Hatches Volkswagen

Volkswagen Polo BlueMotion: detalhes sobre as modificações feitas nele

volkswagen-polo-bluemotion-flagra-gabriel-1 Volkswagen Polo BlueMotion: detalhes sobre as modificações feitas nele







Os modelos BlueMotion da Volkswagen mostram que nossos populares não são tão econômicos quanto poderiam ser. Ainda existe muita gordura pra queimar. E já que o Volkswagen Polo BlueMotion será o primeiro modelo da linha a ser lançado, chegando ao mercado nesse final de 2008, ou no começo de 2009, vamos falar sobre as alterações que ele sofreu para ficar 15% mais econômico que um Polo normal.

Os modelos BlueMotion da VW sempre são 1.6. Tanto o Gol BlueMotion quanto o Fox e o Polo tem o mesmo motor e mesma transmissão. O Polo BlueMotion especificamente terá consumo de 14 km/l de álcool na estrada. E 9 km/l na cidade. Um consumo muito bom.

A Volkswagen mexeu no motor, na transmissão e na aerodinâmica, para conseguir os 15% a mais de economia. Cada um desses fatores é responsável por 5% a menos de consumo. O motor teve a central eletrônica alterada. O câmbio teve todas as marchas alongadas, com a 5a marcha ficando 21% mais longa. É claro que as respostas de aceleração ficam bem mais lentas, mas para quem roda milhares e milhares de quilômetros por mês, isso não importará muito, não acha?

Aliás, esse ponto do câmbio mais longo nos mostra que os carros brasileiros tem câmbios extremamente curtos. Analise por exemplo a primeira marcha do Chevrolet Classic. É ridículo. Você chega a 20 por hora e o carro está a 5.000 rpm. Se câmbios mais longos entregam 5% a mais de economia, por quê não mudar o câmbio de todos os carros de uma vez? O Brasil inteiro consumiria 5% menos combustível, o que faria bastante diferença. E um carro com câmbio mais longo não custaria nada a mais, pelo menos na teoria.

Bom, falemos agora da aerodinâmica do Polo BlueMotion. A grade frontal não deverá agradar a muitos. Ela é quase totalmente fechada, e nos lembra daquelas aberrações tuning que sempre estão pelas ruas. A diminuição de ar entrando ali não prejudicou a refrigeração do motor, pelo que a VW diz. Então, porque não fazer isso nos carros normais também? Outra pergunta que fica aí no ar.

Debaixo do parachoque dianteiro temos alguns defletores de ar, assim como nas laterais. A carroceria ficou 15 mm mais baixa. Com todas essas mudanças o coeficiente aerodinâmico caiu de 0,34 Cx para 0,31 Cx. Bom o suficiente, não?

As rodas são de 14 polegadas, ao invés de 15, para serem mais leves. No total o Polo perdeu 26 quilos com as mudanças. Os pneus especiais da Dunlop tem medidas 165/70 R14, e tem mais sílica, oferecendo menor atrito. A direção é eletro-hidráulica e o ar-condicionado é de série.

[Fonte: Revista Auto Esporte]



  • felipeb193

    :hauhau:

  • LFSP2

    Engnatrouxion total, podem fazer as mexidas que quiserem, tornar o carro mais econômico mas para mim BlueMotion sempre é carro diesel de baixa emissão, não o motor 1.6 da VW com programação alterada, grade diferente e câmbio longo.

  • Hyago

    que carro mais feio, e ainda não é tao economico assim,
    agora é esperar pqra ver por quanto q a VW vai pedir por isso
    :trowup: :>: :down:

  • danielpa

    Câmbio mais longo sempre é bom, pena que brasileiro adora um cambio curto, não sei pq :saad:

  • Paulo Kuster

    A VW deveria se preocupar em atualizar seus produtos no Brasil, alinhando-os com os que ela fabrica lá fora, a exemplo da Fiat, Toyota e Honda, embora com adaptações. Este Polo logo, logo estará desatualizado também, pois está saindo uma nova geração na Alemanha, mas a VW do Brasil já deve estar alterando faróis e lanternas para lançá-lo como “novo” Polo, assim como fez com o “novo” e ridículo Golf 4,25. Que adianta lançar a linha Blue Motion em modêlos ultrapassados? Mais um gol contra da VW…depois não sabe porque não recupera mais a liderança.

  • VTR2008

    Só não é feito tudo isso nos carros de série pq isso deixa eles mais feios e mais lentos…e o povo vive contando vantagem de quem tem o carro mais rápido de 0-100 e mais bonito…economia nem sempre é prioridade no Brasil, prioridade é estética, então os fabricantes montam seus carros de acordo com a preferência do público…se as empresas vão mudar a mentalidade, aí vai depender do sucesso de série BlueMotion. Abs

  • JBAFilho

    Alguém aí falou em liderança…
    Vendas do Siena = 2448
    Vendas do Voyage = 2139
    Diferença bem pequena (14,4%). Para um carro recém-lançado, isso é quase nada.

