Elétricos Europa Lançamentos Minivans Volkswagen

Volkswagen ID.3 faz estreia mundial e aponta futuro elétrica da marca

Volkswagen ID.3 faz estreia mundial e aponta futuro elétrica da marca

A Volkswagen apresentou mundialmente o ID.3, monovolume compacto que dá início ao processo de eletrificação definitivo da montadora alemã. Parecendo ainda um conceito, ele é o primeiro carro totalmente desenvolvido para ser elétrico dentro do portfólio da marca, que estreia também novo logotipo com fundo preto.


Com 4,261 m de comprimento, 1,809 m de largura, 1,552 m de altura e longos 2,765 m, o Volkswagen ID.3 cumpre o que estava sendo cogitado, um entre eixos longo para acomodar muitas baterias de lítio. Aliás, o compacto possui três pacotes: 45 kWh com entre 230 e 330 km de autonomia, 58 kWh que vai de 300 a 420 km de alcance e, finalmente, a de 77 kWh.

Volkswagen ID.3 faz estreia mundial e aponta futuro elétrica da marca

Nesta última, o Volkswagen ID.3 alcança de 390 a 550 km, dependendo do modo de dirigir. Com duas opções de carregador externo portátil, o modelo pode ainda ter cargá rápida de 80% em 30 minutos numa estação de 100 kW, garantindo mais 290 km.


O motor elétrico é traseiro e tem 203 cavalos com 31,5 kgfm, tendo velocidade final de 160 km/h. O Volkswagen ID.3 chega em três versões, que custarão a partir de € 30.000. Com 385 litros no porta-malas, o ID.3 vem com diversas tecnologias, entre elas cluster configurável com tela de 10 polegadas, multimídia avançada com outra de igual tamanho.

Volkswagen ID.3 faz estreia mundial e aponta futuro elétrica da marca

O volante tem comandos touchscreen e existe um assistente de bordo, acionado pela chamada “Hello ID”. A versão de lançamento 1 St traz baterias de 58 kWh, volante e bancos aquecidos, apoios de braço frontais, rádio digital DAB, rodas aro 18 polegadas e dois carregadores.

Já o ID.3 Plus 1 St  traz faróis de LED matriciais, lanternas e demais luzes externas em LED, rodas de liga leve aro 19 polegadas, câmera de ré, conexão USB-C (2), controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, entrada e partida sem chave, entre outros.

Volkswagen ID.3 faz estreia mundial e aponta futuro elétrica da marca

No caso do Volkswagen ID.3 Max 1 St, o pacote inclui teto solar panorâmico, rodas aro 20 polegadas, sistema de som Beats e projeção de realidade aumentada no para-brisa, sendo visualmente posicionada entre 3 e 10 m de distância do carro, ampliando a interação homem-máquina.

Volkswagen ID.3 2020 – Galeria de fotos

Volkswagen ID.3 faz estreia mundial e aponta futuro elétrica da marca
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • FFSB

    O UP cresceu, ficou melhor e… Elétrico!

    • Johnalton Hermes

      A frente é do up, já do meio pra trás é um golf. E o interior me decepcionou, simples demais comparado a outros elétricos.

      • th!nk.t4nk

        Copiaram fortemente a Tesla nesse aspecto (interior minimalista). Eu sei que a nova geração ama esse tipo de interior, mas sinceramente continuo preferindo o painel tradicional do Golf.

        • Edson Fernandes

          Eu tbm tenho a mesma opinião. Não que o Golf seja todo cheio de coisas, mas ele é bem mais funcional ao meu ver.

        • Fellipe Z

          minimalista eh lindo..eh so ver os tesla ou os novos audi. agora esse ai ficou pobre. tbm prefiro do golf anterior…

        • Fellipe Z

          quem vem dando um show em interiores sao os peugeot. estou achando melhor que ate de alguns alemaes..

  • Chap

    O acabamento interno do carro parece bem simples para não dizer outra coisa. É tudo bem montado, como de costume na VW, mas os plásticos e demais componentes do habitáculo (ou falta deles) parecem estar ao nível de um compacto ou subcompacto e não um médio como era de se esperar.
    Talvez foi sacrificado em prol de oferecer um preço competitivo, mas é uma pena.
    Outro carro que o acabamento também é decepcionante é o Chevrolet Bolt.
    Será que o futuro será assim? Para que os carros elétricos não custem demais, o interior será espartano?

