Lançamentos Volkswagen

Volkswagen lança novo motor 1.5 TSI com turbo de geometria variável

vw motor 1.5 tsi 2017 1

A Volkswagen está apresentando no Simpósio de Motores em Viena, na Áustria, um novo motor a gasolina. Trata-se do EA211 TSI Evo, de 1.5 litro, que se destaca por oferecer turbocompressor com turbina de geometria variável, algo visto até então somente em carros esportivos, como é o caso dos modelos 718 e 911 Turbo da Porsche. Esta nova unidade vai substituir o atual 1.4 TSI na linha da marca.

O novo motor 1.5 TSI, pelo menos de início, estará disponível em versões de 130 cv e 150 cv de potência, entre 4.750 e 5.500 rpm. No primeiro caso, o torque é de 20,4 kgfm, disponível entre 1.300 e 4.500 rpm. Detalhes de torque da variante mais potente ainda não foram divulgados.

vw motor 1.5 tsi 2017 2

Segundo o divulgado da VW, o novo propulsor é até 10% mais econômico que o 1.4 TSI de 126 cv, com menor consumo de combustível em qualquer condição.

A taxa de compressão do propulsor é de 12,5:1, com o motor trabalhando sob o ciclo de combustão Miller. Além disso, a unidade tem injetores de 350 bar, módulo de refrigeração operado eletronicamente, pulverização de plasma atmosférico nas paredes do cilindro (capaz de reduzir o atrito nos anéis de pistão e aumentar a dissipação de calor), sistema de desativação de cilindros, coletor de escape integrado à cabeça do cilindro, entre outros.

vw motor 1.5 tsi 2017 3

Trata-se do primeiro motor da Volkswagen a usar o sistema de injeção direta de quarta geração, com pressão de injeção de 350 bar. A pressão mais elevada consegue reduzir substancialmente as emissões de partículas.

Este novo motor 1.5 TSI vai equipar os modelos Volkswagen Golf, Audi A3, Seat Leon e Skoda Octavia.





  • Battousayx

    Não verei este motor no brasil nesta vida .. kkkk

    • André

      Pode ver sim, talvez dentro de um Tiguan, Golf Variant, A4 ou Passat. Agora, se só abrir capô de Gol, Voyage e Fox, aí nem nesta, nem na próxima.

      • alex

        As vezes eu venho no NA só Pra ler comentários assim RS!

      • douglas

        Realmente, daqui a 100 anos, quando abrir o capô do carro substituto do Gol, Fox, você acordará e verá que o motor ainda não é tão avançado…

    • duhehe

      Não sei não, ein
      Segundo a radio peão, um dos pilares do governo temer é a abertura do mercado, logo as barreiras protecionistas vão cair, ai meu caro, venham importados, venham.

      • Rodrigo

        Que toda corte celestial diga amém!

        • shdn2010

          AMÉM AMÉM AMÉM AMÉM AMÉM AMÉM AMÉM AMÉM AMÉM AMÉM AMÉM AMÉM AMÉM

      • Pedro Henrique

        se ele for fazer isso mesmo, to nem ligando se é golpe, pode fazer fii, coisa linda
        importados sem aquele elefante de impostos junto…
        nossa, a mão já ta coçando…

        • Gilcimar China

          Duvido que o lobby das montadoras permitam isso. O Brasil vive de lobby para tudo o que há aqui.

          Se o lobby já forte pra caramba em vários países desenvolvidos, imagina aqui no Brasil.

          Agora rogo muito para que eu esteja equivocado.

      • Holandês Louco

        Vermelhinhos protecionistas e sindicatos irão à loucura se isso acontecer

        • Doccar

          A mortadela brasileira vai chiar!!!

      • Deadlock

        Isso não vai acontecer pois todas as fábricas vão fechar por aqui… Mas, sonhar não faz mal.

      • Bispo

        será uma festa…rs

      • Rodrigo A.

        “Um dos pilares do governo Temer”?? Como assim??

        • th!nk.t4nk

          Mais respeito com o Presidento… he he he

          • Rodrigo A.

