Argentina Montadoras/Fábricas Peruas Volkswagen

Volkswagen nega fim da SpaceFox após postagens de funcionários

Volkswagen nega fim da SpaceFox após postagens de funcionários

Alguns funcionários da fábrica da Volkswagen em General Pacheco, Argentina, publicaram imagens e mensagens nas redes sociais se despedindo da perua da marca, a Suran, que aqui é conhecida como SpaceFox. As postagens dos empregados na linha de montagem do produto chamam atenção para “a última Suran”.


As despedidas dos empregados incluem desde a citação ao ex-presidente Néstor Kirschner, que inaugurou a produção da perua em 2006, até agradecimento pela inclusão de mulheres na linha de produção. Pelo que se vê nas fotos, parece mesmo que se trata do último exemplar da SpaceFox.

Volkswagen nega fim da SpaceFox após postagens de funcionários

Porém, a Volkswagen Argentina disse que na verdade se trata do último exemplar feito este ano, pois a produção da perua só será retomada em fevereiro do próximo ano. Por conta da crise no país vizinho, as vendas de carros novos despencaram e as fábricas estão reduzindo o ritmo para que os estoques não fiquem grandes demais.


Isso justificaria a paralisação da produção da SpaceFox, que no caso ficará mais de dois meses sem ter uma única unidade saída de General Pacheco. Ainda assim, é de estranhar tanta atenção dos funcionários com o último carro feito no ano, como se o mesmo de fato fosse o exemplar final do modelo, algo bem típico quando se encerra a fabricação de um modelo.

Volkswagen nega fim da SpaceFox após postagens de funcionários

Rumores locais falam que a produção da SpaceFox se encerra mesmo em 2019, mas não se sabe a data e com possibilidade de estoques irem até 2020, quando a fabricação do Tarek deve assumir a cota da perua. Desde 2006, a familiar vendida como Suran tem vendas regulares na Argentina.

Seu pior ano foi o de lançamento, com menos de 5 mil unidades e o melhor ocorreu em 2012, com mais de 26 mil exemplares. Nas vendas até outubro, a Suran vendeu 9.208 exemplares. No Brasil, a SpaceFox emplacou 4.800 unidades de janeiro a outubro, mais do que a Fiat Weekend com 3.015.

[Fonte: Autoblog Argentina]

Volkswagen nega fim da SpaceFox após postagens de funcionários
Nota média 4.5 de 6 votos

  • Domenico Monteleone

    Cheira a fim de produção mesmo, defasada e só vendia regularmente por lá, aqui já é um fantasma faz tempo não faz sentido manter em linha.

  • SDS SP

    Só inocente acha que esse carro vai ficar mais alguns anos em produção e com números de vendas tendendo à insignificância.

    • Gustavo

      T-Cross e principalmente Tarek vão substituir essa mini perua.

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        Problema que a SpaceFox completa tá R$ 65 mil, o T-Cross mais básico deve ser R$ 85 mil

  • Dod, o verdadeiro

    Um dinossauro, mas se fosse vendida aqui completa com o 1.6 16v e câmbio automático por R$49.990 eu aposto que venderia bem.

    • Zé Mundico

      De ilusão também se vive…R$ 49.990…..pode ser em 120x sem entrada e sem juros?…kkkkkkk

      • Edilson

        tem o fox connect por 49.990

      • Dod, o verdadeiro

        Mas cê tá bravo?
        Esse engodo não vale mais que isso. E ainda tem que vir com a naftalina para tirar o cheiro de mofo que essa velharia caquética tem.

    • mjprio

      concordo. Não sei se com AT, mas acho que uma manual por 49,9 com o trio eletrico e CMM 55 mil a AT com RLL e bancos em couro seria uma boa

  • Rodrigo

    Coincide com a provável data de lançamento do T-Cross que, embora a fabricação ocorra aqui, vai matar qualquer sopro de sobrevida da perua Fox.

    • MonHoe

      Aqui ela deve morrer com a chegada do T-Cross, mas acho que fique mais um tempo na Argentina

      • Gustavo

        Sim, lá vende o dobro daqui.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Problema que a SpaceFox completa tá R$ 65 mil, o T-Cross mais básico deve ser R$ 85 mil. Quem podia comprar somente um carro como a SpaceFox por causa do espaço e preço, deve migrar pro sedan Virtus ou uma SUV chinesa Tiggo 2.

