*Destaque China Lançamentos Mercado SUVs Volkswagen

Volkswagen mostra Tharu e Tayron – Alemã promete 10 novos SUVs para o mercado chinês

vw-tharu-tayron-4 Volkswagen mostra Tharu e Tayron - Alemã promete 10 novos SUVs para o mercado chinês

A Volkswagen apresentou o Touareg 2019 na China como forma de mostrar a importância daquele país para as vendas da marca alemã e também seu papel no segmento de SUVs, que cresce agressivamente em todo o mundo. Atrasada nesse jogo, a montadora de Wolfsburg lançou uma ofensiva no território dos utilitários esportivos com nada menos que 12 modelos anunciados até 2020, sendo 10 novos, apenas por lá.



Mas, é evidente que o que acontece hoje na China, reflete em outros mercados. Para matar a curiosidade do consumidor chinês, a VW apresentou junto com o Touareg 2019, outros modelos, mas pelo menos dois deles foram vistos pela primeira vez. Antes, porém, é importante dizer que T-Roc e Tiguan ainda possuem papéis decisivos nessa nova ação da marca na China, sendo que o primeiro chega em versão longa e o segundo com uma opção plug-in hybrid ou PHEV.

Mas nem Touareg, nem T-Roc ou muito menos Tigual L PHEV nos interessam. Dos dois inéditos no palco da VW na China, um deles é o chamado Tharu ou projeto Tharu. O nome Tarek foi revelado na Argentina e deve ser usado quando este for feito naquele país. O outro na apresentação não tinha um nome em específico, mas a dica foi dada através da descrição em GC no próprio vídeo oficial do evento, onde o nome Tayron aparece ao lado de ID Crozz, T-Roc, Tiguan L, Tiguan PHEV, Tharu, Touareg e Teramont (Atlas chinês).

vw-tharu-tayron-4 Volkswagen mostra Tharu e Tayron - Alemã promete 10 novos SUVs para o mercado chinês



Tharu

Antes, vamos falar do Tharu (nome que deve ser usado na China). O modelo é apresentado no evento apenas como “Powerful Family SUV”. A proposta é de um SUV compacto bem espaçoso para a família e este será feito pela SAIC-VW. Ele é baseado na plataforma do Skoda Karoq, que também já está sendo feito pela Shanghai por lá. Ainda não se sabe o tamanho dele, mas é provavelmente que fique em torno de 4,4 m. O entre-eixos, porém, deve ter os mesmos 2,64 m do SUV tcheco.

Seu papel é mais global que o dos demais, pois será vendido na América Latina (produção argentina), América do Norte (produção mexicana), Rússia e China. Ele ainda pode ser fabricado na Índia. Nas descrições, a VW indica que o Tharu não será vendido na Alemanha, ou melhor, na Europa inteira. Isso porque T-Roc e Tiguan cobrem essa lacuna por lá.

vw-tharu-tayron-4 Volkswagen mostra Tharu e Tayron - Alemã promete 10 novos SUVs para o mercado chinês

Como revelado recentemente em um esboço, o Tharu tem forte inspiração no Atlas, compreendendo assim um conjunto ótico duplo com repetidores de direção logo abaixo e na mesma lente. O aspecto frontal é mais robusto e menos fluído. Ele apresenta colunas C destacadas e lanternas em L. O interior não foi revelado, mas nos flagras, aparenta ser totalmente novo e com uma multimídia com comandos físicos apenas de um lado. O cluster digital é o Active Info Display.

Na motorização, o Tharu deve receber motores EA211 1.4 TSI de 150 cv na China, mas o 1.2 TSI com 110 cv pode ser oferecido também, ambos com DSG de sete marchas. Aqui, o primeiro é a opção mais lógica, dada sua missão de combater o Jeep Compass. Já nos EUA, o Tarek ou Tharu deve receber o mesmo propulsor, mas com Tiptronic de 8 marchas.

vw-tharu-tayron-4 Volkswagen mostra Tharu e Tayron - Alemã promete 10 novos SUVs para o mercado chinês

Tayron

Sempre quando comentamos sobre a VW China, falamos que as duas sócias locais são como rivais dentro do portfólio da alemã. Parece estranho haver competição dentro da própria marca, mas isso tem tido um bom resultado no ambiente chinês. Assim, quando uma recebe um produto, a outra também precisa ter um equivalente. Assim, surge o Tayron, como um produto da FAW. Mas o que ele é? A designação de sua função na apresentação já indica isso: “Advanced Mid-size SUV”.

