Crossovers Mercado Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen pausa Anchieta para produção de crossover do Polo

Volkswagen pausa Anchieta para produção de crossover do Polo

A partir do dia 25 de março, a Volkswagen paralisa a produção de veículos na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo. Não se trata da clássica “parada técnica” para adequar os volumes em virtude da demanda de mercado, pelo contrário. Em expansão, a montadora alemã tem pressa em crescer, pois quer retomar a liderança no país.


Como o combustível para isso é o mercado de utilitários esportivos, a Volkswagen não perde tempo e já prepara a modernização da linha de montagem modular na Anchieta, que ficará 12 dias paralisada em preparação para o próximo “T” do portfólio da marca, um crossover compacto derivado direto do Polo.

Também sobre a plataforma MQB A0, o novo carro terá a missão de custar menos que o T-Cross, que parte de R$ 84.990 na versão manual (feita mesmo para baixar o preço de acesso) e alcança quase R$ 125 mil quando completo. Este crossover terá o mesmo entre eixos do hatch, que é de 2,56 m.

Volkswagen pausa Anchieta para produção de crossover do Polo


Com essa base, o novo utilitário esportivo deve encarar crossovers mais baratos, como JAC T40 e Chery Tiggo 2, por exemplo. Também se espera que este produto tenha somente motor 1.0 TSI Flex de 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, além de opções óbvias de câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

E como ele será? Por ora, pouco se sabe, visto que a VW não possui um carro assim em seu lineup global. Se seguisse a linha do Honda WR-V e do Tiggo 2 da Chery, ele provavelmente manteria a carroceria básica do Polo, com apenas a frente mais alta, suspensão elevada e traseira retocada. Isso poderia ser feito sem muita alteração no hatch atual.

Entretanto, a parada para alteração da linha de montagem, indica que o crossover será mais individual em termos de estilo e carroceria. O modelo faz parte de um pacote de 20 lançamentos até 2020 e já fora revelado pelo sindicato dos trabalhadores do ABC, mas, recentemente foi confirmado também para Taubaté, o que deve acontecer mais tarde.

[Fonte: UOL/Projeção: Auto Bild]

Volkswagen pausa Anchieta para produção de crossover do Polo
Nota média 4.4 de 10 votos

  • Raimundo A.

    A VW sabe guardar segredos, pois a mula já deveria existir para numa segunda etapa, que seria essa da produção, iniciar confecção do veículo com as formas quase definitivas para também ser testado. Em seguida, os pré-produção ou de validação que viram frota para imprensa, executivos, testes de longa duração para detectar falhas antes da em massa ou ao longo desta, até fazer para vender.

    Espero que não seja um Cross Polo como sugere a matéria e segundo li em outro mídia, a Fiat também já testa internamente um SUV compacto, não é o Argo aventureiro, que deverá ser lançado, segundo mídias de PE ao entrevistar grandão da FCA, chegará ao mercado em 2020. O SUV maior, que seria Fiat o terceiro, pois o crossover A dizer ser o Argo aventureiro, e não Jeep como alguns tem dito sobre o Compass de sete lugares, virá em 2021. No próximo teremos Compass e Toro com facelift e outras coisas.

    • Marco

      Rapaiiizzz, não entendi nada do teu segundo parágrafo.

      • CanalhaRS

        kkkk….também não, ele embolou tudo….

      • Walter Augusto Barandas

        Kkkk…..relaxa…ele é fieteiro…..está apavorado….pq a fiat não tem um suvinho ainda………

        • Raimundo A.

          Vá ver se eu estou naquele blog que só tem gente idolatrando a VW! Se eu fosse Fiateiro não criticaria a marca, mas você não deve ler os meus comentários nos N sites que participo. Agora, eu posso te dizer que você seria fã da VW, porque está se queixando de alguém que supostamente é Fiat e o que eu escrevi acima foi sobre produtos que virão no próximo ano, tanto da Fiat quanto da VW.

      • Raimundo A.

        Bem, meu caro, eu vejo gente escrevendo curto e não diz nada. Percebi que faltaram palavras no segundo parágrafo, mas nem por isso atrapalharia a intenção da ideia até porque outros fazem o mesmo e entendo.

    • Romualdo Vieira

      Preguiça de ler… Ahhhhgghhh

      • Raimundo A.

