Crossovers Cupês Projeções Volkswagen

Volkswagen Nivus revela seus detalhes em projeção

Volkswagen Nivus revela seus detalhes em projeção

O Volkswagen Nivus apareceu camuflado essa semana e de forma oficial, mostrando suas formas finais sobre uma pintura preta e vermelha. Contudo, os detalhes do crossover cupê da marca alemã estavam parcialmente ocultos, o que facilitou uma projeção bem realista do produto.


Realizada por Renato Aspromonte do canal @overboostbr e divulgado pelo canal @decaronacomleandro do jornalista Leandro Alvares. Aspromonte (conhecido como Murruga) acredita que o Nivus chegará nas cores branca, preta, vermelha e prata.

Volkswagen Nivus revela seus detalhes em projeção

Visualmente, o Nivus se mostra um carro bem atraente em estilo geral e até nos detalhes, oferecendo um aspecto jovial para contrastar com a proposta mais familiar do T-Cross, com quem deve dividir parte da faixa de preço.

As grades dianteiras pretas com molduras de mesma cor nas laterais, chamam atenção. Lembrando de um vídeo divulgado pela VW há algum tempo, as luzes laterais são os DRL´s em LED, num conjunto com faróis de neblina.

Como a própria VW revelou, os faróis serão full LED e terão assinatura visual de mesma tecnologia. Conforme visto na projeção, o Nivus fica bem apostando em rodas, retrovisores e barras de teto em preto brilhante, realçando sua proposta.

Volkswagen Nivus revela seus detalhes em projeção

Reforços plásticos pretos nas saias de rodas e base das laterais, também lembram que o Nivus é um crossover e tem um pé no mundo aventureiro.

Já a traseira é marcada por um layout preto – visto nas primeiros teaser do modelo – com lentes escurecidas com iluminação em LED e num conjunto único.

O defletor de ar no teto é na cor da carroceria, mas a Volkswagen pode mudar isso com aplicação de preto também, talvez numa opção de personalização com teto todo preto.

Volkswagen Nivus revela seus detalhes em projeção

O para-choque totalmente preto e harmonizado com as saias de rodas, deverá chegar com dois refletores e um pequeno difusor de ar inferior. Não se vê saída de escape cromada, o que poderia acontecer numa eventual versão GTS.

Infelizmente não dá para conferir ao todo, como o Nivus será por dentro, mas parte do painel foi revelada e traz cluster Active Info Display, além de multimídia VW Play com serviços online e internet 4G com Wi-Fi.

Controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência estão entre os itens exclusivos do Nivus no segmento de compactos.

[Projeção: Renato Aspromonte]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Tiago

    Se ficar assim está muito bom, bem harmônico e interessante, muito mais interessante que o Tcross.

    • Ford Opala Attractive 200TSI

      Pena que será mais baixo que o Up!

      • th!nk.t4nk

        Tomara que seja baixo mesmo. Isso resulta em melhor dinâmica e mais conforto na estrada.

        • Mr. Pereba

          Eu também penso assim e provavelmente vou comprar, mas a maioria do povo (especialmente o público feminino) quer um “altinho” para se sentir mais seguro (?), passar melhor por valetas e lombadas (?), e principalmente porque está na moda.

          • Cassio

            Mas aí tem opção do t-cross e da infinidade dos outros “suv” compactos. Achei interessante essa nova proposta.

          • Marcelo A.

            Pra quem anda só na cidade não vai fazer diferença, mas eu jamais compraria um SUV baixo pra ter que andar a 20-30km/h toda vez que precisar andar em estrada de terra pra não raspar todo o assoalho do carro no chão ou bater o pára-choque dianteiro no chão.

        • Ricardo Silva

          Isso se você pega muita estrada e anda rápido né, pra quem anda majoritariamente na cidade, carro baixo além de raspar em lombada, entrada de garagem e valeta, se tiver pneu de perfil baixo e suspensão mais dura, fica extremamente desconfortável … eu prefiro carro confortável …

      • Eduardo 1981

        Que bom que será!

  • Peuooo

    muito me espantaria se ele fosse lançado a partir de R$ 69.990.
    Carro muito bonito e de muito bom gosto! VW caprichou!

    • Thales Sobral

      Também me espantaria, pois nem o Polo TSi tá mais nessa faixa de preço…. A VW tá cobrando um rim e um pedaço do fígado rsrsrs

      • Peuooo

        Pois eh…. Mas vai que a VW surpreenda né?

        • Thales Sobral

          Pois é, mas acho que a surpresa deve vir mais pro lado “Nivus: Seu a partir de R$ 99.900,00”

  • ChalMust

    Certeza que ficará com um design melhor que o T-Cross.

    O problema é o preço cobrado pela VW para toda a sua linha.

    • El Gato!

      Entrei justamente para comentar isso. Muito mais harmônico e bem resolvido esteticamente do que o irmão esquisitinho.

    • Ricardo Silva

      o único problema ao meu ver, é que o entre-eixos será o mesmo do polo … nisso o virtus e t-cross são muito bons, que baita espaço pra quem vai atrás …

  • Jackson

    No país do colorido Carnaval, previsão de um carro em preto, branco, vermelho e prata, que tristeza.

