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Volkswagen quer linha R competindo diretamente com Mercedes-AMG

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A Volkswagen quer novamente potencializar a linha R e desta vez com objetivo de bater de frente com a Mercedes-AMG. No começo dos anos 2000, a linha mais potente de esportivos da VW recebeu um grande investimento, de onde saíram carros como Golf R32, Passat R36 e Touareg R50 TDI, por exemplo. Mas o tempo passou a marca alemã se desinteressou por colocar mais músculos em seus carros, restando apenas o Golf R.


Quando novamente tomou gosto pela potência maior, a Volkswagen lançou o protótipo Golf R400 e prometia bater forte na divisão esportiva da Mercedes-Benz, porém, o que matou o hot hatch anabolizado foi o Dieselgate. Com isso, o projeto foi engavetado e no processo até o GTI Clubsport S passou o Golf R tradicional em potência, alcançando 310 cavalos com tração dianteira – numa competição pelo recorde de Nürburgring – enquanto o velho esportivo mantinha 292 cavalos, embora com tração nas quatro rodas.

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Pela lógica, seria natural de fato que o Golf R catapultasse em relação ao GTI Clubsport S, mas não aconteceu. Então, no ano passado, o esportivo ganhou atualização com direito a escape da Akrapovic e 310 cavalos, finalmente se equiparando à versão clássica especial. Agora, Jürgen Stackmann, presidente de vendas e marketing da Volkswagen, diz que a linha R vai evoluir em desenho, tecnologia e performance. A indicação do chefe da VW é que há espaço para o Golf R crescer e o rival imediato é o Mercedes-AMG A45.


Atualmente o bólido tem 381 cavalos em seu motor 2.0 Turbo, mas a Daimler vai eleva-lo para mais de 400 cavalos nesta nova geração. Para combate-lo, o grupo VW escolheu o Audi RS3 com 400 cavalos e 48,8 kgfm para barrar o avanço da AMG, mas pode ser que a Volkswagen reforce o time com o Golf R400. O motor em si já existe nessa calibração e seu desenvolvimento seria uma antecipação de um provável novo rival, o Ford Focus RS 2020, que deve chegar a 400 cavalos também.  Chegou-se até em falar num Golf R420, ainda mais poderoso

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Como a próxima geração do Golf terá sistema micro-híbrido de 48 volts, que é a mesma tecnologia que a Ford vai impor ao Focus RS 2020, então ambos estariam equilibrados nesse aspecto. Em relação à Daimler, a briga seria de dois para um, apesar de que as mecânicas de RS3 e Golf R sejam diferentes, a proposta é a mesma. Realmente seria um embate interessante.. Mas, a linha R não deve se limitar ao Golf R.

Já se fala em que a linha I.D. de carros elétricos terá versões de performance da proposta atual. Em realidade, o compacto – que pode ser chamado de Neo – terá uma versão mais barata, provavelmente com alcance limitado em 400 km e menos células de lítio. Já a versão topo de linha contará com 600 km. Então, uma terceira opção será esportiva, mas ainda não se sabe se a sigla GTI ficará em evidência ou se será a R. A própria marca apresentou um conceito GTI com 503 cavalos, indicando que as icônicas três letras continuam a ter preferência no fabricante.

Volkswagen Golf R400 – Galeria de fotos

[Fonte: Diário Motor]

 

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  • ObservadorCWB

    Competir no quesito despenho né ?

    • Punta-tacco

      Mas acredito que com um pouco de alcântara e fibra de carbono da pra competir em acabamento tbm, mas creio que a VW não vai competir nesse quesito de modo a cortar custos e tentar vender abaixo do valor do Mercedes. Porem se o golf R custar muito abaixo do RS3, ele vai acabar matando o irmão rico. A solução é a VW lançar o RS3 sempre com pelo menos 30 cv a mais que o Golf.

    • Dionatan

      entrei em um a45 AMG no salão do automóvel não vi nada de mais no acabamento dela ! ele esta bem fraco comparado a um s3 ou 135i m, alem dos bancos esportivos tmb não terem vindo para o brasil. no quesito tecnologia perde até para um golf gti por ele ter ACC e DLA o trunfo fica apenas de desempenho e dinâmica !