        Se tem preguiça de ler um comentário um pouco grande, a matéria nem leu e não perderia ainda mais tempo nas avaliações mais detalhadas que exige mais de 3 min lendo.

    • Stella

      se você quiser ver o filme “Wonder Park” da mais alta qualidade (1080p HD 2019)
      todos os filmes disponíveis neste site, completos com a linguagem !!

      copie aqui: MOVIENET.XYZ

    • Millea

      se você quiser ver o filme “No Manches Frida 2” da mais alta qualidade (1080p HD 2019)
      todos os filmes disponíveis neste site, completos com a linguagem !!

      copie aqui: TOPSERIES01.BLOGSPOT.COM

  • th!nk.t4nk

    Ahm… Mas o crossover do Polo é justamente o T-Cross! Ele inclusive foi criado pra substituir o CrossPolo em outros mercados!

    • Pedro Azevedo

      Só na Europa, aqui no Brasil ele usa a plataforma estendida do Virtus.

      • vicegag

        Alguém pensou que teríamos algo melhor que o os europeus, com um T-Cross mais espaçoso, a VWB nos enganou com o nome, agora sim teremos o verdadeiro T-Cross para os brasileiros, rsrsrs.

        • Raimundo A.

          Não dá para dizer que enganou, porque lá ela tem o T-Roc, um espécie de GLA da VW, que é o derivado do Golf e nós não temos porque terão que abrir espaço para o Tarek e este aqui eliminaria o Tiguan mais em conta.
          O T-Cross daqui é maior como o UP! também é maior por necessidade do mercado como várias marcas premium fazem versões maiores de seus produtos para a China.
          A questão é que o T-Cross maior ou menor, ainda cabe um SUV menor. O Taigun era pequeno demais, mas na Europa tem o Panda, menor que o nosso Uno que não é grande. Em mercado com CrossFox, desenvolver um produto com mais cara de SUV cairia nas medidas do Polo e como deverá ter limitações para não bater com o T-Cross…

      • Gran RS 78

        Continua sendo um suv derivado Polo, somente com um entre eixos maior, no mesmo caso do Virtus, que continua sendo o Polo sedan.

      • Pedro Neto

        Que e a mesma coisa que a do Polo. Apenas com 8cm a mais no entre eixos. Neste caso sim o T Cross ja e o SUV do Polo

    • Alvaro

      Shhhh….. não pode revelar assim a receita secreta das montadoras que vendem SUV baseado em um popular a preço de sedã/SUV médio.
      Creio que esse SUV novo não deve ser como nas projeções apresentadas e sim, mais uma versão monstruosa, ops quis dizer modificada do Polo como WR-V para a Honda.

    • Chap

      É apenas o retorno do CrossPolo este carro a ser lançado. Inédito por aqui e já conhecido da Europa, mas que nesta atual geração fará sua estréia no Brasil.
      Outra versão do Polo que ainda será lançada no Brasil é a “GTS”.

  • Filipo

    Mas já? Apesar de já ter sido noticiado que a VW faria tal modelo, ninguém sabia que era para este ano, ainda mais para este semestre. Provavelmente será uma espécie de WR-V da VW. Um Polo “cross” com frente e traseira diferentes.
    A VW está vindo com tudo, com força total!

    • Luis Burro

      Q se acha q vão querer gastar com um consumidor tão desleixado vai ser um New Crossfox!

      • Luis Burro

        Agora,vai ter o estepe pendurado?

  • HugoCT

    Será um Polo com molduras nas caixas de roda, suspensão elevada e adereços estéticos.

    • Louis

      Se elevar a suspensão já será melhor que o Yaris Cross, aquela coisa bizarra que a Toyota quer vender.

    • Emanuel Schott

      Possivelmente.. assim deixa na mesma faixa de preço do Highline e segue a mesma bifurcação que o Ecosport tem com a versão Storm e a Titanium.

  • Pedrov154 #17 🇧🇷

    Eu apostaria em uma versão aventureira do Polo com nome diferente, mais ou menos parecido com o que acontece com o Stepway da Renault.

    • fschulz84

      Acredito que lançarão como Polo AllTrack, como é feito nos mercados onde hajam versões “aventureiras” para os carros (como Golf/Passat), porém o daqui, será somente adesivo :(

      • Emanuel Schott

        AllTrack fica legal, mas eu chuto Cross Polo mesmo, seguindo a linha do Up e do Fox e deixando mais fácil a pronúncia no Português. Poderia ser Polo Track como o Gol Track, mas aí ficaria aquela puguinha atrás da orelha achando que copiaram a Fiat que colocará o sobrenome Trekking no Argo aventureiro segundo a Quatro Rodas.

