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Volkswagen Jetta GLI 2020: Impressões ao dirigir

Volkswagen Jetta GLI 2020: Impressões ao dirigir

O Volkswagen Jetta GLI 2020 e já está mexendo com o mercado. O sedã esportivo da marca alemã era bastante aguardado, visto que é considerado um “GTI” de três volumes. Com preço sugerido de R$ 144.990, mais barato que o hot hatch feito em São José dos Pinhais-PR, que custa a partir de R$ 151.530.


O Jetta GLI tem apenas um opcional: teto solar panorâmico por R$ 4.990, o que dá R$ 149.980, ou seja, quase R$ 150 mil redondos. O esportivo rival mais perto disso é o “purista” Honda Civic Si por R$ 164.900. Já o Civic Touring, que a VW usou como comparação, custa R$ 128.900, mas não tem proposta esportiva, sendo apenas uma opção mais luxuosa e com performance boa.

Volkswagen Jetta GLI 2020: Impressões ao dirigir

Navegando nesse ambiente, o Jetta GLI vem para clientes com mais de 36 anos e renda média de R$ 20.000, de acordo com a marca, trazendo uma proposta de performance semelhante à do Golf GTI, mas com o conforto de um sedã de interior amplo e porta-malas generoso. Entretanto, esse porte maior muda a pegada em relação ao irmão…


Antes de falarmos disso, o VW Jetta GLI 2020 se apresenta como uma verdadeira versão esportiva e não apenas uma alteração visual com motor mais forte. O coração é o mesmo EA888 2.0 TSI de 230 cavalos e 35,7 kgfm, entregues em baixa rotação e permitindo que o modelo vá de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, atingindo os 250 km/h.

Volkswagen Jetta GLI 2020: Impressões ao dirigir

É aí que o Jetta GLI começa a mostrar um algo a mais para atrair algum indeciso entre GLI e GTI. O Golf precisa de 7 segundos para fazer o mesmo e vai até 238 km/h. No preço, a VW coloca seu “Jettão” com conteúdo que é opcional no hot hatch, fazendo com que sua proposta tenha melhor custo-benefício.

Nesse caso, o GTI com tudo dentro, alcança R$ 172.500, uma diferença de R$ 22.520. Os itens são os mesmos, sendo que o GLI ainda dispõe de iluminação interna personalizada com 10 cores. Em contrapartida, o acabamento… Mas, ainda antes disso também, devemos lembrar que o Jetta esportivo tem discos de freio maiores, com 312 mm na frente e 300 mm atrás, além de calibragem mais firme para molas e amortecedores.

Volkswagen Jetta GLI 2020: Impressões ao dirigir

O pacote visual é o mesmo visto nos EUA e chama atenção pelos faróis duplos de LED e luzes diurnas em feixes envolventes, que realmente dão uma cara diferente para o Jetta GLI. A grade personalizada é interessante, mas o logotipo GLI é mais. Seu visual evoca um espírito de performance semelhante ao GTI, mesmo com esse primeiro contato.

As rodas aro 18 polegadas diamantadas são esportivas, mas neste sedã, parecem acrescentar certa elegância ao três volumes. Frente, laterais e traseira apresentam saias e spoilers que reforçam a proposta do GLI, assim como o badge nas laterais, difusor de ar e escapes cromados. O defletor de ar na tampa é mais discreto que a antena barbatana em preto. As pinças de freio vermelhas completam o visual.

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Na cor vermelho Tornado, o Jetta GLI se funde com sua própria designação, mas na cor cinza Puro, ele acaba passando a imagem de ser mais exclusivo e esportivo. Mas, indo para dentro, o sedã da Volkswagen expõe uma coisa não muito interessante: continua sendo como as demais versões.

Não que seja igual, pois, o volante esportivo com couro costurado, detalhes cromados (inclusive o belo GLI na base chata do aro) e com paddle shifts disponíveis dá uma pegada diferente ao ambiente. Falando neste, a VW adicionou todos os revestimentos em tonalidade bem escura, para acompanhar a proposta do Jetta esportivo.

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A faixa vermelha no painel também ajuda a criar uma atmosfera de esportividade, assim como a capa da alavanca do DSG (e o próprio pomo). Também a personalização do habitáculo com cores diferentes ajuda, assim como o Active Info Display personalizável e a Discover Media como tudo dentro, inclusive um monitor de desempenho com aceleração lateral, modo de lançamento e outros dados de performance.

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Em resumo, a frente do Jetta GLI é agradável, tendo tweeters da Beats bem visíveis nas colunas A, material soft costurado sobre o painel, apliques em cinza brilhante no conjunto e nas portas dianteiras, mais material soft no alto destas. Os bancos em couro passam longe do Golf GTI, sendo menos envolventes e visualmente mais simples. O motorista tem ajustes elétricos e três memórias. Quem vai na frente tem aquecimento e ventilação nos assentos.

O teto solar abre mais para estes que vão na frente também. E então, eis que o Jetta GLI se iguala aos 250 TSI (ele é o 350 TSI) pela simplificação do acabamento conforme vamos indo para trás. O material do painel, por exemplo, é mais soft que o das portas dianteiras. Nas traseiras, plástico duro. Lembre ainda da lataria exposta, especialmente atrás.

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E tem mais, ou melhor, menos. Não há difusores de ar para quem senta atrás. Também não existe USB dedicado, sendo o mais próximo no porta-objetos entre os bancos da frente. Esqueça de uma tomada 12V e de qualquer acabamento melhor nas portas, exceto pelas maçanetas de cor cinza como na frente e das luzes de leitura em LED.

Vai ficando “menos pior” com o banco em couro e apoio de braço central, mas esse assento é apoiado em laterais de puro plástico duro. Faltou atenção nessa parte do Jetta como um tudo. A simplificação em busca de baixar preço para americano ver, custou um ambiente mais elaborado, que nem chega perto do irmão GTI.