    Bom, verdade seja dita: O Voyage não micou, como muitos achavam, queriam e rezavam para acontecer.

  • fer_nando_pvh

    num falei esses engenheiros da volks foram formados no telecurso 2000.
    golfstein 4,56576
    o voyage
    agora querem melar o polo que por sinal era o unico que se salvava dali.
    :teeth: :tongue:

  • Brasileiro gosta de câmbio curto pra fazer barulho e pra arrancar em sinal com carro 1.0. Bem tira onda, sabe? :humpf:

    De fato, boa parte dessas mudanças poderiam ser feitas na linha comum do Polo, ganharia muito mais em bom relacionamento com o consumidor do que o nome BlueMotion. Seria algo como o Mille Economy.

    Pneus 165/70 são muito finos para um Polo. Meu Fiesta usa 165/70R13 e eu já acho um palito!

    De qualquer modo, espero que isso ajude a mudar a consciência do Brasileiro quanto a necessidade de carros melhores.

  • lacerdanetto

    “O Polo BlueMotion especificamente terá consumo de 14 km/l de álcool na estrada. E 9 km/l na cidade. Um consumo muito bom.”
    E eu pensando que ele ia fazer uns 20km/l na estrada. :humpf:
    é mt enganação. –‘

    “A Volkswagen mexeu no motor, na transmissão e na aerodinâmica, para conseguir os 15% a mais de economia…As rodas são de 14 polegadas, ao invés de 15, para serem mais leves.”
    Acho q essa economia, não foi só no combustivel nao, e sim nos bolsos deles, querendo mais lucros. Que coisa ridiculaa. –‘

  • VTR2008

    Mas é tão simples..se não gostou do Polo BlueMotion compre a versão normal…se quer um carro mais econômico…compre a BlueMotion…se não gosta de nenhuma dessas opções compre outro carro…

  • lacerdanetto

    [Comentario #126443 sera citado aqui]

    esse tá perdidin. sahsauhsa :tong: :assob:

  • RV

    Hum… tem cara de micão… Tá parecendo as estrovengas da Fiat, como o Siena 6 marchas… Acredito que o apelo de economia vai servir só para os frotistas. Acho que o consumidor normal não vai trocar um Polo normal (que considero bonito) por um “xuning” desses…

  • Thiago07

    Não tem como os cara cobra mais caro num carro desse neh? Pra mim não fizero nada demais, qualquer um loco pode faze isso. Agora essa grade fico horrivel :eyess:, se pintasse ela de preto jah melhorava, daeh parecia uma entrada de ar normal.

  • Giovanni

    Esses falsos BlueMotion são uma tristeza em nosso país, mais uma sigla que foi descaracterizada em nome do corte de custos, da enganação. Em vez de usarem um motor realmente econômico, colocaram pneus de carro popular e tamparam a grade frontal. Tá com cara de mais um mico da Volks :down:

  • felipeb193

    [Comentario #126430 sera citado aqui]

    Cara! você só pode ser doente! seu fanatismo já irritando o pessoal do NA! :down:

  • giovane.vedoy

    Afinal ,pra que que serve aquele modelo de grade no fucinho do Polo se será apenas mínimas alterações? :eyess: Abre o olho, VW. Se não acabará como a GM… :eyess: :eyess: Abre o olho…

  • giovane.vedoy

    :down: :down: :down: :down: :down: :down: :down: :down: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :assob: :assob: :assob: :assob: :assob: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana:

  • giovane.vedoy

    A Volkwagen quer é :banana: :banana: na gente…Infelizmente…Ela quer é :banana:…

  • giovane.vedoy

    :hauhau: :hauhau:Esse carro aí é o Polo reestilizado, não tão vendo, vai ficar assim até 2020!! :hauhau: :hauhau:

  • pp

    [Comentario #126430 sera citado aqui]

    e q q isso tem a v com a materia? … alguem te pergunto alguma coisa…? meus parabens para a sua idolatrada volks… o q nao aconteceu, e q todos estavam questionando … era o sucesso repentino do voyage, q nos primeiros meses nao vingou.

  • pp

    [Comentario #126443 sera citado aqui]

    obrigado pelo conselho… vou comprar OUTRO CARRO

  • pp

    [Comentario #126430 sera citado aqui]

    q fonte é essa pqsi vc esta falandu do mes de novembro os numeros sao esses:

    siena:5175
    voyage:2505

    uma diferença de mais de 50 por cento

  • Rogerio_BH

    [Comentario #126430 sera citado aqui]

    E daí? Você tem ações na VW?
    O que importa é custo x benefício para o consumidor.
    Viva a concorrência!