      • th!nk.t4nk

        AllTrack são os AWD da VW. O que parece é que será um CrossPolo mesmo. Plástico nas molduras das rodas, uns adesivos de gosto duvidoso e 20 mil a mais no preço. Se colar, colou!

  • CanalhaRS

    Espero que não seja aos moldes do WR-V, que ficou uma adaptação horrenda.

  • Annita Fingenberg

    Pelas fotos ficou legal, tirando o super farol de neblina. Agora, se o acabamento do T-CROSS é ruim, imagina deste que é para ser mais barato.

  • Domenico Monteleone

    Me dá medo é do interior desse carro, perigoso vir com cadeiras de plástico no lugar dos bancos.

    • Alvaro

      Sim, mas rumores que vem com, opcional é claro, aquelas almofadinha para hemorróida hahaha.

      Mas vai ter “kit conectividade” de série! que consiste no ganchinho para pendurar celular =)

    • Piston head

      Cadeira de plástico o Polo já tem, bem daquelas brancas de buteco. Tem até video no youtube.

  • Fernanda Tavares

    vão levantar o Polo e colocar plásticos é isso ?!

  • dallebu

    Polo e Argo estão entre os carros compactos que mais gosto. É uma pena que no caso da VW o modelo deixe tão a desejar no acabamento, embora tenham ótima motorização turbo, enquanto o Fiat tem um ótimo acabamento mas peca por não oferecer uma motorização turbo.
    Na minha opinião a VW precisa rever o interior do Polo e parar de ser pão dura. Se trocar o plástico cinza pelo preto (como no Polo Beats) já melhora bastante.

    • Guedes

      Gênios da vw colocaram na cabeça que plástico claro é sinônimo de requinte, mesmo sendo duro eles acham que é só ser claro…

      • Cromo

        É como o sujeito q está ficando careca e tenta tapar as entradas com o q resta de cabelo: é melhor assumir a careca mesmo. Esses plásticos q porcamente tentam imitar superfície metalizada não imitam mesmo. O mesmo do acabamento plástico q existe na grande maioria dos carros, q tenta imitar couro. Não dá, é melhor assumir q é plástico mesmo e fazer um relevo diferente q fica muito melhor q essa imitação de couro.

    • Emanuel Schott

      O motor 1.8 foi colocado no Argo só pra dizer que ele substitui o Bravo na linha da Fiat.

      Colocando os opcionais “frufru” como o câmbio automático (apesar de eu não achar o GSR ruim), sensor de chuva e de farol, retrovisor eletrocrômico, partida no botão e ar digital no Drive 1.3 já estaria de bom tamanho. Esse motor é forte e muito econômico.

      Talvez o Argo Trekking (segundo a QR, esse será o nome do Argo aventureiro) já corrija isso.

      • Raimundo A.

        Acredita na mídia quem quer, porque o Argo não tem porte de Tipo e o fato de ter o 1.8, já teve essa cilindrada no passado, não garante ser substituto de um produto maior. O Polo substitui o Golf que permanece no mercado? Da mesma forma o Cronos, que não passa de uma nova geração do Grand Siena, porque se fosse para substituir o Linea, era para vir com medidas próximas ao Tipo sedã, que é vendido na Argentina com o 1.6 E-torQ AT6. Lá, o Cronos mesmo sendo menor tem o 1.8 AT6, sendo uma versão topo de linha concorrendo com o médio Tipo em configuração por conta do motor para nós intermediária.

        A Fiat ficou sem veículo médio e o segmento hatch deste aqui está praticamente morto.

      • Marcelo Nascimento

        Acho que só na cabeça do mkt da Fiat mesmo!
        Tenho um punto (mesmo entre-eixos do Argo) e estaciono ao lado de um Bravo todo dia. É impressionante como o entre-eixos do Bravo é maior!

    • Gran RS 78

      Tinham que tampar com uma tampa plástica, aquele trilho horrível que fica a mostra nos bancos, mas depois que eu vi que o Jetta de entrada, que custa 100 mil reais, tem bancos de veludo e encosto traseiro costurado, que não possibilita a regulagem de altura, nos mesmos moldes do primeiro Celta de 2001, não duvido de mais nada dessa marca.

