Carros Conceito China Salões do Automóvel SUVs Volkswagen

Volkswagen ID Roomzz é o maior SUV elétrico da marca em Xangai

Volkswagen ID Roomzz é o maior SUV elétrico da marca em Xangai

O Volkswagen ID Roomzz foi revelado antes da estreia no Salão de Xangai, que abre para a imprensa nesta terça (16). O SUV elétrico da nova família de carros baseados na plataforma modular MEB é o maior já feito nesse sentido, já que o ID Crozz é de porte médio com 4,625 m de comprimento e 2,770 m de entre eixos.


O projeto VW316 era chamado anteriormente de ID Lounge e isso significa, apesar da configuração apresentada, que este Volkswagen ID Roomzz busca oferecer mais espaço e conforto aos ocupantes, especialmente atrás, visto que isso é uma exigência do consumidor chinês.

Volkswagen ID Roomzz é o maior SUV elétrico da marca em Xangai

Ele mede 4,915 m de comprimento, 1,890 m de largura, 1,760 m de altura e tem 2,965 m de entre-eixos, revelando uma nova distância entre as rodas, visto que o maior ainda é o ID Buzz com 3,299 m de base. Nessa proposta conceitual, o Volkswagen ID Roomzz tem apenas 4 lugares com bancos pouco envolventes e todos reclináveis.


Além disso, conta com portas laterais de abertura pantográfica, facilitando o acesso ao habitáculo, porém, deverão ser convencionais na versão de produção, pelo menos as dianteiras. Ainda no interior, o Volkswagen ID Roomzz conta com uma tela unificada de cluster e mídia com 13,8 polegadas.

Volkswagen ID Roomzz é o maior SUV elétrico da marca em Xangai

Também há um volante retangular e retrátil no modo de condução autônoma. Essa direção também possui displays embutidos para informações ao condutor. Tudo isso faz parte do sistema IQ.DRIVE, que permite condução de Nível 4 e configuração de assentos dependendo do modo de direção escolhido, apesar de que cada poltrona reage de acordo com o ID da pessoa.

O ambiente ainda tem ajustes dos bancos em 25 graus e sistema de filtragem de ar ativo, um item considerável para a realidade chinesa. Klaus Bischoff, designer-chefe da marca Volkswagen, diz: “Este SUV é um monolito, aparentando ser perfeitamente usinado a partir de um bloco sólido. Um ID alimentado por bateria. O ROOMZZ se move sem esforço – silenciosamente e sem emissões ”.

Volkswagen ID Roomzz é o maior SUV elétrico da marca em Xangai

O Volkswagen ID Roomzz tem um visual exterior que remete ao novo design da marca com faróis full LED ocultos pelos feixes de luz que recriam o conjunto ótico e grade da versão final. O para-choque é estilizado, enquanto as rodas de liga leve são enormes. Já a carroceria é bem esculpida e tem fluidez que finaliza em colunas D reforçadas, mas suaves.

Na traseira, um conjunto de LED integrado possui comunicação intuitiva para alertar outros motoristas. O teto tem barras longitudinais, mas, assim como o logotipo da VW na tampa do bagageiro, os radares lasers LIDAR do IQ.DRIVE são iluminados mesmo quando estão retraídos.

Volkswagen ID Roomzz é o maior SUV elétrico da marca em Xangai

Equipado com baterias de lítio de 82 kWh, o Volkswagen ID Roomzz tem autonomia de 450 km no ciclo WLTP, sendo carregada em 80% após 30 minutos numa estação de 150 kW. Assim como em outros elétricos recentes, este SUV tem configuração modular com 306 cavalos e 45,6 kgfm, sendo 204 cavalos e 14,2 kgfm no eixo traseiro e 102 cavalos com 31,4 kgfm no dianteiro. Ele vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e tem máxima limitada em 180 km/h.

Volkswagen ID Roomzz Concept – Galeria de fotos

 

 

Volkswagen ID Roomzz é o maior SUV elétrico da marca em Xangai
Nota média 5 de 2 votos

  • Belissimo design.

  • Marcus Fumagalli

    Então esse é o futuro… Uma tela de led sobre rodas.

    Long live to the past.

  • CanalhaRS

    Um belo conceito, e olha que não gosto de SUVs.
    Infelizmente pouco dele restará no modelo de produção, como sempre.

  • Guilherme Martins

    Leds até no logo? Esquece… até pq ia encarecer o carro , por algo só “bonito”.
    Vw, esse tá bonito , como designer a vw de tão bobo o design ( uma composição so na frente e na traseira ) é uma das marcas mais difíceis de criar algo vw, mas que fuja um pouco do vwblismo , mas acho legal ver o quanto até o 1º gol tem linhas fundamentais que foram apenas modernizadas pro atual. O G4 ( uma…) apenas foi um enfeiada proposital do G3, logo a dupla são os Gols menos Gols.
    A Fiat ( fugindo de marcas, mas não de tema) embora consolidada, ainda não tem um design tcham ( bravo não tem absolutamente nada a ver com o Argo.. enfim a cada década ela muda tudo… até o logo kkk) ahh e o Argo e o Fiat menos com “cara de Fiat” um leigo ao vê-lo sem logos, dificilmente acertaria sua marca…

  • th!nk.t4nk

    O que eu gostaria de ver nesse pack IQ.DRIVE (que já é oferecido em quase todos os modelos da marca) é um sistema de realidade aumentada, a exemplo do que a Mercedes fez no MBUX. Combinado com um bom HuD de projeçao direta no pára-brisas (como este das imagens), seria sensacional. Penso que há muito a se explorar nesse campo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email