhos em uma das portas traseiras ao abri-la. Na concessionária, o proprietário foi informado de que se tratava de que a peça estava totalmente danificada e que ele deveria comprar outro componente, sem contar com a cobertura da garantia.

A Volkswagen informou em nota que essa falha “ocorre em detrimento da ação de agentes externos e, por esse motivo, infelizmente, não puderam conceder o atendimento nos moldes pleiteados”.

Já em outro relato, um exemplar do Volkswagen Gol estaria apresentando ruídos no painel e também na parte externa, mais precisamente do lado direito. De acordo com a resposta da marca, esta unidade foi avaliada em uma concessionária autorizada com acompanhamento do corpo técnico da empresa e “após as correções indicadas encontra-se em condições normais de utilização”.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.