Esportivos Sedãs Segredos-Flagras Volkswagen

Volkswagen Jetta GLi é flagrado no litoral paulista

Volkswagen Jetta GLi é flagrado no litoral paulista

Ele pode estar bem perto de chegar e os testes indicam fortemente isso. O Volkswagen Jetta GLi foi flagrado no famoso mercado de peixes de Santos, no litoral paulista. O sedã médio da marca alemã estava parcialmente disfarçado, mas isso não esconde o que realmente ele é, um esportivo puro de três volumes.


Considerado um (Golf) GTI em forma de sedã, o Volkswagen Jetta GLi foi flagrado pelo leitor Otávio Antunes, que conseguiu fazer ainda uma foto do interior, onde o volante esportivo de fundo chato chama atenção. Também é possível observar os assentos bem envolventes deste modelo, lançado recentemente nos EUA.

Volkswagen Jetta GLi é flagrado no litoral paulista

Equipado com motor EA888 2.0 TSI com 230 cavalos e 35,7 kgfm, o Volkswagen Jetta GLi tem transmissão de dupla embreagem DSG de sete marchas, além de suspensão traseira multilink. Assim como o Golf GTI, ele só tem tração nas rodas dianteiras. Em cor vermelha, o veículo visto porta o mesmo visual do modelo americano, quando de seu lançamento.


As rodas de liga leve são as mesmas, assim como a grade estilizada com acabamento preto e para-choque de estilo mais esportivo com detalhes em preto brilhante. Os faróis duplos de LED com luzes diurnas envolventes completa a aparência frontal.

Com teto solar parcialmente panorâmico, o Volkswagen Jetta GLi flagrado também ostenta duas bocas de escape e o pequeno defletor de ar traseiro. Os para-choques e as saias laterais possuem spoilers. Por dentro, o ambiente do sedã é muito parecido com o do emblemático hot hatch da VW.

Volkswagen Jetta GLi é flagrado no litoral paulista

GLi? Essa nomenclatura nunca foi usada no Brasil. Não seria estranho a VW adotar uma alternativa, apesar de que atualmente, a designação está sendo tão divulgada pela imprensa e já se tornou conhecida do grande público, que é capaz de se manter por aqui.

Se fosse adotar o GTS, como Virtus e Polo, a mecânica desse Jetta de performance talvez ficasse abaixo do GTI, mas isso também não é regra, visto que o Scirocco GTS tinha a mesma motorização do hatch esportivo. O que você acha?

Agradecimentos ao Otávio Antunes.

Volkswagen Jetta GLi é flagrado no litoral paulista
Nota média 3.5 de 11 votos

  • Felipe Borges

    Única versão do Jetta que eu compraria!

    • Cláudio Modesto

      Se fosse uns 130mil dava até pra pensar… se…

      • El Gato!

        Até 140 e ele será meu próximo carro. Mas acho que vem mais caro do que isso, infelizmente… 😭

        • Cláudio Modesto

          Tenho visto passat zero nesse preço. Vamos combinar que o passat é luxo.

          • El Gato!

            O mínimo que achei foi 150 mil com venda direta (CNPJ, produtor rural…) que não é o meu caso. Se você sabe informar a CSS que vende Passat até 140 mil, por favor me passe o contato! Te agradeço antecipadamente

      • Samuel Jesus de Sousa

        Se custar esse preço, virei aqui cobrar você!

        • El Gato!

          Não virás. E que eu morda a língua.. kkk

    • Sim, compraria feliz da vida também, porém se a 1.4 já está esse valor absurdo, imagine quanto virá esse GLI? Mesmo preço de um Passat.

      • Cláudio Modesto

        Até elevarem o passat, mas é uma boa pra comprar um inclusive.

  • Emygdio Carlos

    GLi?

    Marketing fraquinho hein dona VW.

    Tá ruim, mas tá bom!

    • André Francisco

      GLI é nome de versão de carro popular… Pq não colocou GTI, já que deriva do Golf?.. Ou entao GTS ou GT?

      • Emygdio Carlos

        André Francisco, assino embaixo.

      • Matafuego

        De acordo com a própria VW, a intenção era tirar a fama de esportivo para aumentar o público alvo.

        • Unknown

          Ou seja, quer se “Corollizar”.

          • Matafuego

            Se uma sigla significa “Corollizar”, o Corolla XRS é um esportivo.

