Finanças Suzuki Volkswagen

Volkswagen planeja reunião com Suzuki para discutir relação – mas não venderá ações

suzuki-vw

A Volkswagen afirmou que não venderá as ações que adquiriu da Suzuki, conforme desejo da montadora japonesa.

Os 19,9% continuarão nas mãos da Volkswagen, que vai solicitar uma reunião com a Suzuki para discutir a relação problemática entre as duas empresas.

Martin Winterkorn, chefe da VW, afirmou que “se a atual geração de administradores da Suzuki não quer trabalhar conosco, talvez a próxima vá querer”.

Com a recusa da VW em vender as ações da Suzuki, o valor das próprias ações do grupo alemão já recuaram 3,14% hoje.

[Fonte: Estadão]





  • Não consigo imagina uma solução pra esse impasse. Somente uma corte internacional de comércio mesmo pra julgar isso…

  • smsoh

    A Suzuki deve estar desenvolvendo alguma tecnologia que interessa a VW…

    • DiMais

      a Suzuki domina o mercado o indiano, a VW está de olho nisso..

  • AutoIng

    A Volks é tão arrogante que agora está ameaçando usar sua influência para mudar toda a diretoria da Suzuki, mesmo tendo só 20% da montadora. Ridículo. Dá pra gostar uma empresa que faz uma afirmação destas?

  • Quem tem a perder é a VW, que além de poder ser mau vista por tal atitude, deixa de ter uma excelente parceira no mercado indiano e que sabe desenvolver modelos pequenos, o que poderia ajudar a mesma a dominar o mundo.

  • ChrisDirt3

    A VW ta é com medo d vender as ações e , futuramente a FIAT ou outra montadora como a Toyota comprar, e dessa parceria gerar Frutos . . . .

    Odeio a VW . . .

    • DiMais

      já gera frutos com a Fiat com ambas sendo apenas parceiras.. esse é o maior ódio da VW dentro da parceria, já que mesmo tendo participação na japonesa quem realmente está compartilhando tecnologia com ela é a Fiat

  • Alex_JW

    Nem a Suzuki tá querendo a VW mais.

    Aliás, eu tbm não…rs…

    Mas enquanto sócia da Suzuki, a montadora alemã tem todo o direito de tentar retomar a boa relação entre as partes, mas como não tem o controle acionário, fica difícil.

  • AF1979

    Essas compras com interesse pontual sempre costumam dar errado. O interesse principal da VW ao comprar 20% da Suzuki era o de conseguir um canal de vendas adequado na Índia (onde a Suzuki há décadas está muito bem, obrigado). Porém, bem se vê que a VW já está conseguindo alguma solidez por si só na terra em que a vaca é sagrada.
    Chegou-se a falar que a VW tinha interesse em carros pequenos, mas isso não faz muito sentido se pensarmos que ela por si só sabe desenvolver bem carros pequenos (ou alguém duvida que up! e Polo, isso pra não falar de Gol e Fox, são veículos extremamente competitivos?).

    Para a própria Suzuki, a VW é mais hostil enquanto possuidora de ações do que foi a GM (que tinha seus 3% e nunca foi de torrar a paciência dos japoneses). Imagine o quanto que a VW já deve ter enchido o saco em relação a acordos com a Opel (Splash, que vira Opel Agila) e Fiat (SX4, que vira Sedici), isso sem falar dos motores a diesel (e aqui com certeza a Fiat está melhor do que a VW na arte de fazer bons motores que usem tal combustível). Obviamente que isso tudo já começa a prejudicar o próprio dia a dia da Suzuki, vide a Opel preparando o Junior e a Fiat falando de um crossover sobre a base do Bravo, isso sem falar de possíveis dificuldades que a própria Suzuki esteja tendo para vender o Kizashi, projeto sobre o qual ela gastou muita pestana e ficou espancador. Afinal, alguém aqui acha que interessa para a VW facilitar a vida da parceira quando esta vende um produto que tem tudo e mais um pouco para espancar Jetta e Passat?

    • TDRamos

      O Up!, se eu não me engano, foi desenvolvido com ajuda da suzuki ou algo do tipo
      Polo não é realmente 'pequeno'
      Gol e Fox são gambiarras para países subdesenvolvidos, tanto que o Fox não tava boa aceitação na Europa

      ou seja, a VW não é muito boa com carros pequenos, coisa que a Suzuki é mestre

  • Fla3D

    Se fosse um casamento ele ja iria pro litigioso… :D

  • LuisRenatoJoia

    Essa historia ainda não acabou!Pensei que o acordo já tinha acabado.

  • bgccg1

    Pensam que estão numa guerra é?

    -Invadam e, acima de tudo, mantenham a posição, a ferro e fogo, lágrimas e sangue!

  • DiMais

    Alemanha x Japão.. Arrogância x Honra.. os interesses da VW se sobressaem nesse caso, até mesmo ameaçando a cabeça de executivos.. bom, assim fica claro o porquê de algumas coisas..

  • bluss

    Interessante. A Suzuki faz uma troca com a VW de ações e agora dá birra. Essa é boa! Vale o que está escrito, se a japonesa tem uma parceira com a Alemã, digamos assim, deveria saber que não se trai o parceiro pois, as consequências serão incalculáveis. O fato da germânica não estar dando a atenção necessária a sua "namorada" não justifica o flerte com a Fiat. Era só conversar visto que ambas têm muito o que ganhar com a troca de experiencias em diversos mercados.



Send this to friend