      • Geruzzus Filho

        Tenho um Polo e só percebo esse tal “trilho descoberto” quando alguém fala dele e eu escancaro a porta para procurar.
        Nunca mais na minha vida eu compro um Polo! Fui enganado e passo por muita vergonha e humilhação. Só abro a porta quando não tem ninguém vendo e se tiver, entro pelo porta malas para não passar por esse constrangimento de alguém ver esse trilho descoberto rsrsrs…

        • Gran RS 78

          Vc não precisa escancarar a porta, pois é só vc abrir que vc dá de cara com aquele negócio horrível, que demonstra a total falta de capricho por parte da VW com esse modelo.

          • Geruzzus Filho

            Entendo que com a capinha fica mais bonitinho (eu não ligo). Mas… Falta de capricho com o modelo? Certo: Cinco estrelas no “Crash test”, freio a disco nas quatro rodas, frenagem autônoma pós colisão, sensor de fadiga, pinças de freio que encostam no disco para secagem e funcionamento perfeito na chuva, Bloqueio eletrônico do diferencial (que traz o carro e o mantém na trajetória da curva em caso de saída de frente), saídas de ar condicionado atrás, partida por botão, regulagem de PROFUNDIDADE e altura do volante (que não “despenca” no colo quando destravado), quatro “air bags” onde o lateral protege também a CABEÇA, abertura e fechamento presencial das portas e dos quatro vidros, sensores de estacionamento DIANTEIRO, traseiro e câmera, retrovisor eletrocrômico, porta luvas refrigerado… isso apenas para citar os destaques do carro que só se encontram em modelos de luxo ou de categoria superior, além de vários outros.

            Falta de “capricho” não foi de jeito nenhum, mas entendo que se caprichassem MAIS e colocassem tudo que dizem estar “faltando” no carro em relação ao acabamento, ele seria um enorme ameaça ao GOLF.

            • Gran RS 78

              Muita calma aí. Vc está citando itens dos modelos mais caros, pois os que mais vendem não tem nada disso, inclusive o Polo 1.6 nem tem espelhos elétricos, nem freio a disco traseiro e tem um painel de plástico horrível. Com o preço do Polo completo, vc anda de Cruze sport6 Lt, que nem se compara com ele.

  • Raphael Pereira

    Se não fosse a febre SUV, seria o novo Fox! Quem sabe a VW não recicla o nome?

    • Rafael

      Será o T-Fox rsrs

      • Raphael Pereira

        Boa! rsrs

  • Dreidecker

    O T-Cross não iria ser fabricado na planta da VW em São José dos Pinhais (PR) ?

  • Danilo

    A VW poderia ter lançado o T-Roc no lugar do T-Cross e posicionar o T-Cross nessa linha mais barata. Mas como sempre, querem baratear o custo e lucrar absurdos.

    • Raimundo A.

      Antes de criticar, faça uma pesquisa. Embora variação cambial não ajude, por conversão direta, o T-Cross em Portugal na versão de entrada terá preço inicial pouco acima de R$ 80k com MT5 e 1.0T 95cv. O topo de linha é a partir de R$110k e por incrível que pareça, usa o 1.0 TSI de 105cv MT6. O nosso parece até barato já que perto dos 90k já tem AT6 e o 1.0TSI nosso encosta nos 130cv.
      O T-Roc é básico tem 1.0 TSI 105cv MT6 é pouco barato que o T-Cross topo lá com o motor acima descrito, ou seja, R$ 104k. O T-Roc aqui não iria colar com o 1.0TSI como o Golf não pegou com o 200TSI. Teria que ter o motor 250TSI com AT6 e fazendo analogia com o nosso T-Cross que usa o 250TSI, o preço seria por volta dos 108k em versão básica.
      Se você acha que o T-Roc poderia vir, sim, pode ser, mas não iriam baixar o preço do T-Cross até porque ele segue o preço praticado pela concorrência.

