Governamental/Legal Pickups Segredos-Flagras SUVs Volkswagen

Volkswagen registra nome Taos no Brasil – Será SUV ou picape?

Volkswagen registra nome Taos no Brasil - Será SUV ou picape?

A Volkswagen registrou mais um nome no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – e novamente iniciando com a letra “T”. No entanto, não se trata de “T-isso ou T-aquilo”, mas “Taos”. Arquivada no dia 3 de maio, a nomenclatura pode indicar um veículo utilitário, que pode ser um crossover, SUV ou mesmo picape.


O motivo é que começa pela letra “T”, que atualmente é associada com estes tipos de veículos dentro do portfólio da Volkswagen. Pelo cronograma já esperado de lançamentos da marca, o nome T-Sport – recentemente registrado – seria atribuído ao crossover derivado do Polo, que será lançado em 2020 e com produção nas fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté.

Volkswagen registra nome Taos no Brasil - Será SUV ou picape?

Este modelo ficará abaixo do T-Cross e acima deste, o Tarek, que será o rival do Jeep Compass com seus 4,45 m de comprimento e 2,68 m de entre eixos. Acima deles, está o atual Tiguan Allspace com opção de sete lugares, opção que deve ser única após a chegada do SUV argentino.


E o que resta? A picape Tarok parece ter um nome forte para bater de frente com a Fiat Toro e demais. Restaria então o SUV topo de linha, que se cogita ser o Atlas Coupé. Como a VW não tem planos de trazer o Atlas de sete lugares, já que dispõe do Tiguan, então qual seria a proposta do Taos?

Volkswagen registra nome Taos no Brasil - Será SUV ou picape?

O nome é associado com uma pequena cidade americana do estado do Novo México, numa região desértica que tem tudo a ver com utilitários esportivos ou picapes. E o que falta então? Como a Volkswagen está explorando todos os tamanhos de SUV, restariam duas opções para uso desse nome.

O primeiro seria um SUV médio de apelo esportivo e estilo cupê, que poderia ter entre 4,50 e 4,60 m, tendo o mesmo entre eixos do Tarek. Ele seria uma opção mais descolada em relação ao Tiguan europeu. A produção em Puebla facilitaria sua entrada nos EUA.

Volkswagen registra nome Taos no Brasil - Será SUV ou picape?

Outra proposta seria a variante crossover definitiva do up!, sendo diferenciada em estilo com relação ao conceito Taigun. Fora isso, não há muito o que inventar em termos de produto. No caso de picapes, Amarok e Tanoak são outros nomes com propostas já definidas, mas a VW poderia emplacar uma picape leve sucessora da Saveiro, abaixo da Tarok.

Essa seria uma proposta mais localizada, porém, a VW já revelou numa apresentação da designação “Saveiro NF”. Se a ideia for encerrar o nome do produto, assim como pode faze-lo com Gol e Voyage em 2021, Taos pareceria interessante. Então, o que você acha?

 

Volkswagen registra nome Taos no Brasil – Será SUV ou picape?
Nota média 3.9 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Deve ser o Cross Polo

    • V12 for life

      Cross Polo é o T-Sport.

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        será uma nova Saveiro?

        • V.mario

          Essa será a Taveiro

      • Ubaldir

        T-Cross.
        Pelo que a mídia tem comentado, teremos um pequeno SUV do Up! (até aqui tratado por T-Roc), uma pick-up no estilo Toro, um SUV compacto-crescido no estilo Compass, e mais um SUV grande que deve vir da Argentina. A saber em qual deles vai ficar o nome Taos.

        • Marcelo Ecosta

          SUV do up é o Tiguan, não o T-Roc que já foi lançado na Europa.

          • zekinha71

            SUV do up! seria o Taigun. Tiguan é SUV do Golf.