            A carência do brasileiro por um político honesto (que faça alguma coisa que preste para o país) é de dar pena

      • Nelson Oliveira

        Tomara que venham mesmo, cara, porque tá demais carro 1.0 chegar a 50 mil

      • DiMais

        pode abrir o mercado, mas se mante a atual cotação do dólar… esquece! continua tudo muito caro..

      • João Silva

        Sim e privatizar o resto do Brasil como FHC começou a fazer. Tem que tirar o PT PMDB e PSDB esses são os cânceres do país.

    • GPE

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eduardo Brito

    Esse motor aqui só lá pra 2020 ou depois…

    • Ailton

      Eu ia falar 2050, tú és otimista…

    • Deadlock

      Agora que tão fabricando o 1.4T por aqui, pode esquecer…

    • Gustavo73

      O motor já está aqui na versão 1.4 e 1.6 ambos são EA211, agora os apêndices mais sofisticados vão demorar seja pelo custo o porque a maioria dos concorrentes nem injeção direta e.trubo.

      • Eduardo Brito

        Foi isso que eu quis dizer…

    • Doccar

      Sera? O 1.0 TSi chegou primeiro no Brasil, depois na Europa.

      • Gustavo73

        Chegou primeiro no Up. Já exitia no Polo e Golf na Europa

  • Impala_67

    Em breve no Gol G18

    • thi

      Já??

  • Decio Antonio Bozo

    2018 será o ano de muitas novidades da VW no Brasil.

    Esse ano teremos nova Tiguan e nova Amarok no Salao de Automóveis.

    Ano que vem Golf de entrada com motor 1.0 TSI no lugar do 1.6 MSI que não pegou e sua produção ja foi interrompida, quem sabe o 1.5 ja vem pra substituir o 1.4 ano que vem. E o GTI continuara sendo feito no Mexico, esse papo de produção de GTI no Brasil eh mentira.

    • Rodrigo Pasini

      É sério isso que a produção do 1.6 MSI foi interrompida?

      • Gabriel de Leon

        Não vi nenhuma informação sobre isso também. Qual sua fonte, Decio?

        • Decio Antonio Bozo

          Fontes de dentro da montadora Gabriel.

      • Gustavo73

        Não.

      • Bartolomeu

        Até agora não vi nenhum MSI rodando, 1/2 de Abril só venderam 254 Golfs, incluindo algum estoque de importado.

      • Decio Antonio Bozo

        Sim Rodrigo.

    • No_Name

      Tem fotos do Golf GTI na fábrica do Paraná, filho.

      • Decio Antonio Bozo

        As informações que eu tenho de dentro da montadora são essas.

    • Gustavo73

      O GTI é nacional isso é fato.

      • Decio Antonio Bozo

        Eu também tinha certeza disso.

        • Gustavo73

          Não há lógica alguma em esconder isso. O powertrain é importado e todos sabem.

          • Decio Antonio Bozo

            Bom…repetindo, informações de terça feira (24), GTI não será feito no Brasil, assim como o Jetta 2.0 TSI 211cv

            • Gustavo73

              Só uma versão dp Jetta é montada no Brasil, a Conforline e no sistema SKD ( a carroceria já vem pronta e pintada) as outras peças também são importadas do México inclusive motor e cambio ppr isso ele não é flex afinal a versão Trendline vêm do México e seria só a gasolina. O Highline continua importado ass como a Trendline. E a questão não se será ou não ele já é feito aqui inclusive já foi testado pelo Carplace.

    • cepereira2006

      E a produção das barras de torção de Golf e Audi também foram interrompidas?

  • V12 for life

    Faltou dizer que esse motor é modular, e logo terá versão diesel para substituir o 1.6 TDI.

    • Gustavo73

      Não acho que esse seja assim. É só a evolução do 1.4 tsi. A Volvo sim lançou um motor assim.

      • V12 for life

        Quando a VW informou que estava desenvolvendo esse 1.5 disse que seria modular com a tal versão diesel para substituir o 1.6TDI, mas com se trata de um EA211 não deixa de ser uma evolução do do 1.4, de qualquer forma temos que esperar para ter certeza.

        • Gustavo73

          Não lembro desse detalhe dele ser modular. Mas realmente falaram que o 1.6TDi seria substituído por um 1.5 TDi.

