Mercado Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen Passat será produzido em nova fábrica na Turquia

Volkswagen Passat será produzido em nova fábrica na Turquia

A Volkswagen está investindo US$ 1 bilhão (cerca de R$ 4,49 bilhões) em uma nova fábrica na Turquia. A nova estrutura será responsável pela produção do VW Passat, modelo que só vem ao Brasil por meio de importação, da Alemanha.


Além de produzir a nova geração do Volkswagen Polo, a fábrica na Turquia também fará o Skoda Superb. O projeto deve ficar pronto entre 2022 e 2023. A previsão é de que companhia alemã produza cerca de 300 mil carros a cada ano.

Com esse investimento iminente, haverá uma dança das cadeiras nas estruturas da Volkswagen. Atualmente, o Passat é feito na fábrica da montadora em Emden (Alemanha). No entanto, essa estrutura passará a desenvolver apenas automóveis elétricos. Já o Skoda Superb, que também segue para a Turquia, antes, era produzido na República Tcheca (Kvasiny). Mas essa fábrica irá desenvolver apenas o Seat Ateca e Skoda Koraq, ambos SUVs.

Volkswagen Passat será produzido em nova fábrica na Turquia


A Volkswagen explicou que o motivo da mudança está relacionada às condições macroeconômicas positivas da região turca. Além disso, a instalação gerará cerca de quatro mil empregos.

Com a fábrica na Turquia, a VW passará a ter um total de 123 instalações espalhadas pelo mundo. A montadora anunciou que está concretizando os últimos detalhes para dar o start na construção local.

Volkswagen Passat será produzido em nova fábrica na Turquia

A confirmação da mudança já havia sido prevista semanas atrás, segundo divulgou a agência Reuters. “Estamos em negociações finais com a Turquia”, disse Andreas Tostmann, que faz parte do membro de conselho responsável pela produção, acrescentando que espera que as negociações sejam concluídas em duas semanas, “talvez antes”. Portanto, nas próximas semanas, a Volkswagen deve anunciar oficialmente a construção da fábrica.

O Volkswagen Passat foi produzido no Brasil entre os 1970 e 1980. O fim de sua fabricação em solo nacional ocorreu quase no início dos anos 90. O Passat fora um automóvel que marcou época por aqui.

[Fonte: UOL]

Volkswagen Passat será produzido em nova fábrica na Turquia
Nota média 4 de 3 votos

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Olhando para as fotos do Passat, eu pergunto: para que aquela grade de camionete no Jetta?

    • Fabiano Navas

      Pq esse Passat é para o público europeu. E o Jetta, que não é mais vendido na Europa, é para americanos.
      Americanos gostam do quê? Entendeu o porquê?

      • Mas algum dos designers da VW poderia ter dado uma olhada no modelo em escala e visto que ficou bem ruim, não?
        Na boa, não entendi o “porquê” pela sua explicação, não. Tem diversos modelos de sedãs nos EUA e não existe essa vertente de querer dar uma cara de pick-up aos sedãs, algo que conceitualmente já soa totalmente dissonante.
        Americano gosta de camionete, e não de sedã com cara de camionete. Não consigo concordar com essa explicação.

        • Edson Fernandes

          Pera… aí vc precisa voltar aos EUA e olhar o Passat de lá. E verá que tem inspiração do Passat ao Jetta. Só que aumetaram mais a grade e reduziram os farois. Então parece um apetrecho grudado ao farol . Mas tenho minha opinião similar a sua qto ao quesito visual.

          E pensar que pra mim é o sedan médio atual mais bem cadenciado em itens de série…

  • Augusto

    Mas que carro bonito!!!

  • Eduardo T. Küll

    Sinceramente, não tenho a menor ideia de como é a vida na Turquia, fora o que vemos sobre o presidente ditador, perseguições a grupos étnicos, tipo os curdos, etc., mas me parece que as condições econômicas são boas, talvez tão boas, quanto no México, no sentido de ser interessante produzir lá, no caso, carros. Os caras continuam fora da U.E. e do jeiro que as coisas vão por lá, vão continuar assim, tanto por conta dos problemas de governo que já citei, quanto por acabar sendo uma porta de entrada para uma islamização ainda mais forte da Europa. Enfim, o fato é que os caras tem custos para continuar atraindo investimentos para lá, apesar de todos os problemas citados. Enquanto isso por aqui….