Impressões ao dirigir

Volkswagen Jetta GLI 2020: Impressões ao dirigir

 

Dois pesos e duas medidas. A comparação com o Golf GTI é a primeira coisa que vem a mente quando se olha o Jetta GLI. Afinal, será ele melhor que o famoso hot hatch? Vamos deixar isso para depois e analisarmos brevemente as primeiras impressões desse sedã esportivo.

A primeira impressão é que ele realmente é muito forte, sendo esta bem audível. O ronco do EA888 2.0 TSI com seus 230 cavalos de 4.700 a 6.200 rpm empolga, ainda mais quando se sabe que os 35,7 kgfm de torque vão de 1.500 a 4.600 rpm.

Volkswagen Jetta GLI 2020: Impressões ao dirigir

Ele não é tão barulhento assim, na verdade, a VW usou um recurso muito utilizado por esportivos na Europa, um amplificador sonoro do propulsor através dos alto-falantes. Com isso, o 2.0 TSI se faz ouvir mais nitidamente dentro do carro. No entanto, esqueça algo semelhante vindo dos escapes, que são bem silenciosos.

A ideia é ter a sensação de poder do motor dentro do habitáculo. Nisso, o mesmo conjunto mecânico do Golf GTI, permite ao Jetta GLI roncar como um motor grande ao se mudar o modo de condução. Com boa posição de dirigir, o sedã esportivo é um alemão nato nas respostas ao volante e na afinação com o que o condutor quer.

Volkswagen Jetta GLI 2020: Impressões ao dirigir

Direção, freios e o conjunto motriz trabalham com perfeição. Com arrancadas vigorosas a partir do modo Normal, o Jetta GLI empolga pela disposição em acelerar. Aliado ao câmbio DSG de seis marchas, com suas mudanças rápidas e sem perdas, o esportivo muda de configuração com o modo Sport, deixando o cluster vermelho e alterando a programação do DSG para Sport também.

Acrescenta-se 1.500 rpm à rotação normal e a brincadeira começa com saltos de ponteiro (e principalmente de performance) lá para a casa dos 6.500 rpm, fazendo o Jetta GLI alcançar altas velocidades rapidamente. Nesse limite aí, a ECU corta o giro, mas se buscar marchas no modo manual, tanto faz com alavanca ou paddle shifts, o corte ocorre perto de 7.000 rpm.

Volkswagen Jetta GLI 2020: Impressões ao dirigir

Rodando normalmente no “Normal”, o GLI cruza tranquilo a 110 km/h em 1.900 rpm. Parece uma relação longa. Mas não é. O câmbio é o mesmo do GTI e diferença está no peso, segundo a VW, já que são 1.474 kg. O hatch tem 1.371 kg. São pouco mais de 100 kg nesse caso.

De qualquer forma, mesmo no Normal, as retomadas são muito boas, especialmente no Sport, mas sentimos que poderia ser melhor. É aí que veio a questão do câmbio ser ou não mais longo que no GTI. Oficialmente é o que eles dizem. Mas, uma coisa é certa, haverá sim lentidão no modo Eco. O corte de cavalaria e força é muito nítido nessa opção de economia, boa para o dia a dia de trânsito extrapesado como nos grandes centros.

Volkswagen Jetta GLI 2020: Impressões ao dirigir

O bom é que o Jetta GLI se comporta bem em alta velocidade e nas frenagens fortes, sendo ainda bem equilibrado em curvas rápidas e fechadas, apesar da tendência de sair de traseira. Afinal, são 4,70 m deste sedã. A suspensão traseira multilink ajuda muito e a calibração firme, que ainda garante conforto no caso do GLI, deixam esse esportivo bom para qualquer momento.

As rodas aro 18 com pneus 225/45 R18 se ressentem apenas dos buracos e defeitos de nossas ruas. Fora isso, o comportamento do Jetta GLI agradou bastante nessa primeira impressão. Para quem ainda quer uma resposta sobre a pergunta de um milhão, a expressão popular no início deste subtítulo diz tudo.

Volkswagen Jetta GLI 2020 – Galeria de fotos

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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Sr White

    Excelente carro nessa versão.
    Vi o vídeo da webmotors hoje e não achei o acabamento essa “tranqueira toda” que foi descrita aqui. O preço até que surpreendeu… é caro, é, mas achei que viria ainda mais salgado…eu teria um se meu dinheiro desse 😁

    • Wald Queiroz

      Tenho uma Jeep Compass Limited e acabei por alugar um Jetta 1.4 por 2 dias enquanto o carro ficava numa revisão e recall… Amei o motor do Jetta fiquei tão fascinado que pensei em comprar um só por causa do motor. Mas acabemento e conforto nem se comparam com o da Compass. Sei que são carros de categorias diferentes, mas na minha opinião, a Volks peca nos acamentos de seus veículos!

      • Bruno

        O dia que você andar no 2.0 você vai pirar com o motor e mais econômico do que seu Compass.

        • Dante Moore

          Tenho um Compass limited diesel. Ando uns 75% em estrada e ele faz 17 km/l. Se o do Wald for a diesel será bem mais econômico que o Jetta além do diesel ser bem mais barato (aqui,na minha cidade, é uns 25% mais em conta)

          • Cláudio Modesto

            Sem falar que são propostas absolutamente diferentes de carro.

            • Dante Moore

              Sim. Eu comprei o meu Compass este ano. Mas eu queria, no início, comprar um sedã grande como o fusion. Mas terminei indo pro Compass limited a diesel com high tech. Consegui um bom desconto e levei em conta que o fusion iria sair de linha ano que vem. Então, eu fiquei na dúvida entre os 2 modelos de categorias diferentes.

