Elétricos Esportivos Europa Minivans Volkswagen

Volkswagen planeja esportivo elétrico ID.3 R em 2024

Volkswagen planeja esportivo elétrico ID.3 R em 2024

A Volkswagen está planejando lançar uma versão esportiva do compacto elétrico ID.3 por volta de 2024, segundo o site britânico Autocar. A montadora alemã ainda discute o caso, mas fontes internas dizem que a ordem está perto de ser assinada.


Já comentado pela marca, a proposta do ID.3 elétrico é tratada como uma possibilidade, mas sem confirmação oficial. Frank Welsch, chefe de desenvolvimento de produto da VW, disse: “Gosto da ideia, mas temos que decidir se o mercado está pronto para aceitar esse modelo”.

Volkswagen planeja esportivo elétrico ID.3 R em 2024

A proposta, segundo indicação do próprio Welsch seria apenas para um ID.3 R. O motivo parece bem lógico, uma vez que o ID.3 comum já tem desempenho de esportivo, indo de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.

Então, lançar uma proposta de “GT” apenas com tração traseira não parece viável. Contudo, um ID.3 R teria o pacote do ID.4 X/Cross, por exemplo, com motor elétrico dianteiro de 102 cavalos e o traseiro padrão de 204 cavalos.

Aí, o ID.3 R teria não só a tração AWD (4Motion) da linha R, assim como também a potência dessa linha de esportivos da Volkswagen. Porém, Welsch indica que isso não irá acontecer. Ele chegou a dizer que a tração nas quatro rodas não aconteceria na primeira geração do monovolume.

Volkswagen planeja esportivo elétrico ID.3 R em 2024

Welsch chegou a dizer que pensa em um ID.3 R com tração traseira. Sobre a plataforma MEB, não há opção elétrica com potência acima de 204 cavalos no eixo traseiro. A VW teria que emprestar energia da plataforma da Audi-Porsche para dispor de pelo menos 300 e poucos cavalos.

Em 2019, o chefe de produto da Volkswagen chegou a dizer que o ID.3 esportivo precisaria de um segundo motor elétrico para ter tração AWD, mas parece que o custo disso deve ter alterado a ideia sobre um esportivo da minivan. Espera-se ainda por uma linha R no ID.4 e outras da família ID.

[Fonte: Autocar]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • 😎.

    Na moral, isso é um hatch com teto alto igual o Fox e Peugeot 308 de primeira geração.

    • Também acho. E o NA o chama de “monovolume”, sendo que o volume do motor está bem definido, mesmo sendo curto.

    • th!nk.t4nk

      Eu sinceramente não entendi de onde o NA tirou essa de “monovolume” também. Se for assim, então vários compactos brasileiros com capô curto e inclinado seriam monovolumes também (e nenhum é). O conceito do ID.3 é apenas de um hatch moderninho.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email