    • Luconces

      Até agora é especulação, precisa esperar algum review.

    • Fellipe Z

      O modelo 3 tem um aspecto interno bem melhor por quase o msm preco

      • th!nk.t4nk

        Tem nada. Aqui na Europa o Model 3 parte de 45 mi. Já o ID.3 vai partir de 29 mil. O Tesla custa 50% a mais.

      • Quase o mesmo preço hahahahs…que falta faz uma pesquisa básica.

        • Fellipe Z

          em los angeles é 30mil, c os descontos do estado. falei daqui, nao da europa. n moro na europa.

          • th!nk.t4nk

            O ID.3 não vai ser lançado nos EUA. Ele é pra Europa, logo só faz sentido comparar com os preços deste continente.

            • Fellipe Z

              aaa. nao sabia. achei que era um lancamento pra varios mercados grandes. valeu pela info.

    • Queria saber como obteve tanta informação sobre a qualidade do interior de um carro que nem foi lançado? Definitivamente essa moda, de criar verdades em cima de suposições, cansa. Parece coisa de criança birrenta.

      • Andre Cupertino

        Coisa de minions, na verdade.

        • Edson Fernandes

          Ah não…. nada de politica, isso é coisa de pessoa mesmo. DESDE SEMPRE falam de acabamento aqui. Não é agora “nesse governo” ou “do passado do governo” que é a culpa. É da pessoa.

        • leomix leo

          Onde vc achou política pra poder dizer que foi um minion?!
          Lula tá preso. B@b@c@.

    • Flávio Ba

      Tb tive essa impressão, de acabamento de carro “popular” nivel Brazil!!!! Talvez o material utilizado deixe transparecer isso. Essa mescla de cores branco, laranja e cinza tb não me agradou!!!

  • Roger

    Bonito por fora. Por dentro, eu também gostei, mas acho que o painel minimalista pode gerar controvérsias.

  • cepereira2006

    Essa história de que o logo mudou… só eu que não enxergo mudança nenhuma?

    • Natán Barreto

      O logo agora é preto e tá diferente realmente. Se vc reparar no carro de interior escuro, da pra perceber no volante que mudou

    • Peuooo

      fundo preto, o W não encosta no círculo, o V e W ficaram mais finos e mais arredondados. Gostei bastante. VW fazendo atualização do logo como seus carros, de leve, mas mudando muito.

  • Fellipe Z

    Falei antes e vou falar de novo: UPZAO.
    Pra quem já viu model 3 ao vivo, sabe que da um esculacho nesse aí.

    • Ernesto

      Pelo que li, o Model 3 tem a obrigação de ser melhor por custar 50% a mais.

      • Fellipe Z

        sim, no caso dos eua com os descontos e subsidios sai pelo msm valor. pode conseguir vender bem na europa. aqui em LA mais complicado. E esse interior ai, acho q a vw podia ter caprichado um pouco mais…

        • Ernesto

          Entendi. Não sei muito sobre a politica de descontos e principalmente subsídios. Este Id3 não teria direito a subsídios por aí?

          • Fellipe Z

            pra ser bem sincero nao sei te falar, talvez federal nao, mas com certeza na california sim. mas fiquei sabendo pelo outro usario ali que por enquanto soh nas zoropa. nem nos eua vai ter.

  • th!nk.t4nk

    Tamanho externo de um Golf, com interior de Passat. Bem impressionante. O alcance das baterias também surpreendeu, assim como o sistema de realidade aumentada (fiquei bem curioso pra ver isso em funcionamento). Legal também que a VW vai oferecer updates regulares, tal como a Tesla. Quanto ao interior, é simplório, mas não tem nenhum médio elétrico nessa faixa de preço que ofereça algo melhor (pois o Model 3 custa 50% mais, é uma categoria completamente diferente). Pretendo fazer o test-drive pra ver se o HuD compensa o painel minimalista. Caso positivo, creio que pode ser uma baita opção de daily-car, principalmente se oferecerem um leasing atraente.

  • Não há como não sentir aquela ponta de inveja boa de grande parte dos europeus. Mesmo com alguns problemas pontuais, garante bem estar e perspectivas de um futuro sustentável para seu povo. Por aqui ficaremos com o povo aceitando passivamente perda de direitos para manter a elite bem alimentada.

    • Alaor

      Se fosse só perda de direitos, nada de novo no front. Mas é um desmonte generalizado do país, inclusive moralmente. Naturalização da boçalidade.