      Outra, teremos o Tarek cujo preço inicial pode ser acima do T-Cross topo de linha ou similar, ou seja, por volta de R$ 110k a preço de hoje. Quando for lançado, o T-Cross deve passar dos R$ 130k completo com os esperados aumentos. A VW, provavelmente, considerando o Tarek superior ao T-Roc e teria que ter o 250TSI como motor básico, teria dois produtos com preços muito próximos ou forçaria o Tarek ser mais caro.
      Havendo um SUV menor que o T-Cross, o preço de entrada cairá e se o T-Cross deve vender mais com 200TSI, este possível novo SUV utilizaria os motores MSI e 200TSI.
      Quanto a lucrar mais, novidade. Vendedor de lataria de cerveja não deveria vender a R$ 4 a lata se compra por menos R$ 2,50. Pior ainda ver dono de restaurante vender lata de 300ml de refrigerante a preço no supermercado de uma garrafa com 2L. Vão dizer que tem os suas despesas para bancar, tem, e compra quem quer sabendo que o preço está muito alto.

      • Danilo

        Mas você só falou de mecânica, e o custo de um carro vai muito além do motor e câmbio. O calcanhar de Aquiles da VW é o acabamento, é assim com o Gol, é assim com Polo, Virtus, Jetta, Amarok (esse é bom, mas poderia ser bem melhor) e o único que salva é o Golf e Passat. O T-Cross tem um acabamento nível Polo (bem ruim), mas cobra preço como se fosse de Passat.
        Mas é como você disse, o problema é nacional em todos os ramos. Uma água de 500ml na minha cidade custa 0,61 centavos, porém pro consumidor final a garrafinha sai por nada mais nada menos que 3 reais. Um absurdo generalizado!!!

        • Raimundo A.

          Caro, o Polo daqui é tal qual o europeu. O T-Cross, idem em acabamento. O que nos diferencia tirando o nível de equipamentos são os motores mais potentes e por correlação de preços lá fora é possível estimar como poderia ser aqui.

          • Danilo

            Tá!

  • Davidsandro18

    Volks mostrando que o ABC ainda tem grande importância para a marca… Uma pena a Ford estar indo na contramão nesta região.
    Sobre o produto em si, provável que seja o mesmo CUV que será feito em Taubaté, visto que a duas plantas irão montar algumas versões do polo também (incluindo o GTS).

    • Chap

      O CrossPolo já estava previsto de ser produzido desde o início dos planejamentos. É uma decisão muito antiga, de anos. Pode ser que atualmente pensem bem antes de querer fazer algo novo lá.

      • Davidsandro18

        Negativo, se as condições atuais não favorecem, ela pode migrar esse investimento para outras plantas.

  • Dreidecker

    A VW podia aproveitar o crossover do Polo para ajeitar aquela traseira horrorosa.

  • Paulo

    Mini T-Cross

  • Marcelo Amorim

    Um SUV menor que o T-Cross?Esse já é pequeno por fora.

  • Vinícius

    Pelo porte do T-Cross e pelo interior, já achei que fosse o crossover do Polo. Que bagunça hein?

  • Tibúrcio

    A projeção é mais interessante que o TCross!

  • Mr Tony

    Um SUV menor que o T-Cross? Porta-malas vai caber o que? Um par de chinelos, um dentro do outro?

    • Gran RS 78

      Mas quem compra vai adorar falar que tem um suv na garagem, rsrs.

  • Dherik

    Estão entupindo o mercado de “altinhos”.O que será de nós, amantes de carros, com pouco dinheiro no bolso e sonhos modestos?

  • Foonoslew

    Projeção lembra o atual Tracker.

  • Ricardo Santos

    Será o T-Ror.

  • Unknown

    Se for igual o da foto, vai ser bonito…

  • Luis Burro

    Melhor é crossover compacto…isto é aonde se vai ser um Pólo com apliques e mais caro?
    Relança o fusca q aí sim pessoal vai poder atravessar a transamazônia!

  • ChalMust

    Será o Polo Crossfox !!!

  • Franco da Silva

    Se deixassem publicar fotos, mostraria como será o veículo.

  • Chap

    CrossPolo.

  • Alexandre Aleixo Santos

    Vem aí o Polão kkkk

  • rafael soares domingues

    Nossa, o desenho dessa projeção está redondinho. Muito bonito.

  • Cincinato

    T-FOX vem ai.

  • afonso200

    o tal de taigun nao era pra ter sido lançado em 2013 kkkkkk

  • Jose

    Gostei, pelo menos na foto, acho realmente viável quanto mais opções melhor, pelo que li se realmente sair abaixo do T_Cross de 84.990 com câmbio automático com certeza será bem aceito no mercado,

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email