      • ObservadorCWB

        Não esqueça que você entrou no modelo face lift…. os comentários são sobre a nova geração alvo do Golf. Mesmo na 2018 ha Alcântara, som harman kardon, controles de tração e até de exaustão mais aprimorados, no MB. O restante é firula mesmo, concordo, controle da cor das luzes no interior etc e tals….. A briga é boa. MB / BMW e VW concorrendo no segmento de carros pequenos mas bravos.

      • Thiago

        Até 2015 S3 vinha com bancos normais apenas com o emblema S3 (RSQ3 é assim até hoje com aquele painel da antiga geração do A3). Bancos concha com regulagem elétrica nem o RS3 tem.
        Os bancos esportivos vieram no CLA 45 AMG e no GLA 45 AMG de 2015 em pouquíssimas unidades, geralmente eram junto com um pacote de apêndices aerodinâmicos em fibra de carbono (aerofólio no GLA), som Harman Kardon e rodas de 20 polegadas (apenas GLA). No A45 AMG vieram versões first edition para a imprensa que continham os tais bancos, mas não tenho notícia se esses carros acabaram sendo vendidos ao público ou foram devolvidos para a fábrica.
        Acredito que apenas esse opcional custava na faixa de uns R$20.000,00 reais.

      • Djalma

        Aliás modelos TOP da VW já tem encarado comparativos com Mercedes, BMW e Audi e se saído bem.

        • noticiasehumakaka

          seria legal ver um golf r400 nas ruas…. so olha mesmo porque comprar é impossível kk

    • thi

      ai ai … será que em pleno ano de 2018 vc ainda não sabe o poder da volkswagen. monstra é ela.

      • ObservadorCWB

        Não vivo sob nenhum dogma. Vivo sobre fatos. E…principalmente….não tenho marca de “estimação”. Ser fiel à marca ou fã de apenas um modelo é mediocridade. (Favor entender a palavra medíocre pelo seu contexto de Dicionário = mediano)

        • REDDINGTON

          Cara….perder tempo com essa criança que pega o celular do pai pra vir defender a VW??? Repara, ele coloca a VW acima de TODAS AS MARCAS…é um coitado…Todo carro que lançam ele fala que vai comprar, Up TSI, Polo, Virus, Amarok V6, Tiguan…

          • ObservadorCWB

            Sério ? Então fui trolado sem perceber…kkkk Obrigado por avisar. Sabe, na maioria das vezes leio o comentário, e não leio quem escreveu. A qualidade e evolução tecnológica da Volks são notórios. Veja o que ela disponibiliza em nosso mercado (turbo + injeção direta + tração nas quatro etc). O que eu não curto e critico é depenar isto tudo (veja o caso do Golf-de São José dos Pinhais contra o Golf alemão). E o pouco que conheço do ramo me faz atestar que a trinca de luxo alemã, principalmente nos modelos de ponta (Neste caso estamos falando sobre série A – mas no segmento AMG) ainda apossui um padrão de acabamento/qualidade superior às marcas de grandes produções.

            • REDDINGTON

              A VW tem que nascer de novo pra bater MB e BMW…A VW é uma marca que eu desprezo, mas já escrevi aqui, tenho que tirar o chapéu: padronizou as revisões, está investindo pesado em lançamentos aqui. Não tem como não reconhecer esses méritos.

              • thi

                amigo divida a vw em vwb e vw. ok?? nascer pra q??se com touareg,passat ,arteon ela bate lá na europa.

                • REDDINGTON

                  Já que vc é um “adulto” faz assim. Vê as vendas do Touareg NO MUNDO e me fala. Não vou nem falar de Europa, to falando de MUNDO…

          • thi

            acho q criança aqui é vc amigão ,tenho 31 anos e acompanho a pag a uns 5 anos ..mais respeito ta bom fera. e quem disse q tenho marca de coração?? mas tenho conciência de quem é a vw alemã…não sou adolescente q compara carro por emblemas ;)…se vc e outros não reconhecem isso , paciência.

            • REDDINGTON

              31 e cabeça de 5…Vc desrespeita a todos com essa babação de ovo da VW cara. Tá louco.

