Volkswagen ID.5 GTX é flagrado na Europa

Volkswagen ID.5 GTX é flagrado na Europa

O Volkswagen ID.5 está prometido para o final de 2021 e só foi visto oficialmente em um vídeo de animação, onde o crossover de estilo cupê aparece, confirmando ainda a versão esportiva GTX.


Contudo, o ID.5 GTX apareceu sem camuflagem na Europa, onde portava imensas rodas aro 20 polegadas, com pintura branca e adesivos pretos na frente, assim como na traseira, fazendo alusão a estilos que ele não portará.

Seguindo tendência do mercado, o VW ID.5 é a versão cupê do ID.4 e assim terá igualmente uma versão esportiva, como o ID.4 GTX. Nos dois casos, eles empregam dois motores elétricos com 305 cavalos combinados.

Volkswagen ID.5 GTX é flagrado na Europa

Além de prover tração nas quatro rodas, permite ainda um aumento de 50% de potência e um desempenho que ainda não foi revelado, no caso do ID.5 GTX.

O que se sabe sobre o crossover-cupê é que a autonomia será de 497 km no ciclo WLTP, nessa proposta esportiva. Já no caso do ID.5, o alcance de suas baterias de lítio será de 540 km.

Nas duas versões, o ID.5 terá células de 77 kWh (líquidos), mas a versão comum terá opção de células com 58 kWh. Já em relação ao GTX, diferente da versão normal de tração traseira, a configuração de suspensão e resposta de tração será ampliada.

Volkswagen ID.5 GTX é flagrado na Europa

A ideia é deixar o ID.5 GTX bem arisco e com direção muito direta, de modo a responder imediatamente ao comando do motorista. Visualmente, o que chama atenção é o aerofólio traseiro integrado ao desenho da tampa do bagageiro.

Esta é bem inclinada com vigia alongada, passando sob a asa fixa traseira. Com arrasto aerodinâmico modificado para segurar mais o carro ao chão, o ID.5 GTX buscará reforçar um segmento que está nascendo agora.

Sem motores de combustão conhecidos, como nos esportivos GTS, GTI, GTD e GTE, além do R, a VW quer manter o DNA de esportividade também com 100% de eletricidade.

[Fonte: Nickodu42/Wordscoop]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.