    • vicegag

      Passat, Toyota C-HR, veículos tidos como muito caros para produção no Brasil ( e até venda ), mas as condições lá com certeza são melhores que aqui para a produção.

    • Mauro Marques

      Tenho um canal no Instagram dedicado ao passat, e a maioria dos seguidores são turcos, e na Turquia, o Passat é um dos carros mais vendidos, até a polícia usa Passat lá, não é a toa que a fábrica está indo para a Turquia

      • Edson Fernandes

        Curiosamente acontece o mesmo com o Fluence por lá. Eles possuem um legião de admiradores e é o lugar com o maior indice de personalização do Fluence.

    • Cardoso (não aquele)

      Eu vejo com cautela qualquer notícia internacional. Nós não sabemos exatamente como são as coisas lá, o que sabemos é a versão que os gringos querem que pensemos.

      Por exemplo, aparentemente aquele ditador Gadafi na Líbia deixou muitas saudades depois que saiu. O Iraque ficou muito pior depois de ter sido “libertado”. Meus pais viveram numa ditadura, e levaram uma vida melhor que a minha. E boa parte do mundo agora acha que vivemos numa ditadura…

      • Dario Lemos

        Tudo é uma questão de ponto de vista; até eu me formar eu vivi em um regime militar. Em relação à Líbia e Iraque, acho que foi mais pela forma delicada em que foram criados após o imperialismo britânico nas regiões.

    • Rodrigo

      Tenho ascendência turca, conheço não só o idioma, como a cultura e a religião islâmica. Poderia dedicar um textão sobre seu comentário, mas como estou com sono (Já é quase 01h da manhã) vou me ater a 3 pontos do seu comentário:
      1. Sim, a Turquia é atualmente governada por um novo Sultanato travestido de democracia, onde o presidente Erdoğan, ajudado pela sua tentativa de autogolpe, fixou raízes e será bem difícil sair de lá.
      2. Não se engane: embora a mídia queira mostrar o contrário, entrar na EU não é mais uma prioridade para a Turquia. Hoje ela está muito mais alinhada ao lado russo do que preocupada com o que a França acha sobre a entrada ou não da Turquia ao bloco (sob o pretexto do não reconhecimento do genocídio armênio). Também não faz mais tanta diferença assim: a própria Europa já tem muitos acordos de livre comércio com a Turquia.
      3. Islamização da Europa não é o maior temor ao curto prazo. O maior temor é a entrada de grupos radicais ligados ao ISIS ou Al-qaeda promovendo novos atentados.

    • Sino Weibo

      A VW é uma empresa, e os alemães, depois da bobagem do Hitler, aprenderam a negociar com o mundo inteiro sem olhar a quem, não importam com situação política, mas sim apenas o que vão ganhar produzindo naquele local. Vide a presença da empresa na China, é a montadora com mais parcerias, mais antiga em joint-ventures lá, nunca deu bola para as sanções ou o que falam mal, e fazem isso no mundo todo.

  • Eric Locatelli Martini

    Teria fácil uma Passat Variant. Acho belíssima. Pena que as SW estão cada vez mais raras e com mercado cada vez menor.

  • RicardoVW

    Este Passat da foto é mais bonito do que o atual vendido aqui.

  • G E O

    Os turcos amam um sedan. Engraçado como cada região do nosso mundo tem uma predileção diferente.

    • Darwin Rigamonti

      Aqui a predileção é pagar caro em carro ruim.

      • G E O

        Nunca podemos subestimar a capacidade do brasileiro em fazer péssimas escolhas.

        • Mr. Pennybags

          E ainda tem aquela propaganda que diz:”apaixonados por carro como todo brasileiro”. Brasileiro tá longe de ser entusiasta.

  • Saraiva

    Ah Essas cores que nunca estão disponíveis no Brasil
    Poderia não ser a mais vendida mas certamente teria mercado

  • 4lex5andro

    Esse Passat tem melhor cxb que os Audi a5, e não deve nada comparado a Fusion e Malibu.

    • NYC_Man

      Bem observado.
      Eu ainda não tinha parado para pensar

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email