  • Wagner Lopes

    Nossos mexânicos aqui na terrinha vão adorar “mexer” em um motor como este…kkkkk.

  • Bruno Bayern

    tecnologia = VW

    • Diogo Oliveira

      KAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKKAK

  • Mr. Car

    Ah, um up! com esta belezinha, he, he!

  • Atley jackson

    Quero ver meu “mecânico de confiança” acostumado a mexer em AP 1.8 ou 1.6 “bielão” kkkkkkkkk chega a ter um infarto kkkkkkk

  • thi

    Volks sendo alemã pura! Eterno parabéns Volkswagen .obra prima

  • th!nk.t4nk

    10% mais econômico que o 1.4, e ainda mais forte… Aí sim!

  • Wellington Myph13

    Ah meu sonho por uma linha assim:

    1.0TSI – 80cv – 15kgfm@1500RPM – up! – Gol – Voyage – Saveiro
    1.0TSI – 120cv – 18kgfm@1500RPM – up! – Gol – Voyage – Saveiro – Taigun
    1.5TSI – 130cv – 20,4kgfm@1500RPM – Gol GTI – Voyage Highline – Saveiro Sport – Taigun Highline
    1.5TSI – 150cv – 25,5kgfm@1500RPM – Golf – Jetta – Tiguan – Passat Comfortline
    2.0TSI – 180cv – 32,5kgfm@1500RPM – Jetta Highline – Tiguan Highline
    2.0TSI – 230cv – 38,5kgfm@1500RPM – Golf GTI – Jetta R-Line – CC – Passat Highline
    3.0 V6 FSI – 280cv – 39,0kgfm@2900RPM – Touareg – Tiguan R-Line
    4.2 V8 FSI – 360cv – 45,4kgfm@3500RPM – Touareg R-Line – CC R-Line (exagerei? kkkk)

  • Matheus Cavalheiro

    Com essa taxa de compressão, não fica difícil para nossa gasolina, que teoricamente aguenta até 10:1?

    • th!nk.t4nk

      Farão a mágica de mexer no ponto de igniçao e boa sorte… “Tecnologia” brasileira.

    • Eng Turbo

      Nossa gasolina aguenta até 13:1 (Sério!!) Isso por causa do alcool e da água na proporção do proprio alcool (+-5%)
      O GM VHC-E tem taxa de 12,6:1

  • pgoytaca

    E o software pra diminuir a emissão de poluentes, será que já adaptaram para os motores a gasolina?

  • Marcelo Ceno Dutra

    Isso na mão de um brasileiro negligente com a manutenção deve ser sensacional

  • ALVIN_1982

    Com taxa de compressão de 12,5:1 é praticamente um motor à Etanol, logo não teria dificuldade para se tornar flex no Brasil.

  • Fabão Rocky

    Bem q poderia colocar um motor desses num Gol p/ competir c/ Punto T-Jet e Sandero RS.

  • Edson Fernandes

    NA vendo reportagens de fora, eu vi que o turbo já é de geometria variavel mas é o primeiro que conta com ignição elétrica e propria da turbina. Como isso funciona? há um dispositivo eletronico para controle das faiscas de contato e que fará a mesma trabalhar numa temperatura mais alta que as turbinas comuns e dessa forma conseguindo melhorar a queima de combustivel.

    • Gustavo73

      Essa eu não tinha lido. Mas falam que funciona no ciclo Miller(Atkinson + turbina) e não no otto.

      • Edson Fernandes

        Opa, isso é novo realmente. Mas o turbo em sí não.

  • The Monster Man

    TGV só em esportivos? Minha pick-up 2013 possui o sistema, ainda, que evolução em VW, ganhou litragem e perdeu 5kgfm de torque em relação ao 1.4 atual.

    • Gustavo73

      Sua picape é a diesel, está se falando de motores a gasolina. E não ele não perdeu 5kgfm de torque já que está se falando da variante menos potente do 1.4 Tsi com 125 cv 20 kgfm. Não foi divulgado o torque da variante de 150cv.

      • The Monster Man

        Exato ela é a diesel e não esportiva, ai está o erro.

        • Gustavo73

          Novamente eles estão se referindo a motores a gasolina.



Send this to friend