Elétricos EUA Mercado SUVs Volkswagen

Volkswagen muda estratégia para elétricos a fim de bater Tesla

volkswagen-id-crozz-frankfurt-2 Volkswagen muda estratégia para elétricos a fim de bater Tesla

A Volkswagen mudou sua estratégia de produto em relação aos novos modelos elétricos derivado do conceito I.D. Agora a ênfase do grupo alemão é ter logo de cara um SUV de propulsão 100% por energia. O motivo não é somente o boom nas vendas do segmento, mas poder bater a Tesla, que passa a ser considerada o principal rival no futuro, em detrimento de outras marcas.



Herbert Diess, CEO da Volkswagen, disse: “Com seu modelo de negócios inovador, a Tesla não só será confinada ao segmento premium, mas também tentará lançar suas capacidades no segmento de volume. É por isso que nos concentraremos fortemente na Tesla e menos na Toyota ou Hyundai na futura competição”.

A ideia inicial era focar as vendas com o hatch derivado do I.D. que, de acordo com pretensões da marca, chegaria aos EUA custando algo em torno de US$ 8.000 a menos que o Tesla Model 3. No entanto, o curso da história da Volkswagen neste novo mercado de carros elétricos passa agora por um segmento mais forte. Segundo Michael Jost, chefe de estratégia de produto da VW, “nos EUA, vamos encontrar Tesla mais cedo do que o planejado com um modelo de identificação adequado”.

volkswagen-id-crozz-frankfurt-3 Volkswagen muda estratégia para elétricos a fim de bater Tesla

Em entrevista para a revista Automobile Week, Jost revelou que a Volkswagen colocará um produto competitivo entre os Model 3 e Model S. A promessa é de um modelo que terá custo, autonomia e desempenho de acordo com as características do mercado americano. O plano é estabelecer o produto em 2021, mas pouco depois do esperado Model Y, que será o intermediário entre os dois produtos atuais.

Sabe-se que a Volkswagen vai lançar no mercado dos EUA e China um SUV de porte médio com propulsão elétrica, derivado do conceito I.D. Crozz, ficando ao lado dos modelos Tiguan e Atlas, ambos presentes nestes dois países. A estimativa da VW é que em torno de 500 mil unidades do segmento de SUVs elétricos serão vendidos anualmente.

Jost continua: “Com nossos kits elétricos, estamos muito à frente da concorrência. Construiremos vários milhões de veículos para os principais mercados dos EUA, Europa e China”. O executivo completa: “Nós não desistimos dos EUA. Nossa estratégia SUV será de importância fundamental”.

Ainda não está claro quanto custará esse produto, mas se ficar numa faixa entre US$ 25 mil e US$ 30 mil com incentivos fiscais, já estaria entre Tiguan e Atlas, com chances reais de bater o Model Y, que deve ser vendido bem acima do Model 3, apesar da desconfiança da VW sobre isso. Um SUV elétrico e barato significa volume no mercado americano e seria isso que Elon Musk estaria planejando para o futuro, dobrar a linha de entrada com um produto de segmento competitivo.

Quando à Volkswagen, o SUV elétrico de acesso não estará sozinho, pois o I.D. Lounge é uma proposta mais ousada, com um utilitário esportivo de capacidade ampliada. Ainda não se sabe quantos passageiros levará a bordo, mas seis ou sete pessoas traria as famílias americanas para dentro da gama VW.

[Fonte: Automobiloche]

  • Tochio

    Acho que a VW vai ser pioneira em elétricos !

    • A matéria ja diz a pioneira esta sendo a Tesla!

      • Tochio

        Sim, o que quero dizer é que a VW vai ser a pioneira no futuro não tão próximo !

        • Jorge Osório Cortese Magalhães

          A VW poderá ser líder no futuro, mas pioneiro significa precursor, quem inicia algo novo.

          • Gu92

            Mas aí pesa o fato de os carros elétricos existirem a mais de 100 anos, só que agora vieram pra ficar, então o pioneiro foi quem teve a ideia do carro elétrico no inicio do século passado!!

            • Então a pioneira foi a Mercedes-Benz kkk que alias nem chamava Mercedes na época. o Carl-Benz.

            • Jorge Osório Cortese Magalhães

              Que não foi a VW. E, ainda, ninguém poderá ser pioneiro “no futuro”…

          • Deadlock

            Pioneira na nova fase dos veículos elétricos foi a Tesla, que foi a primeira a apostar num mercado puramente elétrico. Os veículos elétricos já existiam desde o o final do século XIX, quando dominavam, até John D. Rockefeller encontrar outro uso para o petróleo, oferecendo gasolina, após o declínio do querosene iluminante- então principal produto da sua petroleira, causado por Nikolas Tesla, que desenvolveu a rede elétrica baseada na corrente alternada. A VW está longe de ser pioneira nesse campo.

    • leomix leo

      O sul africano já fez isso, agora todo mundo vai acompanhar o bonde.

    • th!nk.t4nk

      Corrigindo seu post: a VW deverá ser a pioneira na massificação da eletromobilidade. Aí sim concordo.

  • foraTemerGloboTrumpBrexit

    vai demorar

    • th!nk.t4nk

      No Brasil, sim. Mas nos países desenvolvidos o boom dos elétricos deve ocorrer antre 2020 e 2030. Tá bem perto, na verdade.

  • Leandro Jose Teodoro

    Torço pela competição, tendo agora um Player fortíssimo. Isso para nós será muito benéfico em termos de custo e qualidade. E mesmo as outras, senrindo-se ofendidas devem dar uma resposta à altura, mesmo que seja se unindo a concorrência para desenvolverem produtos rentáveis.

    • Costarlc

      Concordo com Vc. Acredito que esse segmento só crescerá quando as grandes montadoras entrarem na disputa. O grupo VW é forte, mas, é preciso que a Toyota, PSA, GM entrem forte. Acho que o que ainda dificulta esse desenvolvimento estão nas baterias, ainda é necessário um desenvolvimento maior, afim de proporcionar ao usuário maior autonomia e uma quantidade de ciclos maior para propor um produto mais durável e economicamente viável.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend