_Destaque Carros Conceito Europa SUVs Volkswagen

Volkswagen registra desenhos do T-Prime Concept GTE

vw-t-prime-patente-2

Apresentado na China este ano, o Volkswagen T-Prime Concept GTE é um vislumbre de um futuro SUV da marca alemã, supostamente o sucessor do atual Touareg. Com aparência sofisticada e luxuosa, o utilitário esportivo conceitual chamou atenção também pelo seu porte.

Diferentemente do esperado para um sucessor do Touareg, o Volkswagen T-Prime Concept GTE mede 5,06 m de comprimento, algo que vai além do Volkswagen Atlas, o novo SUV que a marca estará lançando em breve no mercado americano.

vw-t-prime-patente-8

O utilitário esportivo de Chattanooga, Tennessee, tem 5,03 m de comprimento e é feito sobre a plataforma modular MQB, sendo até o momento o maior modelo da VW para o segmento. Mas o Volkswagen T-Prime Concept GTE foi desenvolvido sobre a base MLB Evo, a mesma do Audi Q7, por exemplo.

Já o Touareg mede atualmente 4,79 m e é bem menor que a nova proposta da Volkswagen. Como na Europa o Novo Tiguan ficará limitado – a princípio – em 4,68 m de comprimento, um Novo Touareg com esse porte ou pouco maior não seria problema.

vw-t-prime-patente-3

Mas com 5,06 m? Se essa for a ideia por trás do Volkswagen T-Prime Concept GTE, então teria de haver um intermediário entre ele e o Novo Tiguan, que bem poderia ser sua versão longa de sete lugares, importada do México.

Alguns sites já dizem que o Volkswagen T-Prime Concept GTE é o sucessor do Touareg, enquanto outros falam que o SUV conceitual vai gerar um modelo mais luxuoso, cujo lançamento se dará após a chegada do clássico utilitário da VW.

Apesar do porte, o Volkswagen T-Prime Concept GTE não parece ter sido projetado para ter sete lugares, embora haja espaço em seu grande porta-malas. Caso de fato apareça com essa opção, podemos então imaginar que seu mercado prioritário será a Europa, enquanto o Atlas ficaria responsável pelos EUA. Porém, é bem provável que ambos serão vendidos na China, um em cada joint-venture: SAIC-VW Atlas/Teramont e FAW-VW T-Prime/Touareg.

volkswagen touareg v6 tdi

Volkswagen Touareg

Em 2002, a Volkswagen vivia o mais distante possível de suas origens e o luxo era algo totalmente alcançável. Não por acaso, ela lançou neste mesmo ano um sedã de alto luxo, o Phaeton. Mas, além do segmento high end, a marca alemã apostou pela primeira vez no mercado de utilitários esportivos compartilhando um projeto com a Porsche.

A ideia era entrar por cima e assim surgiu o Volkswagen Touareg, irmão do igualmente novo Porsche Cayenne, também o primeiro SUV do fabricante de Stuttgart. A proposta de luxo seguia seu curso em um imponente modelo, que ainda teve o Audi Q7 compartilhando sua base. Com tração nas quatro rodas e suspensão pneumática, o utilitário logo ganhou uma gama interessante de motores.

Touareg-Executive-Edition

O Volkswagen Touareg chegou a ter propulsor diesel de cinco cilindros, VR6, V8 4.2, V10 diesel 5.0 e o poderoso W12 6.0, na época com 450 cv. Após oito anos, a primeira geração deu lugar à segunda, que trazia os faróis adaptativos de última geração. Visualmente equilibrado, este SUV conservava algumas da geração anterior e ganhou a primeira versão híbrida, além da polêmica V6 3.0 TDI Clean Diesel, hoje listada no Dieselgate. Continua a ser feito em Bratislava, Eslováquia.

Galeria de fotos do Volkswagen T-Prime Concept GTE:

 







Send this to friend