      • João Silva

        Wald, tenho um Compass 2.0 Flex e um Cruze 1.4 turbo. Para a estrada só o Cruze, o turbo dá o torque máximo já em baixa rotação, tornando o carro muito esperto, além da economia de combustível …. vamos ver como ficará o Compass com o 1.3 turbo previsto….. depois de acostumar com esses motores turbo modernos, dificil se contentar com aspirado….

        • MauroRF

          O Cruze sobe bem de velocidade até qual velocidade mais ou menos, isso considerando uma reta? Em relação ao consumo, quanto você consegue fazer na cidade e na estrada?

          • João Silva

            Mauro, não sou piloto de provas, ando sempre com filhos e respeito os limites de velocidade.
            Assim, 110 no cruise control é o meu padrão em estrada.
            Nessa tocada, 14,5 a 15 km/l na estrada.
            Na cidade 11 km/l com tráfego mais livre. Quando pego muito congestionamento, anda e para, start stop, etc., cai para 10,2 – 10,3 km/l

            • MauroRF

              Consumo muito bom, nos dois ambientes (cidade e estrada). Conversei hoje com um tio meu que tem o hatch LTZ, ele faz números parecidos com os seus. Ele me disse que faz sempre entre 14 e 15 na estrada entre 110 e 120 km/h, ar ligado. São números muito bons para o porte do carro. Obrigado pelas informações.

      • Cláudio Modesto

        Pense como é o golf alemão com câmbio dsg7, esse é sinistro.
        Esses motores tsi são show.

    • Ricardo

      Criticar os acabamentos dos VWs é coisa de hater, nem veem ao vivo e já metem o pau ou alguns preferem o acabamento de outros carros com design afrescalhado, mesmo com materiais piores.

    • Eric PB

      Eu não acho que ele tenha falado mal do acabamento, apenas informou que quem senta atras terá plastico duro em todas as partes da porta assim como não tem tomadas para plugar o celular. De resto a avaliação foi imparcial, e na boa um carro de 150mil não ter um couro na pegada da porta traseira é triste. Mas eu, como motorista, ali na frente ficou tudo muito bem feito.

  • Ⓜ️arcelo

    Mesmo motor também da Tiguan 350 R-line porém, não oferece o mesmo pacote, pois não tem o DSG de 7V, ar tri -zone com saídas traseiras, rodas 19″ ante 18″, tração 4 motion e o acabamento do gli é bem inferior o que, no final das contas, justificam a diferença de 40k, contudo o jetta tem o sistema de som superior e o ajuste de de iluminação ambiente.

    Particularmente achei honesto e convidativo o preço e, talvez este preço seja por conta que “sedans” estão fora de moda e o Jetta ainda não vendeu o esperado. Talvez agora emplaque!

    Agora, o que eu não entendo na VW são estas coisas sem coerência: até o Polo tem saída de ar traseira e, esse Jetta, que é o TOP, não tem.

    Outra coisa que eu sinto falta na tiguan 350, e que pelo visto este jetta gli também não possui, é o detctor de ponto cego nos espelhos.

    • Fellipe Z

      N ter detector de ponto cego em carro de mais de 110mil pra mim é inaceitável tbm…economia porquissima
      É outra categoria de carro, mas sou mto mais o 3008. Mesmo sendo suv

      • matheus

        Esse 3008 é de uma lindeza sem igual!

      • Ⓜ️arcelo

        Esquecendo a diferença entre tipos de carroceria (sedna x suv) o 3008 é muito mais bonito, meu sócio tem um, porém em termos de performance é apenas satisfatória. Esse 1.6 THP deixa em 208 com ótima performance, mas mantendo este mesmo motor em categorias e pesos acima, vai piorando ao ponto de chegar no 5008 tendo a performance no máximo medíocre.

        Agora, se você gosta de performance, como esta do jetta, e gosta de suvs, sua escolha deve ser outra.

        • Paulão

          5008 faz 0-100 na casa dos 10 segundos, tá longe de ser mediócre.
          Mas concordo que no valor cobrado poderiam trazer o mesmo motor mas com as configurações de maior potencia, idem 3008.

          • Ⓜ️arcelo

            A performance não se resume no 0-100 pois tem a retomada o torque em subida ou com lotação máxima mais bagagem etc

            mas com relação ao 0-100 eu considero de 10s a 12s medíocre e acima de 12s ruim

            • Paulão

              Sim, performance não é apenas 0-100 mas é um dos principais parâmetros que se usam para mostrar desempenho. E nessa categoria, em que o publico alvo não foca a performance, não considero 10 segundos um numero mediócre.

              • Eric PB

                Tá longe de ser mediocre. Imagina então desempenho do compass, sportage, ix35 todos flex 2.0… e o pessoal compra, o perfil deste consumidor não é esportivo e o motor turbo na casa de 160-190cv está de acordo.

            • Eric PB

              Vc vai me desculpar mas minha esposa tem um 408 thp e a performance não é mediocre. Se vc acha ruim a do 3008, então esqueça Compass, ix35, Sportage, tiguan 1.4… new tucson é similar e melhor do que ele apenas equinox e tiguan 2.0. Quer coisa melhor, aí vai ter que partir para importados…

              • Ⓜ️arcelo

                408 anda mauito mais que a 3008 e 5008 por isso anda mais.

                Esqueci todos que você falou menos a Tiguan 1.4 e equinox que tem desempenho superior ao 3008 e 5008

                • Leandro Figueiredo

                  Tiguan 1.4 não tem desempenho superior ao do 3008 não kkkkk, só a 2.0

      • MauroRF

        Até minha Ecosport Titanium tem detector de ponto cego (e tráfego cruzado).

      • Marcio Souza

        0 3008 é fantástico. O único defeito: não ter o THP flex.

      • Speed Racer

        Verdade e o 3008 ainda te dá duas alegrias imensas, uma na hora que compra e outra na hora que vende.