            • Marcelo Ecosta

              Putz, pensei certo e digitei errado kkkkk

          • Ubaldir

            Tiguan do Up? O antigo Tiguan usa a plataforma PQ35, enquanto o Up! é feito sobre a PQ12.
            Já oTiguan atual é o All space, feito sobre a plataforma MQB ampliada, mesma utilizada no Golf, no Polo, no Virtus e no T-Cross, já competindo na faixa de SUV médio.
            Aqui no Brasil, já a um bom par de anos, a mídia vem anunciando um “SUV sub-compacto” a ser montado sobre a plataforma do Up! sob a nomenclatura de T-Roc. Não que esse deva ser o nome que vão utilizar no produto, mas é assim que o estão nomeando por enquanto.

            • Marcelo Ecosta

              Se você tivesse lido os comentários seguintes, e conhecesse carros, saberia que eu estava querendo me referir ao TAIGUN, apenas digitei errado. Quanto ao T-Roc, ele já existe e é derivado do Golf.

              • Ubaldir

                Sem controvérsias, amigo. Sei lá porque na internet todo mundo fica querendo arrumar confusão com os outros como se fosse um galinho de briga. Para que o “e conhecesse de carros”?
                Quanto à questão T-Roc, se tiver curiosidade é só procurar nas publicações nacionais mais importantes de alguns anos atrás (à época do lançamento do Up!) e você achará em profusão imagens das projeções do pequeno SUV (previam até duas portas) que hipoteticamente será/seria montado sobre a plataforma do subcompacto da VW. Claro, foi uma nomenclatura estimada pela mídia baseada em um nome já existente na Europa (T-Roc na verdade nomeia o produto equivalente ao T-Cross no velho continente), a qual não se confirmou, foi mais questão de dar um nome a um possível novo projeto, coisa que a mídia faz demais. Você está certo na sua observação, mas a informação que repassei é verdadeira, também.
                Agora, ler os demais comentários pra saber que houve um erro de digitação é dose pra leão, hein…
                Abraço. Paz sempre.

          • Mike Milankovic

            Aquilo não é SUV e esse carro nem vai chegar no mercado,pois o Up já tem data pra morrer na Europa.

  • V12 for life

    Nem sempre registro no INPI significa alguma coisa, lá tem registro de Corvette, Silverado e até do 500X.

  • Claudio Fiorini

    Só falta o Tatu.

    • Eskarmory .

      rsrs

    • Jad Bal Ja

      Que isso, ainda tem toba, tarugo, treco, tarado, treta….

      • Malvino Jose Moreira Junior

        Tpm – Com motor tsi 1.4 kkkk

  • Schoenfelder

    Ando meio desanimado com os “T” da Volks. O problema esta no VEL:
    Estilo descartáVEL, acabamento lamentáVEL, preço abomináVEL… acho que nem o Tarek será recomendáVEL

    • Ítalo Martines

      Entendo suas críticas, mas antes um acabamento lamentável do que um motor deplorável. O renegade tem o melhor acabamento, mas é o motor? Cada um tem as suas prioridades.

      • D34D P00l

        O problema não é o acabamento em si.
        SE CUSTASSE o mesmo que o Renegade e tivesse trocado o acabamento por motor, ok. O problema é que custa MUITO mais que o renegade e tem esse acabamento mequetrefe.

        • Ubaldir

          Acho que há mercado para todos os gostos. Não acho que seja injustificável um cliente que prefere o acabamento e o design diferenciado do Renegade em detrimento de melhor desempenho e de uma melhor eficiência mecânica encontrados no T-Cross. Cada um tem suas prioridades, e o optar por um acabamento diferenciado pode ser uma delas.
          Só discordo da afirmação de que o preço dos dois é muito diferente: não é. Com nível de equipamentos semelhantes, os modelos de Jeep e VW são razoavelmente próximos em preço.
          E quanto ao acabamento “mequetrefe”, discordo um pouco. Vi um T-Cross Highline exposto em um shopping esses dias, e a aparência interior é bem razoável em termos visuais. Inseriram o acabamento lateral no banco que esconde as ferragens (o que eu acho uma ausência imperdoável no Polo/Virtus), o painel, apesar do plástico rígido, conta com adereços interessantes que denotam bom visual ao conjunto, e as portas também contam com um jogo de cores interessante. Não sei como é a questão das versões menos equipadas, mas na topo de linha, não ficou ruim, não.