    • Denis

      Acho que haverá um de tom laranja no catálogo. Se vier na cor amarelo será um diferencial. Os carros atuais precisam sair do tradicional preto, branco e prata.

      • Piston head

        Verdade, tinha Crossfox amarelo. Não seria minha escolha, mas quebrava um pouco o monocromático. Esse laranja ”acastanhado” que estão oferecendo ultimamente é muito feio, não consigo entender. Laranja bonito é aquele clássico, tipo do Mustang atual.

        • Edson Fernandes

          Laranja tbm viu.

    • Ricardo Silva

      Carnaval é só uma época do ano pro brasileiro extravasar, no restante do ano é um povo conservador, retrógrado, tacanho e sem graça …

  • Eugenio Magalhaes

    Ficou lindo

  • Denis

    Com essas projeções sem camuflagem, posso afirmar que Nivus fará uma grande estreia no mercado. Se vier com preços de acordo com a proposta, garantirá vendas em êxito, fazendo até despertar o desinteresse do irmão mais velho T-Cross. Este vai precisar rebolar muito para conseguir seguir firme no segmento……

    • zekinha71

      Preço e VW nunca cabem na mesma frase. Só de for preço alto.

  • Rafael Palamar Blaca

    Tenho quase certeza que vi um desses rodando aqui em Curitiba ontem 16/04, devia estar indo para a fábrica… mas estava na pista oposta da BR e não consegui tirar foto :(

  • Tom Costa

    Polo, polão e polenta.

  • Se fizer bastante sucesso por aqui, quem sabe a Renault se anime e traga logo o Arkana, que já está prontinho faz tempo, pra concorrer com o Compass.

  • RicardoVW

    Frente do novo Jetta.

    • th!nk.t4nk

      Eu diria do T-Roc na verdade, que começou com esse estilo. Aliás, a inspiração pra esse Nivus é uma mistura entre Q3 Sportback (a lateral é definitivamente inspirada nele), T-Roc (toda a frente e também a altura) e o Polo (interior, tamanho). No fim das contas parece ser um bom substituto pro finado CrossPolo, que os brasileiros não chegaram a conhecer porque tinham o CrossFox em seu lugar.

      • andrevilsonpereira

        a lateral também me lembra vagamento um Pointer “modernizado”

      • Lucas Melo

        não deixa de ser crosspolo.

  • Bruno

    Não é possível que não terá uma versão 1.4, parece ser muito mais bonito que o t-cross e mais tecnologico.

    • ricmoriah

      quem sabe numa versão GTS..lembraria ainda mais o Passat GTS Pointer.

  • Mayck Colares

    A vw divulgou a altura de 1,49 e 4,26 dimensões de hatch médio. Mais baixo que todos os seus concorrentes. A posição alta de dirigir que muita gente procura nesses carros não vai estar lá.

    • Mr. Pereba

      Somente sabendo a medida externa não podemos afirmar isso com tanta certeza, afinal a marca também divulgou que a altura do assoalho em relação ao chão é a mesma do T-Cross. Isso pode ser fruto de um ajuste diferente de suspensão e menor espaço interno volumétrico. Talvez sabendo que a altura do assoalho será a mesma, seria mais seguro até prever que terá um “teto baixo”, não sendo um carro recomendado para pessoas com mais de 1,90m.

    • Cassio

      Tomara que não esteja mesmo.

      • Ricardo Silva

        Que tara por posição baixa é essa, eu nunca compraria um Civic por isso, você entra no carro e parece que vai sentar no chão …

        • Cassio

          Não é tara… como sou alto, acho desconfortável carros em que fico com a linha de visão muito alta. Bom que o mercado tenha opções…

          • Edson Fernandes

            Penso igual a ti e tenho a mesma preferencia. Ainda que o meu Fluence seja um trator perto de outros sedans médios.

  • Natán Barreto

    A VW ficou a década automotiva de 2010 inteira com carros extremamente parecidos. Mal se diferenciava Gol, Fox, Polo Europeu, Golf Europeu, Tiguan, Jetta, Passat, Caddy, Sharan, Touareg, Touran etc. e era bastante criticada exatamente por isso. Pouca ousadia e diversidade e muita mesmice.

    Mas aí veio o Diesegate, crise grave, muito dinheiro, confiança e clientes perdidos, chefões derrubados em e a VW teve que se reinventar pra não afundar. Foi aí que separou as linhas de design de forma bem marcada e quase impensável.

    Vejamos:

    – Linguagem de estilo sóbria e robusta, chamada de algo como “rocha bruta“ pelos designers da VW. É caracterizado por linhas e recortes retos, quinas visíveis dando efeito quadrados, como rochas lapidadas. Era exclusividade da linha de caminhões e comerciais , mas foi pro mercado geral na Amarok em 2010 e reproduzida depois no Crossblue Concept que virou Atlas/Teramont. Também está nos atuais Tiguan e Tarek e no natimorto Taigun Concept. Também foi pro Teramont X chinês, que teve frente modificada nos EUA como Atlas Cross Sport ficando mais fluida.
    O T Cross chinês e indiano (chamado lá de Taigun) também adotaram essa linguagem, mas ao que tudo indica o brasileiro não gostou muito desse estilo, pois Tiguan nunca venceu o Compass, mesmo sendo superior e com preços similares. A própria Amarok briga sempre pelo terceiro ou quarto lugar nas vendas e o Tarek brasileiro será mais fluido aqui.

