Crossovers Segredos-Flagras Volkswagen

Volkswagen Nivus é flagrado no ABC paullista

Volkswagen Nivus é flagrado no ABC paullista

O Volkswagen Nivus, que até pouco tempo era conhecido como T-Sport, continua sua bateria de testes para alcançar o mercado nacional este ano. O crossover compacto da marca alemã foi visto pelo leitor André Menegasso.


Três unidades do futuro modelo foram vistas na rodovia Anchieta em sentido litoral, em São Bernardo do Campo. O Nivus é um desenvolvimento local e feito sobre a plataforma modular MQB-A0, utilizando a mesma base do Polo.

Volkswagen Nivus é flagrado no ABC paullista

Com muitos detalhes ainda não revelados, o Volkswagen Nivus deverá ter o mesmo entre eixos do Polo, porém, ele deverá ser maior em comprimento, podendo ter porte semelhante ao superior ao do T-Cross.

Assim, com 2,56 m de entre eixos, o Nivus deverá explorar uma condução mais próxima do hatch, ainda mais que o produto será mais baixo do que o esperado.

Volkswagen Nivus é flagrado no ABC paullista

A ser fabricado na planta da Anchieta, o VW Nivus deverá chegar ao mercado nacional com motor 1.0 TSI de 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol. O câmbio deverá ser manual de cinco marchas ou automático Tiptronic com seis velocidades.

Com proposta de preço abaixo do T-Cross, o Nivus deve explorar bem a faixa entre R$ 60.000 e R$ 90.000, talvez até oferecendo uma versão PCD com motor 1.6 16V de até 117 cavalos, como no Polo.

Volkswagen Nivus é flagrado no ABC paullista

Tendo um visual bem esportivo e atraente, o Volkswagen Nivus apostará em detalhes estéticos expressivos, como frente dotada de luzes diurnas diferenciadas, assim como lanternas traseiras em um fundo preto.

O novo crossover da VW estreará também uma nova multimídia com interface aprimorada e conectividade ampliada, podendo mesmo vir também com internet a bordo, o que aproximaria a marca da rival Chevrolet.

Volkswagen Nivus é flagrado no ABC paullista

Aliás, a tecnologia foi desenvolvida no Brasil e será utilizada em outros produtos da VW no exterior. Com o Nivus, a marca ampliará sua oferta de utilitários esportivos, que ainda terá a presença do Tarek argentino, assim como do Atlas Coupé e um inédito SUV de 4 m que substituirá o Gol.

Agradecimentos ao André Menegasso.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • 1 Raul

    Pelo que vi em fotos, parece um polo anabolizado. Parece algo feito nas coxas, e com a mesma cara de sempre. Não me agrada esta questão de family face da VW.

    • Raimundo A.

      Você viu o vídeo dele que mostra frente e traseira diferentes, além da alteração da coluna C? Talvez a maior semelhança com o Polo seja o formato do interior, mas compensará com um porta-malas maior, quem sabe até melhor que o do T-Cross.

      • Raimundo A.

        Agradeço ao Fabrício Sanches por não ter gostado do comentário. Agora, ao invés de apertar um botão, por que não diz o que não gostou no comentário?

      • Kaian Reis

        Ouvi dizer que o T-cross vai perder as versões com motor 1.0 TSI ficando esse motor só para o Nivus com duas configurações de potência lembrando que esse motor aqui no Brasil vai de 105 cv até 128 cv que ia no golf

      • 1 Raul

        Vi sim, mas não consegui me acostumar. Olhando de lado realmente parece que pegaram uma bomba e inflaram o polo, exceto pela coluna C, que realmente ficou com um caimento a la X6, Macan, etc. Isso achei legal, pois foge um pouco do padrão SUV.

        Resguardadas as proporções, podemos guardar similaridade com o que foi feito com as BMW sedãs e as versões GT, que tinham a suspensão mais alta, fazendo um paralelo com a anabolização do carro.

        Como disse lá em cima e em vários posts, essa questão do family face é negativa para quem pega os carros mais caros da gama, pois numa rápida olhada, se assemelha aos mais baratos.

        Mas opinião é que nem **, cada um tem o seu 🤣

      • Ric53

        Acredito que o T- Cross ficará mais caro pois o Polo GTS custa a parte de R$99.000 e o T-Cross 250 TSI R$110.000. Um Nivus GTS seria uma ótima pedida

    • Luke

      Se ao menos usasse a nova identidade visual da VW como os dos modelos ID e Golf 8, talvez poderia ficar interessante, mas a que ele deve usar parecida com a do Jetta realmente parece que vai ficar meio sem sal, uma pena, já que a identidade visual de alguns dos conceitos I.D é a mais bonita recentemente que vi na linha VW, poderiam adiantar esse estilo com o Nivus, mas pelo visto vamo ter que esperar outros carros pra estreiar isso (como o Golf 8 ou um facelift futuro no Polo).

