Europa FCA Finanças Mercado Montadoras/Fábricas Volkswagen

Volkswagen pode propor fusão com FCA na visão de Marchionne

sergio-marchionne-fca Volkswagen pode propor fusão com FCA na visão de Marchionne
Sergio Marchionne

Sergio Marchionne vê uma nova possibilidade de consolidação do setor automotivo após a aquisição da Opel/Vauxhall pela PSA. Com a construção da segunda montadora da Europa, após o negócio, a posição da Volkswagen fica ameaçada com a nova composição do grupo francês.







Diante disso, Marchionne acredita que a Volkswagen deve se aproximar da FCA com o intuito de propor uma fusão, algo muito esperado pelo chefe da Fiat-Chrysler, que tentou o mesmo com a GM. No entanto, a montadora americana rechaçou qualquer possibilidade nesse sentido.

Para Marchionne, somente os grupos grandes sobreviverão no setor automotivo e a fusão de empresas deve reduzir custos com compras e desenvolvimento de produtos em grande escala. O mesmo pensamento é compartilhado por Carlos Ghosn, chefão da Renault-Nissan, que recentemente adquiriu o controle da Mitsubishi, criando assim uma nova aliança.

A aposta no momento é que Carlos Tavares, CEO da PSA, consiga fazer na Opel, o mesmo trabalho de recuperação das marcas Peugeot e Citroën. A marca alemã vinha dando prejuízo para a GM há quase duas décadas. Sua recuperação significará um avanço ainda maior da PSA em direção à liderança da VW na Europa. A montadora de Wolfsburg fala apenas em seu plano estratégico, enquanto se recupera do Dieselgate.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

[Fonte: Automotive News]




Send this to friend