    • th!nk.t4nk

      É, o problema tá na VW do Brasil. O Tiguan fora do país não apenas tem o detector de ponto cego nos espelhos, como até te puxa de volta pra faixa caso detecte colisão lateral iminente. Ainda tem sensor de tráfego traseiro e um monte de outras tranqueiras. Também acho muito difícil de entender a retirar itens de segurança dessa forma, ainda mais numa versao de topo.

      • Raimundo A.

        O problema tá no consumidor daqui que não valoriza segurança. A maioria não faz questão de ter mais segurança pagando, quando há, por opcionais demonstrando a montadora que adiante pode ser item de série. Não parece ser diferencial competitivo na escolha. Enaltece CMM, ar digital, aparência, porta-trecos, então o fabricante não vai por tanta coisa relacionada a segurança porque o peso é menor. São desinformados quanto as tecnologias e seus os benefícios. Não comparam o exposto aqui e disponível no exterior.

        Um produto com mais itens de segurança parece mais uma estratégia da montadora em diferenciar o seu produto para tentar conquistar usuários que valorizam isso, porque comparado a média da concorrência, o nivelamento é baixo, então basta coisas simples como mais air bags de série e se torna um grande diferencial.

        Quando disponibiliza itens, normalmente opcionais, com mais tecnologia, novamente é para mostrar o quanto avançado é, mas aqui também não oferta tudo o que tem no exterior porque sabe a pouca saída que terá.

        Lançou o T-Cross aqui sem luz de neblina traseira; sem o sensor de ponto cego e o ACC. O primeiro é ridículo, mas o povo mal usa e faróis de LED são mais chamativos. O Compass vende o que vende, mas é raro ver com o ACC aqui, item no exterior até de série a depender do país.

        Enquanto o brasileiro não se informar mais e valorizar itens modernos de segurança que fazem a diferença, continuará diferença na oferta de produtos aqui e no exterior, que talvez só mude pela concorrência das empresas e não exigência do consumidor – ofertam mais para se diferenciar forçado outro fazer o mesmo para não perder mercado. Para o consumidor é indiferente, pois vai pagar por algo embutido que não cobrou para ter.

        • MauroRF

          Sou um dos poucos que faço questão de segurança. Ou seja, pegar o que for mais seguro pelo dinheiro que tenho para investir. Foi o que fizemos aqui: compramos uma Ecosport Titanium em dezembro de 2017. Ela tem sensor de ponto cego e tráfego cruzado. O sensor de ponto cego já me acostumei bem e faz bastante diferença. Um carro mais “acessível” com esses e mais recursos de segurança é o Cruze LTZ 2. Já dá para achar um seminovo entre 85-90k. E mesmo zero e custando bastante, entrega boa oferta de recursos de segurança.

        • anonbr666

          Pura verdade Raimundo.

          E pode ter certeza que se não fosse por força de lei, ainda teríamos carros em 2019 saindo sem Airbag nem Abs.

        • Wanderson Perin

          Esse é o ponto! Vender algo pra quem não valoriza não dá certo… é como tentar vender picanha pra quem só conheçe costela.

    • Entendedor GTI

      Acabamento da Tiguan é uma piada, fraquissimo… o Jetta tem o mesmo padrão de acabamento da Tiguan… e não, NADA justifica os 40k a mais em relação ao Jetta… muito menos os 30k a mais em relação ao Passat, que comparado com a Tiguan está algumas categorias acima em acabamento. O Golf GTI esta entre Tiguan e Passat, tem acabamento BEM melhor que a Tiguan mas inferior ao Passat.

    • Enzoando

      GENTE, ELE TEM SIM SAÍDAS DE AR CONDICIONADO NA TRASEIRA!

      • Ⓜ️arcelo

        Não tem não , olha a foto do banco traseiro

    • Marcelo Ceno Dutra

      O projeto do carro não preve saídas traseiras de A/C. O Polo/Virtus/T-Cross tem e o Europeu salvo engano não. Engraçado os bancos do Jetta serem ventilados e o do Tiguan muito mais caro só possuir aquecimento (inútil no BR).

      • Ⓜ️arcelo

        Sim mas qual a causa, o motivo, a razão ou a circunstância que o projeto do carro menor tem o do maior não.

  • Fellipe Z

    Só eu achei a roda mto feia?

    • Rene Rodrigues

      São 2 !! Roda de Manolo… Ia pintar de preto…

  • th!nk.t4nk

    Sobre o câmbio, 6 marchas limitam um tanto esse motor. No Passat o DSG tem 7 marchas e já melhora bem o escalonamento. Mas é isso, o Jetta é um sedã de baixo custo pensado especificamente pros EUA. O painel simples, a falta de um monte de itens, tudo é barateado nesse carro. Quem quer carrão tem que procurar em outro lugar (ou ir atrás do Passat, se quiser ficar na marca).

    • Mr. Pereba

      Sim a matéria ficou apenas na comparação com o Golf GTI, mas na verdade o Passat fica igualmente próximo no preço e teria um potencial de canibalismo bem maior, visto que também é um sedan e tem um acabamento muito melhor, sem falar no DSG. Eu iria de Passat sem sombra de dúvidas.

      • V12 for life

        Realmente o Passat fica praticamente no meio do caminho entre o GLI e o GTI completo, sendo um projeto bem mais refinado e melhor acabado que ambos por ser de categoria superior, e mesmo não tendo proposta esportiva o desempenho é bem próximo.

        • DrG

          Sim, mas fica tranquilo que a VW resolve essa questão de preço adicionando mais 30 mil de lucro no Passat, jogando ele na casa dos 200mil
          É injustificável um Jetta nesse preço ou qualquer outro sedã nessa categoria. Há 3 anos atrás, nesse valor vc levava uma BMW 320i. Lucro Brasil é foda demais… Apesar de ter dinheiro pra um 0km, não tenho mais coragem, infelizmente…

    • Rodrigo

      Brasileiro faz escolhas tão ruins que em breve o Passat irá deixar de ser vendido aqui. Uma lástima.

