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Volkswagen Jetta GLi é revelado com 230 cavalos em Chicago

Volkswagen Jetta GLi é revelado com 230 cavalos em Chicago

Finalmente o Volkswagen Jetta GLi 2020 foi revelado no Salão de Chicago. A versão esportiva do sedã médio mexicano comemora também 35 anos de mercado nos EUA, onde passou por sete gerações até agora. Como já era esperado, o modelo chega com motor EA888 2.0 TSI com 230 cavalos e 35,7 kgfm.


O propulsor é o mesmo do Golf GTI e no Jetta GLi, é oferecido com transmissão manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem DSG com sete marchas, tendo este sistema de embreagem banhado a óleo. Com suspensão mais baixa e firme, o sedã da Volkswagen recebeu algumas modificações, como suspensão traseira multilink e freios mais potentes.

Volkswagen Jetta GLi é revelado com 230 cavalos em Chicago

O Jetta GLi 2020 conta ainda com amortecimento adaptativo com sistema DCC (Dynamic Chassi Control), que apresenta quatro modos de condução. O sedã também possui direção elétrica variável e diferencial de deslizamento limitado eletrônico.


Visualmente, o Jetta GLi 2020 apresenta grade com elementos em forma de colmeia e friso vermelho com o logotipo GLi. O para-choque tem elementos em preto e preto brilhante, formato esportivo, mas sem faróis de neblina. As rodas de liga leve aro 18 polegadas possuem filetes pretos e acabamento em cinza escuro. Existe a opção de rodas diamantadas.

Volkswagen Jetta GLi é revelado com 230 cavalos em Chicago

Os retrovisores são em preto brilhante e o logotipo lateral é vermelho. Frisos da carroceria são pretos, enquanto as lanternas ganham lentes escurecidas. O para-choque porta duas saídas de escape cromadas. Um pequeno defletor de ar em preto brilhante fica sobre o porta-malas. O teto em preto brilhante é opcional.

Por dentro, além do volante esportivo, já visto em flagrante, o Jetta GLi 2020 vem com detalhes em vermelho no acabamento, painel e cluster digital. Os bancos em couro possuem costuras na mesma cor. A multimídia Discovery Media vem com Google Android Auto e Apple Car Play, enquanto o sistema de som pode ser o BeatsAudio com 400 watts.

Volkswagen Jetta GLi 2020 – Galeria de fotos

Volkswagen Jetta GLi é revelado com 230 cavalos em Chicago
Nota média 4.7 de 3 votos

  • Speed Racer

    Aí sim! O nosso deverá ser o Highline. Um sonho pra quem gosta de carro de verdade, máquina de respeito! Aliás, acertei na minha previsão quando às especificações do modelo.

    • Marcelo Amorim

      Creio que virá como GLi mesmo,afinal Highline ja tem,nao creio que colocarao só powertrain 2.0 nele.

      • Matthew

        Falaram que este modelo não está previsto para o Brasil. O Passat 2019 apresentado ontem tem duas calibrações de potência no motor 2.0 turbo: 190 e 270 cavalos. Caso optem pela versão mais “fraca”, não teria sentido um Jetta Highline com 230 cavalos. Só se vier o Passat do mais forte mesmo.

        • RicLuthor

          Perfis diferentes! O Passat é um sedã executivo para pessoas com mais idade, o Jetta GLI é um sedã esportivo cujo perfil de comprador é mais jovem.

        • Matheus Araújo

          Normal, modelo maior não precisa ser mais forte. No próprio grupo VW temos um exemplo, só olhar a Audi: A3 Sedan 2.0T com 220 cv e A4 2.0T com 190 cv

      • Lucas de Lucca

        Não tem Highline amigo, tem o 250 TSI, o Comfortline e o R-Line. Aqui será Highline sem a roupa esportiva como era o anterior. Acho que também vão usar o DSG6 igual do GTI nacional ao invés desse de 7 marchas banhado que é mais caro.

