Mercado SUVs Volkswagen

Volkswagen inicia exportação do T-Cross para países da África

Volkswagen inicia exportação do T-Cross para países da África

Maior exportadora de carros do Brasil, a Volkswagen iniciou o envio do T-Cross para países da África. O SUV compacto, mais vendido em 2020 com 60.119 unidades vendidas, um volume que já seria bom em um ano comum, mas em 2020 o mundo enfrentou uma pandemia, que parece não ter afetado o modelo.


Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, diz: “A exportação para esse continente, o terceiro mais extenso do mundo com mais de 1,2 bilhão de habitantes, é uma grande oportunidade de conquistar novos mercados com um grande potencial de consumo. Fortalecemos também nossa posição de maior exportadora de automóveis do Brasil”.

Com mais de 70 mil vendidos em 2020 no Brasil e Argentina, o T-Cross agora vai para Costa do Marfim, Gabão, Gana, Líbia, Madagascar, Ruanda e Sudão. Deve-se lembrar que a Volkswagen tem plantas operacionais em Gana e Ruanda.

O T-Cross para os países africanos recebe algumas modificações, sendo oferecido nas versões Trendline, Comfortline e Highline nas opções manuais e automáticas. Além disso, o idioma a bordo é em inglês, francês e árabe.

Fabricado em São José dos Pinhais-PR, ocupando a linha que fazia Golf e Audi A3, mas que ainda produz o Fox, o T-Cross foi a melhor aposta da VW em tempos recentes, tendo superado em muito as vendas de Polo e Virtus. O modelo chegou mesmo a liderar o mercado nacional em julho de 2020 com mais de 10 mil unidades vendidas.

A Volkswagen não detalhou a mecânica usada pelo T-Cross, mas o SUV compacto usa geralmente o motor EA211 1.6 MSI de 110 cavalos e 15,8 kgfm para mercados de exportação, tendo quatro cilindros e aspiração natural.

Exportando carros desde 1970, a Volkswagen já enviou mais de 4 milhões de carros e comerciais leves para dezenas de países ao longo de 50 anos de atividades. O mais emblemático modelo de exportação foi o Passat “iraquiano”, aquele que tinha acabamento vermelho e quatro portas.

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

          Quem somos

          O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

          Notícias por email