      • mojave

        Certo. todo brasileiro tem condiçoes de comprar um passat.

        • Rodrigo

          Nem todo brasileiro tem condições de ter um Passar zero bala, mas os poucos que tem preferem modelos menos refinados como Compass, Kia Sportage, Jetta GLi, etc.

          • Wanderson Perin

            Suas conparações não fazem sentido… quem compra um Sportage ou Compass é porque gosta de SUV, e provavelmente um sedan por mellhor que seja não vai atender aos anseios da pessoa. Eu por exemplo acho sedans como Civic Si, Jetta carros bem legais, mas eu não gosto de sedan e em hipótese alguma quero ter um…eu gosto de carro alto, não vou falar os motivos pois são vários e isso não vem ao caso agora, mas o fato é que cada tipo de carro tem seu publico alvo.

    • oloko

      Passat tem 7 na europa né, no br são 6 também

      • th!nk.t4nk

        Putz. Não entendo isso, se darem ao trabalho de fabricar uma versão inferior só pra exportar :(

    • Leandro Cruz

      Passat é com Dsg de 6 marchas. Dsg de 7 marchas só o Tiguan (do México) no Brasil.
      Concordo contigo quanto ao Passat, melhor carro da vw no BR, qualidade construtiva incomparável, preço próximo e feito na Alemanha né. Ah, o acabamento do passat é soft touch em todo o interior e além de ter saída do ara para os passageiros de trás, possuem regulagem de temperatura para eles. Iria sem dúvida no Passat, acha com descontos q aproximam em preço desse Jetta.

    • Speed Racer

      No Passat também é DSG 6, vc se enganou.

  • globonãotemjapa

    Me lembra o Santana

  • Titanplus

    Sabe o que seria interessante saber quanto custa a cesta de peças de reposição desse carro e o valor de seguro, fico imaginando quanto será quando for ter que trocar pastilhas e disco que são do golf R deve ser uma pancada.

  • RKK

    A suspensão multilink na traseira deveria ser de série em todas as versões do Jetta, até para se diferenciar mais do Virtus.

  • Marcelo Morais

    “clientes com mais de 36 anos e renda média de R$ 20.000” hahaha que nada a ver. Vai comprar quem tiver disposto a pagar e ponto. Não existe essa de idade ou salário médio.

    • matheus

      Rapaz, eu me enquadro nessa faixa aí, mas não tenho coragem de pagar mais de 100 mil num carro. Pra mim, o alvo desses carros é para quem tem patrimônio, e não renda.

      • Ⓜ️arcelo

        Você é uma exceção pois, brasileiros em sua maioria, compram antes mesmo do dinheiro entrar e adoram carnes para ostentar um carro bem acima do que poderiam comprar.

      • Marcelo Morais

        Faz sentido o que você disse e parabéns pela consciência econômica, mas não é o que ocorre na realidade. As pessoas qie querem e podem pagar (nem que seja financiado) vai lá e compra. E a grande maioria não tem essa renda toda não (R$ 20,000/mês). No meu achismo, a maioria que tem essa renda já entra na seara dos premiums (Audi, MB, BMW e Volvo).

        • matheus

          Se o cara tem família paga aluguel ou financiamento, plano de saúde e escola particular, uma renda de 20 mil não é suficiente par esse padrão Audi, BMW, etc, a não ser que venha de família abastada ou que já tenha acumulado um bom patrimônio na vida. A não ser que faça um carnezão de 5k/mês e não guarde um real…sem falar que vai gastar mais da metade do que ganha num mês só pra pagar seguro e IPVA da caranga….eu fora.

        • José Castro Neto

          Nem com 30 conto de renda quem faz conta não teria coragem de entrar num premium. É jogar o suado dinheiro no lixo, é passar a viver apertado pra ostentar um carro, já que sua única despesa não será o veículo.

        • GPE

          Amigo, 20mil conto pra um cara casado e com 1 filho não da pra comprar um carro de 150mil nao, viu. Olha la se da pra pegar um de 100mil

          • Marcelo Morais

            Por isso critiquei a “classificação” da VW. Existem diversos pontos além de faixa de idade e renda para definir se a pessoa encara comprar esse carro ou até mesmo um carro Premium. E em resumo, como disse, paga quem quiser e puder arcar com as despesas e ponto. Seja pq tem patrimônio, pq recebeu uma boa herança, pq teve patrocínio de outra pessoa, pq não precisa bancar algumas despesas pesadas (como moradia ou escola dos filhos)… enfim, são N possibilidades.

          • matheus

            E eu tenho duas, rsrs

      • DINEIROO

        Realmente quem tem essa faixa de renda e tem outros objetivos na vida, não compra um carro de 150 mil reais. Não faz sentido.

    • Mendes

      Foi a própria Volkswagen que disse isso.
      No lançamento de outros carros já foi postado aqui umas imagens, eles pesquisam a renda do público-alvo de todos os carros.

      • Marcelo Morais

        Sim, eu li na matéria. E a crítica é pra VW mesmo.

        • Mendes

          Crítica? É apenas uma pesquisa de mercado.
          Para nós, uma curiosidade acerca da visão deles em relação aos clientes. Ou seja, o foco deles é o nosso bolso (obviamente…).

    • Speed Racer

      Eu me enquadro nessa faixa também, tenho um Highline 2.0T, mas achei esse visual esportivo um pouco sem propósito pra mim, o legal do Higline era justamente surpreender com um visual pacato. Mas não descarto a compra pois esse carro é viciante, quem nunca “pilotou” um na estrada não faz idéia… Já ví minha esposa fazer curva a 140km/h sem perceber rsrs.