    – Linguagem de estilo fluida clássica. Foi praticamente a continuidade da linha anterior a 2010 da VW. É a mais usada e não se distancia muito do que já conhecemos. Esteve no Golf 7, está no Polo, nos últimos remendos do Gol, Voyage, Fox e Spacefox e usada aos montes naqueles mil modelos da VW na China.
    A grade é cromada e chamativa em modelos de luxo como Passat, Touareg e Viloran ou versões Highline dos modelos generalistas da marca. Esse estilo quase sempre tem grade reta e afilada nos hatches e grande abaulada nos sedãs e SUVs compactos.
    A grade é preta em modelos com proposta mais personalizadas como T-Cross, T Roc e Nivus e versões mais esportivas como R Line e GTi/GLi/GTS.
    Essa linguagem evoluiu com o Golf 8 puxando os faróis pontudos pras laterais. O Atlas americano 2021 e o Tiguan 2021 se renderam a esse estilo e ficaram mais fluidos. O novo Tayron foi pelo mesmo caminho. Esse estilo também vai marcar o sucessor do Gol/Fox/Up no Brasil e a frente modificada do Tarek que não virá quadrado como na China.

    – Linguagem de estilo clean e moderna. Tem suas linhas limpas, sem grades, divertidas e transmitem eficiência e tecnologia. Marcando principalmente os elétricos da VW, esse estilo surgiu lá no primeiro New Beetle conceitual dos anos 90 e na primeira Bulli Concept de 2001.
    Esse estilo por anos ficou só com o Beetle e foi usado depois apenas no Up, que foi uma tentativa frustrada de reproduzir a robustez e eficiência do Fusca como carro popular. Pode se reparar a semelhança da atual linha iD com o Up desde o conceito

    • Luconces

      A linha “rocha bruta” caiu muito bem na Amarok, passa robustez e agressividade, combina com o produto. No Tiguan infelizmente nada combina, fica extremamente sem sal. A versão mais interessante é a R-Line com mais vincos e formas fluídas. O mesmo se aplica para o Atlas, a versão 2021 é bem melhor.

      Do resto seus pontos fazem sentido mas senti falta do Arteon, um dos maiores acertos dentro da VW hoje em termos visuais seguido pelo Touareg (especialmente na versão Black Edition).

    • Jean Lehn

      Meu Deus parece uma Bíblia esse comentário 😱

  • Lucas Melo

    unico problema vai ser o acabamento do polo, tudo plástico duro.

  • zekinha71

    Ficou legal esse New Pointer.

  • Eduardo 1981

    Seja bem vindo New Pointer!

  • RKK

    Ficou linda a nova SpaceCross.

  • Paulo César de Carvalho Júnior

    Não que seja minha praia, mas galera vai ter possibilidade de trabalhar legal o carro

  • Jayme

    Ele tem um quê de Subaru XV. Acho interessante, mas o espaço interno e porta-malas, ainda que maior que o irmão dinossauro, ainda não convencem tanto. Se vier com bom acabamento desde a versão de entrada, até da pra cogitar #menosplástico

  • Anderson Trajano

    A VW caprichou bem nessa peça publicitária. As dimensões desse carro ficaram próximas a carros maiores, mas na prática, ele será um “Cross-Polo”. Eu cheguei a encontrar uma unidade em testes na estrada, e tirando essa traseira de cupe, o resto ele fica bem próximo do seu irmão menor. Não sei se as rodas da versão de testes eram menor, mas percebi ele tão baixo quanto os outros hatchs da marca. A imprensa diz que internamente ele será uma versão simplificada do T-Cross, como atual proprietário de um, estou curioso para saber como sera o acabamento.

  • Sino Weibo

    É a nova Brasília, e tem um q de Fiat. Não sei se será um sucesso assim, não parece um SUV como os outros, as pessoas podem achar que ele segue a linha crossover, igual o 2008, meio perua, e preferir os SUVs mesmo.

  • Ricardo Blume

    Confesso que gostei muito do design. Será mesmo que não haverá briga com o irmão T-Cross?

  • PH Sacchi

    Boa alternativa para quem gostava de station wagons, esse fica em um meio termo entre elas e suv , particularmente gostei prefiro esse ao t cross, só não sei o que a vw vai fazer para posicionar eles …

  • Carlos AM

    Vejo infelizmente uma tendência no uso exagerado de plásticos sem pintura nesses novos SUVs a exemplo do novo Tracker que não tem parachoques pintados, e nesse Nivus ocorre o mesmo.

    Quando são novos é OK, mas se não cuidar daqui uns 2,3 anos logo começarão a ficar com aspecto esbranquiçado, ai o dono tem que ficar refém de silicones e produtos para sempre deixar pretinho.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email