        • Francisco Castelo

          Só comparar os números do full power lap.
          Civic si 2.4 fechou Interlagos em 2:09,775.
          Civic si em 2:10,020
          E Jetta 1.4 tsi em 2:10,350
          Imagina quanto o 2.0 tsi com 60cv, 3 kgfm e câmbio dsg faria, para comparação o passat tsi 2015 é mais pesado que o Jetta e ainda fechou o circuito em 2:06,070.
          E aí, qual é o esportivo?

        • Ernesto

          Mas será que a VW fará algo tão específico para o mercado brasileiro? Haverá demanda para cobrir os custos?

  • Rodrigo

    Será que pelo menos nesse a VW incluiu as saídas de ar para o banco traseiro?

  • Filipo

    Jetta 2.0 TSi: desde 2011 colocando o Civic Si no bolso!
    Agora ainda mais.

    • Lucas de Lucca

      E detalhe: pelos menos o anterior nunca foi uma versão esportiva de fato como o SI, era apenas um sedan familiar com um bom motor e câmbio que andava mais que o esportivo japonês.

      • TiagoNA

        esportivo = adesivos?
        jetta sim é esportivo, mesmo sem roupas.
        e concordo que deveria vir sim com roupas pra dar uma diferenciada no visual.

        • Lucas de Lucca

          Anda numa pista fechada com um Civic SI e depois com o Jetta 2.0 TSI anterior e depois nos conte qual de fato é esportivo.
          Número de potência e 0 a 100 não são os únicos atributos de um esportivo.

          • Francisco Castelo

            Só comparar os números do full power lap.
            Civic si 2.4 fechou Interlagos em 2:09,775.
            Civic si em 2:10,020
            E Jetta 1.4 tsi em 2:10,350
            Imagina quanto o 2.0 tsi com 60cv, 3 kgfm a mais e câmbio dsg faria, para comparação o passat tsi 2015 é mais pesado que o Jetta e ainda fechou o circuito em 2:06,070.

    • Gabriel

      Pode até andar mais, mas como esportivo, o Civic Si sempre colocou e continua colocando Jetta e Golf Gti no bolso.

      • Felipe Rocha de Assis

        Em que sentido vc fala? Esportivo tem que andar..

        • Gabriel

          Esportivo tem que divertir, Civic Si sempre foi muito mais prazeroso e divertido de guiar, embora o atual ande menos.

          • Felipe Rocha de Assis

            Cara me desculpe, mas prazer ao guiar pra mim é quando eu piso e o carro anda, quanto mais melhor.. Não há nada melhor que tirar um belo sorriso no rosto dando aquela velha acelerada!

            • Gabriel

              Acho que você precisa de mais experiências automotivas, eu também pensava assim antigamente.

              • Felipe Rocha de Assis

                kkk, cara.. não discordo, talvez precise mesmo. Agora.. Civic Si não é melhor que o GTI nem aqui nem em lugar nenhum..

                • Gabriel

                  Em minha defesa não disse que é mais carro kkkk, mas cumpre o papel de esportivo bem melhor.
                  O
                  si k20 além de ser mais divertido que o GTI da época tbm andava mais e
                  era melhor em tudo, já o atual só é mais divertido e faz mais curva.

                  Eu
                  tbm preciso de mais experiência, mas Brasil é fod4 de ter as maquinas, o
                  jeito é aproveitar as férias e o décimo terceiro e alugar kkkk.
                  Fazendo
                  uma analogia com as Ferrari, a 430 toma um c4cete enorme das Ferrari
                  atuais, mas ela emociona mais, desperta mais sentimentos (a Califórnia
                  Turbo por exemplo anda mais que a F430, mas não chega perto no tesão)

                  Reforçando minha argumentação;
                  Deve
                  conhecer o Leone Andreta (Ex APC e atual MotorGrid) Tem um vídeo dele
                  nem Nurburgring, ele andou com uma BMW Turbo, que anda muito e com um
                  GT86 manco, não precisa nem dizer que a BMW é muito mais rápido, mas
                  adivinha qual, na opinião dele (um cara com muita experiência com carros
                  fortes) achou mais divertido?