Trata-se de um equivalente da FAW para o SAIC-VW Tiguan L. Como SUV de porte médio, o Tayron terá a missão de estar no lugar onde o Tiguan europeu deveria se estivesse presente no mercado chinês. Ou seja, o novo utilitário esportivo terá o mesmo porte do irmão feito na Alemanha. As medidas ainda não foram anunciadas, mas pelo que se pode ver nas fotos, a MQB parece ter os mesmos 2,68 m do Tiguan alemão e do T-Roc chinês. A traseira encurtada também revela um porte menor que o Tiguan L, que chega aqui no mês que vem, vindo do México.

vw-tharu-tayron-4 Volkswagen mostra Tharu e Tayron - Alemã promete 10 novos SUVs para o mercado chinês

Com linhas bem fluídas, o Volkswagen Tayron aparece como o mais interessante em estilo no evento da VW China, tendo linhas suaves e colunas C bem elaboradas, passando uma impressão boa de movimento. Os para-choques com aberturas maiores nas laterais chamam atenção e na frente apresentam LEDs. As lanternas em LED possuem estilo próprio com dois quadrados de luz em cada parte da lente, enquanto os faróis duplos são integrados à grade. Esses são sinais de que apenas os chineses terão esse SUV.

Volkswagen Tharu e Tayron – Galeria de fotos

COMPARTILHAR:
  • rkimwb

    O Tharu/Tarek está bem interessante! Tudo vai depender do preço: ou a VW precifica como o Polo para ser competitivo no segmento ou então precifica como fez com o Golf para ser só mais um no mercado.

  • Hugo Leonardo

    Tharu, Tarek, Tayron, que nomes horríveis! Parece nome de monstro do Jiraiya.

    • Pedro Evandro Montini

      Pior que decorar todos esses nomes esquisitos, vai ser saber qual carro é cada um. Nem vou perder tempo.

    • BillyTheKid

      Pelo menos não é WR-V, HR-V, CR-V, C-HR, &&?!-K, POOIT(1#-XY, enfim…

      O que aconteceu com os nomes de correntes de ar, de pedras preciosas, palavras que passam uma boa impressão, ou mesmo simplesmente números?!

      • Matheus Conrado

        tem a ver com a tradição da marca de dar começando com T para os SUV, Touareg,tiguam…. ai vao inventando qualquer coisa com t pra denominar os suv

    • Osni Duarte

      Compass até que soa bem, mas se traduzido fica “Bússola”. Pajero pode significar masturbador em países de língua espanhola, mas soa bem no Brasil. A questão da sonoridade varia conforme o mercado. A Mazda tem um modelo chamado Laputa. Ficaria bem aqui? Por mais estranho que pareçam, ao menos esses nomes não parecem significar alguma coisa, sendo assim servem a a mais mercados.

      • Cesar

        Esqueceu : Picasso, picanto, chana, besta.
        Alguns fabricantes não se importam outros sim como por exemplo o caso da mitsubish com o pajero que não utiliza este nome em países de língua espanhola. O próprio pajero i.o aqui mudaram de nome um tempo depois porque as pessoas associavam o i.o com 1.0.

    • Renato Duarte

      “Parece nome de monstro de Jiraya”. Talves é muito melhor do que se a Volks tivesse se inspirado nos atuais personagens da Disney. Pensa na frescuragem que seria ?? hahahahahaha

    • silvio silva

      So falta o Tunga…….

    • Isaac Ferreira Santo

      kkkkkk. Também acho. SUV medio poderia ser o TIGUAN para todos os mercados

    • Unknown

      Realmente estes nomes são horrorosos! Devem ser bons para o mercado chinês!

    • leomix leo

      Tayrone cigano, kkkkkkkkkk me fez lembrar desse cantor de arrocha.

  • Diego HONORATO

    E segue a dominação mundial dos SUV…10 SUV’s??? ou seja…uma marca vai ter 15 SUV, mais os skoda e seat….

    • No_Name

      Crossovers para todos os gostos e bolsos. Acho que estão exagerando nessa idéia de que o mundo “acabará” em crossovers. Muita gente ainda prefere hatch, sedã e peruas.

      • RRodrigo Souza

        as vezes não é preferencia, e sim o que cabe nos bolsos , por exemplo o carro que eu tenho hoje não é o carro que eu sempre quiz, comprei pois foi a melhor opção que achei no momento e melhor forma de pagamento. pois se ele nao tivesse aparecido eu teria pego um carro mais inferior ainda de ano e preço inferior,mas gastaria muito mais pois teria que financiar.Se eu pudesse compraria um carro confortavel e completo. Infelizmente sofro sem ar condiciona, e com a direção mecanica do meu ford ka. mas sem ele estaria andando com um carro dos anos 90 pagando financiamento

      • Diego HONORATO

        Tudo vai virar crossovers. Peruas estão morrendo…Hatchs tão virando mini suvs. Não me surpreenderia se os sedans ganhassem suspensao elevada e para barros.