  • CanalhaRS

    -Não há milagre. Ele é maior, tem a mesma mecânica do Golf GTI e custa menos. De algum lugar a VW teria que cortar para conseguir isso e foi no interior pobre e sem graça.
    -Não curto sedãs vermelhos, mas ele ficou muito melhor nessa opção de cor do que no “cinza durepoxi”. Aliás, qualquer cor é melhor que aquela.
    -Que b0$#a de teto solar é esse que corre por fora? Minha nossa, nem carros dos anos 80 tinham essa gambiarra.
    -Deve ser carro muito bom de dirigir, a VW sabe como acertar seus carros para proporcionarem prazer ao dirigir.
    -Uma pena a terem retirado a suspensão independente traseira, que havia em todos os modelos da geração anterior, e deixarem restrita a um modelo de quase 150 mil reais. Acho uma falta de respeito com o consumidor.

    • Alexandro Henrico von Mann

      Cara, os tetos skydome do Punto e Bravo eram assim. Isso possibilita que espaço para a cabeça do povo seja mais alto na parte interna traseira, evitando aquele calombo para acomodá-lo quando aberto. Acho válido por questão de espaço, pois ou o carro teria que ser mais alto, estragando o design dele, ou o povo de trás iria se lascar com menos espaço pro cabeção… E também acho bonito… Mas gosto é gosto, né?

    • Tico

      Todo teto panorâmico abre para fora, só teto solar que é menor que entra dentro da carroceria.

    • Domenico Monteleone

      Esse gli tem suspensão independente. Quanto ao acabamento, na frente ele é bom, é horrível na parte de trás, se ele fosse uma picape isso seria excelente…

    • Marcelo Morais

      Eu já aluguei um Jetta Confortline na Movida e tinha teto solar. É excelente esse teto e o fato de abrir pra fora libera espaço interno e deixa a abertura maior. No meu carro abre “embutido” (igual aos ‘tradicionais’) e meu cabelo fica encostando no teto dependendo do jeito que eu me acomodo.

      • Charlis

        Caramba raro alugar um carro com teto solar, ainda mais aqui na Terra da Banana hein, deu sorte.

        []s

        • Marcelo Morais

          Sim, a Movida pegou um lote de Jetta Confortline… Possivelmente pra “fechar o lote” a VW tenha enfiado alguns com teto pelo msm preço. Gostei mto do carro, acho esse conjunto motriz excelente e agradável e o carro é simples mas passa boa impressão (ao contrário do Polo que tive).

          • Charlis

            Eu dirigi o Jetta novo, mas num curto e horrível test drive…
            Queria passar um dia inteiro, ou um FDS com ele, pois é um forte candidato pra mim.
            Qual Polo você teve? o novo já? Se sim, teve algo negativo?

            []s

            • Marcelo Morais

              Vc pode alugar um na Movida, o grupo é QX e geralmente após a reserva, vc pode ligar na unidade 1 dia antes pedindo pra segurarem pra você o modelo desejado (Jetta no caso).
              Eu fiquei com ele 2 dias e achei o carro infinitamente superior ao Polo. O consumo é praticamente o mesmo (na faixa de 11 km/l na estrada com etanol).
              Pra mim esse motor 1.4 é o motor mais ‘equilibrado’ da VW, pq anda bem qdo preciso, é mto econômico e suave.
              O Polo que tive foi um Confortline TSI. O acerto desse motor 1.0 com o cambio AT deixa o carro arisco ao sair da imobilidade, cansativo de ficar segurando o carro no freio pq o ‘creeping’ puxa muito, parece um cabrito.
              O Jetta inclusive tem freio de mão eletrônico que ajuda nessa de anda-e-para e o seu farol full LED é mto mto bom.
              Eu detestei o Polo, foi a maior decepção da vida. Meu carro era barulhento, tinha muitos defeitos de montagem e acabamento, foi 3x pra CCS pra tentar melhorar e não resolveu quase nada. Vendi com menos de 5 mi km.Fora que mesmo sendo mais leve e 1.0 não é mais econômico que outros VW/Audi com o 1.4+tiptronic (já tive contato com A3 e o Jetta).
              Resumindo: Se puder esticar o orçamento, não caia nessa de Polo/Virtus. Vá direto pro Jetta.

              Abçs

              • Charlis

                Show… interessante.
                Nos tivemos o Golf 1.4 TSI alemão, da empresa (um monta de gente utilizava, sem muito cuidado) por anos em casa… passou dos 150 mil km, e nunca deu dor de cabeça alguma.

                Sobre o Polo, essa reclamação dos barulhos realmente é impactante, muita gente reclama mesmo!
                Legal, valeu!

                []s

    • Charlis

      Essa b*sta de teto solar que corre por fora, só está presente na maioria dos carros de luxo hoje, que inclusive é a melhor solução para tal, somente pelo espaço que libera.
      Se eu tivesse 3 cm a mais de altura, eu já iria ter sérios problemas no Jetta antigo.
      Inclusive quando eu vou com ele pra TD e tem que utilizar capacete, eu não consigo utilizar o meu ajuste do banco padrão, que já é no mais baixo possível. Eu preciso deitar o banco, para caber dentro do carro.

      []s

    • Louis

      Eu achei aquele cinza bem estranho, mas ao vivo deve ser bem mais bonito. Em um carro esportivo desse, até fica bem a exclusividade da cor estranha.

    • mojave

      acabamento ruim ja virou uma marca da vw,

    • Tá doidão, @canalhars:disqus ? Esse cinza é objeto de desejo nos Audi esportivos (nardo gray). Teto solar “para fora” não é gambiarra, ele atualmente é utilizado atualmente em muitos carros para que o vão do teto solar seja maior que o do teto comum, além do que não diminui a altura do teto do carro.

    • Speed Racer

      Só teto pequeno abre pra dentro meu caro.

  • 4lex5andro

    Belo sedan, belo design, potente com bom torque, bem equipado e o mais importante, que vem com garrafinha de água mineral de brinde (huebr).

  • Annita Fingenberg

    Ficou bem legal essa versão. O body kit ficou bem discreto. As rodas poderiam ser melhores, mas não chegam a comprometer o conjunto. Visualmente, o único ponto negativo é essa grade dianteira parecendo um caminhão. Ficou extremamente exagerada. A traseira é aquele negócio, não empolga mas também não decepciona.

  • Chap

    Comprem o Golf GTI ou mesmo o Passat antes que acabem. A VW já deu uma depenada razoável nestes carros de 2014 pra cá mas ainda assim são opções superiores a esse Jetta.

  • Klaus Nickel

    Não deveria ter a placa nova?

    • El Gato!

      Vários estados ainda não implementaram a placa nova.

    • Popdogue

      Acabei de ganhar de presente um Tucson 19/20 e a placa é modelo antigo. Em SP ainda não foi implementado.

      • Piston head

        Sorte a sua!

        • Popdogue

          Vdd sorte minha ter filhos tão presentes.

          • Piston head

            Tava falando da placa antiga, mas nesse caso também vale! E olha, notbad#

  • Vitor C

    O acabamento melhor do golf não vale a diferença absurda de preço.

    • Entendedor GTI

      A diferença não é só de acabamento amigo… GTI é GTI, um Jetta nunca será… Jetta pesa mais tambem o que com certeza vai afetar a dinamica em relação ao GTI… pegada do GTI é outra, nem o Audi A3 Sedan é um Golf GTI sedan, imagina esse Jetta todo simplificado.

      • Vitor C

        Todos os reviews que compararam os modelos disseram que o jetta não deve, aliás tem coisas melhores como os freios do golf R.

        • Entendedor GTI

          Preciso confirmar, mas acredito que a informação seja equivocada. O Freio (disco) do Golf GTI já tem 312mm (contra 340mm do S3 e Golf R, se não estou enganado), inclusive no Golf R os freios são ventilados na frente e na traseira, no GTI são ventilados só na dianteira.

          O Jetta tem disco ventilado ou solido na traseira? Por aí já dá pra ter uma idéia se o freio é o mesmo do Golf R, já te adianto que não é.

      • Speed Racer

        Na Autoesporte o Jetta andou mais que o Golf GTI, 0 a 100 do Jetta em 6.6 e do Golf 7.0.

  • Cesar.A.T.M.

    Acabei de entrar no configurador do carro, no site da VW, para ver as cores disponiveis e o preço está 149.990,00….com pintura sólida e o teto vai pra 154.980,00….”””algo errado não está certo””…subiram o preço um dia depois do lançamento??? hehehe

    • Mendes

      ΔP>0

    • Speed Racer

      O R-Line já sai por 104k, na realidade esse GLI daqui há uns dois meses sai por 130 ou 135 com teto.

  • luiz

    não entendo as criticas ao acabamento, pois o jetta é importado e em qualquer outro lugar do mundo é um sedan de entrada feito pra classe média.
    Só nessa piada de país que esse carro vira “de luxo”, é evidente que ele não vai ter acabamento aprimorado.
    E em terra de honda a 140 mil taokeis, até que não está caro, porém, se fosse comprar um sedan da VW iria de passat ou salvaria uns 40 mil e iria de Virtus GTS.

    • Charlis

      Para entender a crítica, basta comparar o novo Jetta com o Golf, que é justamente o que a matéria está tentando fazer.
      Mas indo além, primeira vez que eu fui conhecer o novo Jetta, até comparado ao meu Jetta (anterior), eu senti involuções no acabamento e construção.
      Exemplo, no Jetta antigo o acelerador sai do assoalho, as saídas de A/C tem molde, a parte entre os bancos é muito mais caprichada, os bancos são incomparáveis (aqui não estou falando do GLI), não tinha toda essa lataria exposta na parte de trás, o braço do porta-malas era coberto com plástico. Todos os botões, chaves, e afins, eram melhor construído.
      Na parte dos passageiros, está medonho, a lataria, a porta inteirinha de plástico, e principalmente a reclamação majoritária e pertinente da ausência de tomada, e saídas de A/C, ficando um tunel alto, e um plástico a mostra.

      []s

      • Flavio Bongiovanni Ferreira Li

        Estou contigo, tenho um 2013 211cv desde zero, com 40k km e tenho as mesmas impressões, por mto tempo procurei algum carro pra trocar, fiquei animado e depois um pouco decepcionado com essa versão… Fora que nao achei essa carona nova do jetta legal, parece um cachorro que comeu abelha e ficou com a boca inchada rs…

      • Speed Racer

        Estou na mesma situação e concordo com o que disse.

  • Ricardo

    Quanto custam o Corolla e Civics completos mesmo?

  • Thiago

    Esse friso vermelho na frente é pra matar… se o Polo GTS, de categoria inferior e mais barato, virá com aquele friso do GTI, por que raios o Jetta não tem?!

  • G. de F.

    Jetta a 150 taokey’s, com esse acabamento/interior de modelo de entrada????? Haja fanatismo para justificar a compra… E nem precisa ir muito longe que achar opção aonde essa importância será muito mais tangível, digamos…
    Pra ser mais exato, sabe ali, dentro do Show Room da VW? Pois então… Tem ali, escondidinho, bem lá no fundo, sem holofotes e coisa do tipo, um Passat. Bora lá olhar?

    • Entendedor GTI

      O problema do Passat é que na revenda vale menos do que um pacote de bala 7 belo, e o problema nem é a desvalorização, o problema é que muitas css, inclusive VW não pegam Passat como troca.