      • Eric Locatelli Martini

        O choro é livre.

        • Alaor

          Nem moro no Brasil mais, não tenho motivos pra chorar. Na verdade eu dou uma risada pra cada trouxa do seu tipo que aparece hehe

          • Eric Locatelli Martini

            Boa sorte.
            O Brasil está melhorando.
            E esquedista me chamando de trouxa eu levo como elogio. Obrigado.

            • Alaor

              Aprende a conversar cumpadre. Parece que só sabe papagaiar, que preguiça. Se eu fosse esquerdista não moraria nos EUA pra comecar. Boa sorte pra você aí abraçado com seu político de estimação.

  • Josimar Genm Tavares

    Gostaria muito de saber o que os puristas das transmissões, acham desses “câmbios” de 1 marcha dos elétricos. Ficam de mimimi com CVT por serem sem emoção por não terem trocas, e chiam até com aqueles que simulam marchas, automatizados (de uma ou duas embreagens) são sinônimos de bomba, com a exceção dos PDKs, claro.Elétricos não têm troca nem tranco,e até o momento não vi nenhum escândalo de manutenção quanto à transmissão. Qual vai ser o mimimi então?

    • Flávio Ba

      A vantagem dos elétricos é o torque quase que total, no momento da aceleração, deixando para trás qualquer câmbio. O q os fabricantes fazem, se eu não estiver enganado, é limitar eletronicamente a oferta da força, de forma progressiva. Senão teria que ter pneus largos para não destracionar na saída.
      MiMiMi, sempre vai ter!!!! No q se trata de brasileiros kkkk

      • Edson Fernandes

        Qaulquer naçao tem seu mimimi…rs

    • PPRoach

      Impressionante.

      A pessoa não vê ninguém reclamando. Aí vem reclamar de possíveis reclamações que outros possam vir a ter.

      Os gostos variam. As experiencias sao diferentes. Alguns vão amar o jeito de dirigir dos elétricos. Outros vão preferir o dos motores a combustão. Gosto é gosto. Legal q vc tenha o seu, agora é respeitar o dos outros e seguir a vida, pois no momento o único mimimi aqui é seu.

  • julio cesar zancan

    Motor traseiro! Interessante!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Eu não gosto de carro elétrico, mas vejo que é um caminho sem volta, seremos obrigados a engolir seco, só imagino que irão fazer no futuro com tanta sucata de bateria. “Ecologicamente correto”

    • th!nk.t4nk

      As baterias atuais são 100% recicláveis. Na Europa já tem 2 centros de reciclagem e diversos outros serão inaugurados nos próximos anos, à medida em que a demanda for crescendo. Além disso, o processo produtivo dos elétricos da VW é carbono-neutro. Nenhuma outra montadora tem isso (a que mais se aproxima é a BMW, que tem uma unidade auto-suficiente em energia). Tem muita coisa a ser feita ainda, mas a tendência é que no geral os elétricos sejam sim vem mais “verdes” a médio/longo prazo.

  • Piston head

    Que mimoso esses pedais com play/pause.

  • marc west

    Ficou intressante. Será que estamos assistindo ao nascimento do carro que vai “matar” o Golf num futuro próximo? Ou o Golf vai dar algum golpe de mestre e se tornar mais interessante ao consumidor europeu? Perguntas que ficam no ar! rsrsrsrs

  • Fanjos

    Ainda prefiro um Golf GTI a gasolina

  • klaus

    Prefiro o painel do Polo. Pronto falei.

  • Marcio Souza

    Achei bacana. O preço é razoável comparado a concorrência. Agora, acho pouco provável esse veículo vir para o Brasil principalmente pelo fato de ter nascido puro elétrico e não ser um híbrido. Mais uma vez ficamos de fora.

  • Rodrigo

    Muito legal. Só acho que esse volante branco, depois de 3 meses, tá preto (Ok, cinza encardido).

  • Paulino Lino

    Cópia descarada do interior do BMW i3. o que não significa que seja ruim. Aliás, o carro é bem bonito e creio que pegará bem nos mercados onde serão oferecido. Agora uma coisa precisa ser dita: JAMAIS comprem carros com esses volantes e peças de acabamentos brancas (ficam horríveis a médio e longo prazo) a exemplo dos Fiat 500 que hoje ninguém quer comprar usados com esse tipo de interior já amarelado.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email