            • Unknown

              Eu quis dizer no sentido de passar uma imagem de não esportivo, de “tiozão” para o carro, assim como a fama que o Corolla tem e é o que mais vende no mundo!

        • what_the_hell??

          Então a versão já nasceu micada, pq ademais da força do conjunto motor, não viria razões para alguém pagar bem mais nesses carro do que pagaria num Corolla!

          • Matafuego

            Tirar a fama não significa tirar as qualidades do carro

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        ou a volta do GLS

      • Lucasss

        Concordo demais! Meses depois do lançamento e eu ainda me pego pensando nesse nome, até hoje não me acostumei. Me lembra 100% um carro popular e de entrada.

      • 1 Raul

        Verdade. Em 1998, salvo engano, com a injeção multiponto, mudaram a nomenclatura, para GL 1.6MI, GLS 1.8MI, etc etc…

      • Natán Barreto

        A sigla GLi é usada nos EUA há mais de 30 anos nas versões do Jetta. Se tornou tão emblemático quanto o GTI.
        Aqui não se conhece pq nunca foi vendido

        • Itamar

          é isso! GLi é uma lenda nos states.

          • what_the_hell??

            Por aqui a lenda é que a versão GLi era a segunda pior da VW, perdendo apenas para a CLi! O gol por exemplo, partia do CLi > GLi > GLS > GTS > GTi. Não vejo sentido em colocar essa nomenclatura!

      • Victor Martinez

        Concordo, GTI é o nome que tem peso no Brasil. GLI so me vem na cabeça a versão tosca do Corolla.

      • Rodrigo

        Tenho a sensação que vão tirar o apelo esportivo e chama-lo de Highline.

      • 1945_DE

        A VW está perdendo até a mão em dar nome nos carros e na utilização das siglas. Com certeza GT GTS ou GTI daria mas expressão ao carro.

      • Alison Blanco

        GLI é sigla específica dos Jetta , versão esportiva no caso , lembrando que toda vida essa versão nuca esteve no Brasil

    • Domenico Monteleone

      Nos Eua ja é uma sigla tradicional do Jetta esportivo, aqui combinaria mais R-line, mas algum “jênio” resolveu batizar a 1.4 de R e complicou a brincadeira.

      • Feliphe Santos

        R-Line não é R. R é versão esportiva, R-Line é versão com adereços esportivos, apenas

        • Bruno Silva

          Acabou no Brasil com situações curiosas. O Tiguan R-Line realmente seria “esportivo”, único com motor 2.0 TSI, enquanto as demais versões usam o 1.4

      • Paulo Lustosa

        R-Line é versão comum com adereços esportivos de visual, como em qualquer VW nos EUA e na Europa.

    • Filipe Augustus

      Se não forem manter GLI no Brasil, até porque é o nome da versão básica do Corolla, poderiam utilizar GTI!

    • Fabiano Navas

      Talvez vcs não conheçam a tradição que este nome representa no mercado norte-americano.
      GLi sempre foi utilizado para a versão sedã do Golf. E GTi, o nome para o hatch, chamado anteriormente de Rabit, também.
      Seria interessantíssimo o lançamento de uma nova nomenclatura de peso, reconhecida em outros países.
      GTS, para Virtus e Polo, GTi para Golf, GLi para Jetta. R Line, para todos…

      • Edson Fernandes

        Curioso é o significado do GLi: Grand Luxury Injection. E GTI: Grand Touring Injection.

        E os americanos curtem esses termos.

      • Emygdio Carlos

        É o meu caso Fabiano Navas.

        Não conheço o mercado norte americano.

        Sorry!

  • Vitor C

    Se ficar muito próximo do passat não vale muito, até porque o jetta deu uma boa crescida e o irmão maior é bem melhor acabado.

    • Domenico Monteleone

      Não vai durar muito a proximidade, provavelmente logo depois vai chegar o Passat reestilizado, custando 200 mil ou mais.

      • Jose Pereira

        exatamente, passat vai subir pra 180k + com certeza….. e esse jetta vai partir dos 150k….

      • ivan galante

        Sim. Atualmente o Passat é uma “pechincha” perto dos concorrentes diretos (Accord e Camry), mas com certeza isso não vai durar muito tempo.

    • Paulo C

      Nos EUA é cerca de 10% mais barato que o GTI.