  • Airplane

    Duvido que o preço seja a partir de R$60.000,00 pois o POLO MSI (1.6) MT 20/20 acabou de subir para mais de R$64.000,00.
    R$60.000,00 só se vier com motor MPI (1.0 aspirado) !

    • Rodrigo

      Concordo. Até porque se custar o mesmo que um Polo, vai canibalizar suas vendas.

  • Felipe Gonçalves

    Mais um carro boqueta da VW, e parece que a própria tá bem perdida no segmento dos SUV’s e eles vão acabar se canibalizando.

    • Julio Alvarez

      Não existe o conceito de canibalização dentro da própria marca. Vai tudo pro bolso da VW.

      • Raimundo A.

        Caro, existe. E se não houvesse, não fariam ajustes nas versões, itens de série, tabela de preços, antes de alocar o novo para evitar forte interferência. Além disso, dependendo da aceitação do mercado, produtos de segmentos diferentes com faixa de preços próximas ou sobrepostas, pode implicar na saída de um porque passou a vender bem menos.
        O maior exemplo disso é vermos SUVs/crossovers compactos na faixa de preço de hatch e sedan médios. O aquecimento no primeiro grupo tem afetado em certas marcas o segundo provocando a saída em mercados como o nosso.
        Seria muito bom se a versão mais cara de um produto não invadisse a faixa de preço de outro na versão mais em conta. E mesmo neste contexto, dependendo da simplicidade do produto acima, há o risco de perder este oferta porque a maioria não quer um veículo pelado só porque é de categoria superior. Prefere o topo da categoria abaixo ou paga mais numa versão intermediária do acima.

        • Julio Alvarez

          Enquanto os vendedores e clientes ficam discutindo ou avaliando o custo/benefício de uma versão ou outra, de um modelo ou outro, estão diminuindo a chance de ir para a concorrência. “canibalização” faz parte do marketing.

  • Ricardo Brito

    Eu estou esperando ansiosamente, quero ver se o espaço interno e o acabamento me atendem. O visual ficou legal, seria legal também que tivesse uma opção GTS com o motor 1.4.

    • LL

      Pra custar R$120.000,00?

  • th!nk.t4nk

    Tá com cara de que será um mini T-Roc. Bom, considerando que o T-Roc é visto como uma alternativa ao Golf, esse Nivus (que nomezinho heim?) seria uma alternativa ao Polo. Não curto esse segmento, mas chuto que fará muito sucesso.

  • Mauro Moraes

    Estou gostando das perspectivas do carro. Mas pra entrar na minha garagem vai depender muito do interior, se vier no mesmo patamar do Polo, esqueçam. Entrar no novo Onix e em seguida entrar no Polo, dá vontade de vomitar.

    • rodrigosr

      Se vc analisar materiais e montagem, vai se surprernder ao comparar os dois…

      • Luis Fernando Pozas

        Sim. Os dois são igualmente ruins

    • André Peixoto

      Nem é tanta diferença assim, material do Onix é bem lixo, deixa de ser fanboy.

      • LL

        mas é mais barato…kkk

    • Gran RS 78

      Então pode esquecer, pois o Nivus nada mais é que um Cross Polo, no mesmo estilo do Fit para o WRV.

  • Derico

    Confio que externamente o carro vai ser show. Mas aquele interior desta “família” do Polo não me desce pelo preço cobrado e provavelmente o Nivus manterá o mesmo padrão.

  • Magnamox

    Olhando essas teaser me veio uma lembrança do WR-V….Nossa, deu até calafrio….rsrs. Espero que seja um carro bem acertado, mas ainda cho que a VW tem muito carro parecido dentro da mesma faixa de preço.

    • Gustavo Melo

      WR-V não tem ESP, usa motor de Fit 116 cv com freios a tambor.

      • Gran RS 78

        Ele quis dizer a mesma gambiarra que a Honda fez com o WRv, que nada mais é que um Fit, exatamente como será em relação ao Polo e o Nivus.

  • Gran RS 78

    O WRV da VW. Simples assim.

  • Freaky Boss

    suv de entrada , médio, luxo , grande
    Suv suv suv
    Se o povo quer , então é isso aí

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email