      E o Passat passou pelo facelift, os modelos 19/20 já deve vir com preço alterado, na faixa de 170k ou mais, e não sei até que ponto hoje é melhor comprar um Passat do que o Jetta GLi, talvez pra quem for ficar com o carro por mais de 5 anos, fora isso vai chorar na hora de vender/trocar.

      • G. de F.

        Sim, o lado da desvalorização e dificuldade de vendas do Passat não é algo a se afastar. Mas, racionalmente falando, é bom uma reflexão. Aonde o dinheiro estaria mais bem investido e mais, durante o tempo de convivência, em qual deles estaria melhor demonstrada aquela sensação de “investi bem meu suado dinheirinho”?

  • afonso200

    que cofre de motor, feio, por favor, kkkkkk

  • Feliphe Santos

    Fui configurar no site, tá 149990 e com teto sobe pra 154990. Erro do site ou já teve aumento?

  • Joe Fernando Takeda

    Em 2014 eu comprei um golf 1,4 TSI confort com kit elegance , e teto solar, e câmbio DSG zero km , paguei 83 mil hoje eu não consigo comprar um carro com o mesmo nível , com 83 mil, o que está acontecendo com os carros , tá muito caro , hoje eu tenho um Civic G10 manual porque não consigo comprar um automático ( comprei usado com 5 mil km) por 79 mil não tem como pagar mais de 100 mil num carro , já acho 79 num Civic um roubo

    • Yam Barros

      O que tá achando do Civic Sport Manual ???

      • Joe Fernando Takeda

        Cara, o câmbio é fantástico , mais eu saí de um golf 1,4tsi daí dá uma tristeza desse motor 2.0 parece que estou em um 1.0 em relação ao golf, o carro é lindo mais prefiro o golf , o problema do golf é o câmbio DSG que quebrou daí resolvi comprar um carro japonês todos falam que não dá manutenção e tal .

        • Guedes

          a VW não cobriu a troca da mecatrônica não?

  • Leandro Cruz

    Todas as matéria q li sobre esse carro fala sobre farol duplo em Led. O farol não é duplo. Se observarem há apenas um canhão de luz para farol alto e baixo, a outra estrutura é apenas a seta, ou seja, não há farol duplo. Farol duplo em Led é o do golf, tiguan e passat.

  • Rodrigo

    Por que não tem um simples farol de neblina?

    • Fanjos

      Farol Full LED teoricamente não precisa de farol de neblina

      • Rodrigo

        Eu sempre me confundo com a definição full led. O GLI tem LED mas com projetor (e não tem neblinas dianteiro), já as versões inferiores do Jetta também possuem LED mas em espelhos, porém possuem neblina. Mesmo caso do Civic Touring e Si. Se vc pegar alguns Audi, também tem projetor sem neblina mas possuem a função farol de nevoeiro na chave dos faróis.
        O N.A. poderia fazer uma matéria explicando essas diferenças

  • Guh MDNS

    Não consigo digerir essa grade dianteira desproporcional como um Chevy Agile e essa traseira parecendo um Virtus que tomou muito Biotonico na infancia!!!!!

  • F30FLORIPA

    Que tosco esse acabamento na parte de trás do habitáculo.
    Pagar 150 mil em um carro com plastico duro nas portas e metal (na cor do veículo) aparente.

  • Reginaldo Ferreira Campos

    Um carro mais ou menos 2+2 com um “bônus” para levar “excedentes”. HUASHUASHUAS
    O Jett-a anterior tinha um desenho mais longilíneo, que evocava um ar de esportividade. Esse parece ser mais atarracado. Com a queda vertiginosa dos sedãs, seria melhor a Volks ter dado uma enxugada no seu portfólio offchina e optado por ter trazido para cá o Arteon R.

  • Ricardo

    Por que o desempenho é melhor que do Golf GTi? Só por causa da traseira que melhora a aerodinâmica?

    • Entendedor GTI

      Isso é falta de informação da fraca imprensa nacional. Golf GTI tem velocidade maxima (painel) limitado em 259km/h, o que no GPS vai dar os 250km/h reais ou proximo disso, mas a imprensa nacional divulga 237km/h e 7,2s (SETE VIRGULA DOIS SEGUNDOS), que é tempo de Jetta da geração anterior.

      O Desempenho do Jetta GLi, mesmo sem testar o carro, com certeza vai ser inferior ao Golf GTI, são 100kg a mais pro Jetta, fora o acerto superior do GTI.

      Interessante seria colocar na pista os 2 pra tirar a prova dos 9.

      • Ricardo

        Humm

      • Speed Racer

        Na Autoesprte o Jetta deu pau no GTI.

  • Wolfpack

    Esperando motor e câmbio do Golf Gti nos próximos caminhões Costellation e Amarok. Banalização mexicana da mecânica do esportivo da VW.

  • Draga

    Na casa dos 140 mil sem dúvida q iria de HRV touring, afinal eh um SUV compacto hehehehehe

    • Speed Racer

      Verdade, deixar de ter um Fit de salto alto por essa bagatela é um grande vacilo, rsrs.

  • Speed Racer

    Máquina, nave, maquina, nave máquina, nave… Quem andar deve se apaixonar com certeza, desde que goste de carro é claro

  • RIP Brazil

    Fraco!
    Nem tiveram o ânimo de arredondarem para a casa dos HuE$250.000,00!

    :(

  • Rubens Rogato

    “As rodas aro 18 com pneus 225/45 R18 se ressentem apenas dos buracos e defeitos de nossas ruas”.
    Realmente gosto de carros esportivos..pena que na Banânia o padrão lunar impera…o serviço pavimentação e manutenção das vias públicas é muito deficitário..seria falta de tecnologia e/ou nível técnico sofrível…sabemos a resposta não?

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