          • Ernesto

            Poxa Ubaldir, você é um cara diferenciado aqui nos comentários. Meus parabéns!
            A maioria eu creio que nem tenha visto o carro e já tecem críticas. Estou com pouco tempo, mas pretendo dar uma olhada nesse carro (sem a intenção de comprar pois estou sem $$, mas quem gosta de carros sempre quer dar umas pescoçadas, né? Rsrsrsrs).

            • Ubaldir

              Pois é, meu amigo. Eu também vou demorar muito para “brincar” de trocar de carro, de novo… rs. O Aircross acho que vai ter que ficar comigo pelo menos até os 100 mil km. O 208 novo da patroa tem horizonte para uns 4 anos antes de pensar em troca. Portanto, só lá pra 2023 par eu pensar nisso.
              Mas eu não deixo de “curiar” os lançamentos sempre que tenho oportunidade, uai… kkkkk

      • Paulo Lustosa

        renegade com motor bom somente no diesel

        • Ubaldir

          E em outro patamar de preços.

          • Paulo Lustosa

            120 mil num tcross leva um renegade longitude a diesel, que alem de mais torque e menos custo por km rodado, tem tração integral

  • Washington Silva

    Alguém sabe dizer o motivo, se é que há algum, de a VW colocar esse bendito T em tudo?

    • Marcelo Ecosta

      É igual quando a dona Creusinete batiza a penca de filhos como Uziel, Uzineide, Uzenir, Uzalberto, Uzistilde, ou a Samsung bota nos celulares os nomes J1 J2 J3 etc.

      • Washington Silva

        Uzistilde foi o fim, kkkkk. Imagina a mãe chamando: Uzistildinha, vem cá! Rs brincadeiras à parte, entendo a ideia de criar uma “família”, tanto na aparência do modelo quanto na pronúncia dos nomes, mas esse T antes de tudo tá muito forçado. Parece que pegam qualquer nome e colocam um T na frente, tipo T-Fusca, T-Brasília ou algo assim. Não segue uma linha lógica, como antes quando os carros da VW tinham nome de esportes ou de ventos. É simplesmente um T qualquer coisa. A família da Uzistilde segue uma lógica. Estranho seria se fosse T-Uzistilde, T-Jamelão, T-Astrogildo, um monte de coisa nada a ver só com um T na frente.

      • Vinicius LMS

        Só pode ser isso, são nomes bem infelizes, sem falar na pronúncia horrível.
        O pior é que notei que farão algo similar com os modelos elétricos, repare que agora tem vários conceitos com o nome ID: ID Neo, ID Buggy, ID Buzz, ID Crozz, ID Roomzz…

        Saudades de quando colocavam nomes de algum esporte ou de vento.

      • Malvino Jose Moreira Junior

        Então o problema do nome global ou americanizado é isso, aqui para os Brasileiros , pode não ter um bom som , como foi o caso da CHANA kkk.
        cross ,country , rex etc… Em outras pronúncias deve ficar legal.

    • Jad Bal Ja

      Marquetingue…

  • Jeanphil

    Será que o Tarok vem pro Brasil mesmo? A opção a Diesel seria show…

  • Eu acho que aTé agora é Tdemais e resulTado de menos.

  • Leandro

    Esses nomes são um verdadeiro Caos.

  • CanalhaRS

    Minhas fichas iriam um novo nome para o Tarek, que soa meio estranho para nós, e para uma possível sucessora da saveiro.

  • 1945_DE

    Acho que os Ts da VW não tem muito problema não, mas os da Honda e Toyota, causam uma confusão danada. WR-V, HR-V, CR-V (Honda). CH-R (Toyota), não dá nem para saber de que marca que é. Eu acho que esse novo nome vai ser a pick-up Tarok que foi apresentada com esse nome temporário. Agora o definitivo de ser o Taos para concorrer com a Toro.