  • Kaique L. Andrade

    O povo fala que brasileiro gosta de cambio curto… que mania de colocar a opinião de um para todos. Nunca conheci ninguém que gosta de cambio curto; como que vai gosta de cambio que em carro 1.0 só chega a 22 km/h?
    Eu particularmente gostei desse Bluemotion, eu até que poderia comprar um desse. Só que prefiro não compra.

  • [Comentario #126441 sera citado aqui]

    20 com álcool? que jeito hein….

  • JBAFilho

    [Comentario #126477 sera citado aqui]

    Não, meu querido. Estou falando de Dezembro, mês 12, último mês do ano.
    A fonte é a FENABRAVE. Dá uma olhadinha lá, dá!

  • renato

    [Comentario #126460 sera citado aqui]

    bem isso mm, q cara xarope meu…. vai catar caquí maluco :pao:

  • pablorocha

    carro de Bobo :banana:

  • thivilao

    fanatismo agora não…o assunto é polo bluemotion!!!agota tb tem uns carinha ae q gosta de falar besteira, como por exemplo: “mais um mico da vw”

    perai… mico?? bem gol,fox,voyage,golf,polo sedãn,spacefox vendem bem!!!so não entendo o polo hatch!mas tudo bem!

    ha mico?? será q é o jetta ,q por sinal é o mais caro e hoje mesmo tá lá no site da fenabrave 259 jettas contra 260 fusion…ta bem! o civic e o corolla vendem muito,muito,muito mas, é verdade!!mas só eles o resto é 800,600,500 unidades mês!o linear mesmo tanta propaganda…ai vc ver bora 359 undades linear 362 é + ou – isso!!!bem a verdade é essa!, não sou fanatico por essa e aquela mas tem marca pra tudo q é lado e principalmente vw, mas convenhamos motores bons,esportividade, design ,harmonia e valorização…não tem pra onde correr é VOLKSWAGEN!
    :evil:

  • Kaique L. Andrade

    [Comentario #126510 sera citado aqui]

    “[…] mas convenhamos motores bons,esportividade, design ,harmonia e valorização…não tem pra onde correr é VOLKSWAGEN!”

    Motores bons? Esportividade? Design? Harmonia e valorização?
    Você quis dizer que a resposta de tudo isso é Volkswagen?
    Meu amigo, se mata… :trowup:

  • GusMendonca

    Mais que porr:censor:

  • felipeb193

    [Comentario #126510 sera citado aqui]

    Parabéns rapaz! esse foi um dos piores comentários que eu já vi!

  • Luis.J.R.

    O importante que ficou mais economico?”Espero”!Mais mesmo assim a vw vai enfiar a faca.Pode ter certeza! :blink:

  • fr_amaral

    [Comentario #126499 sera citado aqui]

    Somos 3!

    Vaza JBA, seu fanatismo ta irritando o NA inteiro, ninguem mais te aguenta cara, vai embora, que que isso tem haver com a materia, tu é louko?
    Bom, falando da matéria, esse carro vai ter um preço absurdo, vai ser carro de nicho, ninguem vai comprar, vai ser mais carro de marketing, que nem o Ronaldo vai ser para o Corinthians!

  • fr_amaral

    [Comentario #126510 sera citado aqui]

    Agora sao dois idiotas, ele e o JBA, ele deve ser o namorado do JBa, cara, se liga, comentario de fanatico desesperado…

    Harmonia? Onde um volks tem harmonia?
    Motores bons? Um 1.8 com 106cv e 2.0 com 116 e ainda ruim de torque sao bons?

    Design? Onde um Bora e Golf sao bonitos?

    Esportividade? De qual carro? Gol Power qu nao é!

    Desvalorização? Tu é doente?

    Como diria o felipeb193:
    Parabéns rapaz! esse foi um dos piores comentários que eu já vi!

  • fr_amaral

    [Comentario #126542 sera citado aqui]

    [Comentario #126531 sera citado aqui]

    Somos 3!
    Cara loko!

  • Weddly

    Se vender bem para os frotistas está bom.
    É uma pena o Polo, melhor de todos os compactos com toda certeza, vender tão pouco.

  • Rodrigo joi

    A idéia é boa, pena que na pratica as coisas são bem diferentes, os 10km/l que o atual polo deveria fazer (segundo a própria VW)de consumo médio se transformaram em menos de 8km/l, então esses 14km/l deveram ser uns 11~12km/l … não que seja ruim, mas longe desse milagre todo e ainda tem que se levar em consideração que os motoristas acabaram pisando mais para poder ter um desempenho razoável, aumentado ainda mais o consumo..
    Mas como 1º passa esta valendo.


Send this to a friend