          • Joildo Dias

            Concordo amigo, tive um Civic SI por longos 8 anos e hj tenho um Jetta 2.0 Tsi 16/17, não tem como comparar, o Civic SI te proporciona prazer ao volante o tempo inteiro, mesmo andando um pouco menos, o Civic é todo voltado à esportividade, suspensão, direção direta,giro nas alturas, enfim é o carro…

      • TiagoNA

        Esportividade é esportividade, ou esportividade é adesividade?
        Se vc acha o SI mais bonito, poxa, tem razao, é seu gosto. Mas precisa ter um motor, um cambio, e uma suspensão condizente para se chamar de esportivo.

        • Gabriel

          Civic Si só perde em motor, de resto é bem mais esportivo que o GTI (ou Jetta)
          Esportivo tem que ser divertido, SI é muito mais divertido que um GTI.

          • TiagoNA

            SI perde em todos quezitos, apenas o visual que é o gosto de cada um, e o acabamento do SI é porco se comparato com um GTI. Suspensão não é esportiva, motor é legal, mas passa longe, cambio não passa nem perto.
            Vc se diverte vendo apenas a lanterna traseira do GTI.

            • Gabriel

              Suspensão e cambio de Si não são esportivas? você está falando muita besteira.
              Se a Suspensão do SI não é esportiva, e o Si anda menos de reta que o Golf/Jetta, me explica como foi mais rápido no volta rápida do acelerados que o Golf GTI (versão de 220cv e não de 230) mesmo andando muito menos de reta.

              • Lucas de Lucca

                Naquele circuito travado como o do VR do Rubinho que fica claro a superioridade esportiva na calibragem do SI em relação ao GTI (não que o GTI seja ruim, muito pelo contrário). Já no FullPower Lap em Interlagos com mais retas com certeza o GTI levaria, basta ver o tempo monstro que ele virou lá, 2min 01seg 403.

                • Gabriel

                  Claro.
                  Obrigado, acaba de comprovar meu argumento que o SI é superior apenas em dinâmica.

      • Lucas de Lucca

        É o que sempre falo pros meus amigos, se eu fosse comprar um carro pra brincar e me divertir na pista iria de SI, mas como não vivo numa realidade de poder ter carro 100% pra diversão eu fico com Jetta TSI/Golf GTI que são muito bons também e práticos pro dia a dia.

      • Nicolas

        Gosto de cada um não se discute, mas Si não vende quase nada, aliás nunca vi nas ruas, diferente do Jetta e Golf Gti, está mais para carro imagem do que algo real. Honda não tem um câmbio automático esportivo, só um letárgico CVT, assim vai de manual e o 1.5 turbo é limitado comparado a um 2.0 gerações à frente. Chassis e suspensões talvez tenha um desempenho um pouco acima do GTI.

        • Gabriel

          Numero de vendas não significa nada aqui, Onix não é uma maravilha por vender bem kkkkk, ou então o Honda NSX é um carro horrível por ser mico de vendas?
          Para diversão (proposito do SI) não existe nenhum cambio melhor que um manual.
          Chassis e suspensões são o que o civic tem de melhor e fizeram ser mais rápido que o GTI de 220 cv no acelerados (por ser pista curta e cheia de curvas, se pegar uma reta grande ja era)

        • Edson Fernandes

          Lembrando que dupla embreagem vai no Type R se for aplicado. Pois teria a transmissão de 10 velocidades e considera ter conversor para suportar o andar do dia a dia com as respostas esportivas em uma pista. Claro… hoje é isso.

          Mas prevejo que esportivos no futro, só terão cambio sem pedal de embreagem.

  • Joãozinho

    Para fins de chute, acho que vai custar mesma coisa ou pouco mais que o Civic Touring, sem alcançar o Golf GTI.

    Tendo em vista que o Touring custa R$ 129.100 (com pintura perolizada)…
    Tendo em vista que o Golf GTI custa R$ 149.000 (básico)…

    Dá para pensar em 135 a 140 mil mourões.

    • cepereira2006

      Quando esse carro custava 120k aqui já não vendia. Se custar esse valor que você colocou, que é bem plausível até, vai vender menos ainda. Me pergunto quando as montadoras vão se tocar que essa escalada de preços estratosféricos vai inviabilizar o mercado logo logo.