      • Rodrigo

        Eu achava que a SpaceFox mais completa superasse os R$80 mil. Lembro de ter lido algo assim

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          Não não, no site tá 65 mil, 80 mil é a wekeend, acho q até passa dos 90 mil

        • Gran RS 78

          Mais de 80 mil era a Spacecross, que é praticamente impossível de se ver nas ruas.

  • Oliveira

    logo morre uma das últimas representantes das peruas abaixo dos R$100 mil.. :(

    • D34D P00l

      Pra ter um modelo velho como esse, é melhor nem ter.

      • Oliveira

        velha!? então lhe apresento os Fiat’s Weekend, Strada, Dobló e os motores 1.8 da GM..

        • Deivid

          Esses modelos citados deixaram de usar o 1.8GM no início da década.

          • Oliveira

            interpretação de texto, bora melhorar a sua.. se prestar atenção ao que foi escrito, percebe que citei quatro itens.. o três primeiros sendo modelos da Fiat, os quais permanecem, grosseiramente falando, os mesmo carros desde seus respectivos lançamentos; já os motores 1.8 da GM são basicamente os mesmos desde a década de 80/90, (do Monza lembra??), apenas sendo adaptados ou modificados a cada certo período de tempo.. tanto são que têm cerca de 30 cv a mais desde quando foram lançados, sendo que motores atuais com mesma litragem ou até mesmo de menor litragem, têm bem mais potência.. eg: o motor da Ford, 1.5 Dragon com 3 cilindros e 137 cv..

  • Ricardo

    Poderia substituir por aquela genérica que tem na Europa.

    • th!nk.t4nk

      A Sportsvan? Se for, infelizmente sai bem mais cara (por ser baseada no Golf).

      • Ricardo

        Sim.

        • th!nk.t4nk

          Podia ser mesmo. É uma minivan excelente, melhor que qualquer SUV de entrada em praticamente tudo.

      • Pedrov154

        Ou então poderiam fazer um Polo Variant.

        Pena que é um sonho muuuuito distante…

  • Paulino Lino

    Um excelente carro e que realmente merece ser continuado!

  • GreatU2

    Cada dia fico com mais medo da idiotice humana. Black Mirror retrata bem isso.

    Qual é a necessidade de POSTAR uma foto dessas? Principalemente quando ainda não foi oficializado o fim da produção.

    É cada idiota com celular hj… pqp…

    • Itamar

      pois é, depois é mandado embora e reclama.

    • Gustavo

      Necessidade de aparecer registrando um fato histórico, atualmente muita gente vive de auto promoção.

      • Tibúrcio

        Só faltou o fato histórico.

    • TchauQueridos

      É a modinha das redes sociais!

  • CanalhaRS

    Fox e SpaceFox foram a maiores porcarias que a VW já criou no Brasil. Já deveriam ter saído de linha a séculos.

    • JOSE DO EGITO

      Me lembro quando a VW da Noruega estava dando um FOX de brinde na compra de uma Tiguan kkkkkk caiu ainda mais as vendas!!! Os Noruegueses nao sao otario nao !!!!

      • Dod, o verdadeiro

        Na Islândia também deram. O Fox tem fama de lixo em todos os países onde foi vendido, do norte ao sul da Europa, de leste a oeste daquele continente. Uma vez li em um fórum português uma discussão onde reclamavam da qualidade do Fox e alguns até cogitaram que o modelo mandado para Portugal era de qualidade inferior ao brasileiro, porque aqui ele vendia bem e eles não entendiam “como no Brasil tem tantos deles a rodar”, então a única explicação plausível para isso era que o vendido aqui tinha mais qualidade do que o enviado para eles (é tão cômico que nunca esqueci dessas palavras).

        • Retrato do Papai

          Mas realmente aquele fox g1 era horroroso, nem tanto externamente, mas o interior era uma porqueira danada, só não conseguia ser pior que o sandero. Já o fox g2 é um abismo de diferença.

    • Eu discordo. Acho o Fox muito mais interessante que o gol.

      • D34D P00l

        Gol tem o ultra luxuoso(pra VW que dosa tecnologias básicas a conta gotas) câmbio AT, só esse quesito faz dele um carro melhor, dada a proposta de carro de entrada urbano.

