Volkswagen ID.8 será equivalente elétrico ao Atlas

vw atlas 2021 1 1

Até onde a família ID irá na Volkswagen? Bem, ela pode reservar muita coisa adiante, mas por ora, o que se sabe é que os tradicionais produtos da marca alemã e alguns recentes, terão um representante ID.


Recentemente, Herbert Diess, CEO da Volkswagen, revelou um memorando com planos do grupo alemão para os próximos anos e nele surgiu um novo membro da família ID, o ID.8.

Diess fez uma comparação entre os produtos tradicionais da VW e os novos carros elétricos, associando o ID.8 com o Atlas, o SUV de oito lugares fabricado nos EUA e China (Teramont).

O modelo deverá ser o maior membro da família ID e supostamente deverá ser produzido nos EUA, mais precisamente em Chattanooga, Tennessee.

Como se trata de um produto bem específico, devido ao porte grande, o VW ID.8 tomará o lugar do Atlas em algum momento no futuro, mas ambos deverão coexistir antes disso.

Pela referência dada pelo memorando, o ID.8 terá mais de cinco metros de comprimento e deverá ter baterias grandes, provavelmente o mínimo será a célula de 82 kWh (77 kWh líquidos).

vw id8

Além disso, a tração traseira pode nem ser opção, entregando de fábrica 299 cavalos em dois motores como o ID.5.

Com autonomia entre 400 km e 450 km, o ID.8 seria um rival para um suposto sucessor do Chevrolet Traverse, por exemplo, visto que a GM já anunciou Equinox e Blazer como carros elétricos.

O ID.8 seria também herdeiro da antiga minivan Volkswagen Routan, que era baseada na minivan Chrysler Voyager.

Como os consumidores americanos apreciam grandes SUVs de até oito assentos, o ID.8 atenderá aos desejos de muitos deles, numa realidade eletrificada.

Outro mercado para o ID.8 será a China, onde a Volkswagen já passou a marca dos cinco metros com outros produtos além do Teramont.

No entanto, para atender SAIC e FAW, deverá surgir como eventuais ID.8 Cross e ID.8 X, como o ID.6, por exemplo.

[Fonte: LinkedIn]

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.