  • Domenico Monteleone

    Não sei, mas tenho a sensação que em pouco tempo essa vai ser a única versão, já que as outras só começaram a vender um pouco melhor depois dos descontos grandes (tem css aqui de SP vendendo o 250 tsi a 88 mil), além disso, o Virtus 1.4 certamente vai ter preço muito próximo do Jetta 250/Comfort.

    • Rodrigo Pasini

      Essa versão também virá a preço de ouro, e só fanáticos por esportividade e com muito dinheiro é que a comprarão. Então provavelmente ela também terá descontos expressivos para ser vendida.
      Só o golf gti que não tem desconto, cobram carro pela sigla e não abrem mão do lucro.

      • El Gato!

        Tem CSS em Porto Alegre vendendo o Gti preto místic, com todos os pacotes de opcionais, por 148 mil. O Gti está com um desconto muito bom para o preço de tabela.

        • Rodrigo Pasini

          Isso é um milagre.

    • ivan galante

      Sério? R$ 88 mil nessa versão de entrada eu acho um preço relativamente interessante, pelo conjunto motor + câmbio…

  • Jacques

    Adorei a camuflagem

  • Pedrov154 #BATDAT

    O que eu gosto nessa linha de esportivos da Volkswagen é a simplicidade do design. Nada de firulas exageradas pra dizer que o carro é esportivo.

    Enfim, não acho que virá como GLI, até mesmo pq essa nomenclatura é a mesma utilizada pela versão pelada do Corolla. Acredito que seguirá o mesmo esquema da geração passada, ou seja, se chamará Highline.

    • Mas é estranho pensar que a versão R-Line ficará abaixo de um Highline. Não faz sentido. Eu acho que devem chamá-lo de GTS ou GTI mesmo.

      • TchauQueridos

        Mesmo GTI ou GTS é abaixo da R.
        Estranhamente batizaram de R o 1.4.

        • Pedrov154 #BATDAT

          Apesar das nomenclaturas serem semelhantes, R-Line e R são distintas. A R é de fato esportiva, a R-Line é esportivada. É tipo como se a R-Line fosse uma inspiração visual da linha R.

          • Andre Cupertino

            Tipo os GT e GT-Line da Renault

    • Cláudio Modesto

      Como o Polo e virtus serão GTS, mas faz sentido esse ser tmb. Ou só highline como era o último. Sei lá.

  • Hugo Morais

    Gostaria que fosse Jetta GTI, reforcaria o apelo esportivo que o carro trás.

  • Ricardo

    Antes tinha um preço razoável, hoje será uma facada!

  • Nicolas

    “GLI” vai fazer o carro entrar em promoção pois a procura será baixa. Pode ser uma boa para quem pensa em comprar. Da uma invertida no L.

  • El Gato!

    Por mim, pode chamar de Jetta GL, Jetta CLi, Jetta qualquer coisa… O que interessa está debaixo do capô. Uma pena que o flagra não mostrou se o carro corrige ausências do RLine, como banco elétrico, banco de couro (não sintético), rebatimento elétrico dos espelhos, saída de AC para Banco traseiro + USB…

    EDIT: Ele NÃO TEM FAROL DE NEBLINA???? É SÉRIO ISSO??

    • Andre Cupertino

      Esqueça saída de AC pra o banco traseiro. Não tem.

      • El Gato!

        De onde a informação? Você já viu o carro? Não estou duvidando, apenas quero saber a fonte mesmo.

        • Engineer

          Em um outro flagra deu pra ver que não tem.
          Quanto ao farol de neblina, hoje em dia eles estão vindo integrados aos faróis principais, pode ser esse o caso.

          • El Gato!

            Valeu, brother.

        • Cristiano

          Vi fotos daquela série especial lançada nos Estados Unidos, Jetta GLi 35th Anniversary Edition, e não tem a saída do ar condicionado no banco traseiro, a peça do descansa braço é igual ao do Jetta vendido no Brasil, parece que até tem lugar para instalar a saída, mas não fizeram.

          • El Gato!

            Exato. Tem lugar, mas não vão colocar o equipamento. Ridículo isso.

      • Edson Fernandes

        André, tem paddle shift? (parece que por essa foto não tem)

  • Andre Cupertino

    Logus, Pointer, Gol, Parati, Saveiro, Santana e Quantum tb possuíram versões GLi aqui no Brasil. Não seria inédito na historia da Volks nacional. Só q esses supracitados eram versões intermediárias, não tops de linha esportivos.