      • th!nk.t4nk

        É superior ao Gol sim. Mas ambos continuam sendo bem meia-boca. O Fox sempre esteve mais pra um Polo empobrecido. Já o Gol é uma aberração pra terceiro mundo, com uma ergonomia sofrível e economias de projeto absurdas.

        • Sem dúvida. Não acho que nenhum deles seja aquela coisa toda, mas de longe não é “O pior que a VW já lançou no BR”.

        • Retrato do Papai

          Considerando a concorrência, ser um polo pobre é até um ponto positivo hahaha

      • leomix leo

        Se não me engano, o que eu rodei uma vez era um imotion 2012/13, carro modesto, mais o câmbio não é lá essas coisas.

    • Gustavo

      Já andou nos 2 carros? Fox ainda vende bem… te digo que é um compacto bem acertado, nada de porcaria. Donos de SpaceFox que conheço só elogiam também…

      • D34D P00l

        Já andei como passageiro, o Onix parece um Rolls Royce comparado com esses 2.
        As portas devem ter a espessura de 1 dedo max, pesando 5kg cada. Se tiver crash teste deve tirar -1 de estrelas.
        Como citei acima, carro urbano sem opção de câmbio AT nem deveria existir, talvez com exceção dos subcompactos ultra baratos como o kwid e mobi.

        • Retrato do Papai

          Já teve crash test.

          Ps: foi superior ao rolls royce

          • leomix leo

            😂😂😂😂😂😂

          • Pedrov154

            Mas já teve teste do Fox no protocolo novo? Questiono isso pq tem carro que tirou 4 estrelas no protocolo anterior e zerou no novo.

            • Retrato do Papai

              no novo protocolo não teve, e com a futura saída do mercado, é bem difícil que tenha… o único carro que sei que passou de 4 para zero estrelas foi o ka (por conta do péssimo resultado no teste lateral), o 208 caiu para 2 e o palio para 1… pela grande familiaridade com o polo, é esperado que o fox não zere esse teste, ficando na casa de 1~2 estrelas, mas não deixa de ser achismo já que o polo também não foi testado…

        • Retrato do Papai

          Também andei em ambos e achei o fox melhor, esse negócio de “parece carro de segmento superior” que falam do onix não me engana, com mais atenção se percebe claramente que é só mais uma porqueira feita para países pobres. O fox também é popular de nascença, mas por baixo dos panos tem a ainda boa plataforma pq24 do polo mk4 e no seu auge teve os excelentes motores ea211 1.0 12v e 1.6 16v, controles de tração e estabilidade, entre muitos outros itens que o tal “roux roiçe” tupiniquim nem sonha em ter, tendo que se contentar com a plataforma de emergentes e motores dos tempos da brilhantina.

    • Duh

      Até hj não entendo como o povo gostou do Fox, inclina muito nas curvas, 1.0 é péssimo, parece espaçoso por fora mas até o Palio acomoda melhor, só tem altura.

    • Fabio Gambela

      Não sei como os donos desse site deixam qualquer um comentar esse tipo de idiotice, caiu muito em qualidade aqui.

  • Alguns recebem despedidas apoteóticas, outros uma festinha de fim de tarde…

  • Enzoando

    descanse em paz,perua amada ;-;

  • Paulo Martins

    Tirando as frotas da polícia, mais ninguém sentirá falta.

  • Tibúrcio

    Nem abala o mercado. O estoque deve durar por mais um ano

  • Natán Barreto

    Era só trazer a Touran como Spacefox e num preço equivalente ao da Spin teria seu público.
    Com o 1.0 TSI e tiptronic seria na medida.

  • Andre Cupertino

    Era pra ter saído em 2012, em vez da Parati. Tragam a Parati de volta atualizada!

    • Deivid

      Você sabia que a Parati que deixou de ser vendida em 2012 tinha a mesma plataforma do primeiro Gol vendido no país né?

  • mjprio

    coloquem a versão manual por 49,9 mil, como fizeram com a renault megane grandtour e a versão AT6 por 55, já com ar digital, bancos em couro e RLL pra ver se não vende heheheh

  • Foi tipo só para lembrar que ela ainda existe e está em linha hehehe

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email