  • Kleber Andrade

    O Tayron seria mais interessante para américa latina, pelo menos se diferenciaria do atlas/teramont. O tharu é praticamente um versão menor do atlas/teramont.

  • Fanjos

    Chuva de SUV!!!

    SOCOOOOOOOORROOOOO!

  • Natán Barreto

    Ao contrario do Touareg, nenhum desses dois saiu bonito. O Tayron tem à frente q me lembra o Civic atual.
    Mas as linhas estão genéricas e sem nenhum “tcham”

    • Cesar Oliveira

      A maioria dos SUVs são assim, com desenhos bem mais comportados em relação aos carros baixos das mesmas marcas.

  • Hugo Henrique Silva Lange

    chorões! hehehehe
    SUV sera o estilo do momento por algum tempo… bem como ja foi o tempo dos sedãs, SW e por ai vai. quero ver esse mimimi todo se ainda existir isso aqui qnd a onda for dos elétricos. so para constar, sinto falta demais das peruas… aoooo vontade !

    • Maycon Farias

      Concordo, não tenho nada contra SUV. Os carros nunca foram do mesmo formato a vida toda, desde o primeiro de tempos em tempos os gostos e preferências mudam. Assim como os combustíveis mudam, as cores, os itens. A humanidade é muito difícil para coisas novas, parece que eles se acostumam com algo e se fecham para outras.

      • Hugo Henrique Silva Lange

        o ser humano não se adapta tao facilmente a mesmice, mas em alguns casos não tem muito que fazer. Tenho hj um SUV e aguardo o retorno das SW… um dia quem sabe! rs

  • Emygdio Carlos

    Esses nomes são engraçados. Parece-me que foram extraídos de desenhos japoneses. Lembrei até do vilão daquele desenho animado (filme) Kung Fu Panda!

    • Fabricio Watanabe

      Carai, pensei a mesma coisa. Kkkkkkkk

  • Fabio Marquez

    Mas o SUV da primeira imagem é um Tiguan…

    • Raimundo A.

      Não é o Tiguan, mas o Tharu. A primeira, segunda e terceira imagens, de cima para baixo, são o mesmo veículo vide as rodas, emblema lateral na caixa de rodas como há no Virtus e no Polo, frente, etc. A frente do Tharu é uma mistura do Atlas, grade e faróis com o Tiguan, para-choque. A lateral lembra o Tiguan. É o mal da VW fazer veículos muito parecidos.

      • Cláudio Modesto

        Todos são iguais. Tem que ler o nome pra saber qual é.

  • Gostei do Tayron, faria sucesso aqui no Brasil se viesse com um preço bacana.

  • Speed Racer

    A beleza não é o forte desses novos Volkswagens…

  • EDU

    Ou seja se tratando de design da VW E tudo ctr C ctr V . Design sem graça na minha opniao claro. Logo mais tem os VW TOINHO , TIBURCIO e o TEMER kkkkk

  • CanalhaRS

    Esse Tayron está muito semelhante à aquele esboço do futuro Atlas 5 lugares dos EUA. Eu acho que ele pode ser a base do filhote norte-americana.
    Já o Tharu/Tarek/Trabuco/Tareco/Tabaca/Traveco é bem sem graça, realmente um clone “xing ling” do Tiguan…se não for bastante modificado quando vier para essas bandas, além de ter um preço abaixo do Tiguan, não vai fazer nem cócegas na concorrência.

  • Rodrigo

    Gostei mais do Tayron…

  • No_Name

    O Tarek apesar de ser um low cost do Tiguan, apresenta design melhor que este. O Tiguan parece ter vindo dos anos 1990 com aquela frente tristonha e quadrada.

  • evandro santana

    Belos Suv s tirando os nomes.

  • Ramon Nascimento

    com o preço praticado neles pela VW não tem como não sair de linha, o Golf não saiu pq seria o ultimo tiro no pé;

    • Gil de Piento

      De que adianta, se ela lança Polo 1.0 aspirado por 50 mil?

  • Marco Correa

    Pavorosos!

  • sigma7777777

    Polão (Polo altinho com desenho frontal pseudo-SUV).

  • Cesar

    Já foi definido pela VW que aqui o nome não será Tharu e sim Kharu

  • Erivelton Freitas

    Dois carros que são apenas OK! Não duvido que sejam recheados de tecnologia e mimos, assim como tenham um bom motor e câmbio, mas o visual simplista e o preço devem afastar aqueles que buscam algo para ‘impressionar’ e que seja mais barato!

  • zekinha71

    Táumazona esses nomes dos suvs da VW, nem sei mais quem é quem.

  • Bruno Alessandri

    Pra mim o ideal seria a VW colocar essa frente do Tayron no Tarek.

  • Leko Correia

    Estou profundamente perdido nos nomes dessa linha de SUV da VW.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email