    • Ernesto

      Finalmente um comentário sensato, falando de modelos da VW que usaram a nomenclatura GLi e não utilizando o Corolla para falar sobre versão GLi. E concordo com você, a VW sempre usou o GLi para versões intermediárias, não tops.

      • Debraido

        Acho que a VW deve utilizar GTS. GLi é a versão de entrada do lider, isolado, de mercado. Seria meio estranho.

        • Andre Cupertino

          A de entrada sempre foi a CLi, a GLi era intermediária fazendo ponte entre CLi e GLSi.

  • Paulo C

    Confirmado o DSG de sete marchas, terá um belo diferencial em relação ao GTI. Desempenho será sensivelmente melhorado.

  • aletp

    Monstro saindo da jaula! Carro espetacular!

  • RKK

    Finalmente a suspensão traseira multilink, o que deveria vir em todas as versões para se diferenciar do Virtus (principalmente o GTS).

  • Marcio LJ

    Sem sal esses Jettas. Parece chinezão.
    Volks sem personalidade nenhuma ultimamente com carros iguais. So muda o tamanho.

    • Osni Duarte

      Não são carros sem personalidade. Eles têm a personalidade da VW, só isso.

  • Augustus do Aveiro

    é o virtus?

    • Ernesto

      Não, é o Jetta.

  • Felipe S. Rangel

    Seguindo a lógica do Virtus, acho que se chamará GTS.

  • Andre Pestana

    Deverá ter preço semelhante ao Golf GTI(chuto R$ 145,990,00 na tabela VW), continuará sendo um carro esportivo e diferenciado onde não tem concorrentes de outras marcas por esse preço.

  • Emerson Soares

    Belo Carro. Pena que será para poucos.

  • Alvarenga

    Ai sim….mas vai ver o preço final !

  • Speed Racer

    Highline é a melhor nomenclatura. Jovens compram GTI, pai de família (como eu) prefere Higline é mais discreto.

  • Edson Fernandes

    A unica pena que aqui no Brasil um farol que tem cada vez mais recursos conjugados fica um absurdo de caro.

    Um carro que tenha farois em LED/Xenon originais custam na casa dos R$4000 para repor por um novo.

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    Porque não deixam Highline mesmo ? se não for vendido com pretensão esportiva nem tem o porque usar siglas relacionadas a isso.

  • Rômulo Júnior

    Poderia ser jetta sport ou reviver a sigla gts pointer.

  • El Gato!

    É uma bost@ isso. Eu adorei o R-Line em termos estéticos. Só faltou ser o 2.0 debaixo do capô…
    A VW pisou na bola.

  • El Gato!

    Boa. Legal. Valeu pela indicação do conteúdo, Alemão.

  • Alison Blanco

    150pila por baixo , aqui é Brasil , não se esqueçam

  • Danilo

    Vai ser legal esse carro. So não pode custar mais de 165mil completo. Se não ja é abusar da boa vontade do brasileiro.
    Esse carro na minha opinião deveria custar pouco menos do que o Golf GTi, ja pra vender mais.
    O Golf GTi virou um carro de nicho. O Jetta GLi é um carro que agrega o desempenho com conforto e espaço interno. Entao ao meu ver a VW poderia fazer um marketing pra vender mais esse carro, alem de que iria tirar vendas de possiveis compradores do A3 sedan, que ja esta cansado e absurdamente caro pro que esta oferecendo. As BMW serie 3 ainda deve demorar uns 6 meses pra chegar (versoes mais basicas) mais nao devem chegar por menos de 185mil.
    E sinceridade, não tem onde um Jetta custar mais do que 160mil. Acabamento interno nao é la um primor pra se pedir tanto.
    Quanto a sigla GLi, eu acho meu esquisita relamente. Me remete a um Santana Quantum daquelas quadradona. Mas é a sigla usada nos EUA como versao esportiva. Creio que a VW nao deva mudar isso pro Brasil. So tirar os letreiros e falar que tem Jetta 2.0 TSi e ta a andar.
    Um desses preto… chip filtro escape uma susp KW vai fica show.

  • André Soares

    Tá aí outro VW que raramente se vê na rua. Outro fadado ao fim de linha logo logo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email