      • 82_BD

        Carlos4carros, é você?

  • Edson Fernandes

    Nada como um interior de esportivo com mescla de cor dos bancos + detalhes. Eu prefiro muito mais do que ficar nessa de interior preto apenas.

    Falando de performance, quero ver até onde vai chegar. Pois terá um momento nas fabricantes que não existirá mais superesportivo diferenciado em performance, já que os carros “comuns” em suas versões esportivas estão chegando aos poucos no mesmo patamar. Prevejo que algum tempo depois, os carros “comuns” que irão começar a ser vitrine de tecnologia das marcas.

    • Ricardo

      A diferença dos esportivos de verdade sempre será o ponto G.

      • Edson Fernandes

        Bem… não duvido que devido a cada vez mais competição para esses ficarem cada vez mais potentes e brutos atingir um nivel absurdo.

        É incrivel como esses carros reduziram seus numeros de forma positiva.

        • Ricardo

          Superesportivos tendem a ser pesados por serem grandes e largos para serem estáveis, se não investirem em redução de peso com certeza em breve serão ultrapassados por hatchs, peruas e sedãs esportivos, pois a menor estabilidade é compensada pelo menor peso.

          • Edson Fernandes

            Sim, só que eu olho os gastos para isso e o que vc já tem desenvolvido que tem um potencia absurdo de melhorias, por isso sempre cito essa rapidez que carros mais simples estão tão proximos de esportivos bons.

          • Unknown

            Nossa, quanta besteira. Daqui a pouco vai dizer que hot hatches são mais velozes ou tem mais mais potencial que os superesportivos…

    • Luis Burro

      Ao menos não tem a grafia xadrez.A mim não lembra nd de esportividade,pelo contrário lembra os britânicos e acho eles muito sem sal.

  • Ricardo

    Será lindo! Sou mais VW que Mercedes e BMW.

    • Punta-tacco

      Sou fã da VW, seus carros são lindos, mas em relação ao BMW, ela fica atrás pois a pegada de um BMW é outra, sua dinâmica e dirigibilidade é incomparável.

      • Dionatan

        verdade do toda a razão porem me desanimei com os comentários de mecânicos e ex donos de bmw todo mundo fala mal da confiabilidade delas ate tirei do planos em ter uma 135 i m para ir em um S3

        • Allan Marconato Marum

          Eu acho os BMW lindos, mas também ouvi o mesmo. Não são tao confiáveis, com 60 mil km já estão pipocando problemas, coisas que nem carros populares apresentam nesta quilometragem.

        • Punta-tacco

          Os famosos BBB das BMW kkkkkkk (bico, bomba e bobina)
          Eu estou bem ciente desses problemas mas isso não me desanimou de ainda sonhar com uma 325i 2011 Manual.

      • thi

        rapaz já dirigir um cc do primeiro… achei a pegada deliciosa… acho q o trio vw/audi , mercedes e bmw são muito equilibrados

  • Isaac Ferreira Santo

    Enquanto isso aqui no Brasil nem o GOLF GTI 2019 foi lançado

    • ObservadorCWB

      Estão estocando vento. Depois da saudação à mandioca vão dobrar a meta de lançamento do GTi 2019.

    • Marcelo Henrique

      Detalhe que não vai ter modelo 2018/2018, vão pular para 2018/2019.
      Todos os Golfs a venda no momento são 2017/2018.
      O carro é excelente, mas o valor faz o povo pular para um Tiguan.

  • Emygdio Carlos

    Será que esse sistema micro-híbrido poderá ser implantado em carros mais antigos?
    Se fosse possível substituir o alternador convencional por um motor elétrico de 48 volts e que serviria ao mesmo tempo para carregar as baterias, creio que ajudaria a economizar combustível.

  • Luis Burro

    Muito estranho,o q o dieselgate tem a ver com isto?Será q não cumpria as normas de emissão?

  • Luis Burro

    Bem q nesta versão a carroceria poderia ser mais ousada.Com o teto traseiro mais inclinado como no Focus.

  • Wellington Myph13

    Povo da VW é meio exagerado né… Então um A3 RS é acima dos Mercedes-AMG?