    • zekinha71

      Nesse caso foi a Toyota que acabou copiando a Honda colocando esse nome de Honda em seu carro.
      Eu mesmo quando ouço ou leio CH-R me vem na mente um Honda.

      • Marcelo Ecosta

        Mas a Toyota já tinha o RAV-4.

        • zekinha71

          Mas nesse caso temos letras e número pra diferenciar.

  • El Gato!

    Tô nem aí para o tal nome… só quero comentar: que cor linda esse azul do T-Cross, né? Acho que é o mesmo que tinha no Golf/Variant. É a cor mais bonita da VW, sem dúvida…

    • Eskarmory .

      Bonita mesmo. Só falta o carro!

      • El Gato!

        Bem por aí. Para ficar bacana, imagina o Passat com aquele azul…

    • Stunt

      Ainda estou me acostumando ao design do T-cross, mas também curti muito esse azul hein, aquele tom de cobre também. Essa semana mesmo vi um exposto em frente uma css vw e era final de tarde, o sol incidia sobre ele, ficou muito top!

      • zekinha71

        Pena que o vai ser vendido são PPB, pois são mais fáceis de revender, o cara tem a chance de comprar um carro lindo, mas compra um que o próximo dono vai gostar, ou aparentemente vai gostar.

        • Ernesto

          No caso dos Polo e Virtus até que tenho visto cores diferentes dos PPB, como azul, grafite…mas a maioria é mesmo isso que você falou PPB.

          • Stunt

            Aqui na minha cidade, interior sp, oque mais tem é Polo e Virtus branco, depois o prata e em seguida o cinza grafite. Polo azul até hoje só vi um.

        • Stunt

          Sim, infelizmente, para muitos, na hora da aquisição acaba pesando até mais os fatores facilidade na revenda e desvalorização, em detrimento ao gosto e a satisfação pessoal.

  • Vinícius Sza

    Pq não põe Thanos de uma vez ? Os nomes e os carros estão cada vez piores

  • Cesar

    Não seria T-Hanos?

  • Junoba

    Estou a espera do VW Thanos…

  • Felipe Borges

    Pode ser o concorrente do Renault Arkana???

  • Baetatrip

    …. Tá ficando chato esse assunto de “T” da VW…!
    Vai matar todos os carros baixo p/ ter “SUV” de shopp né?
    FIM!

    • Marcelo Ecosta

      T-UV

      Trambolho Utility Vehicle

  • Lucas de Lucca

    Um nome pior que outro ultimamente na VW.

  • Fabiano Navas

    O T nos nomes da VW sempre foi muito comum, e tem a ver com a fonética (pronúncia) utilizada em mercados mundiais:
    Phaeton, Magotan, Passat, Jetta, Tiguan, Touareg, Parati, Variant, Beetle, Arteon,T-Cross, T-Roc, Touran, Atlas, Transporter, Multivan, Santana, Sagitar, Tharu, Routan, Pointer, Quantum, TL…

  • Danilo

    jaja vem o T-Roba; T-Esfola; T-Engana; T-Rouxa

  • Domenico Monteleone

    Taos = abreviatura de: Tá osso

  • G. de F.

    A continuar com a utilização “ad infinitum” da letra T, daqui a algum tempo, ao chegar numa concessionária VW para adquirir um zero km, já imagino o diálogo entre um “consultor de Vendas e o comprador:
    — Ah, eu quero um T
    —-Tudo bem, Senhor! Qual o tamanho? P, M ou G?

  • Rbs

    Qual foi o carro? Foi um Taos de T-rock T-cros T-levo T-trago

  • EDU

    Falta o top de linha da gama de suv da Volks . T-ROUXA

  • RIP Brazil

    “TAOS aí no valor de HuE$200.000,00 no lançamento!”

    #Eu_apoio

    In Government, Cartel and bananês I trust
    :D

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email