Elétricos Mercado SUVs Volkswagen

Volkswagen ID.4: O que se sabe sobre o SUV elétrico que chega em 2021

Volkswagen ID.4: O que se sabe sobre o SUV elétrico que chega em 2021

O Volkswagen ID Crozz é o conceito, mas quando chegar ao mercado europeu no próximo ano, ele terá outra designação e esta será ID.4. Embora a marca não confirme a escolha, até o nome teria sido mencionado em Frankfurt. A empresa já registrou identificações de ID.1 até ID.9, incluindo variações com um “X” no final.


Ou seja, um mínimo de nove modelos diretamente associados com o ID.3. No caso do SUV ID.4, que deve chegar ao Brasil e Argentina em 2021 ou pouco depois, a Volkswagen o exibiu camuflado na mostra alemã, mas já iniciou a campanha de testes pelo continente, também sob ocultação de seus detalhes.

Feito sobre a plataforma MEB, o ID.4 deve ganhar um espaço na fábrica de Chattanooga, Tennessee, onde rumores falam em metade da planta para fabricação de elétricos. Isso abre a possibilidade de uma importação direta para o Mercosul via acordo automotivo, que é uma possibilidade já mencionada.

Volkswagen ID.4: O que se sabe sobre o SUV elétrico que chega em 2021


O Volkswagen ID.4 é um SUV de porte médio, que deve manter-se próximo do tamanho do ID Crozz, que é de 4,625 m de comprimento, 1,891 m de largura, 1,609 m de altura e 2,773 m de entre eixos. Com altura livre do solo mais elevada que o ID.3, esta característica teria sido o motivo principal da escolha da VW para sua futura estreia com carros elétricos no Mercosul.

O ID.4 compartilha muito do ID.3 e acredita-se que virá com opções semelhantes, iniciando com bateria de 48 kWh até 77 kWh (densidades utilizáveis), podendo ter entre 300 km e pouco mais de 500 km de autonomia no ciclo WLTP. Ele deverá empregar motor elétrico traseiro de 204 cavalos e uma opção AWD com 306 cavalos, seguindo o padrão prevista para produtos do grupo VW.

Volkswagen ID.4: O que se sabe sobre o SUV elétrico que chega em 2021

Segundo fontes da VW, a distribuição de peso desse SUV elétrico seria de 48:52 justamente por causa da concepção da MEB, que prioriza a tração traseira com motor maior atrás. Um modo específico para o fora de estrada deve surgir a bordo do ID.4, que pode ganhar reforço para proteção das células sob o assoalho. Preço? Pode-se esperar algo numa faixa muito acima do Tiguan.

[Fonte: Electrive]

 

Volkswagen ID.4: O que se sabe sobre o SUV elétrico que chega em 2021
Nota média 4.5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • th!nk.t4nk

    Preferia um gran turismo, mas se usarem a mesma tática utilizada no ID.3 de colocar as baterias numa área bem baixa e central do carro, seu centro de gravidade pode ficar mais próximo ao de um carro normal. Isso deixaria a versão AWD bem esportiva, pra um altinho. De preços imagino algo na faixa do Touareg, batendo de frente com o Model Y (que diz a lenda, também terá um hatch).

  • Lucas Silva

    Enquanto esse carro pode dar muito certo e ser um sucesso por aqui, acho que seria melhor a VW estreia sua linha de elétricos por aqui com o ID.Buzz, esse carro tem um valor bastante emocional, principalmente por ser um sucessor elétrico da Kombi, acho que poderia chamar muita atenção do público por aqui, bem, só espero que ela traga para aqui depois o ID.Buzz pois acho ele estaria para o Brasil o que o Novo Fusca estava para o México (não dizendo que são ruins, mas que tem um baita peso emocional em ambos os mercados).

  • THM

    E a nova velha senhora ali na foto, quando chega?

    É isso que o povo quer saber

  • cepereira2006

    “Preço? Pode-se esperar algo numa faixa muito acima do Tiguan.”

    Então nem precisa se incomodar, obrigado.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email