Esportivos EUA Sedãs Volkswagen

Volkswagen não descarta um Jetta R com 300 cavalos nos EUA

Volkswagen não descarta um Jetta R com 300 cavalos nos EUA

A Volkswagen está ampliando a linha de esportivos R na Europa e parece que pretende fazer o mesmo nos EUA. A ideia de ter carros comuns com potência em torno de 300 cavalos, estaria impulsionando a marca alemã a buscar novos clientes em segmentos menos óbvios, como crossovers compactos, SUVs e, nesse caso, sedã.


Embora ainda fresco no Salão de Chicago, o Volkswagen Jetta GLi 2020 já traz na bagagem uma ponta de DNA esportivo e na bagagem, uma possibilidade ainda melhor. Segundo Derrick Hatami, vice-presidente de Vendas e Marketing da VW nos EUA, a possibilidade de um sedã médio mais nervoso existe.

Ao ser questionado sobre um Jetta mais potente, da linha R, ele respondeu: “Nunca diga nunca”. Ele explicou que a Voplkswagen tem intenção de converter o modelo em um carro realmente esportivo, como as versões GTI e R do Golf. Então, em outras palavras, o produto feito em Puebla tem tudo para reproduzir com três volumes, o que o hatch faz muito bem.

Volkswagen não descarta um Jetta R com 300 cavalos nos EUA


Tecnicamente, a Volkswagen não teria muito trabalho em fazer tal modificação. O motor é o EA888 2.0 TSI já conhecido e a calibração no caso da linha R agora está padronizada em 300 cavalos com 38,7 kgfm. Isso seria suficiente para que o Jetta R tenha uma performance bem superior à da versão GLi, que tem o mesmo motor, mas com 230 cavalos e 35,7 kgfm.

Além disso, um câmbio manual de seis marchas ou o automatizado de dupla embreagem DSG de seis ou sete velocidades, completaria a oferta. O compartilhamento dos freios e ajustes de suspensão do Golf R contribuiria para uma pegada mais radical, assim como ocorre no GLi. Assim, ele empregaria discos de freio de 340 mm na frente e 310 mm atrás.

Fora isso, a linha R nos EUA ainda poderia contar com o Tarek. O SUV compacto-médio que a VW fará em Puebla, deve chegar ao mercado americano em 2021, ocupando a vaga do extinto Tiguan Limited (geração antiga) e poderia ser uma contraparte norte-americana ao T-Roc R europeu.

[Fonte: Motor Trend]

Volkswagen não descarta um Jetta R com 300 cavalos nos EUA
Nota média 5 de 3 votos

  • Rodrigo

    QUE RODA CARETA

  • Murilo Ramos

    E a tração integral?

    • ricmoriah

      Provavelmente sim, já que é da família R.

  • Ricardo

    Enquanto isso no Brasil, R só de visual!

  • Nicolas

    Nos EUA, na hora de alugar o Jetta é um carro meio que baixo custo e vem com 1.8 turbo. Difícil imaginar alguém pagando caro por um carro desses por lá. É como colocar 200HP em um Polo sedan e cobrar horrores no Brasil, melhor comprar algo superior.

    • Alvaro Mendes

      Concordo. Carro poular nos EUA. Com a variedade de opções que existe no mercado Americano será só mais uma opção, ainda mais em um mercado que esta extinguindo seus sedãs por diminuição na procura.
      Já vi vários depoimentos, inclusive de amigos, que não voltam mais para nenhum sedã após comprarem Crossovers ou SUVs.
      Sinal dos tempos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email