      • Joãozinho

        Bem, a GM já sinalizou que, se parar de vender, elas juntam seu banquinho e saem de fininho.

        • RicLuthor

          Não saem de fininho não, antes vão fazer barulho na porta do governo.

        • TchauQueridos

          Depois dessa eu não compro mais nada da GM.
          Bando de mercenários, tão querendo escravos nas fábricas…

        • Paulo C

          Pressão pra conseguir incentivos fiscais do Governo.

          Duvido que saiam daqui.

          Onde mais no mundo vai vender Ônix de penca sem precisar conferir qualidade?

        • cepereira2006

          Conversa fiada. Esse papo era só para tirar dinheiro do governo e engambelar o sindicato. Uma montadora líder em um oligopólio como o nosso vai entregar de bandeja, tipo “cansei de lucrar aqui, agora que já sou líder vou entregar para as outras poderem vender também”. Eles próprios já desmentiram essa balela, afirmando que vão investir 12 bi aqui.

      • Gabriel

        Creio que muita gente na hora de comprar um carro acima de 130 mil reais ja fica muito tentado a ir para marcas premium, até sendo usado com pouco uso.

        • Paulo C

          Na verdade, acho que isso se aplica mesmo aos premium de entrada. Eu prefiro pesquisar BMW usados das versões mais caras a comprar versões peladas de entrada 0km.

      • Edson Fernandes

        A ideia é essa. Assim não trás um produto e enxuga seu line up.

    • Felipe Rocha de Assis

      Será que vem por esse preço? Só 10k a mais que o Jetta 1.4 R-line? Eu chuto esse carro beirando os 150 e o passat subindo mais 10k pra não ficar tão perto..

      • Joãozinho

        O preço do Passat realmente já venceu.
        O Camry e o Accord estão em 200 mil e ele está estacionado nos 170 mourões (completo) há um bom tempo.
        Tá na hora de subir isso aí!

        • Fabio

          Até porque a Ford acabou de lançar o Fusion 2019 no Brasil e o Titanium pulou para 180 mil (o AWD, o FWD saiu de linha).

    • TchauQueridos

      GLI não é concorrente do Touring.
      Creio que pela proposta será bem perto do GTI.
      Assim como o SI foi lançado a 160k.

  • Ricardo

    Manual! Q coisa linda!

    • Flight_Falcon

      Creio que não será oferecido aqui, somente nos EUA.

      • Ricardo

        Provavelmente, aqui é o país do mimimi.

      • Lucas de Lucca

        E com razão, pra que oferecer manual em um mercado e segmento que a cada 100 pessoas 5 vão querer e olhe lá. Eu mesmo não trocaria um DSG6/7 banhado por manual nenhum nesse mundo.

        • Paulo C

          Um bom manual pode perder algo em desempenho, mas traz muito em envolvimento e prazer na condução para muitas pessoas ainda.

          • Lucas de Lucca

            Sim, mas o mercado não pede isso. Eu sei que o ideal era ter a opção pra quem gosta, mas eles visam lucro e manter em linha algo que sai pouco é prejuízo.

    • Gabriel

      Espécie em extinção.

      • Ricardo

        230cv manual, pura diversão!

    • Paulo C

      E o manual da VW é fenomenal. Já tive um Fusca manual. GTI deveria ter essa opção tb.

      Eu não sei qual a dificuldade de trazer. Se vende pouco, tragam poucas unidades, mas não deixem de oferecer. Resolvido.

      Interessante como os americanos, tão acostumados com automático, estão salvando os manuais. Vide as versões com essa opção na gama de Camaro, Corvette e Mustang.

      • Felipe Rocha de Assis

        Caramba.. esse fusca é mosca branca do olho azul de se achar.. câmbio manual.. bem legal

        • Paulo C

          Cara, se tiver a oportunidade de pegar um em boas condições, recomendo!

          Pelo que vi, a suspensão dianteira do manual tb muda em relação ao DSG. Já comparei os códigos, as cores das pintinhas das molas e tb visualmente. As molas do manual são um dedo mais baixas e mais firmes que as do DSG.

          • Lucas de Lucca

            Interessante essa diferença na suspensão, talvez esteja relacionada aos pesos diferentes das caixas.

      • Ricardo

        Na Europa também sempre tem as opções manuais. Deveria ter aqui no Brasil, nem que fosse mais cara!

      • Gabriel

        O novo GTI de 250cv vai ter cambio manual (gloria a deuxxx).

        Jornalistas especializados que guiaram o novo Corvette C7Zr1(um mito) com cambio manual, relataram que era tão brutal e viceral com seus 750cv+ que tinham medo de largar o volante para cambiar kkkkkkkkkk
        Vida longa para esses carros

  • Vinícius de Oliveira

    Esse carro é muito simples no acabamento pro segmento, na minha opinião. Muito plástico e pouco material nobre.

    • Lucas de Lucca

      Quer um acabamento mais porco que o do Cruze que vende relativamente bem, disputando o segundo lugar com o Civic com pouca diferença?

      • Felipe Rocha de Assis

        Concordo que o acabamento do cruze não é bom, porém o do Jetta está longe de ser bom tbm..

        • Lucas de Lucca

          Desci do meu Cruze e entrei num Jetta na CCS, em primeiro contato achei menos pior que o do Cruze. Claro, só o tempo dirá se é uma escola de samba como o Cruze.

      • Tommy

        O Cruze ainda é “desculpável” por ser bem mais barato, você não compra um Civic turbo por 88 mil, como nas promoções ad eternum da Chevy, mas se custasse os mesmos 100 e poucos que o Civic seria um carro completamente inviável.

        • Edson Fernandes

          Teve gente que conseguiu comprar por R$78000 – 2018/2018. O cara não quis revelar qual concessionaria foi (o que sugere ser uma mentira, pq eu teria forte interesse)

          • Ernesto

            E não há o porquê de não revelar, né?

            • Edson Fernandes

              Não sei…. sabe que papo de vendedor que é a ultima unidade?

              Talvez seja o caso do cara.

              Mas enfim… sem necessidade. Foi que nem quem comprou um C4 hatch exclusive por R$54000 em epoca. (ele custava em tabela mais de R$60000)

              Até hoje também estou “esperando” saber onde conseguiram comprar. Obviamente se soubesse eu teria ido atrás e comprado pra mim tbm.

    • TiagoNA

      vc ja sabe os detalhes do acabamento? O_O

    • Paulo C

      Eu tive outra impressão ao ver a nova geração ao vivo.

      Até o painel agora conta com revestimento em couro.

      Está anos-luz à frente do anterior.

  • Flight_Falcon

    Como estilo é algo bem particular, muito elogiaram o carro, só achei pesada a frente com o parachoque muito desproporcional. No restante achei muito bem equilibrado.

    • Lucas de Lucca

      Esse Jetta novo nas fotos parece feio e pessoalmente parece que está na foto.
      Gosto dos veículos da VW, mas não consegui gostar desse desenho do Jetta, a frente me parece um tanto quanto exagerada, desproporcional.

    • Gabriel

      Faz tempo que a VW (não só ela) vem perdendo a mão na estética dos carros.

  • Nicolas

    Esse motor de última geração com dupla injeção resolve o problema de carbonização das válvulas, DSG super rápido e banhado a óleo não tem o problema superaquecimento e empenamento dos discos, chassis MQB muito rígido não torce nada. Conjunto excepcional.

    • Lucas de Lucca

      O problema de carbonização não era pelo antiga gasolina comum que tinha um teor absurdo de enxofre?

      • Nicolas

        Não, os injeção direta não lava as válvulas de admissão pois injeta direto na câmara. A recirculacao dos vapores do óleo carboniza as velas de admissão, problema crônico em todos os carros com injeção direta. Alguns travam as válvulas com 60 mil Km. Nos Tsi tem que mandar limpar as válvulas com 30~40mil Km. Na geração mais nova dos 2.0 Tsi a injeção indireta foi adicionada para lavar as válvulas e melhorar um pouco a economia.