    • Marcos megdA

      O audi RS3 anda mais que o A45 amg

      • Wellington Myph13

        Isso eu sei, mas isso é mérito da Audi e “falha” da Mercedes. Agora é forçar a barra que uma linha esportiva da VW será “compatível” com a Mercedes-AMG é demais…

        • thi

          pq? brazuca é cada coisa sem nexo… a vw do phaeton,touareg v8,phideon, passat ,golf R e dos mesmo criadores de audi … eu que não vejo a vw não ser compativel ,acho q vc esta só ligando a vw europa com a vw brasil rsrs.

          • Wellington Myph13

            Cara, VW é a linha abaixo da Audi. Simples assim, só por isso já não entra em comparação com Mercedes.
            Se o Golf R vai bater o Classe A AMG é outra história, e uma coisa não tem nada a ver com a outra.
            É o mesmo que a Ford anunciar que o Focus RS deles vai competir com a linha M da BMW… Não rola.

            Falar que a VW tem a mesma qualidade da Mercedes, é dizer que a Audi é inferior as demais marcas de luxo.

            • thi

              não rola?? pq um ford não pode bater um mercedez ?? então viva na sua bolha

            • Marcos megdA

              A Audi é uma marca dentro de um conglomerado grande de marcas automotivas, então acaba compartilhando vários componentes, inclusive com marcas mais baratas.
              Isso dá uma impressão que ela fica abaixo das outras duas grandes germânicas.
              Na ponta do lápis ela nao fica atrás e inclusive a Audi superou as outras em alguns quesitos, principalmente o equilíbrio entre luxo e esportividade.
              Temos que levar em consideração que o objetivo da linha R da VW é unir esportividade em um veículo um pouco mais acessível que os de grife.
              Posso te dizer uma coisa, o acabamento da VW alemã nao fica nada atrás das marcas de grife e num preço muito mais camarada

  • Augusto

    Pessoal da VW vai precisar comer muito arroz com feijão…

    • thi

      deixe-me ver , a lider na europa,no mundo , que tem motores magnificos , carros espetaculares (touareg v8,phaeton,passat,arteon,linha gti , R e dos mesmos criadores de audi ) comer muito arroz e feijão?? piada nhe colega?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Augusto

        Quanto a qualidade, pode sim se comparar a MB e BMW, mas vai continuar sendo uma marca “popular” e sem o mesmo prestígio

  • Erivelton Freitas

    Carros ‘R’, ‘GT’ e ‘GTi’ num geral, não são pra mim. A pessoa paga acima de R$ 100.000 num hatch que tem motor de carro de corrida como se em algum momento da vida, fosse realmente poder usar ‘todo o potencial’ desse carro. Não, não no Brasil, e não com essas placas de 80km/h no máximo.

    • Marcelo Henrique

      100 mil é o Golf 1.4 TSI com desconto.
      O GTI tupiniquim custa os seus 135 mil ou 150 mil completo, claro que ainda estamos falando do modelo 2017/2018 pois aí conseguimos um pouco de desconto.

      • REDDINGTON

        Começa em 135…com TODOS opcionais vai a (!!!) 171.928 reais…

    • th!nk.t4nk

      Sao séries pra se usar na Alemanha. Daí sim. No BR é mais pra efeito psicológico. O comprador nao vai usar nem 10% do potencial do carro.

  • Marcelo Henrique

    Normal.
    O golf é campeão de vendas na Europa, era de se esperar que aumentassem o portfólio.
    Lembrando que na Europa existe muito VW mexido com 500 CV ou mais, então já era esperado um Golf “fuçado” de fábrica.

  • Ricardo Blume

    Golf duas portas é lindo!

  • REDDINGTON

    HÁ HÁ…Piada boa

    • thi

      ????? a já sei..pq um emblema diz tudo..um ford,toyota,vw não pode ser melhor q um mercedes?? piada é escrever isso kkkkkkkkkkk

      • REDDINGTON

        Rapaz…vc não pode ver uma vergonha que corre pra passar né…Não pode ver nada sobre a VW que chega convulsionar de alegria…

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