Volkswagen ID Buzz autônoma inicia testes na Alemanha

id buzz autonoma 2

A minivan elétrica Volkswagen ID Buzz iniciou os testes com tecnologia de condução autônoma na Alemanha.


O monovolume deixou as pistas de testes para rodar no trânsito real, de modo a avaliar suas capacidades na complexidade urbana.

Em Munique, nas ruas do centro da cidade, a ID Buzz fez sua primeira experimentação e aparentemente deu tudo certo.

A bordo estavam o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, e o diretor da Argo AI em Munique, Alex Haag, além de um piloto de testes, responsável por agir em uma situação de emergência.

Usando radares laser LiDAR, câmeras e sensores, a Kombi elétrica será colocada no mercado europeu nos próximos anos, mas não para os consumidores comuns.

O veículo será operado pelo serviço de compartilhamento MOIA e será uma alternativa de mobilidade urbana com propulsão elétrica e condução autônoma.

id buzz autonoma 1

Com bilhões de euros investidos nessa tecnologia, VW e outros fabricantes esperam que os carros que andam sozinhos possam estar disponíveis para todos.

No caso da ID Buzz, as duas variantes comerciais do produto chegarão aos mercados dos EUA e Europa nos próximos dois anos, mas já se fala até em produção na América do Norte.

Com cinco lugares, o ID Buzz deverá receber uma variante longa com sete assentos, já que sua proposta é familiar e o mesmo pode até ser feito nos EUA, onde o apelo pela configuração é maior.

O mesmo deve ocorrer na China, após um trabalho de marketing para atrair o consumidor local.

Aqui, a Kombi elétrica deve receber a designação do modelo clássico e ser oferecida também como furgão.

A campanha de marketing deve apelar certamente para o modelo clássico para fazer exatamente uma ponte com o passado, apesar de o foco não ser volume.

Como sucessora legítima do modelo que saiu de linha em 2013, a ID Buzz ou Nova Kombi se juntará aos modelos ID.3 e ID.4, que podem até ter a companhia do ID.5 aqui.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.