  • Paulo C

    Tomara que mantenham o sete marchas pra gente.

    Ficou muito foda.

    Vi o interior de um R-line de perto esses dias. Está top. Com esse exterior pra acompanhar, vai ser sucesso se vier pro Brasil.

    Que será do Passat, nesse caso?

    • RicLuthor

      O perfil de comprador do Passat é outro! O Passat tem melhor acabamento, muito mais itens tecnológicos, maior entre-eixos…, seus consumidores são pessoas de idade mais elevada. O consumidor de um Jetta GLI é o mesmo que consumiria um Golf GTI, mas como precisa de um pouco mais de espaço e do porta-malas, opta pelo sedã.

      • Paulo C

        Ric, se estivéssemos falando da geração anterior, concordaria com você.

        Mas você já viu o interior e os equipamentos no novo Jetta?

        A evolução foi tão grande que até mesmo o painel superior agora é revestido em couro.

        Em termos de equipamentos também já não há diferenças. Veja a matéria. Até o DCC já estará disponível no novo GLi.

        A única diferença será a maior “extravagância” dos detalhes externos de um para outro.

    • Lucas de Lucca

      Duvido muito que mantenha o DSG7. Provavelmente usará o conjunto do GTI nacional com DSG6 mesmo. Basta ver que lá fora as versões 1.4 usam o novo AT8 e aqui deixaram o velho AT6.

      • Paulo C

        Infelizmente as chances de não vir são grandes mesmo.

  • CanalhaRS

    Se a VW desenhasse uma grande mais caprichada, e menor, o desenho do novo Jetta melhorava da água pro vinho.
    Só na curiosidade de quanto a irão pedir por essa versão “esportiva” aqui. Com certeza será absurdo, como fizeram com a Highline.

  • marcos

    Aqui será chamado de GTI, não de GLI que lembra uma versão intermediária do bom e velho Santana que tinha CLi, GLi e GLSi. É só trocar o emblema. Carrão esse novo Jetta com esse motor de 230cv aí sim vai bater na concorrência, o único estorvo será o preço alto.

  • Lucas de Lucca

    Chuto R$ 139.990,00 s/ teto.

  • Ric53

    É aquele ditado: Oque importa é beleza interior kkkk

  • Tibúrcio

    A VW precisa mesmo agitar, já que o Fusion vai sair de cena nos EUA!
    Quem sabe agora Jetta e Passat rendem por aqueles lados!

    • Lucas de Lucca

      Talvez, mas a grande verdade é que vão sair de cena porque o negócio é SUV por lá. Uma parcela até pode ir pro Jetta, mas acho que a maioria vai pra SUV mesmo, INFELIZMENTE.

    • Cosi fan Tutti

      A Hyundai já esta pra pegar o lugar da Ford, depois das japonesas, está ali bem perto com seus modelos sedans.

  • Augusto

    Já possui um 2013 TSI! Se esse vier com essa potência anunciada, um dia voltarei a ter outro! Carro fenomenal!!!

  • Daniel dos Santos

    Sou do tempo que GL não era o top de linha….

  • Felipe Insfran

    Pq GLI e não GTI igual ao Golf? Alguém sabe?

  • Mauro Banqueiro

    A nissan vem aí com o Sentra nismo para tirar seu sono…..

    • Ernesto

      Lá nos States ou aqui no Brasil?

      • Mauro Banqueiro

        Lá irmão. Pouco provável que a nissan queira vender no Brasil um Sentra diferenciado se mesmo o comum mal consegue vender. No Brasil, os sedans da Toyota e Honda deveriam aproveitar bem isso

        • Ernesto

          E se não me engano, Nissan vende melhor que VW lá na terra do Tio San!

          • Mauro Banqueiro

            Falávamos sobre o Brasil irmão.

            Nos EUA os japonês e coreanos estão muito adiantados.

            Mauro Comé Banqueiro

            Data Assistent – ICAP at Columbia University

            Email 2: Horacio.mauro.come@gmail.com

            Cell 1: +258 824597330

            Cell 2: +258 846777047

            Maputo – Mozambique

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