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Volkswagen Meteor é o novo caminhão extrapesado fabricado no Brasil

Volkswagen Meteor é o novo caminhão extrapesado fabricado no Brasil

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de lançar um novo caminhão extrapesado no mercado brasileiro, o Meteor. Oferecido nas versões 29.520 6×4 e 28.460 6×2, ele chega junto com o renovado Constellation 33.460 6×4.


O trio aparece com motor MAN D26 de 13 litros, que tem potências de 460 e 520 cavalos. Para produzi-lo em Resende-RJ, a VWCO investiu R$ 1 bilhão na planta fluminense.

Desenvolvido por um corpo técnico de 150 profissionais, o Volkswagen Meteor tem 1.000 peças novas em relação ao Constellation. Toda a linha de produção agora integra a chamada Indústria 4.0.

O Meter 28.460 6×2 foi desenvolvido para puxar cargas de 48,5 até 53 toneladas. Com 233,7 kgfm, o extrapesado possui transmissão Traxon com 12 ou 16 velocidades.

Já o Meter 29.520 6×4 tem 254 kgfm, podendo tracionar de 57 a 74 toneladas de carga, também usando a mesma caixa de câmbio, mas com tração nos dois eixos traseiros.

Por fim, o Constellation 33.460 6×4 foi desenvolvido para operações mais pesadas, indo de 74 a 125 toneladas de tração, podendo atuar também no fora de estrada.

Volkswagen Meteor é o novo caminhão extrapesado fabricado no Brasil

Equipado com dois tanques de plástico de 630 litros ou dois de alumínio com 940 litros, o Volkswagen Meteor tem ainda suspensão 170 kg mais leve, usando ainda feixes de molas ou câmaras pneumáticas.

Na suspensão metálica, o eixo dianteiro possui molas parabólicas, enquanto os eixos traseiros usam semielípticas. Os novos caminhões já estrearam a pré-venda com 210 unidades encomendadas no país.

A cabine foi inteiramente desenvolvida no Brasil e vem com bom espaço interno e altura suficiente para o motorista, bem como diversos itens de conforto e comodidade, como o ar condicionado automático e uma tecla personalizável em até 50 botões.

O habitáculo tem materiais que podem ser lavados e possuem alta resistência, bem como cluster e demais comandos são voltados para o condutor, que ainda tem banco com suspensão pneumática e cabine leita com iluminação ambiente em LED. A cabine possui teto em material composto para reduzir peso e possui estrutura de segurança padrão Europa.

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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